Menu
,

Os riscos do plebiscito

Ao aderir ao diagnóstico simplório de que as mazelas nacionais decorrem das instituições representativas, o governo sugere um plebiscito Barrabás, em regime de urgência, com a audiência em estado de choque e desorientada. Por Wanderley Guilherme.

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Barrabás e a hora dos calouros

Wanderley Guilherme dos Santos, especial pra o IG

Consultas plebiscitárias e referendos são ferramentas auxiliares de governo. Em si mesmas são indiferentes às conseqüências de sua adoção, não lhes transferindo virtudes ou defeitos. Benefícios ou maldades resultam do que é deliberado ou referendado. Mais sutilmente, grandes perversidades podem ser longamente preservadas por não constarem das opções submetidas a consulta anterior ou consagração posterior. Típico, ademais, de decisões plebiscitárias ou referendadas é seu implacável caráter terminativo, irrecorrível. Plebiscitos e referendos são terríveis, para o bem e para o mal.

Em sua época de ouro, as estações de rádio transmitiam programas altamente populares genericamente conhecidos como “hora dos calouros”. Nele se apresentavam candidatos e candidatas a ingressarem no então mundo das celebridades – o universo dos artistas de rádio. Eram potenciais cantores, locutores, rádio atores que submetiam seus talentos ao julgamento da audiência presente aos auditórios. E era a audiência que julgava méritos e deméritos dos candidatos, aplaudindo com maior ou menor intensidade os competidores, substituindo-os ou não no topo das preferências, geralmente denominado de “trono”. Ao final do programa saiam vencedores os que se mantiveram no “trono” de cantor, imitador, humorista e toda a gama de atividades artísticas.

A hora dos calouros era uma modalidade de decisão plebiscitária tecnicamente perfeita, inclusive por ser precedida por um filtro nas escolhas da audiência, simbolizado pelo “gongo” que excluía candidatos de baixa qualidade. O “gongo” dos programas de calouros é o equivalente da atual seleção prévia do que será submetido a julgamento, realizada pelos promotores do plebiscito ou referendo. Tudo somado, os resultados plebiscitários das horas dos calouros foram, sem dúvida, magníficos, dando oportunidade e revelando artistas de primeira grandeza da cultura brasileira.

Comprovando a tese de que consultas plebiscitárias são indiferentes à virtude da escolha, lembrem de Poncio Pilatos. Alheio às disputas internas de um pequeno povo dominado por Roma, promoveu um plebiscito, convocando-o às ruas para decidir a quem escolhia libertar: Jesus ou Barrabás. A multidão preferiu Barrabás, o mais famoso beneficiário de maligna vingança popular sob proteção legal.

Ao aderir ao diagnóstico simplório de que as mazelas nacionais decorrem das instituições representativas, o governo sugere um plebiscito Barrabás, em regime de urgência, com a audiência em estado de choque e desorientada. Além de promover ainda mais divisão e confusão entre seus apoiadores, expõe-se a ter incluídas entre as opções algumas que definitivamente não vão lhe apetecer.

Pior que a forma é o conteúdo. Em nome do progresso pretende submeter ao público velharias de mais de três séculos, por exemplo, o voto majoritário, em gradual substituição pelo sistema proporcional mundo a fora. E, por fim, escamoteando alternativas que, de fato, significariam progresso nos direitos da cidadania. Sabe o governo, sabem os congressistas, que são eleitos pelos votos dos analfabetos, inclusive, mas que estes não podem ser eleitos? Podem votar, mas não podem ser votados, são meio cidadãos. Por que não eliminar esta barreira totalmente preconceituosa aos direitos políticos de um segmento da população? Esta é uma das questões efetivamente relevantes surrupiada pelo plebiscito proposto.

A consulta plebiscitária em discussão é do tipo Barrabás e seria “gongada” na hora do pato.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes