7caixas

Home » Internacional

O golpe na Ucrânia

Enviado por on 10/02/2014 – 2:52 am 25 comentários

Eu sempre gostei do blog Castorphoto, porque ele oferece traduções de artigos incríveis sobre política internacional. O brilhante Pepe Escobar, que escreve em inglês para o Asian Times, aparece frequentemente por lá.

A única coisa que se podia criticar no Castorphoto era uma visão algo paranóica do imperialismo americano e suas mídias corporativas.

Bem, depois das revelações do Wikileaks, ou mesmo antes delas, com a constatação de que o Iraque foi invadido à tôa, pois não tinha armas de destruição em massa, depois de Snowden e a revelação do grau de sofisticação da espionagem da NSA, com programas capazes até de prever comportamentos, não há mais espaço para ingenuidade.

Todas as teorias paranoicas se revelaram, em verdade, tímidas.

Mais recentemente, as revoltas no mundo árabe foram completamente manipuladas pelo imperialismo americano e europeu. Usaram-se manifestações espontâneas e legítimas para derrubar governos incômodos. A quantidade de desinformação que rolou durante a primavera árabe é assustadora. Lembro-me das histórias terríveis que circulavam contra Kadafi, na Líbia. Até eu balancei. Só que, perto da situação atual, a Líbia de Kadafi era um paraíso. Hoje se tornou uma colônia de EUA e Europa.

A coisa fica ainda mais estranha, porém, quando vemos manifestações dita populares querendo derrubar governos eleitos, como se vê na Tailândia e Ucrânia. Isso é um perigo, que ocorre em países onde não há um sistema interno de comunicação maduro e onde há influência excessiva de alguns valores ocidentais – não necessariamente democráticos, mas imperialistas – na cabeça da juventude.

A presença da violência é um elemento chave para identificar o germe golpista. Manifestações genuinamente democráticas não costumam apelar à violência. Quando a violência aparece, desperta uma espiral que não tem fim, e faz abrir o olho do dragão: os mafiosos da indústria bélica internacional, sempre interessados em fomentar guerras civis mundo à fora para venderem mais armas.

Então, pessoal, olho vivo! Ainda mais porque todos os grupinhos de extrema-direita presentes no Brasil andam um bocado excitados com o que ocorre na Ucrânia, e são os mesmos que apoiam o movimento #naovaitercopa.

Segue mais um artigo atento do Moon of Alabama, traduzido pelo pessoal da Vila Vudu.

*

EUA e União Europeia juntos para derrubar a democracia na Ucrânia

8/2/2014, no blog Moon of Alabama
“U.S. EU United To Overthrow Democracy In Ukraine”
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu, no blog Castorphoto.

Victoria Nuland-Fuck-EU

Victoria Nuland pronunciando sua mais célebre frase…

O barulho em torno da declaração da secretária-assistente de Estado Nuland, dos EUA, para a qual “Foda-se a União Europeia”, está, de certo modo, ajudando a mascarar a questão real.

Um telefonema feito por linha não encriptada, entre Nuland e o embaixador dos EUA em Kiev foi, ao que parece, gravado pelos serviços de segurança da Ucrânia. Enquanto o Departamento de Estado tentava (como já é rotina nesses dias) culpar os russos, o tuíto de um funcionário russo lembrava que a gravação só apareceu mais de 24 horas depois de outra fonte ter distribuído, pelo Twitter, o link correspondente. O funcionário russo, portanto, não era a fonte original.

O telefonema gravado revela várias questões:

1. Os EUA estão, inegavelmente, tentando derrubar um governo democraticamente eleito e o presidente da Ucrânia; e querem pôr lá, no governo, um dos fantoches da “oposição”, como preposto dos norte-americanos. A própria Nuland diz (vídeo, em 7’26 a seguir) que os EUA, desde os anos 1990s, “investiram” mais de $5 bilhões para a tal “democratização” da Ucrânia. É altamente provável que os EUA, como o governo ucraniano tem dito, esteja pagando muitos dos “manifestantes” em Kiev.

2. Alguns países da União Europeia (Alemanha, Polônia e países do Báltico) também querem derrubar o governo da Ucrânia; esses (especialmente Merkel) também querem um fantoche, lá, como o boxeador Klitschko, no posto de manda-chuva. Mas os demais países da União Europeia não querem ter de pagar para comprar um novo governo para a Ucrânia, em troca de saquear país já muito pobre; esses países da União Europeia que também querem um golpe têm pouco a oferecer; e não têm meios para ameaçar a Ucrânia com sanções nem com qualquer outro tipo de chantagem.

