Menu

Brasileiro está ficando gordo

O Ministério da Saúde divulga hoje a íntegra da pesquisa Vigitel, sobre o grau de obesidade dos brasileiros. Mas os dados básicos já foram adiantados na coluna da Monica Bergamo. Os brasileiros estão ficando gordos. A maioria da população está acima do peso, com destaque para os homens. A íntegra deverá estar disponível no blog […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Ministério da Saúde divulga hoje a íntegra da pesquisa Vigitel, sobre o grau de obesidade dos brasileiros. Mas os dados básicos já foram adiantados na coluna da Monica Bergamo. Os brasileiros estão ficando gordos. A maioria da população está acima do peso, com destaque para os homens. A íntegra deverá estar disponível no blog da Saúde.

*

Coluna da Monica Bergamo, Ilustrada da Folha

51% da população brasileira está acima do peso, aponta pesquisa

A maioria da população brasileira está acima do peso. Pela primeira vez, dados da pesquisa Vigitel, que coleta informações para o Ministério da Saúde, mostram que o percentual dos considerados “gordinhos” chegou a 51% em 2012. O índice, que em 2006 era de 43%, subiu pouco a pouco. Chegou a 48,5% em 2011. No ano passado, houve a virada.

A CULPA É DELES
Entre os homens, o problema é maior: 54% estão acima do peso, contra 48% das mulheres. O índice sobe no grupo masculino de maior escolaridade, chegando a 58% entre os que ingressaram na faculdade. Já entre as mulheres a situação se inverte: das que estudam até oito anos, 57% estão acima do peso, percentual que cai para 40% entre as que têm nível superior.

CARDÁPIO
A dieta alimentar inadequada é apontada como o maior problema. Dos 46 mil entrevistados, 31% dizem comer carne com gordura regularmente e 26% bebem refrigerante cinco ou mais vezes por semana. O consumo de carne gordurosa entre pessoas com 18 a 24 anos é de 39%. Nesse grupo, 36% tomam refrigerante em excesso.

REGIME
O Ministério da Saúde afirma que tenta combater os maus hábitos. Cita como exemplo a construção de polos de academia para incentivar a prática de exercícios e um programa de orientação nutricional para alunos da rede pública, além de acordos com a indústria para reduzir o teor de sódio nos alimentos.

Foto do blog Mulher Specyally.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes