Menu

A Casa Grande declarou guerra

O Brasil ganhou da Croácia e quase tudo deu certo na estreia da Copa. A um grupo de endinheirados truculentos coube o papel de nos fazer passar vexame. Nenhum brasileiro foi tão lembrado ontem e hoje como Nelson Rodrigues. Os elementos de suas crônicas estavam todos lá: os vira-latas, os grã-finos, as vaias, o futebol, […]

122 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Brasil ganhou da Croácia e quase tudo deu certo na estreia da Copa. A um grupo de endinheirados truculentos coube o papel de nos fazer passar vexame.

Nenhum brasileiro foi tão lembrado ontem e hoje como Nelson Rodrigues. Os elementos de suas crônicas estavam todos lá: os vira-latas, os grã-finos, as vaias, o futebol, a vitória da seleção. A própria Dilma encarnou a heroína rodriguiana. Aliás, de repente nunca ficou tão claro como Dilma nos lembra um personagem de Nelson. Desajeitada, sem graça, trabalhadora, esforçada, ética. Sujeita a terríveis pressões políticas, morais, psicológicas. Nosso maior assombro é que Dilma sobreviva a tudo isso.

Nelson comentou, certa feita, uma experiência similar sofrida por Paulo Cézar Caju, ponta-esquerda da seleção, na Copa de 70:

Paulo Cézar sofreu uma experiência inédita: — uma vaia de noventa minutos. Isso corresponde a um linchamento. Só não entendo, até hoje, como ele conseguiu sobreviver. Nem se pense que foi ele o único. Mas não vamos amaldiçoar as vaias ao escrete. Elas o ?zeram, elas o virilizaram. A jornada brasileira no México é uma vingança contra as vaias.

A mesma coisa valerá para Dilma. Se sobreviver a esta nova onda de hostilidades da classe média, ela poderá emergir fortalecida pelo sofrimento.

Nelson diria que os xingamentos “humanizaram” a presidente. Ela voltou a ser um igual, uma sofredora. O Brasil não amanheceu pensando na seleção. Amanheceu pensando em Dilma. Com raiva, com pena, com solidariedade, não importa o sentimento. Todos acordaram pensando nela.

Em junho de 1970, Nelson iniciava sua coluna diária assim: “Por que o Brasil não gosta do Brasil e por que nos falta um mínimo de autoestima? É a pergunta que me faço, sem lhe achar a resposta.”

Em seguida, Nelson analisa a Passeata dos Cem Mil, com uma crítica à esquerda. Uma crítica correta, sobretudo quando a lemos hoje:

Quem quiser entender as nossas elites e o seu fracasso encontrará nos Cem Mil um dado essencial. Não havia, ali, um único e escasso preto. E nem operário, nem favelado, e nem torcedor do Flamengo, e nem barnabé, e nem pé-rapado, nem cabeça de bagre. Eram os ?lhos da grande burguesia, os pais da grande burguesia, as mães da grande burguesia. Portanto, as elites.

Só que a “passeata dos 100 mil”, hoje, não se identifica mais com a esquerda. A classe média brasileira continua bipolar. Num dia, marcha com a família e pede o fim do governo. No outro, marcha com os intelectuais e pede o fim da ditadura.

Um dia acha o governo Dilma o melhor de todos os governos: uma mistura benigna da solidariedade do PT para com os mais pobres, somada à severidade em relação à imagem na mídia dos tucanos.

Sim, durante um bom tempo, os segmentos de maior renda deram ao governo Dilma a maior aprovação que talvez já tenham dado a uma administração.

ScreenHunter_3972 Jun. 13 13.42

 

ScreenHunter_3973 Jun. 13 13.50

 

Em abril de 2012, 70% das famílias com renda superior a 10 salários consideravam o governo Dilma “bom ou ótimo”; apenas 2% consideravam-no “ruim ou péssimo”. Hoje, 48% acham seu governo ruim e apenas 23% gostam dele.

