Menu

Franklin Martins diz que “não houve” mensalão e que a Globo quer “comandar o país”

A entrevista foi publicada, em outubro do ano passado, numa revista de Porto Alegre, chamada Bastião, cujos editores eu tive o privilégio de conhecer em Brasília na semana passada. Mas eu só li há alguns dias e logo constatei duas coisas: 1) ela ainda é super atual; 2) não circulou quase nada pela blosgosfera. Então […]

41 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A entrevista foi publicada, em outubro do ano passado, numa revista de Porto Alegre, chamada Bastião, cujos editores eu tive o privilégio de conhecer em Brasília na semana passada. Mas eu só li há alguns dias e logo constatei duas coisas: 1) ela ainda é super atual; 2) não circulou quase nada pela blosgosfera. Então ela é quase inédita!

Franklin Martins faz observações atiladas sobre a democratização da mídia. Ele observa que o Brasil promove mudanças lentas, porque a construção de maiorias costuma se formar mais vagarosamente no Brasil. Somos grandes demais, diversos demais. O processo de formar maiorias é mais difícil aqui.

Mas quando estas se formam, duram muito. Permanecem consolidadas com mais firmeza do que em outros países, que conseguem construir maiorias com mais agilidade, como a Argentina, onde tudo é mais rápido por ser o debate político muito concentrado apenas em Buenos Aires.

ScreenHunter_3806 May. 28 01.48

Franklin observa que uma das funções da internet é criticar a grande mídia, e que esta, se quiser sobreviver, terá que se adaptar a estas críticas, que são saudáveis e democráticas.

Entretanto, o trecho que me chamou a atenção foi sua observação sobre a ruptura editorial da Globo, a partir da cobertura do mensalão. Franklin, que era comentarista político no Jornal da Globo, faz uma acusação grave ao jornalismo da emissora: ela se recusava a investigar a coisa mais importante, a origem do dinheiro do valerioduto, porque aquilo poderia atrapalhar a sua “teoria”.

Mais tarde, a Procuradoria, e Joaquim Barbosa – juiz responsável, desde o início, por acompanhar as investigações do Ministério Público – ajudariam a Globo a explicar a origem do dinheiro do valerioduto, ao encampar a tese do desvio do Fundo de Incentivo Visanet, em detrimento de um relatório da Polícia Federal, que dizia o contrário.

A PF, através do relatório do Inquérito 2474, assinado pelo delegado Luiz Flavio Zampronha, mostrava que a maior parte dos recursos de Marcos Valério tinha vindo de empresas controladas por Daniel Dantas, e que as negociatas de Valério tinham começado bem antes da era Lula.

Quanto ao Visanet, o Laudo 2828, também da PF, provaria que os recursos não estavam sob responsabilidade de Henrique Pizzolato, o único petista na cúpula do Banco do Brasil, derrubando a teoria de que havia um “núcleo petista” instalado dentro do BB, sob ordens secretas de Dirceu, para desviar os recursos necessários ao esquema de compra de voto.

“A Globo resolveu acabar com o pluralismo”, observa Martins, porque decidiu voltar a algo que estava em seu DNA: “comandar o país”.

ScreenHunter_3805 May. 28 01.44

Franklin Martins torce para que a Globo não consiga realizar o seu intento (de comandar o país) em 2014. Nós também torcemos, caro Franklin. Nós também.

 

10112010-10.11.2010VAC6232

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

raul gottfried

14/05/2017 - 08h57

Este safado nao merece credilidade nenhuma,que va roubar na venezuela

Paulo

18/04/2015 - 08h44

E pq não falou antes? Pq não usou seu cargo e poder p expor isso há 9 anos atrás?

Eudes Gouveia

30/05/2014 - 18h09

Até que enfim alguém do governo “descobriu” que a Globo quer dominar a administração pública (e as verbas), mas continuam pagando fábulas em publicidade? De quem é o rabo que está preso para não sair deste nó?

Ari Costa Gondim Gondim

29/05/2014 - 13h58

Kakkkkkkkkkkkk

Messias F. de Macedo

28/05/2014 - 20h55

[MAIS] UM GOL CONTRA EM TEMPO DE COPA DO MUNDO NO BRASIL!]

Paulo Bernardo, o “queridinho” da mídia, é omisso e incapaz

Por jornalista Fernando Brito
28 de maio de 2014 | 15:55

Paulo Bernardo, o ministro do Governo Dilma que consegue ser elogiado em editorial de O Globo, é a única garantia assumida de que algo possa dar errado na Copa.
Em depoimento no Senado, o Dr. Bernardo admitiu que seis estádios da Copa deverão ter deficiências na telefonia celular, porque as administrações das arenas e as telefônicas “não se entenderam e o serviço ficará de pior qualidade”, pois houve impasse no preço do aluguel de espaços para a colocação de antenas.
Impasse em torno que que valores?
(…)
Quando celular não funcionar, o torcedor vai xingar quem? O administrador do estádio, o presidente da empresa de telefonia, do qual ele nem sabe o nome?
Bom, você sabe quem vai levar a culpa, né? [A presidente Dilma Rousseff, adendo óbvio nosso!]
(…)
Acho que, depois do Ronaldinho, Paulo Bernardo deveria declarar apoio ao Aécio.
É um “fenômeno”!

