Menu

Barbosa isolado! Procurador-geral pula fora do barco!

Um sociopata com expressão raivosa e confusa perambula sozinho pelas esplanadas de Brasília, incensado apenas por globais sonegadores e coxinhas psicóticos. Até o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, um conservador corporativo como parecem ser todos no Ministério Público, percebeu que não é boa ideia morrer abraçado com Barbosa. E declarou, em alto e bom som: […]

37 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Um sociopata com expressão raivosa e confusa perambula sozinho pelas esplanadas de Brasília, incensado apenas por globais sonegadores e coxinhas psicóticos.

Até o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, um conservador corporativo como parecem ser todos no Ministério Público, percebeu que não é boa ideia morrer abraçado com Barbosa. E declarou, em alto e bom som: a decisão de Barbosa, de não permitir que os réus da AP 470 trabalhem fora, cria “insegurança jurídica”.

A OAB calcula que quase 80 mil presos podem ser prejudicados pela decisão de Barbosa.

O presidente do STF agora só tem um esteio, a grande mídia, ou, mais exatamente, os quatro cavaleiros do apocalipse: Globo, Folha, Estadão e Veja, o grupinho gente boa que alguns chamam de PIG.

Até o momento, a Globo não reviu suas matérias e editoriais sobre “regalias” aos réus da AP 470. A decisão de Barbosa é a prova viva de que não há regalias, e sim perseguição.

Acho que o Innovare não vai conseguir mais dar outro prêmio Faz Diferença para um Barbosa deslumbrado. Entretanto, como bom sociopata, Barbosa não está nem aí para nada. O que lhe importa é o apoio dos setores medievos da sociedade, interessados antes em linchamento político do que em justiça ou direitos penais.

Bye, bye, Barbosa.

Acaba de sair no Globo (imagino o constrangimento do editor ao ter de publicar isso) a seguinte matéria.

*

Procurador-geral diz que decisão de Barbosa sobre trabalho externo gera insegurança jurídica

OAB calcula em 77 mil presos em regime semiaberto que poderiam ser prejudicados com a decisão de Barbosa

BRASÍLIA – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta quarta-feira que a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, de proibir o trabalho externo dos presos condenados ao regime semiaberto no processo do mensalão cria insegurança jurídica e pode atingir presos de outros processos que estão na mesma situação. Segundo Janot, penas de prisão não são os únicos meios que o Estado dispõe para punir determinados tipos de crimes. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) calcula em 77 mil presos em regime semi-aberto que poderiam ser prejudicados com a decisão de Barbosa.

– O problema que se coloca é de segurança jurídica. Tínhamos a interpretação já de algum tempo de que não seria necessário o cumprimento de um sexto da pena primeiro para que depois o preso pudesse alcançar o privilégio do trabalho externo no regime semiaberto. Uma modificação na interpretação jurídica o que eu vejo é que pode causar insegurança jurídica. E, em causando insegurança jurídica, pode refletir nos demais presos sim – afirmou Janot depois de participar de uma reunião do Conselho Nacional do Ministério Público.

Janot fez a declaração ao ser perguntado por um repórter se o corte do trabalho externo dos condenados no mensalão não seria um contrassenso em relação à tendência do Direito Penal de aplicação de penas alternativas e à jurisprudência criada a partir de decisões anteriores do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A OAB teria até classificado a decisão de Joaquim Barbosa de vingança. O procurador-geral disse que não endossaria o termo vingança, mas reafirmou sua posição sobre o trabalho externo de condenados ao regime semiaberto.

Segundo ele, prevalece no Ministério Público o entendimento de que condenados ao regime semiaberto tem direito ao trabalho externo mesmo sem cumprir um sexto da pena. A prática vem sendo adotada pelos juízes de execução penal de todo o país desde 1999. Janot disse ainda que é importante incentiva a aplicação de penas alternativas em crimes de baixo potencial ofensivo. Para ele, as penas alternativas também são uma forma de punição e ajudam na ressocialização dos presos.

– No caso do regime semiaberto, o preso, se tiver oferta de trabalho digno, que permita sua ressocialização, ele pode imediatamente iniciar o trabalho externo, mesmo sem cumprir um sexto da pena – disse Janot.

