Menu

Indústria começa o ano com muita força

INDÚSTRIA COMEÇA 2014 COM AVANÇO DE 2,9% Vinicius Lisbôa – Repórter da Agência Brasil A produção industrial nacional cresceu 2,9% no primeiro mês de 2014, em comparação com dezembro de 2013, divulgou nesta terça-feira 11 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na Pesquisa Industrial Mensal. O resultado interrompe uma trajetória de queda que começou […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

INDÚSTRIA COMEÇA 2014 COM AVANÇO DE 2,9%

Vinicius Lisbôa – Repórter da Agência Brasil

A produção industrial nacional cresceu 2,9% no primeiro mês de 2014, em comparação com dezembro de 2013, divulgou nesta terça-feira 11 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na Pesquisa Industrial Mensal. O resultado interrompe uma trajetória de queda que começou em novembro, com -0,6%, e se repetiu em dezembro, com -3,7%.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, no entanto, houve queda de 2,4% em janeiro. A taxa acumulada dos últimos 12 meses apresenta alta de 0,5% na produção, mas a média móvel trimestral registra recuo de 0,5%.

A indústria de bens de capital foi a que mais cresceu de dezembro para janeiro, com alta de 10%. A de bens de consumo apresentou alta de 2,3%, sendo 3,8% nos bens duráveis e 1,2% nos semiduráveis e não duráveis. Os bens intermediários tiveram crescimento de 1,2%. Com a exceção dos bens de capital, que acumulam alta de 12,1% nos últimos 12 meses, todas as outras categorias de uso somam quedas, de 0,2% a 1%.

A pesquisa mostra que 17 dos 27 ramos tiveram aumento na produção de janeiro em relação a dezembro. A indústria farmacêutica, com alta de 29,4%, foi uma das principais influências positivas, assim como a de veículos automotores, que, com 8,7% de crescimento, interrompeu uma tendência negativa que vinha se repetindo desde outubro.

A indústria de fumo está entre as que se destacaram por perdas na produção, com queda de 47,6%. Também puxaram o resultado para baixo as indústrias de outros produtos químicos (-2,5%), álcool (-2,2%) e produtos de metal (-2,7%).

ScreenHunter_3472 Mar. 11 14.24

PS Cafezinho: Atente-se para o fato do setor que está apresentando mais crescimento ser o de bens de capital. Este segmento é o verdadeiro termômetro da indústria nacional, porque se está crescendo, é porque as indústrias estão comprando máquinas novas para modernizar suas fábricas, e portanto, apostam no crescimento da produção industrial.

pruducao_industrial

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Roberto Locatelli

11/03/2014 - 19h17

Repetindo meu comentário com o perfil do facebook, a venda de papelão ondulado (importante termômetro da atividade econômica) teve aumento de 5,1% em fevereiro. http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/3232450/venda-papelao-ondulado-sobe-brasil-fevereiro-2013


Leia mais

Recentes

Recentes