Não vou falar hoje das notórias falhas de comunicação do governo Dilma. Mas vou trazer alguns dados interessantes que andei estudando nas últimas horas.

É interessante analisar, por exemplo, as licenças televisivas vendidas pela Fifa para a Copa.

Em quase todos os países europeus, com exceção da França, a Copa será exibida por canais públicos. Na Inglaterra, será, naturalmente, a BBC. Na Alemanha, o ARD.  Na maioria dos outros, será o EBU, o canal público da União Europeia.

No caso da França, será o TF1, um canal que pertencia ao Estado até o final dos anos 80, quando foi privatizado, mas guarda ainda a sobriedade de um canal público.

Nos EUA, a licença foi vendida para a ABC, o maior canal aberto do país. Isso me despertou a curiosidade para saber como é a ABC, como ela se porta politicamente. Então descobri análises (aqui também) que mostram a ABC como um canal de perfil pró-democrata, o que, nos EUA de hoje significa estar alinhado à esquerda no espectro ideológico médio nacional. Agradou-me, sobretudo, o fato de uma instituição renomada como a Pew fazer pesquisas tão detalhadas sobre as empresas de mídia nos EUA, analisando o viés político e ideológico de cada uma. No Brasil, a mídia não é pesquisada, não é debatida, não é analisada, a não ser pela blogosfera “suja”. A mídia brasileira paira acima do bem e do mal.

Aliás, acabei descobrindo várias coisas interessantes sobre a mídia norte-americana, que podemos discutir depois, sobretudo a partir desta pesquisa Pew, bastante recente.

Rápida digressão.

Há uma outra pesquisa extremamente interessante da Pew, que vamos debater aqui em breve, que fala do forte aumento da polarização política nos EUA, com mais republicanos se dizendo de direita e mais democratas se dizendo de esquerda.  Parece que é uma tendência global, e o Brasil pode estar também entrando nessa onda.

“Hoje, 92% dos republicanos estão à direita do democrata médio, e 94% dos democratas estão à esquerda do republicano médio”, diz a pesquisa.

Alguns gráficos:

 

PP-2014-06-12-polarization-0-01

 

PP-2014-06-12-polarization-0-02

Voltando ao Brasil e ao jogo de ontem, os xingamentos à presidenta corresponderam, de certa maneira, a uma vingança do “controle remoto”. A Globo é a única licenciada para exibir os jogos. Ela vendeu o direito à Band, mas a sua hegemonia na cobertura televisiva do evento é absoluta.

Dilma disse que, se não gostássemos de um canal, podíamos usar o controle remoto. E agora, que a Copa só pode ser vista praticamente num só canal, na Globo? Cadê o poder do controle remoto?

Durante 30 dias, a Globo terá um poder monstruoso sobre a sociedade brasileira. E ela não irá usá-lo com moderação, como já deixou bem claro. Há tempos que esta Copa se tornou a mais politizada da história. Muito mais até do que em 1970, na ditadura. Em 70, não havia eleições, a imprensa era controlada (ou auto-controlada) e a disputa simbólica não tinha tanta importância. As Copas recentes aconteceram em países distantes. Não era interesse da mídia mostrar seus problemas, apenas faturar o máximo com o evento.

À presidente, na minha opinião, cabe entender que o xingamento que recebeu não foi apenas à sua pessoa. Todos nós, que defendemos políticas sociais para os pobres, também fomos xingados. Sim, porque a Dilma que foi xingada não foi aquela que fez omeletes com Ana Maria Braga. A Dilma que foi xingada foi a Dilma que aumentou o bolsa família, que expandiu os investimentos em educação e que levou médicos a regiões e cidades que nunca viram um em séculos.

A Dilma que foi xingada foi a protagonista do processo mostrado no gráfico abaixo:

ScreenHunter_3976 Jun. 13 15.08

Observe que, em 1992, os 50% mais pobres detinham 13,11% da renda nacional; ao fim de 2002, sua participação diminuíra para 12,98%. Ao final de 2012, atingiu o recorde de 16,36%.

