Menu

Reviravolta! CNBB critica arbítrios da AP 470

Falei que não ia conseguir ficar longe do blog. Eis uma nova bomba. Os bispos do Brasil agora estão criticando as loucuras de Joaquim Barbosa e o retrocesso absurdo que ele está impondo ao sistema prisional brasileiro, tudo para se vingar, sabe-se lá porque, de José Dirceu. Observe que a CNBB critica “condenações sem prova” […]

31 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Falei que não ia conseguir ficar longe do blog. Eis uma nova bomba.

Os bispos do Brasil agora estão criticando as loucuras de Joaquim Barbosa e o retrocesso absurdo que ele está impondo ao sistema prisional brasileiro, tudo para se vingar, sabe-se lá porque, de José Dirceu.

Observe que a CNBB critica “condenações sem prova” e “interpretações jurídicas absurdas”.

E ainda fala na relação do Judiciário com os “meios de comunicação”, e condena a “execração pública dos réus”.

Alguma coisa está acontecendo…

Via Blog do Nassif.

Comissão de Justiça da CNBB solta nota oficial sobre o mensalão

qui, 22/05/2014 – 20:43 – Atualizado em 22/05/2014 – 20:43

Jornal GGN – A Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, soltou nota sobre a execução da Ação Penal 470, o mensalão. Segundo a nota, as decisões neste caso ˜têm suscitado críticas e preocupações na sociedade civil em geral e na comunidade jurídica em particular˜, e estas reações pedem um debate sobre as situações precárias, desumanas e profundamente injustas do sistema prisional brasileiro˜.

A nota evidencia os problemas levantados pela Pastoral Carcerária, por decisões judiciais que levam a “condenações sem provas” e “negam a letra da lei” com “interpretações jurídicas absurdas”, o que foi notado no julgamento do mensalão.

A Comissão repudia o conteúdo dessas decisões e clama pela independência do Poder Judiciário, pois que só assim dará a segurança jurídica em sua plenitude, com amplo direito de defesa e a isenção absoluta na apreciação de provas.

Por fim, a CBJP diz-se convicta de que as instituições não podem ser “dependentes de virtudes ou temperamentos individuais”. E ainda, de modo contundente, afirma não ser lícito que atos políticos, administrativos e jurídicos insuflem a sociedade ao justiçamento e à vingança. E pede um diálogo transparente sobre a necessidade de reforma do Judiciário e o saneamento de todo o sistema prisional brasileiro.

cnbb_cbjp

charge-bessinha_julgamento-sem-holofotes

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Messias Franca de Macedo

26/05/2014 - 11h29

PT VAI AO STF PARA GARANTIR TRABALHO DE DIRCEU

A ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) do PT, assinada pelo advogado Rodrigo Mudrovitsch, pede que a Corte fixe uma jurisprudência garantindo a todo preso no regime semiaberto o direito de trabalhar fora da cadeia durante o dia – independentemente de já ter cumprido ou não 1/6 de sua pena; argumento foi usado pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, para barrar o pedido de trabalho Dirceu, preso ilegalmente em regime fechado desde novembro, e de outros condenados na AP 470, com o de Delubio Soares

26 DE MAIO DE 2014 ÀS 08:37

247 – O PT entrou com uma liminar no Supremo Tribunal Federal, neste domingo, para garantir o direito de trabalho externo ao ex-ministro José Dirceu, preso na Papuda pela AP 470.

Segundo o colunista Fernando Rodrigues, a ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) do PT é assinada pelo advogado Rodrigo Mudrovitsch e pede que a Corte fixe uma jurisprudência garantindo a todo preso no regime semiaberto o direito de trabalhar fora da cadeia durante o dia –independentemente de já ter cumprido ou não 1/6 de sua pena.
Esse foi o argumento usado pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, para barrar o pedido de Dirceu, preso ilegalmente em regime fechado desde novembro. Na sequência, ele revogou o trabalho de outros condenados na AP 470, com o de Delúbio Soares.
O PT questiona que a exigência do 1/6 é incompatível com a Constituição Federal de 1988 que, estabelece a individualização da pena, a integridade moral e a ressocialização do preso. Além disso, afirma que há mais de uma década o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não aplica mais esse requisito.

