Menu
, ,

Comércio registra forte alta em novembro

A notícia de que as vendas do comércio registraram um crescimento substancial em novembro último, conforme divulgado ontem pelo IBGE, trazem enorme alívio a este analista.

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
A notícia de que as vendas do comércio registraram um crescimento substancial em novembro último, conforme divulgado ontem pelo IBGE, trazem enorme alívio a este analista. Porque revelam que o declínio da produção industrial, observado no mesmo período, não tem como origem um problema de demanda. Os brasileiros aumentaram o consumo de bens industriais. Aumentou a exportação de bens industriais. Porque a indústria caiu, então. Há duas explicações: queima de estoque e, sobretudo, aumento da importação.

[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
Podemos apontar ainda dois fatores importantes: a ausência ou lentidão de investimentos públicos em infra-estrutura; e a incompetência ou covardia dos industriais, que parecem não estar acreditando no potencial do país. Os estrangeiros estão investindo cada vez mais no Brasil. Os industriais brasileiros investem pouco, mesmo com a aumento exponencial do crédito disponível nas instituições financeiras.

Voltando aos dados do comércio, divulgados ontem, vamos analisar as estatísticas.

Observe a variação sobre o ano anterior, tanto no mês quanto no acumulado. Em novembro de 2011, o volume de vendas cresceu 6,8% sobre o mesmo mês de 2010. No acumulado 12 meses, alta de 7% em volue de vendas e 12% em receita nominal. Lembrando: o ano de 2010 foi um ano de vigoroso crescimento econômico, um dos melhores anos da história do país.

Analisando o relatório completo da Pesquisa Mensal do Comércio, descubro que o volume de vendas de equipamentos de informática disparou 19% no acumulado de 12 meses até novembro.

[/s2If]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes