Menu

Barbosa se despede do STF debochando da corte interamericana de direitos humanos

Enfim, achei o vídeo que mostra Barbosa, em uma de suas últimas participações no STF (dia 05/06/2014), debochando de réus que apelam à corte interamericana de direitos humanos. A mídia noticiou o deboche de Barbosa com várias imprecisões, feitas deliberadamente para pintar a atitude de Barbosa, em todos os sentidos indigna, como uma chacota válida. […]

49 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Enfim, achei o vídeo que mostra Barbosa, em uma de suas últimas participações no STF (dia 05/06/2014), debochando de réus que apelam à corte interamericana de direitos humanos.

A mídia noticiou o deboche de Barbosa com várias imprecisões, feitas deliberadamente para pintar a atitude de Barbosa, em todos os sentidos indigna, como uma chacota válida.

Os jornais fizeram um jogo de palavras para dar a entender que alguns cidadãos queriam ser julgados diretamente pelo STF, como o foram os réus do mensalão. Não é isso. Os réus foram julgados em primeira instância, mas, não satisfeitos com o resultado, queriam apelar ao STF. Normal. Todo mundo faz isso. É o direito de todo brasileiro e de todo cidadão um país signatário do tratado internacional de direitos humanos da Costa Rica, de um julgamento com dupla jurisdição.

Ao usar de escárnio para se referir a cidadãos que apelam à corte interamericana de direitos humanos, Barbosa revelou a baixeza inacreditável de seu caráter. Ele parte do pressuposto de que todo mundo é culpado, e que qualquer recurso a um tribunal superior ou a uma corte internacional é uma chicana. Uma visão assim é diabolicamente injusta, típica de um sociopata com uma visão doente de Justiça.

O princípio mais sagrado de uma justiça democrática é a presunção da inocência e o respeito mais absoluto à dignidade do cidadão, inclusive daquele que é culpado de algum crime. Alguém que recorre a uma corte internacional nem sempre tem razão. Apelar a uma corte internacional é submeter-se a um segundo julgamento, cujo resultado é imprevisível.

O que não se admite é a falta de respeito para com um cidadão que, culpado ou não, frequentemente experimenta, junto com sua família, um grande sofrimento causado pela perseguição do Estado à sua pessoa.

No caso da Ação Penal 470, réus que não tinham foro privilegiado foram julgados diretamente no STF, e de maneira praticamente sumária. Joaquim Barbosa ocultou provas essenciais à defesa dos réus e importantes para o debate na opinião pública, como o Laudo 2828 e o inquérito 2474.

Inúmeros juristas, inclusive no campo conservador, consideraram o julgamento da Ação Penal 470 uma aberração, uma agressão aos mais elementares princípios do direito moderno. Uma ministra chegou a dizer que apesar de não possuir provas para condenar Dirceu, fá-lo-ia porque assim “a literatura permite”.

A falta de senso crítico com que a imprensa brasileira agora trata esse último deboche de Joaquim Barbosa, que na verdade agride a mais alta corte de direitos humanos das Américas, a da OEA, desnuda a sua cumplicidade criminosa com os arbítrios que caracterizaram a Ação Penal 470. Ora, se existe uma corte internacional de direitos humanos, e se o Brasil é signatário dela, é porque o Estado democrático brasileiro entende que há situações em que seus próprios cidadãos, sentindo-se oprimidos pela justiça de seu país, têm o direito de apelar para uma corte internacional.

Ridicularizar isso é algo que entenderíamos (e desprezaríamos) num reaça anônimo de internent, num troll, jamais no representante máximo do Judiciário nacional! Jamais naquele que tem a responsabilidade sagrada de zelar pelos princípios democráticos e humanistas que regem a nossa Constituição, a qual, aliás, prevê o respeito a tratados internacionais como se estes estivessem escritos em nossa Carta.

Diz a Constituição Brasileira, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias Fundamentais:

§ 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) (Atos aprovados na forma deste parágrafo)

§ 4º O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

Ao debochar do apelo que cidadãos angustiados fazem a cortes internacionais, Barbosa zombou, portanto, da própria Constituição Brasileira.

E mesmo que não se desse nenhuma trela a leis, a tratados internacionais, a direitos humanos, mesmo assim, seria de infinito mau gosto debochar da desgraça de outro ser humano ao vivo, na TV Justiça!

Esse é o homem que a Globo e seu exército de coxinhas psicóticos tentou transformar em herói.