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/141121/PT-vai-ao-STF-para-garantir-trabalho-de-Dirceu.htm

flavio jose

25/05/2014 - 12h09

r. Edu Marcondes. Esta sua historia de que o PAPA foi contrario a libertação dos escravos e tão mentirosa e fajuto quanto do julgamento AP 470

JURIDICO

25/05/2014 - 11h19

O final de aproxima e um ato de desespero pode ser cometido para entrar para a historia de justiceiro a carcereiro. Nao importa mas eu quero a midia de volta para meu contexto!!!

ramoom

24/05/2014 - 21h10

Bom noite, amigos! Vamos continuar, juntos, combatendo as manipulações e mentiras do PIG? Curtam e compartilhem: https://www.facebook.com/Brasilantipig

enganado

24/05/2014 - 17h21

Como dizem os velhos ditados populares, senhor Darth Vader:

1) Quem nasceu pra vintém, não vira cruzeiro;

2) Se cair de quatro não levanta mais e assim peça ao diabo que o carregue.

Marisa Castilho

24/05/2014 - 15h59

Dracon !!!…

Marisa Castilho

24/05/2014 - 15h59

Dracon !!!…

Marisa Castilho

24/05/2014 - 15h59

Dracon !!!…

Kazuhiro Uehara

24/05/2014 - 10h12

Será mesmo a espelho do papa, ou a CNBB está tomando precaução, antes que o caldo entorne de vez, quando o mais simples desinformado analfabeto politico descobrir sobre a maior manipulação de julgamento 1000% politico?

cavok

24/05/2014 - 09h58

Excelente comentário!Parabéns.

Luís CPPrudente

23/05/2014 - 23h59

Joaquim Barbosa, o Carcereiro da Papuda. Até mesmo a CNBB está criticando as sândices desse cabecinha fraca chamado Joaquim Barbosa, o Carcereiro da Papuda.

José Luiz

24/05/2014 - 02h13

Por favor, assinem para resgatarmos a verdadeira Justiça e termos o impeachment do JB: https://secure.avaaz.org/po/petition/Senado_Federal_Impeachment_de_Joaquim_Barbosa/?twjtxfb

C.Paoliello

23/05/2014 - 22h59

Parece que já há um consenso entre os brasileiros mais conscientes e bem informados de que o stf criou um tribunal de exceção, fez um “julgamento” político-partidário e “condenou” sem provas. Não satisfeito, subverteu todo a legislação relacionada ao sistema prisional brasileiro e pior, fez isto tudo sob o silêncio cúmplice dos demais ministros do stf que, no seu conjunto, parece serem os únicos a considerar normal toda esta sucessão de ilegalidades e arbitrariedades. Se algum dos ministros discorda de tanta ignonímia dentro do próprio tribunal onde atua, ele está confundido com uma suposta maioria que concorda com tudo isto. Não consigo acreditar que o plenário do nosso apequenadíssimo stf não possa se autoconvocar e dar um fim a esta sucessão de loucuras perpetradas por uma pessoa claramente perturbada mentalmente, vingativa e propagadora do ódio. Nunca foi tão urgente uma profunda reforma modernizadora do judiciário onde impere a impessoalidade, a imparcialidade e o apartidarismo. Do jeito que está é uma vergonha para o país.

PIG – Partido da Imprensa Golpista

24/05/2014 - 01h36

Olá, amigos do Cafezinho! Vamos continuar, juntos, combatendo as mentiras e manipulações do PIG? Curtam e compartilhem: https://www.facebook.com/Brasilantipig

Marcos

23/05/2014 - 19h25

Já é o corajoso e surpreendente Papa Francisco influenciado a igreja!

jd

23/05/2014 - 19h07

Várias instituições se manifestam, menos o dorminhoco e insensível Senado brasileiro.

mineiro

23/05/2014 - 16h55

ja passou da hora de botar esse ditador piguimentado no seu devido lugar. esse ditador sanguinario ta tentando dar o golpe judiciario via pig e ninguem ta fazendo nada. ate que enfim alguem se levantou contra esse absurdo. va de retro satanas do stf, maldito dos quinto dos infernos , a tua hora ta chegando salafrario. se o governo traidor do pt nao faz nada a igreja pelo menso ta tentando. porque se depender do pt tucano nao acontece nada.