FONTE: http://tijolaco.com.br/blog/?p…

LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA!

… Sim, os torcedores vão assistir aos jogos da Copa do Mundo, “a gorduchinha” rolando no tapete verde, e ao invés de avaliarem os gramados irão transmitir os espetáculos para as Rádios Comunitárias? Pausa para rir! Rádios Comunitárias instaladas da Oscar Freire à favela dos Alagados em Salvador-Ba?…
Realmente: quando o PIGolpista e suas *’penas amestradas’ &$ o restante da DIREITONA não encontram o factóide do dia, um traíra se incumbe “de dar o recado”!…

*citação proferida por Ciro Gomes – Assim Nasceu a Privataria Tucana
FONTE: http://www.youtube.com/watch?v=0-vol4wIzdA

RESCALDO: e a militância só comendo poeira – e ouvindo os desaforos dos fascistas!

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias F. de Macedo

28/05/2014 - 20h54

Por que regular a mídia é um passo essencial para o avanço do Brasil

Por jornalista Paulo Nogueira
Postado em 28 mai 2014

O argumento mais imbecil contra a regulamentação da mídia é a que a associa com “censura”.
Na grande definição de Eça, há aí uma mistura de má fé cínica com obtusidade córnea.
Todas as sociedades desenvolvidas regulam sua mídia. Estabelecem regras para diversas questões que são simplesmente ignoradas no vale tudo nacional.
(…)
O quadro atual favorece coisas como o acobertamento da sonegação bilionária da Globo, também.
A Folha, amiga e sócia da Globo, jamais cobriu um caso em que existem documentos apavorantes. Apenas para comparação: se a sonegação fosse da Carta Capital, Mino Carta já estaria na cadeia há muito tempo, sob pressão da Globo, Folha, Veja e Estadão.
Finalmente: é o estado atual de coisas que leva a uma família de mídia ter a maior fortuna do Brasil.
Você pode dizer o seguinte: por que o PT demorou tanto a colocar isso na pauta? Medo? Cálculo? Esperou a internet se consolidar como uma força alternativa para mitigar a previsível campanha anti-Brasil que virá?
Para mim, é uma mistura das duas coisas. Mas o que importa é que, ainda que com grande atraso, a regulação seja debatida.
Importante: as ruas terão que se manifestar, para que este avanço se realize.
Que manifestações como as de junho tornem impossível negar aos brasileiros um passo tão importante.

Sobre o autor:
O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-regular-a-midia-e-um-passo-essencial-para-o-avanco-do-brasil/

Leal Jose Newton

28/05/2014 - 21h42

E ai Jony, nenhuma não é, sabes porquê, todas as leis são redigidas por advogados e é óbvio que elas não podem ser claras e sem interpretações dúbias pois isso iria criar um problema para os advogados.

Mário Cesar Serafim

28/05/2014 - 16h52

Franklim Martins é o cara!!! Ele sabe o que esta dizendo. A Globo é o câncer que corroi o tecido social brasileiro. Chega dos abusos cometidos pelos marginais irmãos metralhas Marinhos!!!

Mauro

28/05/2014 - 13h07

Miguel,

outro ponto a favor dos Hermanos é que eles são mais cultos , leem mais e são mais politizados.

Homero Mattos Jr. (@Omnros)

28/05/2014 - 12h58

exatamente.

Manelito Magalhaes

28/05/2014 - 11h52

Enquanto o PMDB for maioria no congresso e no senado a lei dos médios nao sai.
Só nossos votos em massa no PT e no PCdoB para deputados e senadores pode acabar com a força da Globo e do PIG.
Dilma nao vai poder emplacar a lei dos medyos sem maioria absoluta.

Manelito Magalhaes

28/05/2014 - 11h46

PMDB, PSDB,DEM e PSB nao vao permitir que a Regulamentaçao seja aprovada.
Vamos votar em massa nos candidatos do PT e do PCdoB, que é o aliado mais fiel ao PT, para Deputados e Senadores.
Só assim a Regulamentaçao e as Reformas necessárias vao acontecer.
A Globo e o PIG em geral vao jogar muito dinheiro para que a regulamentaçao nao saia. Essa briga nao depende só do PT, depende dos nossos votos.
Ou o brasileiro acaba com a Globo ou a Globo acaba com o Brasil.

