Menu

Vídeo: Pacheco faz corajosa defesa política de José Genoíno

Finalmente, um advogado entendeu que, diante de um julgamento político, era preciso fazer uma defesa também política.

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Finalmente, um advogado entendeu que, diante de um julgamento político, era preciso fazer uma defesa também política.

Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014, o advogado de José Genoíno, Luiz Fernando Pacheco, fez a defesa mais contundente até agora jamais ouvida no Supremo Tribunal Federal (STF). Sinal que as coisas estão mudando. Há um clima mais favorável aos réus. Rompeu-se a fantasia vendida pela mídia de que o Brasil inteiro exigia a condenação sumária de todos. Não era verdade. Os brasileiros, ou ao menos a sua camada mais esclarecida, gostariam de um julgamento justo. Só isso.

A comunidade jurídica, hoje, se voltou contra o STF, decepcionada. Ives Gandra atacou a teoria do domínio de fato. Nelson Jobim doou para a vaquinha de Genoíno. O ex-presidente da OAB, o advogado José Roberto Batochio, doou para Dirceu.  Bandeira de Mello defendeu o impeachment de Joaquim Barbosa.

A mídia agora só consegue balbuciar argumentos surrados pró-linchamento, como a afirmação cínica de Merval em sua coluna de hoje: “o que ficará para a História é que, pela primeira vez, políticos poderosos foram para a cadeia por crime de corrupção”. Ora, chamar Genoíno ou João Paulo Cunha de “políticos poderosos” é ridículo.

Já o poder de Dirceu enquanto ministro da Casa Civil foi conquistado democraticamente, diferentemente dos barões da mídia, que amealharam poder através do crime mais hediondo de todos: o assalto à nossa democracia, que roubou esperanças, educação, salários e desenvolvimento do povo brasileiro.

A afirmação de que é a primeira vez que se prende políticos poderosos é mentira. O senador Luiz Estevão foi preso há anos. O ex-governador do DF, José Roberto Arruda, foi preso. Maluf já foi preso. Na história recente do Brasil, tivemos vários políticos graúdos condenados e presos, embora menos do que deveria, com certeza.

Eu editei o vídeo abaixo e separei apenas a parte mais contundente, que são os primeiros dois minutos de sua fala. Pacheco afirma, emocionado, que algum dia, não importa quando, esse mesmo tribunal irá absolver José Genoíno. Eu acrescentaria: nesse mesmo dia, a História, essa moça marota que Merval Pereira tenta difamar, chamando-a de simpática à linchamentos, irá acusar fortemente a mídia e seus lacaios, como o próprio Merval, de terem sido cúmplices principais de um dos momentos mais tristes do Judiciário brasileiro.

PS: A íntegra da defesa de Pacheco pode ser vista aqui, também editada por mim. Há outros trechos interessantes.

Advogado-Genuino-Foto-STF

Pacheco, advogado de Genoíno

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Irlan Rodriguez

22/02/2014 - 07h52

Se o relator tivesse ido com o Vicente ele não teria se perdido!

Denise

22/02/2014 - 01h19

Assim que eu gosto. Gente sem medo de dizer a verdade

joao vr

21/02/2014 - 20h10

O Pachecao sacudiu o bambuzal no stf jb acordou e achou o Jeff so q agora ele vai machucar mais o nosso Genoíno pode ter certeza

Marta Carbone Costa

21/02/2014 - 19h17

rsrsrsr… Aline Fão, quem é esse tal de “vicente” que vc diz que o relator não foi com ele? rsrsrsrsrs… A palavra correta é CONVINCENTE.

Dalvo Ramires Balzon

21/02/2014 - 14h56

Grande, brilhante esse advogado. Fico imaginando a cara desses homens do supremo. Acordem.

Aline Fão

21/02/2014 - 17h20

Achei que o relator se perdeu, nao foi com vicente, me fez crer mais ainda na defesa dos advogados.

Aline Fão

21/02/2014 - 17h18

Vi na integra!!! Muito bom, fico de boca aberta com a cara de pau do JB, a convicção de que é uma fraude tudo isto, fica mais nítido, qdo tu acompanha eles em julgamento. Parabéns a todos os advogados, mas em especial ao Pacheco e a Maira, achei…excelente apresentação..

Denis Oliveira Damazio

21/02/2014 - 17h09

Falou na cara!!! Linda defesa mesmo!!!

Geraldo Carvalho

21/02/2014 - 16h40

e a sustentação roal do pgr foi ridícula. o janot quase dormiu sobre os papéis.

Edsel Ferri

21/02/2014 - 16h35

valeu Cafezinho…eu estava procurando esse vídeo…

    joao vr

    21/02/2014 - 20h22

    No ig tem na integra o pachecao calou o stf ai q fusqui ficou mais perdido conforme Aline falou acima, mas fusqui barbosa ficou pq sã e q num engana mais.
    num sei se entendi depois do janot o jb qria da o julgamento por encerrado acho q entendi q propôs nem qrer colher voto foi isso mesmo?


Leia mais

Recentes

Recentes