Nas duas últimas semanas, Joaquim Barbosa, relator do mensalão, rejeitou o pedido de trabalho externo do ex-ministro José Dirceu e suspendeu o benefício a outros presos vinculados ao processo. Para Barbosa, a lei determina que os presos do regime semiaberto cumpram pelo menos um sexto da pena antes de pedir autorização para trabalho externo.

barbosa_-_innovare

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Katarina Peixoto

30/05/2014 - 02h27

Globais sonegadores e coxinhas psicoticos. Morri. Hahahaha

José Ricardo Romero

29/05/2014 - 10h41

A chave para se entender definitivamente este louco de pedra que é o JB vai ser onde trabalhará após sair do STF. Além de seu apartamento em Miami, que outro prêmio ele vai ganhar?

Luzeneide Fernandes

29/05/2014 - 11h46

o ostracismo do Barbosa já está chegando… todos os Ministros do Supreminho são capachos deste “louco Jm. Barbosa ///

Luzeneide Fernandes

29/05/2014 - 11h46

o ostracismo do Barbosa já está chegando… todos os Ministros do Supreminho são capachos deste “louco Jm. Barbosa ///

Luzeneide Fernandes

29/05/2014 - 11h46

o ostracismo do Barbosa já está chegando… todos os Ministros do Supreminho são capachos deste “louco Jm. Barbosa ///

Carlos Nunes

29/05/2014 - 11h24

JB, sua batata está no forno…

Carlos Nunes

29/05/2014 - 11h24

JB, sua batata está no forno…

Carlos Nunes

29/05/2014 - 11h24

JB, sua batata está no forno…

Luiz

29/05/2014 - 07h48

Só aguenta esse BARBOSA, os que assistem a REDE SONEGADORA GLOBO.

Fauzi Achoa

29/05/2014 - 05h09

O comportamento do Barbosa não é novo. Novo é o de dos ministros do supremo da midia e da procuradoria que acusaram e condenaram sem prova e agora se dividem entre matar ou não os reus na prisão.

Maria De Fatima Cabral

29/05/2014 - 02h54

Que pena JB! O Gurgel seguia sua lei, o Janot segue a Constituição.!

Renata Peres

29/05/2014 - 01h50

Amanda Rocha

Messias F. de Macedo

28/05/2014 - 22h46

[“Tem mosca na sopa, moqueca de traíras e mais um gol contra do ‘(Tíbio) PT da Governança’!”]

Advogado que levou PT à derrota no STF é ligado a Gilmar

qua, 28/05/2014 – 19:10 – Atualizado em 28/05/2014 – 21:23

Por jornalista Luis Nassif

(…)
Antes mesmo da ação ser distribuída, no entanto, o advogado saiu distribuindo entrevistas à mídia. Fez alarde antes, levantou a bola para Mello cortar, fez alarde depois e o resultado final foi visto como uma derrota do PT e uma vitória a mais no jogo de procrastinação de Joaquim Barbosa.
Seria um advogado inexperiente? Não, pelo contrário, é grande especialista em direito constitucional, conforme se conferirá a seguir.
(…)
Está de bom tamanho? Ainda não. Na inauguração do campus da Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso) em Diamantino, as duas principais personalidades presentes foram o Ministro Gilmar, filho da terra, e o deputado Riva, com um discurso consagrador (http://tinyurl.com/lkfrxuy).
PS – Para quem achou pouco, Rodrigo é advogado de Gilmar nas ações contra a Carta Capital e contra o jornalista Rubens Valente. E o nome de Gilmar aparece 40 vezes em seu currículo.

FONTE: http://jornalggn.com.br/noticia/advogado-que-levou-pt-a-derrota-no-stf-e-ligado-a-gilmar#comment-329762

Anna Paula Barbosa

29/05/2014 - 01h24

Que merda!