Aí houve uma crise de pânico da classe média, porque chegamos, talvez, ao limite onde o pobre não irá avançar sem tirar do rico. É o que já começou a acontecer.  Quando a empregada doméstica começa a erguer a cabeça para responder ao patrão, e a exigir não apenas salário maior mas uma relação profissional mais igualitária, aí sim a classe média sente que o processo de mudança está afetando, diretamente, sua qualidade de vida. A classe média brasileira está apavorada diante da possibilidade de ter de arrumar a própria casa.

E os pobres que ascenderam à classe média talvez estejam absorvendo os mesmos valores. É o sentimento egoísta de querer trancar a porta depois de entrar na festa. Só que a festa não acabou. O Brasil ainda é um dos países mais desiguais do mundo. Ainda há muito pobre do lado de fora.

É importante entender: o que assistimos ontem no Itaquerão não foram vaias. Não foi sequer um xingamento. Aquilo foi uma declaração de guerra. A luta de classes voltou com muita força no Brasil, com todos os seus graves riscos à estabilidade social e política.

A democracia é um regime arriscado, até porque tem a vantagem de poder corrigir seus erros em seguida. Tocqueville observava que “a democracia não pode obter a verdade de outra forma que não pela experiência”. No caso dos Estados Unidos, diz ele, o  grande privilégio de seu povo “não era ser mais esclarecido que outros, mas ter a faculdade de cometer erros que podiam ser corrigidos em seguida”.

O escritor nos lembra ainda que as nações não envelhecem da mesma maneira que os homens, pois “cada geração que nasce é como um povo novinho em folha que se oferece às lideranças políticas”.

Esse é o grande trunfo da oposição, e Lula tem repetido isso frequentemente. A sociedade mudou, porque há novas gerações de eleitores, que já não carregam, na memória da carne, as dores causadas pelos maus governos anteriores, dos governos apoiados por nossas mídias.

As eleições deste ano serão as mais classistas da nossa democracia. Dilma ganhará com os votos daqueles que ainda não entraram na festa, dos pobres que ganham até um salário mínimo, dos nordestinos, das populações das cidades pequenas, das franjas miseráveis das periferias urbanas.

Por isso é tão importante que haja um movimento efetivo para democratizar a mídia, para que os valores e os projetos interessados no destino da parte mais pobre da população não fiquem abafados pelos xingamentos da Casa Grande.

É importante que o governo entenda que democratizar a mídia não é um debate político, não é uma teoria acadêmica, não é uma polêmica desagradável, que “pega mal” na mídia. Não adianta a presidenta dizer que aceita discutir uma regulamentação “econômica” da midia, ou o PT incluir o tema na campanha.

A democratização da mídia, estamos avisando há tempos, é urgente. Não interessa se é ano de eleição. Aliás, justamente pelo fato de ser ano de eleição ela ganha uma urgência trágica, porque o ambiente midiático atual apenas favorece a Casa Grande, que ampliará seu poder, obterá vitórias políticas e tratará de afastar o tema da pauta. Teremos que esperar mais uma década para voltar a discuti-lo.

Os esquálidos, as grã-finas, os truculentos, os que se comprazem em pagar quase mil reais para xingar a presidenta, os que idolatram o “justiceiro” Joaquim Barbosa, estão armados até os dentes para defender seus interesses. Para eles, agora vale tudo. Dilma pode ter mais tempo de TV, mas a oposição terá a grande inteira de programação.

O governo, mais que nunca, dependerá da combatividade de seu exército liliputiano, de seu exército mambembe, machucado pelos bombardeios diários da imprensa conservadora, criminalizado, chamado de “guerrilha”, sujeito a todo tipo de devassas judiciais, atacado por hackers mercenários, ridicularizado quase diariamente pela grande mídia, que também tem narinas de cadáver. Um exército de garrinchas de perna torta, de cachaceiros, de cidadãos cujo único patrimônio é sua criatividade.