O “Foda-se a União Europeia” é coisa, só de diferença de estilo. Os EUA querem, primeiro, impor sanções contra governo legal e contra o povo ucraniano, para, depois, instalar lá um fantoche dos EUA; e os países da União Europeia querem fantoche diferente; e querem golpe menos barulhento e escandaloso.

O barulhão no proscênio também está ajudando a esconder outra questão importante que se desenrola nas coxias. Os protestos na Ucrânia estão sendo liderados por movimentos e grupos de extrema direita, que não se deterão ante nenhum tipo de brutalidade e podem levar até à guerra civil:

Pravy Sector

Grupo ucraniano do Pravy Sector (Setor de Direita). Notem a semelhança do símbolo estampado nas bandeiras com a Cruz Nazista (Gamada)

“A organização física dos protestos, a construção de barricadas em torno das praças, grande parte do acampamento já construído e o policiamento, e as furiosas batalhas contra a polícia são, quase integralmente, ação da extrema direita. Em algumas cidades menores do interior da Ucrânia, os “protestos” locais e a tomada de prédios públicos parecem ser trabalho, exclusivamente, do Pravy Sektor.

Aqui em Kiev, alguns membros do exército de mascarados com capacetes dizem que apoiam o principal partido de direita dos nacionalistas ucranianos, o Partido Svoboda (Liberdade), que recebeu apenas 10% dos votos nas eleições parlamentares de 2012, e cujo líder Oleh Tyahnybok, é conhecido por insultar judeus.

Mas o pessoal que forma os grupos maiores e mais agressivos, que em geral recusam-se a falar com jornalistas, são membros do Pravy Sektor, grupo guarda-chuva no qual se reúnem fascistas, nacionalistas, torcidas organizadas de times de futebol e gangues de extremistas de direita – alguns com história de militância em grupos neonazistas –, considerado em geral como à direita do Partido Svoboda e que opera como gangue extremamente fechada, cheia de segredos. Até agora, o Pravy Sektor ainda não se apresentou como partido político.

Pravy Sector 2

Membros do “Pravy Sector” agridem adversários políticos com bastões de beisebol

Quer dizer, então, que os EUA e a União Europeia parecem acreditar que conseguirão manter sob controle essas forças? Ou as estão pagando? Mas… Exatamente como os terroristas na Síria, os fascistas na Ucrânia logo estarão mandando no jogo, tão logo a pressão pelos EUA e a União Europeia contra o governo legal dê àqueles grupos fascistas qualquer pequena chance de assaltar diretamente o poder. Eles já ameaçaram, até, com iniciar uma guerra civil.

Encurralando o presidente eleito da Ucrânia e empurrando-o na direção de renunciar, os EUA e a União Europeia estão visivelmente – por razões que só interessam a EUA e União Europeia – criando o perigo de lançar a Ucrânia numa guerra interna que EUA e União Europeia não conseguirão controlar.

O barulho que a imprensa-empresa está fazendo sobre o “Foda-se a União Europeia” está ajudando a encobrir esses outros aspectos desses planos enlouquecidos.

Moon_of_Alabama



12 Comentários »

  • Aqui tem os PARTIDOS NANICOS/NAZISTAS , todos de extrema direita , PSTU/DEM/PPS/Rede/PSOL/PSDB representantes da CLASSE DOMINANTE IMBECIL e ENTREGUISTA , tipo MARCELO FREIXO , o mais REACIONÁRIO de todos .

  • Maria Meneses disse:

    Já li ,gostei e recomendo ,leiam até o final, é muito bom.

  • e o Brasil vai ser o próximo??? tem gente querendo colocar gasolina na fogueira da copa e das eleições!!!

  • pois a UE e os EUA pretendem transformar a UCRANIA em um palco , para a volta da Guerra FRIA!!!!!

  • mas o que parece estão se preparando milicias do Partido Comunista para dar o troco. em varias cidades da Ucrania ja se encontra grupos formados de mais de 500 homens que foram ex. combatentes , sindicatos,a Guarda Eslava, funcionários publicos, organizações de jovens e todos querem ver a Ucrania livre deste fascistas !! é uma gurra civil violenta !!!!UE, EUAxRussia !!!!!!

  • a Ucrania hoje esta abeira do abismo graças aos fascistas e golpistas !!!

