Menu

Jandira denuncia espionagem no Brasil

Que reinem as verdades Por Jandira Feghali* As ações de espionagem estadunidense no Brasil ultrapassaram todas as fronteiras de bom-senso, violaram códigos internacionais e desrespeitaram fortemente a nossa soberania nacional. Expor o chefe de Estado de uma nação, assim como ocorreu com a presidenta Dilma Rousseff, aos seus prepotentes tentáculos de monitoramento não é prática […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Que reinem as verdades

Por Jandira Feghali*

As ações de espionagem estadunidense no Brasil ultrapassaram todas as fronteiras de bom-senso, violaram códigos internacionais e desrespeitaram fortemente a nossa soberania nacional.

Expor o chefe de Estado de uma nação, assim como ocorreu com a presidenta Dilma Rousseff, aos seus prepotentes tentáculos de monitoramento não é prática recente por parte dos Estados Unidos – como mostra, por documentos verídicos na imprensa nacional e internacional, o americano Edward Snowden, através do jornalista britânico Glenn Greenwald. Se não bastasse, estamos todos praticamente sob vigilância cibernética da nação do norte.

A mais recente divulgação sobre o monitoramento rebate na maior empresa perfuradora de poços de petróleo do mundo, a nossa Petrobras. Deste modo, mostra até onde a nação norte-americana pode ir para atuar por interesses próprios. É como um rato caminhando às sombras da moralidade diplomática, absorvendo informações de logística que só dizem respeito à direção da estatal brasileira.

Simultaneamente, surge nesse horizonte uma preocupante movimentação estadunidense em relação à Síria, onde a própria soberania da nação árabe pode ser violada de forma bélica sem qualquer autorização prévia da Organização das Nações Unidas (ONU). A história nos remete ao Iraque, onde a beligerância norte-americana atuou sem dó nem piedade, utilizando os mesmos argumentos. Antes Bush, agora Obama colocando em risco a vida de milhares de famílias sírias.

Outro recente episódio demonstrou, no mesmo diapasão, quando o avião do presidente Evo Morales, em julho, foi proibido de voar pelo espaço aéreo de países da Europa. Por conta de uma suspeita leviana de que o ex-agente Snowden estaria embarcado, provavelmente em fuga da Rssia e na busca de asilo latino-americano. E antes que assim ocorresse, países como França, Portugal e Itália não poderiam se omitir na segurança da comitiva de uma nação de paz como a Bolívia.

Esses três exemplos mostram ao mundo a violência imperialista, armada norte-americana, num cenário moderno da Guerra Fria. É a tecnologia desnudando a falta de limites daquele país que, para preservar seus interesses, interesses do capital, e reafirmando a arrogância de donos do mundo, utilizam a supremacia militar sem desfaçatez, utilizando-se de bandeiras humanitárias, antiterroristas ou de enfrentamento ao tráfico de drogas, utilizados de acordo com o contexto e conveniência. Romper toda e qualquer possibilidade de integridade e soberania política das nações e seus povos tem sido a marca dos governos dos EUA, dirigidos por democratas ou republicanos. Apontar o Brasil como terrível ameaça ao seu território ou República chega a ser patético, não fizesse parte de uma estratégia geopolítica maior.

O governo federal tem dado um justo recado aos Estados Unidos ao iniciar o debate de suas ações, agora reveladas, no campo internacional. Cabe à ONU certificar-se e tomar atitudes adequadas à gravidade da situação, como também a nações de todo o mundo evitar uma nova guerra contra o mundo árabe. Também se deve respeitar o asilo político de Snowden, que tem positivamente contribuído para desmascarar a nação do norte. São ações que se enfeitam no bom ditado popular brasileiro: “Calar a verdade é enterrar o ouro. Que reinem as verdades.

*Jandira Feghali, médica e deputada federal (PCdoB/RJ), é presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

1370999511000-signet-1984-1306112114_x-large

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

23/09/2013 - 12h13

Miguel, você só pode ser bipolar.

A espionagem dos EUA é realmente uma afronta à soberania nacional de qualquer país e também é invasão e quebra do direito à privacidade de cidadãos do mundo.

Mas eu lembro de textos seu puxando o saco do Barack Obama durante sua visita ao Brasil em março de 2011.

Naquela época todos já sabiam das ações ilegais dos EUA pelo mundo, como guerras para dominar a extração de petróleo e tentativas de controlar a internet com projetos como a SOPA, PIPA e ACTA que tirariam todos os direitos de livre comunicação.


Leia mais

Recentes

Recentes