Silvio Barbosa

23/05/2014 - 16h44

Acho que o Miguel nao sabe ler. O documento e da Comissao Brasileira de Justiça e Paz e ele diz no titulo que a nota e da CNBB.

renato

23/05/2014 - 14h31

Não force a mão, rapaz. Não são os bispos do Brasil que criticaram as decisões do presidente do STF. Caso você não saiba, a CNBB tem seus próprios dirigentes e a CBJP é apenas um órgão vinculado á CNBB, não sendo um de seus órgãos e não estando a ela subordinado.A CBJP não fala em nome da CNBB. Sugiro que você vá ao dicionário e procure o significado da palavra “vinculação” e para de agir desonestamente, não perante seus leitores (eles já estão acostumados e até querem ler suas desonestidades jornalisticas, como aquela do JB receber remuneração da UFRJsem trabalhar), mas perante outras pessoas que aqui passam para dar uma espiada.

Messias F. de Macedo

23/05/2014 - 12h53

… Só mesmo os Homens de Deus para excomungar e nos livrar deste Exu!…

Vade retro Satanás de toga imunda”

Carlos Viveiros

23/05/2014 - 15h44

A CNBB de volta???Alvíssaras!!!

Carlos Viveiros

23/05/2014 - 15h44

A CNBB de volta???Alvíssaras!!!

JUBA

23/05/2014 - 12h28

Logo, logo, as sinagogas saem em defesa dele.

João Cláudio Fontes

23/05/2014 - 14h35

Joaquim Barbosa , o Arconte .

Ignez Gil Rodrigues

23/05/2014 - 10h42

Concordo plenamente com Carlos Costa. Há tempos coloquei no faceboobk lamentando que nenhum psicólogo ou psiquiatra tivesse notado ou declarado a patologia do JB. Parabéns ao comentário do acima citado.

JURIDICO

23/05/2014 - 09h47

vADE AO VOLUME MORTO

Roger Araujo

23/05/2014 - 11h48

snif … ja cumpriu seu papel, volte pro seu casulo e por la fique, serviu bem a causa.

Marina

23/05/2014 - 08h25

Demorou muito mas a CNBB ressuscitou. Chegamos a um ponto que calar é atestado de conivência com os absurdos que estão acontecendo nesse país: condenação baseada não em provas, mas na literatura jurídica customizada para o freguês; a proliferação de neo nazistas na mídia; linchamentos incitados pela mídia com o apoio da direita; vândalos e bandidos transvestidos de manifestantes; políticos que tem como único programa de governo a desconstrução dos avanços conquistados pelo país; a criminalização da Copa com único intuito de se apossar do poder ás custas da destruição da imagem do país e do povo brasileiro e outras centenas de tentativas de desqualificar qualquer ação governamental que restitua a dignidade aos excluídos durante séculos pela elite predadora.

Zhukov

23/05/2014 - 08h24

Acredito que não seja vingança o objetivo de JB. Na verdade é uma armadilha!

Ele ainda deseja, estimulado sabe-se lá por quem, que PT e Dilma manifestem-se através de contundente defesa de Dirceu. Após isso, o PIG, Aécio e Dudu, usarão isso em suas campanhas contra o governo federal.

Carlos Costa

23/05/2014 - 07h52

Agora estão notando o temperamento do tal Joaquim Barbosa, que muitos foram induzidos a acreditar e pensar que ele é uma Santo ou um iluminado. O camarada é tripolar .. Será um bem ele se aposnetar. Pois sua aposentadoria tem como pagar um tratamento. Carlos


Leia mais

Recentes

Recentes