As matérias falam que, após o deboche de Barbosa, ouviu-se uma sonora gargalhada no plenário. A referência vaga dá a entender, injustamente, que todos os ministros riram. Não foi assim. Ouve-se uma risada do próprio Joaquim Barbosa, ou talvez de outra pessoa, e só. Um riso mau e grosseiro. Um riso de bandido. Um riso que representa tudo aquilo que uma corte suprema jamais deveria ser, um templo onde os cidadãos de um país, condenados ou não, não terão jamais sua dignidade violada, e não apenas porque os ministros tenham obrigação de ser pessoas boas e educadas, mas porque isso está previsto na Constituição, logo em seu primeiro capítulo.

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

(…) III – a dignidade da pessoa humana;

Abaixo, o vídeo:

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

varlei

09/06/2014 - 01h47

A mágoa é que o Joaquim botou na cadeia essa ptzada nojenta, que roubaram e roubam o Brasil!

    Miguel do Rosário

    09/06/2014 - 10h50

    Quem roubou o Brasil foi Joaquim. Roubou a justiça brasileira.

Delano

08/06/2014 - 20h54

Miguel que tal fazer um video com os absurdos que cada ministro falou no julgamento?

Guilherme

08/06/2014 - 08h38

Sou estudante de Direito e Joaquim Barbosa está certíssimo, isto é uma falha grande, Leis frouxas e atenção demais aos recursos e pouca atenção aos fatos e provas.

    Miguel do Rosário

    08/06/2014 - 19h52

    Vá estudar mais então. As leis não são frouxas, a justiça que é lenta e o sistema penal, atrasado. Recursos integram uma justiça democrática, quem não deu atenção a fatos e provas foi Joaquim Barbosa.

Fabiana Baum

08/06/2014 - 04h10

Jony Diaz, sua vontade de ofender ultrapassa sua capacidade de entender o significado das garantias fundamentais de um indivíduo. Resultado “zero” só na escola dos analfabetos. Afinal, quando o assunto é garantia fundamental de direitos humanos qualquer cidadão pode utilizar a corte de qualquer nação civilizada do mundo, através da jurisdição universal, para fazer valer seu direito. Portanto, num futuro não muito distante, parte dos seus impostos será utilizada para o pagamento de indenização para o Dirceu. ;-D

Fabiana Baum

08/06/2014 - 03h53

Nei Galvão, escute as palavras do ministro do supremo dizendo “diante da total e absoluta falta de provas…” Ainda, se questione sobre a necessidade da teoria do domínio do fato. Afinal, se houvesse provas não necessitariam usar uma teoria nazista que desrespeita uma das garantias fundamentais de qualquer indivíduo, a presunção de inocência.
http://m.youtube.com/watch?v=bZeQo-Td6ac

Hercules Tavares

07/06/2014 - 22h47

Chibungo !

revenger

07/06/2014 - 16h34

Indescritível!!!!

O Cafezinho

07/06/2014 - 15h13

Ives Gandra é antipetista radical, porém um dos juristas mais respeitados do país.

Jony Diaz

07/06/2014 - 14h30

PETRALHAS sempre distorcendo a realidade: Barbosa não fez chacota com a Corte Internacional, e sim com a atitude estupida e d resultado ZERO dos MENSALEIROS!

Nei Galvão

07/06/2014 - 13h15

Quem quer defender o PT, deve ter seus motivos e tenho que respeitar, agora acho ridículo dizer que esses caras foram condenados sem provas, alguma pessoa de bom senso acha que mesmo que o barbosa quisesse condenar alguém sem provas ele conseguiria isso sozinho? ainda mais nesse pais com esse código penal que protege mais o bandido que cidadão de bem, e esses caras tendo a influencia e o dinheiro que tem? me poupem ne.

Andrea Fabrino

07/06/2014 - 13h06

Como este homem incomoda!
É! Homens de brio incomodam mesmo!
Que pena que está saindo!
Menos um pra ajudar a varrer a corja!
E pelo visto, aqui, haja vassoura!