Glub

28/05/2014 - 11h39

A família Marinho é a mais rica do Brasil. Devem ficar indignados por terem perdido a chefia do país.

    Manelito Magalhaes

    28/05/2014 - 11h49

    Glub, a Globo nao perdeu a chefia do país. Enquanto o PT nao tiver maioria no congresso e no senado a Globo vai continuar a fabricar escândalos contra o PT para confundir a opiniao pública.
    Temos que acabar com a força da Globo, que tudo pode.Vamos votar em massa nos candidatos do PT e do PCdoB para deputados e senadores, só assim a Globo vai ter suas bases abaladas.

O Cafezinho

28/05/2014 - 14h31

ok

Luciano

28/05/2014 - 11h25

A primeira pata que o elefante vai levantar é a LEI DE DIREITO DE RESPOSTA. Só depois que ela estiver vigorando é que podemos viabilizar a Ley de medios.

Jony Diaz

28/05/2014 - 14h25

Caso Dillmá seja reeleita, a gente volta a esse assunto….

guy

28/05/2014 - 11h21

Com o meu voto e de todos nós BRASILEIROS, nunca mais terá influencia que teve nas eleições.

Sandra Francesca de Almeida

28/05/2014 - 13h02

Franklin Martins é um homem sério, digno e competente. Ainda bem que está de volta.

JUBA

28/05/2014 - 09h50

Grande Franklein!

Leal Jose Newton

28/05/2014 - 12h24

Jony, me diz uma lei brasileira que não tenha pegadinhas jurídicas. Assim tu vai desempregar centenas de advogados cara.

Vera Lúcia Piesanti Molinar

28/05/2014 - 12h01

ele saiu porque era censurado.

Carlos Augusto Abreu

28/05/2014 - 12h01

Falava sim… Se não sabe história não se manifeste

Jose Roberto

28/05/2014 - 11h48

Mas quando ele trabalhava na globo não falava nada disso,óleo de peroba para o sr Franklin Martins

Lulu Pereira

28/05/2014 - 11h19

o cara que vê/lê a globo tá ferrado

Paulo Silva

28/05/2014 - 11h19

Franklin para Senador …

Carly Martins

28/05/2014 - 11h06

Globo é aquilo: sempre surpreendendo para pior.

Luiz Hamiltom Silva

28/05/2014 - 10h55

Que liberdade é essa que 70% dos meios de comunicação está nas mãos de meia dúzia de famílias!

Luiz Hamiltom Silva

28/05/2014 - 10h55

Que liberdade é essa que 70% dos meios de comunicação está nas mãos de meia dúzia de famílias!

Renato Leal

28/05/2014 - 10h39

E acabar com o monopólio midiatico da globo

Renato Leal

28/05/2014 - 10h39

E acabar com o monopólio midiatico da globo

Rodolfo Fonseca Santos

28/05/2014 - 10h37

Basta um pouco de interesse e uma rápida pesquisa, pra saber que regulação da mídia não tem nada a ver com liberdade de imprensa e censura.

Rodolfo Fonseca Santos

28/05/2014 - 10h37

Basta um pouco de interesse e uma rápida pesquisa, pra saber que regulação da mídia não tem nada a ver com liberdade de imprensa e censura.

Hirto Gervásio

28/05/2014 - 10h14

A Globo destruiu a família Brasileira.

Hirto Gervásio

28/05/2014 - 10h14

A Globo destruiu a família Brasileira.

Jony Diaz

28/05/2014 - 05h57

O texto cheio d pegadinhas jurídicas q li ano passado, não da essa impressão. Mas enfim, isso ainda demora, e teremos tempo de conhecer cada detalhe.

O Cafezinho

28/05/2014 - 05h55

Será nos padrões da Inglaterra e da Comunidade Europeia.

Jony Diaz

28/05/2014 - 05h49

Pois eh, sem querer estender o tema, mas ate hoje, NENHUM partidário dessa ideia soube explicar o q seria a tal regulação da mídia. Certamente não seria nos padrões da Inglaterra, e sim da Venezuela, ou Argentina. E isso os brasileiros não aceitarão jamais!

Jony Diaz

28/05/2014 - 05h47

Caramba! Ta c insônia como eu, ou o blog eh 24hs mesmo????

O Cafezinho

28/05/2014 - 05h45

terá sim, jony. e conseguirá, não censurar a imprensa, mas libertá-la dos oligarcas da ditadura!

Jony Diaz

28/05/2014 - 05h35

O terrorista Frankleinstein e sua obsessão com censura da imprensa e tvs. Já tentou 2 vezes e se deu mal. Não terá a terceira chance!


Leia mais

Recentes

Recentes