Numa de suas crônicas, Nelson lembra que a vitória de 62, proporcionada por Garrincha, permitiu “ao mais indigente dos brasileiros tecer a sua fantasia de onipotência”, e que “as multidões, sem que ninguém pedisse, e sem que ninguém lembrasse, as massas derrubaram os portões”.

O gráfico abaixo, feito a partir dos últimos números do Ibope para o provável segundo turno das eleições deste ano, nos dão uma ideia de que lado, ao menos por enquanto, estão as “massas”…

ScreenHunter_3967 Jun. 13 12.34

 

unnamed (1)

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

sergio

18/06/2014 - 12h31

Miguel, vc está totalmente certo, o Brasil está em guerra… guerra de classes… Mas a declaração de guerra é velada e teve início por parte dos que dominaram o país por 500 anos e agora acham que a democracia não presta. Enquanto a democracia servia para eleger governos compromissados em perpetuarem as desigualdades, a democracia era boa.. agora que o povo, com a ajuda da internet, não são mais tão facilmente manipulados, agora a democracia não presta. Esse pessoal baixo, mesquinho, vil, que declara guerra contra a justiça social, tem sorte que o povo não tem os mesmos instintos que eles.. E não tem postura reativa porque foi introjetado no povo 500 anos de submissão acrítica e dócil… Mas parece que com o advento da internet o povo começa a se conscientizar.. Ao que parece, haverá uma luta ainda mais suja pela frente.. O povo tem que se unir…

Flávio

16/06/2014 - 12h16

Falou, falou para chegar no tema que queria, censura da mídia, como em todos os países vizinhos que o PT insiste em chamar de democracias, querem é acabar com a única fonte que temos para não sermos doutrinados pelo discurso oficial, vcs querem a ditadura novamente.

    Miguel do Rosário

    16/06/2014 - 12h34

    Não, filho. Pode continuar lendo sua Veja tranquilamente. Lei de mídia é para termos mais mídias, mais opiniões, não menos.

Dan Moche

16/06/2014 - 10h57

A verdadeira elite, aqui, uma catadora de materiais recicláveis de BH – https://www.youtube.com/watch?v=0Sq70dWIQdY

e a “elite Branca” de sampa? Aqui:

Jony Diaz

16/06/2014 - 02h00

A elite branca paulistana é capaz de tudo, até se disfarçar de negra na Bahia: https://www.youtube.com/watch?v=8ajOcm0dAeQ&app=desktop

A MASSA CANTA ” O PT ROUBOU” DIRETAMENTE DA BAHIA

Laura Castro

16/06/2014 - 01h26

https://www.youtube.com/watch?v=XFpPc8097O8

O Cafezinho

15/06/2014 - 19h58

O link ta errado. Matéria maliciosa, houve vaias “festivas” de meia dúzia, não de 20 mil. http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,dilma-e-vaiada-por-torcedores-no-rio,1510844

O Cafezinho

15/06/2014 - 19h55

Maioria aí é vaia de meia dúzia.

Roberto de souza

15/06/2014 - 14h42

Belo texto. Análise imteligente e bem embasada na estatística. Mas, como se sabe, a estatística prova qualquer coisa. Mesmo assim, o texto foi parcialmente coerente. Faltou falar sobre as absurdas disparidades tributárias que foram acentuadas nos governos Lula e Dilma. O investimento feito em educação, citado pelo autor do texto, não chegou ao seu destino. A educação continua não sendo prioridade. Assim como muitos outros “investimentos” do governo. Digo isso só pra lembrar que ainda temos a maior carga tributária do planeta e não recebemos a contrapartida do governo em praticamente nada. Enquanto os governos no Brasil forem megalômanos estaremos ferrados.