John Kennedy Ribeiro

07/06/2014 - 10h23

Um SOCIOPATA, um desequilibrado que se uniu à Grande Imprensa pra fazer o mal… POR QUÊ o Mensalã do PSDB não foi julgado pelo STF??? POR QUÊ?????…

Ju Almeida

07/06/2014 - 10h13

Enfim foi Amém

tom

07/06/2014 - 02h20

claudia de lorenzo tente entender a situação do caso antes de disparar sua metralhadora estúpida , os politicos do mensalão foram presos sem provas , isso é anormal , vc gostaria que seu pai fosse preso sem prova, lógico que não , agora me diz uma coisa , teve politico , dizem , que recebeu 50 mil de propina , 50 mil ? e aqueles que sonegam 1 bilhão em impostos vc acha que são menos criminosos ? pense estrupicio dos tucanalhas

Luiz

07/06/2014 - 00h25

Barbosa: um louco, um sociopata, um grande canalha. Que sujeito asqueroso! Já vai tarde!

Claudia De Lorenzo

07/06/2014 - 03h04

Independente de qq coisa…esses políticos corruptos ( todos) devem pagar por tudo que fizeram. E independente de quem foi ou deixou de ser o juíz desse caso….a justiça foi feita. Ou alguém acha que algum mensalão deveria não pagar pelos crimes? Eles tem mais é que apodrecer na cadeia comum….isso sim.

enganado

06/06/2014 - 23h39

Caro Miguel

Discordo quando cita: ” … Barbosa revelou a baixeza inacreditável de seu caráter … “. E desde quando o JB tem caráter? Será que a Globo contrata pessoas de caráter? Não! Pergunto a todos: Alguém pensa que TODOS os repórteres são inocentes sobre o teor de qualquer notícia que transmitem? Todos sabem de tudo! São cúmplices deste horror, fica difícil dizer algum nome por onde começar. Miriam/Waack/Bonner/ … sabem tudo de tudo. Tem gente que nasce para isso, vendem sua alma ao diabo e acham graça do sofrimento alheio! Então o JB=Darth Vader, logo logo vai ser contratado pela Globo. Aguardem!

Dyego Spindola

07/06/2014 - 02h22

Leia isso Fernando Spíndola

Marcelo Teixeira

06/06/2014 - 23h19

Miguel
Esse tresloucado ainda acha que será convidado para palestras nos foruns nacionais e internacionais.

Fabiana Baum

07/06/2014 - 01h20

Vai tarde Barbosa! Se vc serviu para alguma coisa, foi para mostrar aos brasileiros que as garantias e os direitos fundamentais deles não valem nada. Amanhã, os mesmo brasileiros que idolatram a sua pessoa estarão pagando pelas lesões de direitos fundamentais ao Dirceu e outros réus.. Da mesma maneira que pagamos pelos erros do período militar.

Rubens Carvalheira

07/06/2014 - 01h17

lamentável que ele tenha essa atitude. parece que já não tem mais o que perder.

Alberto Chavs

07/06/2014 - 01h04

racistas

Vani Moura Guarani Kaiowá

07/06/2014 - 01h00

Um FDP!

Mauricio

06/06/2014 - 21h57

Nao se viu antes tao debochado como tu. Nao chores porem quando colocarem todos esses mal feitos no teu curriculo de maldades.

Messias F. de Macedo

06/06/2014 - 21h55

… Gargalhada de um bandido que, derrotado pelo ódio e a inépcia, tenta preservar um pouco da relevância que nunca teve!…

Ricardo G. Ramos

07/06/2014 - 00h23

Sociopata, a melhor definição para essa vergonha nacional.

Luiz Octavio Vieira

07/06/2014 - 00h00

Um louco

Jose Roberto

06/06/2014 - 23h54

se bobear as penas dos mensaleiros irá aumentar,lá não terá teori,tofoli,lewan,o tiro pode sair pela culatra

Sandra Francesca de Almeida

06/06/2014 - 23h37

Um debochado! E alguns colegas presentes acompanham o deboche. Tristes figuras da instância máxima do judiciário!

Odenir Batista

06/06/2014 - 23h28

Quando o Inqerito 2474 for de conhecimento da Nação esse FDP nunca mais voltará de Miami !!!

Neto Peneluc

06/06/2014 - 23h24

Esse já vai tarde. Mas, com certeza, vai ter que assistir cada uma das arbitrariedades que cometeu serem desfeita e ter o nome justamente jogado no lixo.

Elefantinho Elefantinho Elefantinho

06/06/2014 - 23h19

Este cafezinho e d mais.

Roberto W Nogueira

06/06/2014 - 22h57

Vivemos em uma Aldeia Global na contemporaneidade, não em uma tribo isolada e hermética do resto do mundo. Abstraindo-se aqui qualquer análise de mérito, a atitude de desmerecer as Instituições de Direito Internacional que cuidam da prevalência universal da Doutrina dos Direitos Humanos é lamentável.

