Menu

Padilha e a batalha da comunicação

Isso já está ficando repetitivo. A grande batalha do campo popular e progressista para ampliar seu espaço político no país é contra a mídia corporativa, que manipula as informações de maneira sistemática, sem nenhum escrúpulo. O estado de São Paulo é a principal fortaleza tucana e de seus tentáculos na mídia. Ou talvez seja mais […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Isso já está ficando repetitivo. A grande batalha do campo popular e progressista para ampliar seu espaço político no país é contra a mídia corporativa, que manipula as informações de maneira sistemática, sem nenhum escrúpulo.

O estado de São Paulo é a principal fortaleza tucana e de seus tentáculos na mídia. Ou talvez seja mais exato dizer que o estado de São Paulo é a principal fortaleza da mídia e seus tentáculos políticos. O PSDB, hoje, é um tentáculo político controlado pelos barões da mídia, que por sua vez representam setores poderosos da economia, ligados ao rentismo internacional e aos interesses americanos.

Padilha e o dragão que assassina reputações

Por Renato Rovai, em seu blog.

Alexandre Padilha e sua candidatura estão sofrendo um bombardeio midiático por conta de seu nome ter sido citado na investigação da PF no caso da investigação do doleiro Alberto Youssef. A citação por enquanto se apresenta como algo solto, sem nenhum indício concreto de que tenha resultado em vantagem a partir do ministério da Saúde para os indiciados. Muito diferente do que se tem no caso Alstom-Siemens, onde há confissão de culpa de empresas e personagens centrais do esquema, que citam um cartel operando a partir de interesses de grãos-tucanos do Estado.

A desproporção no tratamento desses episódios é mais uma demonstração de como a mídia tradicional perdeu completamente a vergonha de atuar como um partido político. E como o faz em bloco e em uníssono para ajudar aqueles que considera seus aliados e para atacar os que enxerga como adversários.

Padilha que se prepare, ele é o alvo da vez. Uma avalanche de histórias vão ser costuradas para desconstruí-lo numa narrativa típica das novelas policiais. Uma citação aqui, um assessor que foi parar ali, um torpedo encaminhado por acolá. E de repente um deputado pede uma CPI e a sempre combativa PF vaza mais um relatório de alguém que está buscando uma delação premiada. E o monstro esta posto a mesa.

A reputação muitas vezes construída por um longo período de atividade pública é demolida sem que se tente verificar até onde está se fazendo justiça com o acusado. O que se pesa é o que está em jogo. E no caso de Padilha, por mais que ele tenha distribuído sorrisos aos donos da mídia paulista, trata-se de um inimigo.

É esse o espaço que lhe reservam no álbum de figurinhas públicas.

Os donos da tradicional mídia paulista não aceitam cogitar que no Palácio dos Bandeirantes haja um petista no comando. E vão abater quem estiver no caminho para que isso não ocorra.

A candidatura de Alckmin está muito fragilizada. E contas feitas, já se percebeu que num segundo turno quem vier a disputar com ele pode levar. Até porque das torneiras paulistas vai estar saindo ar para tomar banho e escovar os dentes em futuro muito breve.

Ou seja, o PT não pode ir ao segundo turno. Cabe um Skaf, mas não um petista.

E sendo assim, Padilha não vai ter descanso.

Se quiser ser um candidato vivo e não um espectro de candidato, Padilha terá que mostrar que não tem receio de enfrentar o dragão. No caso, o esquema midiático do estado. É com essa mídia que transforma uma citação num crime e um cartel numa bolinha de papel que se dará a disputa. Ela é a verdadeira adversária.

alexandre_padilha

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Antonio

29/04/2014 - 17h24

O problema é que jornais e revistas são fornecedores dos tucanos e eles não querem perder a teta do governo Tucano.São milhões em assinaturas e propaganda em TV e jornais e revistas, para manipularem o funcionário do estado e as pessoas que acessam as repartições públicas.

Luciano Fernandes Bezerra

29/04/2014 - 20h10

QUEM ASSISTIU ONTEM AO PROGRAMA ‘RODA VIDA’, DA TV CULTURA DE SAO PAULO, PÔDE COMPROVAR A CAPACIDADE DO FUTURO GOVERNADOR DO ESTADO. CALOU TODOS OS URUBUS DO PIG.

elizabeth pretel

29/04/2014 - 12h54

Também concordo que o Padilha foi muito bem ontem no roda morta.

Guilherme Scalzilli

29/04/2014 - 12h03

Sujeira

Alguma coisa parecia meio estranha na tal operação Lava Jato da Polícia Federal. Primeiro a suposta participação de um ex-delegado, atualmente deputado oposicionista, no vazamento de informações à imprensa. Depois a completa omissão do noticiário a respeito dos convênios assinados pela gestão José Serra, no ministério da Saúde, com o mal afamado laboratório Labogen, que teria centralizado as transações ilegais.

Eis que agora apareceu o rabicho político-partidário das investigações. Bem na semana em que a propaganda do PT vai ao ar, criticando o desgoverno tucano de São Paulo, surge um elo “comprometedor” do escândalo com Alexandre Padilha, o pré-candidato petista no estado. Pura coincidência, evidentemente. Afinal, é a primeira vez que o nome de Serra aparece relacionado a uma investigação da PF que atinge seus adversários em pleno ano eleitoral…

Alguém poderia até gastar neurônios debatendo a relevância da refutada indicação do tal assessor para um cargo no laboratório, sabendo o que sabemos dos bastidores da administração pública brasileira. Mas já pouco importa o grau verdadeiramente jornalístico do factóide. Estão todos em campanha: para preservar o PSDB no Palácio dos Bandeirantes vale qualquer apelação. Não há debate possível nesse festival de hipocrisias.

Os articuladores da candidatura de Padilha podem comemorar a transformação da insignificância em mote propagandístico. É, no mínimo, um sinal de que suas pretensões incomodam a direita midiática a ponto de obrigá-la a chafurdar no ridículo.

http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

Sílvia

29/04/2014 - 10h40

Assisti ao Roda Viva. O meu futuro governador se saiu muito bem. Gostei muito do que ouvi. Parabéns DR PADILHA.

Fabio

29/04/2014 - 10h29

Espero que um dia o PT acorde desse sono profundo.

Luciano

29/04/2014 - 09h05

Ontem Padilha foi ao programa “Roda morta” falou muito bem dá pra ver porque a mídia tem medo dele.

28/04/2014 - 21h14

Olha bem que a DILMA E O LULA E TODO O PT merecem isso tudo. Eles não sabem ir pra cima dessa corja. Nunca vi lideres tão fracos como são esses do PT. Cadê um canal de tv pro PT e o povo falar as verdades. Cadê ??? Vão ficar a vida inteira no poder e não se armam contra os inimigos. Daqui a pouco tá DILMA, LULA e todos do PT presos somente por acusações feitas pela GLOBO. BÃO PRA CARA DELES….KKKK

Joao Santos

28/04/2014 - 20h42

Também acredito em Papai Noel: http://migre.me/iYot1


Leia mais

Recentes

Recentes