Messias F. de Macedo

28/05/2014 - 22h08

BOMBA! EXTRA! ATO FALHO OU NÃO, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil ‘prova’ que o julgamento da Ação Penal 470 foi eminentemente político-tendencioso! ENTENDA

“Não deve haver vitória do discurso da intolerância e do direito penal do inimigo: se o condenado é inimigo eu devo cumprir a lei, se é amigo não devo cumprir. A interpretação vingativa…”

Declaração proferida por Marcus Vinícius Coelho, presidente da OAB – último parágrafo da matéria ‘Janot diz que decisão sobre semiaberto gera insegurança jurídica’

Por jornalista Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil – Edição: Beto Coura
8/05/2014 15h47 – Brasília
FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-05/janot-diz-que-decisao-sobre-semiaberto-gera-inseguranca-juridica

RESCALDO: em vez dos termo ‘réu’ ou ‘condenado’, o doutor Marcus Vinícius Coelho utilizou o verbete INIMIGO!

EM TEMPO FASCIGOLPISTA: o fio da meada está dando nó no próprio golpe jurídico-midiático!’

Messias F. de Macedo

28/05/2014 - 21h37

Não há melhor desinfetante do que a luz do Sol!

A VERDADE VOS LIBERTARÁ!

Viva o verdadeiro Brasil! A VERDADE VOS LIBERTARÁ!

Messias Franca de Macedo – ‘mais feliz do que pinto no lixo’! E “A Copa das Copas’ só está começando! Pausa para rir! De felicidade, óbvio!

Viva o verdadeiro Brasil! A VERDADE VOS LIBERTARÁ!

Messias F. de Macedo

28/05/2014 - 21h24

ILHADO NO MEIO JURÍDICO, BARBOSA TRAÇA SAÍDA

Joaquim Barbosa consegue feito inédito para um presidente do Supremo: está completamente isolado; da Procuradoria Geral da República à Ordem dos Advogados do Brasil, passando pelo STJ e as maiores associações de magistrados, ele é visto como elemento de “insegurança jurídica”, “vingativo”, “desrespeitoso” e “premeditadamente agressivo”; ministro violou entendimento do STJ de 2009 para derrubar direito ao trabalho externo de presos em regime semiaberto; a cinco meses do final de seu mandato, Barbosa pode, a qualquer momento, sair fazendo barulho; porta dos fundos da história da Justiça está aberta para ele

28 DE MAIO DE 2014 ÀS 20:36

247 – Num feito inédito para um presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa conseguiu: está completamente ilhado em relação a seus colegas do Poder Judiciário. Do Procurador Geral da República ao presidente da Ordem dos Advogados, passando pelo plenário do Superior Tribunal de Justiça e todas as principais associações de magistrados, além do Conselho Nacional de Justiça, não há instância na qual Barbosa consiga angariar admiração. Quanto mais apoio ou compreensão.
O passo mais recente do ministro para se distanciar ainda mais do meio jurídico foi a revogação, na prática, de um entendimento de 2009 do STJ, que garantia o direito a trabalho externo aos condenados em regime semiaberto. O gesto foi classificado como elemento de “insegurança jurídica” pelo procurador geral Rodrigo Janot. O presidente da OAB, Marcus Vinícius Coelho, viu na decisão uma ação “vingativa” contra os condenados na AP 470, mas que tem potencial para prejudicar 77 mil presos em todo o País beneficiados pelo semiaberto.
Antes, quando atacou duramente a criação de novos tribunais federais nos rincões do País, chamando de “sorrateiro” o apoio de juízes ao projeto de lei que tramitava no Congresso, Barbosa foi apontado pela Associação dos Magistrados Brasileiros, a Associação dos Juízes Federais do Brasil e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho como “desrespeitoso, premeditadamente agressivo, grosseiro e inadequado ao cargo que ocupa”.
A exceção de arrimo a Barbosa é o ministro Marco Aurélio Mello. Apesar de todos os ataques feitos pelo próprio Barbosa ao plenário de “maioria de circunstância” do STF – conforme definiu no encerramento do julgamento da AP 470 -, Mello tem considerado correto o modo como o presidente da corte aplica as penas sobre os condenados. “A conta-gotas”, divertiu-se. Na terça-feira 27, novamente Mello fechou com Barbosa ao negar os apelos de trabalho externo para o ex-presidente do PT José Dirceu. Mas é só ele.
Fazendo barulho com decisões que trombam com pilares da Justiça, como é a questão do trabalho externo, Barbosa está colocando em prática o que ele mesmo vem anunciado de maneira cifrada. Antes do final de seu mandato, em novembro, como já admitiu, deverá deixar o cargo. A dúvida sobre o melhor momento parece residir no quanto de influência sobre as eleições presidenciais de outubro ele perderá ao pendurar a toga. Num país em que a instabilidade é crescente, jogar no aumento da instabilidade é uma aposta fácil de fazer para quem está cercado pelas garantias de presidente do STF.
Pelas reações do meio jurídico ao seus posicionamentos, Barbosa é o primeiro a saber que lhe falta clima para prosseguir no cargo. Mas isso é o menos importante. O mais relevante é dar um desfecho tão teatral ao seu mandato como tem sido a sua gestão. Mesmo que a classe jurídica aponte a porta dos fundos para ele, como tem feito, o que parece fazer a diferença para Barbosa é apenas entrar para a história pelo ineditismo do isolamento.