Roberto W Nogueira

06/06/2014 - 22h57

Vivemos em uma Aldeia Global na contemporaneidade, não em uma tribo isolada e hermética do resto do mundo. Abstraindo-se aqui qualquer análise de mérito, a atitude de desmerecer as Instituições de Direito Internacional que cuidam da prevalência universal da Doutrina dos Direitos Humanos é lamentável.

Silvio Grossi

06/06/2014 - 22h55

Paspalho.

Silvio Grossi

06/06/2014 - 22h55

Paspalho.

Anchieta Vidal

06/06/2014 - 22h52

se o brasil nunca viu um palhaço de verdade ,acabou de ver sate safado corrupito sem moral se vendeu e desmoralisuo sua cor ,barbosa é mais baixo do que cú de cobra.

Anchieta Vidal

06/06/2014 - 22h52

se o brasil nunca viu um palhaço de verdade ,acabou de ver sate safado corrupito sem moral se vendeu e desmoralisuo sua cor ,barbosa é mais baixo do que cú de cobra.

Rafael Torres

06/06/2014 - 22h51

Foi o canto do cisne!!!! agora esquecamo-nos do mesmo, pois parece que essa declracao eh de quem foi apeado do cargo contra a vontade.

Rafael Torres

06/06/2014 - 22h51

Foi o canto do cisne!!!! agora esquecamo-nos do mesmo, pois parece que essa declracao eh de quem foi apeado do cargo contra a vontade.

Edu Franco

06/06/2014 - 22h48

Afinal, ele já saiu então?

Afranio Dias Do Nascimento

06/06/2014 - 22h47

Um debochado na Suprema Corte. O deboche vai para o Próprio Supremo, quanto desrespeito. Não sei se um dia conseguirão ainda a devida respeitabilidade.

Afranio Dias Do Nascimento

06/06/2014 - 22h47

Um debochado na Suprema Corte. O deboche vai para o Próprio Supremo, quanto desrespeito. Não sei se um dia conseguirão ainda a devida respeitabilidade.

Rodrigo Jardim Rombauer

06/06/2014 - 22h46

A mídia noticiou o deboche de Barbosa com várias imprecisões, feitas deliberadamente para pintar a atitude de Barbosa, em todos os sentidos indigna, como uma chacota válida.

Os jornais fizeram um jogo de palavras para dar a entender que alguns cidadãos queriam ser julgados diretamente pelo STF, como o foram os réus do mensalão. Não é isso. Os réus foram julgados em primeira instância, mas, não satisfeitos com o resultado, queriam apelar ao STF. Normal. Todo mundo faz isso. É o direito de todo brasileiro e de todo cidadão um país signatário do tratado internacional de direitos humanos da Costa Rica, de um julgamento com dupla jurisdição.

Ao usar de escárnio para se referir a cidadãos que apelam à corte interamericana de direitos humanos, Barbosa revelou a baixeza inacreditável de seu caráter.

– See more at: https://www.ocafezinho.com/2014/06/06/barbosa-se-despede-do-stf-debochando-da-corte-interamericana-de-direitos-humanos/#sthash.Xj9lJmc9.dpuf

Rodrigo Jardim Rombauer

06/06/2014 - 22h46

A mídia noticiou o deboche de Barbosa com várias imprecisões, feitas deliberadamente para pintar a atitude de Barbosa, em todos os sentidos indigna, como uma chacota válida.

Os jornais fizeram um jogo de palavras para dar a entender que alguns cidadãos queriam ser julgados diretamente pelo STF, como o foram os réus do mensalão. Não é isso. Os réus foram julgados em primeira instância, mas, não satisfeitos com o resultado, queriam apelar ao STF. Normal. Todo mundo faz isso. É o direito de todo brasileiro e de todo cidadão um país signatário do tratado internacional de direitos humanos da Costa Rica, de um julgamento com dupla jurisdição.

Ao usar de escárnio para se referir a cidadãos que apelam à corte interamericana de direitos humanos, Barbosa revelou a baixeza inacreditável de seu caráter.

– See more at: https://www.ocafezinho.com/2014/06/06/barbosa-se-despede-do-stf-debochando-da-corte-interamericana-de-direitos-humanos/#sthash.Xj9lJmc9.dpuf

Iris Guarani-Kaiowá Porto

06/06/2014 - 22h45

Roberto W Nogueira Giovanni Porto


Leia mais

Recentes

Recentes