  • Ricardo disse:

    Mas o PT quer contar com a “maldita” PM?

    Utilizar a Lei de Segurança Nacional, da Ditadura? Amparar-se no Exército, assassino de Rubens Paiva?

    O PT cospe no dispositivo militar do Estado. Foi justamente assim que Jango e Allende caíram.

    Eis o drama de um Partido Revolucionário. Chega um momento em que se insere no status-quo, entretanto a marcha da História (revolucionária) exige a derrubada do regime, que logo cai para que outro mais radical assuma, e isso segue até o infinito.

    http://www.youtube.com/watch?v=YNcKIGtN5UY

  • Ricardo disse:

    Comentário enviado ao Blog Petralha de Eduardo Guimarães:

    —–

    Mesmo em caso de efetiva criminalização dos Black Blocs, a facção poderia usar os menores para propagar a violência.

    Kennedy Alencar diz que:

    “se um menor uma infração, há o Estado da Criança e Adolescente para ser aplicado. Esse estatuto foi um avanço civilizatório no Brasil”.

    http://www.blogdokennedy.com.br/justiceiros-sao-criminosos/

    As torcidas organizadas e o os cidadãos de bem não poderiam dar voz de prisão aos arruaceiros, pois só cabe a Polícia esta função, isto é, não poderiam atuar como justiceiros.

    Parece que a guerra de classes está tomando conta do Brasil, mas isto é pauta para outro post.

    Quanto ao fim do artigo do Eduardo, a história se desenvolve por meio da luta de facções políticas, também por meio do uso mais eficiente da força. Se o PT quiser manter o seu regime, deve necessariamente buscar sustentação militar, o que de fato não ocorre, após décadas de demonização das forças armadas e das polícias, inibidas e pressionadas a não exercer a repressão aos manifestantes.

    Por ora, acredito que os globalistas vão recuar e entregar esses dois bandidos aos leões, mas outros pretextos virão até a Copa.

    Qual o dispositivo militar do PT?

    Joaquim Barbosa, atacado pelo Lula, tem o apoio dos Comandantes das Forças Armadas e legitimidade (nem se discute se merecida ou não) junto à população, cansada da política de direitos humanos do PT, PSDB e PMDB.

    A estratégia petista e tucana de demonizar a população (justiceira na visão petista; sabotadora, na tucana) é contraproducente. Abre caminho para soluções de força, tal como a opção JB.

    Como já dissera em outras ocasiões, plantaram o ódio (fundamento da luta de classes), só que esse rancor acaba saindo da garrafa, e colocá-lo de volta pode não ser mais possível.

    Em outras palavras, o que não falta no Brasil são os “Agentes do Caos”.

    http://www.youtube.com/watch?v=3Y3kvM_J9mI

  • Ricardo disse:

    O que se passa aqui é uma operação de mudança de regime instigada e financiada pelo Ocidente (OTAN+Israel) por três razões:

    a) alinhamento do governo PT com o eixo sino-russo;
    b) estreitamento das relações com os regimes de resistência ao projeto israelense no Oriente Médio, sobretudo contra a implementação do gueto palestino na Faixa de Gaza por Israel;
    c) teste para a eventual operação contra o regime de Putin em 2018, quando a Rússia abrigará a Copa do Mundo e promoverá eleições presidenciais.

    Na mídia tupiniquim, já se explicitam os paralelos dos Jogos de Inverno e a Copa do Brasil: superfaturamento das obras, ineficiência governamental, pibinho, esgotamento do modelo econômico voltado para o consumo e ancorado na bolha das commodities…

    Não resisti e fui incomodar um pouquinho o (sionista) Caio Blinder, aquele que pedira o assassinato de Putin recentemente.

    ———

    Blog do Caio Blinder

    A Agência Ruptly, de Putin, detona a farsa de ontem montada pela mídia brasileira de que foi a PM que explodiu a cabeça do cinegrafista da Band nos protestos no Rio.

    Protestos instigados pela turma do Blinder e da OTAN…

    Ah, o Brasil em 2014 é um balão de ensaio para a mudança de regime na Rússia em 2018 (Copa da Rússia-2018)?