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/141561/Ilhado-no-meio-jur%C3%ADdico-Barbosa-tra%C3%A7a-sa%C3%ADda.htm

Messias F. de Macedo

28/05/2014 - 21h08

… Este insano está sendo chantageado: não há motivos para tanta vingança! Vingança do quê? O que Dirceu, o Genoino e os demais condenados – literalmente – no MENTIRÃO poderiam ter feito de tão escabroso para gerar tanto ódio misturado com irresponsabilidades e ILEGALIDADES?!…
…Este insano está sendo chantageado: pela CIA, pelo Pentágono, pelo PIGolpista et caterva! O golpe jurídico-midiático é transnacional! E os autores intelectuais e logísticos monitoram diuturnamente ‘o fumaça do golpe da vez’!…

Messias F. de Macedo

28/05/2014 - 21h03

… Este rábula psicopata “só faz o que faz porque faz o que o PIG quer que seja [bem!] feito”! ‘Capiche’?! Uma NULIDADE, simplesmente!

Mais do Mesmo

29/05/2014 - 00h02

Peço que ajude na Campanha #LiberaGilmar

https://www.facebook.com/events/295064677335995/?context=create&source=49#

Mais do Mesmo

29/05/2014 - 00h02

Peço que ajude na Campanha #LiberaGilmar

https://www.facebook.com/events/295064677335995/?context=create&source=49#

Luciana Monteiro

28/05/2014 - 23h55

Kkkk de doido o inferno ta cheio … Malvadeza mesmo …

Luciana Monteiro

28/05/2014 - 23h55

Kkkk de doido o inferno ta cheio … Malvadeza mesmo …

Júlio Sávio de Carvalho

28/05/2014 - 23h45

“Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim… “

Júlio Sávio de Carvalho

28/05/2014 - 23h45

“Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim… “

Sandra Francesca de Almeida

28/05/2014 - 23h43

Está entrando água nesse barco furado…

Sandra Francesca de Almeida

28/05/2014 - 23h43

Está entrando água nesse barco furado…

Miguel F Gouveia

28/05/2014 - 23h28

Criminoso…atentou contra o estado de direito e deve responder por isso.

Miguel F Gouveia

28/05/2014 - 23h28

Criminoso…atentou contra o estado de direito e deve responder por isso.

Luiz Octavio Vieira

28/05/2014 - 23h21

Doido mesmo. E irrecuperável.

Luiz Octavio Vieira

28/05/2014 - 23h21

Doido mesmo. E irrecuperável.

Antonio Bastos

28/05/2014 - 23h15

Grande idiota brasileiro…

Antonio Bastos

28/05/2014 - 23h15

Grande idiota brasileiro…

Teresa Andrade

28/05/2014 - 22h59

ilusório imaginar que não foram contaminados pela mentalidade servil de JB

Romualdo Neves

28/05/2014 - 22h54

Sociopata! Quanto acerto em uma definição para esse Barbosa.

Carly Martins

28/05/2014 - 22h46

E o que dizer, então, das pessoas que o idolatram? Decepcionante…

Neuza Palaro

28/05/2014 - 22h30

E tem mais o que escrever sobre as atitudes desse sociopata. Acho que deveria ser obrigado a fazer um tratamento psiquiátrico.


Leia mais

Recentes

Recentes