Menu

E a perseguição covarde não pára!

O Globo está histérico. Nunca se viu um jornal perseguir, de maneira tão acintosa, explícita e truculenta, um presidiário que não pode se defender. Covardes. A última do Globo é essa: Ora, se você ler a matéria, ficará estarrecido com o nível de manipulação mesquinha do noticiário. Daí eu lembro de Marcelo Freixo e do […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Globo está histérico. Nunca se viu um jornal perseguir, de maneira tão acintosa, explícita e truculenta, um presidiário que não pode se defender. Covardes.

A última do Globo é essa:

ScreenHunter_3402 Feb. 28 14.08

Ora, se você ler a matéria, ficará estarrecido com o nível de manipulação mesquinha do noticiário.

Daí eu lembro de Marcelo Freixo e do PSOL, que receberam a solidariedade imediata de petistas e desse blog, contra o ataque que sofreu da Globo. Agora, Freixo pôde responder no mesmo dia, com artigo na página editorial do Globo, e depois teve vasto espaço no jornal nacional.

Infelizmente, jamais veremos PSOL e Freixo sendo solidários com Dirceu. Mesmo que considerassem Dirceu culpado pelos crimes pelos quais foi condenado, não é possível que PSOL e Freixo não percebam a perseguição da qual o ex-ministro é vítima.

Dirceu não pode responder, porque está preso ilegalmente em regime fechado, quando sua sentença, agora mais do que confirmada com a sua absolvição do crime de qudrilha, era de regime semi-aberto. E o Globo jamais deu espaço para o ministro se defender.

O Globo não denuncia a ilegalidade do regime fechado para Dirceu. Ao invés disso, continua tentando atiçar o Ministério Público e o Judiciário do DF contra o ex-ministro, com falsas histórias de “regalias”, já negadas inclusive pela OAB-DF.

O título da matéria dá a entender que Dirceu tem qualquer culpa pela visita de 20 minutos que recebeu de um defensor público do DF, em janeiro deste ano.

Quem autoriza ou não uma visita desse tipo é a direção do presídio. Só que temos de lembrar que um presídio não é uma bastilha medieval. Por lá transitam advogados, parlamentares, defensores, agentes penitenciários. A direção tem liberdade para deixar ou não que essas pessoas conversem com presos. Pintar um presídio como uma masmorra onde ninguém pode, em hipótese alguma, se comunicar com um preso fora do dia especificado é forçar uma interpretação medieval, exagerada, draconiana, do regulamento interno da instituição.

Se houve algum erro, não foi de Dirceu, foi da direção do presídio. Mas não houve erro. Um defensor público tem liberdade de ação dentro de um presídio. No caso, o defensor Heverton Gisclan Neves da Silva pediu para conversar alguns minutos com Dirceu. Na entrevista ao Globo, ele dá explicações que me pareceram totalmente satisfatórias:

– Não vejo como problema fazer esse tipo de visita sem comunicação prévia. Não fui para atender ao réu. Não foi uma regalia.

– Tenho um interesse histórico na AP 470 (a do mensalão). Sou escritor, tenho vários livros publicados.

– Tenho de ter cuidado com o discurso, responsabilidade sobre o que falo em relação à AP 470. Posso abordar o assunto em palestras, e preciso ter cuidado com a imagem do ministro, compreensão sobre o que aconteceu – disse.

Ou seja, o sujeito visitou Dirceu em função de seu próprio interesse no caso. Dirceu não pediu a entrevista. Foi o defensor que a solicitou. E o Globo está manipulando a informação para transformar a notícia num escândalo, e encaixá-lo no rol das “regalias” concedidas à Dirceu.

E tudo com que fito? Perseguir o ex-ministro! Incitar MP e Judiciário do DF contra um homem preso ilegalmente em regime fechado!

A truculência da mídia contra Dirceu é tão gritante que já se tornou ridícula. Além de ser um atentado aos direitos humanos. Se fazem isso com Dirceu, poderiam fazer com qualquer um: torturar a informação para manipular as instituições, com fito de perseguir um desafeto político.

Um dia isso terá de ser devidamente denunciado numa corte internacional. Ao publicar matérias como essa, o Globo apenas acumula mais arbitrariedades ao seu já triste histórico de apoiador de ditaduras.

globogolpe1

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

sergio

01/03/2014 - 04h22

Quando vamos fatiar a Globo?
Ley e Médios Brasileira – para democratizar os meios de comunicação.

Mauro Gonçalves Bastos

01/03/2014 - 04h33

SAUDADES DO BRIZOLA…http://www.youtube.com/watch?v=mrNmWt9PyJM

Libertad Martinez

01/03/2014 - 00h10

Por haber hecho uma feijoada o querer no se bien…………..

Silvana M. Alves Dantas

01/03/2014 - 00h05

De fato!!! Saudades do Sérgio Mota!

Carlos

28/02/2014 - 19h22

Gente, como esse pessoal está sendo perseguido! Nunca vi isso em país algum. A não ser em regime de exceção. Olha, o preso tem que ter sangue de barata ou muito preparo e equilíbrio para suportar tamanha humilhação.

Ivanovitch Medina

28/02/2014 - 18h25

Esperar o que de um jornal que hospeda um blog igual ao do Noblat?

marco

28/02/2014 - 18h17

campanha!!! DILMA!!! não quero meu dinheiro na globo e muito menos na abril!

Rubem Gonzalez

28/02/2014 - 18h41

que falta faz um sérgio mota do lado de cá……………ao contrário disso temos um vagabundo da estirpe do paulo bernardo…….Agora o merdaandante……….Se fosse um cara da estirpe do Sergio Mota o mês que vem a globo não recebia mais um centavo do governo e era executada imediatamente.
Desde que o mundo é mundo, aqui ou na Suiça o poder se desenvolve da mesma forma: Quem pode mais chora menos.

Maria Meneses

28/02/2014 - 18h26

Sem comentário.

Anônimo

28/02/2014 - 15h25

como diria o chaves: “gentalha, gentalha, gentalha”!

Ednaldo Costa

28/02/2014 - 15h21

Definitivamente estamos em uma Ditadura. Só que não é militar. É midiática. Fora aqueles que conseguem filtrar as informações divulgadas e possuem consciência crítica para abstrair as inverdades, todos sofrem hipnotismo dos grandes veículos de comunicação deste país. Os militares torturavam e matavam o físico. A Grande Mídia tortura e mata as reputações.


Leia mais

Recentes

Recentes