    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/02/imagens-de-conflito-no-rio-mostram-cinegrafista-atingido-por-artefato.html

    Se a turminha do Blinder tem dificuldades na montagem da farsa de ontem, imagine na terra do urso… hehehhee

    http://www.en.wikipedia.org/wiki/Ruptly

    Caio Blinder: “Caro Ricardo, na minha coluna nao existe turminha e nao gosto de orquestracao. Na sexta feira uma leitora foi advertida para entrar no ritmo de conversas abertas, de todas as tendencias e nao esta baboseira que voce esta fazendo. As opcoes sao, caso voce nao se comporte, te despachar ou te colocar numa “sibéria”, ignorado por mim e demais leitores como acontecem como outros trolladores, pode escolher, abs, Caio”

    Caio, você nada pode fazer a respeito… O canal do Putin desmoralizou a farsa do seu pessoal…Aqui vocês terão sucesso em derrubar o PT (o que muito me agrada – detesto os petralhas), mas já na Rússia…

    Vou para Sibéria trollar mais uns da turminha global do Blinder…
    Fui!

    hehehehhehehehhehehehhee

    Alexandre F :”Os black blocs são instigados pela OTAN ? Meu Deus, quando a gente pensa que já viu de tudo…..”

    A tecnologia de mudança de regime idêntica a da Ucrânia…

    O pessoal do Blinder (e da OTAN) é especialista em utilizar os extremos do espectro: neonazistas, anarquistas, etc…
    De volta pra Sibéria!

    http://askyakutia.com/wp-content/gallery/winter/01.jpg

    Caio Blinder: “Instituto R & R (este e o Salazar), Caio”

    Sou um idiota que adora uma “Tzar”… heheheh

    http://www.youtube.com/watch?v=aMYYEsKvHvk

    Putin tem algumas, mas o Alexandre e a Carmem possuem alguns modelos pra exposição? hehe

    O Caio e sua turma tem um monte de brinquedos parecidos: EUA, Reino Unido, França …
    hehehhe

    Voltando pra minha toca!

    http://1.bp.blogspot.com/-9H3HE_vSu78/UGn2fguH25I/AAAAAAAAMhg/v_T_VzxSNOU/s1600/gato-na-toca-do-rato.jpg

  • Ricardo disse:

    Falta pragmatismo para os petistas que não entendem o grau de ameaça ao regime.

    Ainda não conseguiram definir quem é o inimigo principal: os globalistas com as operações de troca de regime ou os conservadores e sua luta pela preservação dos valores cristãos-tradicionais.

    Se os globalistas são a ameaça a ser combatida, não dá para entender a continuação da caçada a gente como Rachel Sheherazade que lutam pela preservação da ordem, condição indispensável para a sobrevivência do regime petista.

    Stalin não teve vergonha de pedir auxilio a conservadores como Churchill na guerra contra o nazismo, identificado como principal ameaça à Inglaterra e URSS.

    Para os globalistas, a perseguição petista aos conservadores é um motivo de boas gargalhadas.

    http://www.youtube.com/watch?v=sfGhJ8D6XeU

    Reinaldo, Constantino, Lobão, Rachel e outros conseguem espaço na mídia para “combatê-la” no seu apoio à desestabilização do regime petista.
    E o que faz o PT?
    Ataca-os NESTE MOMENTO EM QUE PRECISAM DE TODO O APOIO POSSÍVEL!

    É muita incompetência.

    São esses conservadores que sustentam a imagem da PM e do Exército, que poderiam deter os Agentes do Caos.

    Além do mais, a promoção da guerra de classes só tumultua ainda mais o quadro atual. O Partido deveria saber que existem momentos para recuar ou avançar.

    Preciso perguntar se AGORA É PRUDENTE instigar a guerra de classes?

    Para quem quer derrubar o PT, ou por um motivo ou outro, desejam o caos no País, os erros do PT são motivo de alegria.

    Eu pessoalmente quero que a História prossiga, mas não posso me calar ao ver tamanhos equívocos estratégicos do PT.

  • Markim Mk disse:

    o texto do oriente midia é incrivel!

  • Parabéns pela análise. Estão seguindo os passos dos grupos neofascistas da Grécia… Tb tive a felicidade de conhecer o blog Castorphoto pelo blog Oriente Mídia, que traz tb um texto traduzido de uma analise feita por um jornalista do Counterpunch, mais amplo sobre o neofascismo em outros países.
    Vale a pena a leitura.
    http://www.orientemidia.org/como-o-ocidente-fabrica-movimentos-de-oposicao/

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback a partir do seu próprio site. Você também pode Comments Feed via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio-mundialmente reconhecido-avatar, registe por favor em Gravatar.

(Spamcheck Enabled)

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com