Jony Diaz

15/06/2014 - 17h39

OLHA O BRASIL AKI, CHEIO D “ZELITE”…………………………………………o Dilma é vaiada por 20 mil torcedores no Rio na Fan Fest
http://politica.estadao.com.br/…/geral,dilma-e-vaiada…

A presidente Dilma Rousseff foi vaiada neste sábado (3), na abertura oficial da 80ª edição da Expozebu
http://www1.folha.uol.com.br/…/1449037-dilma-e-vaiada…

Dilma é vaiada ao defender governadora do Rio Grande do Norte
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/…/dilma-e…

Dilma é vaiada durante 15ª Marcha dos Prefeitos.
http://tvuol.uol.com.br/…/dilma-e-vaiada-durante-15…/

Dilma é vaiada na abertura da Copa das Confederações
http://www.epochtimes.com.br/dilma-e-vaiada-na-abertura…/

Dilma é vaiada em Belém pela segunda vez durante discurso
http://www.correio24horas.com.br/…/dilma-e-vaiada…/…

Dilma é vaiada e enfrenta protestos em João Pessoa
http://www.bahianoticias.com.br/…/36047-dilma-e-vaiada…

Dilma Rousseff é vaiada em evento do Minha Casa Minha Vida, em Tocantins.
http://coturnonoturno.blogspot.com.br/…/dilma-e-vaiada…

Dilma sendo vaiada em seu pronunciamento nacional
https://www.youtube.com/watch?v=aV2h0Ghxvvo

Dilma é vaiada por estudantes em Natal Rio Grande do Norte
https://www.youtube.com/watch?v=lJEOvjv6JK4

Dilma Vaiada em Ipatinga
https://www.youtube.com/watch?v=uso7Vwrevi4

Dilma é vaiada na posse do presidente do Paraguai.
https://www.youtube.com/watch?v=_Q4y_i22s7E

POVO DESABAFA SOBRE DILMA NO SHOW DO RAPPA
https://www.youtube.com/watch?v=ajPrJe3_9Gg

Dilma é vaiada ao falar ‘portador de deficiência’ durante a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília.
http://www.josemararaujo.com/not/not89.html

Dilma é vaiada por operários no Rio de Janeiro
https://www.youtube.com/watch?v=HaXUUEF_6TE

Dilma é vaiada por torcedores no Rio – Política – Estadão
politica.estadao.com.br
Esforço em esconder a presidente no jogo de abertura da Copa não deu resultado e torcida entoou grito ofensivo contra a Dilma

Fahgnrr

15/06/2014 - 10h32

Ridículo e tendencioso

Wendel Paz

15/06/2014 - 12h01

Acabei de ler um excelente texto que pode ajudar na discussão.

https://www.facebook.com/nilton.pereira/posts/10152619006833132?comment_id=10152619043768132&notif_t=comment_mention

Wendel Paz

15/06/2014 - 12h01

Acabei de ler um excelente texto que pode ajudar na discussão.

https://www.facebook.com/nilton.pereira/posts/10152619006833132?comment_id=10152619043768132&notif_t=comment_mention

Rafael GT

14/06/2014 - 22h39

Vamos fazer valer a exibição de um grande avanço da ciência!!!
Campanha pra ser mostrado o exoesqueleto funcionando no pontapé da final!!!

https://www.facebook.com/pages/Campanha-Pontap%C3%A9-da-FINAL-Parapl%C3%A9gico-com-Exoesqueleto/1507969089417720?ref=hl&ref_type=bookmark

rafael

14/06/2014 - 21h48

Petista filho da puta

    Miguel do Rosário

    15/06/2014 - 01h57

    Que classe, que educação, que argumentação brilhante!

Jony Diaz

15/06/2014 - 00h16

Coisa mais velha q isso, impossivel! LUTA D CLASSES morreu no seculo 19!!!!! A esquerdalha brazuca vai afundar junto na AMERICA LATRINA!

Jony Diaz

15/06/2014 - 00h15

Se todo o problema da esquerda brazuca fosse a Rede Globo, nao seria nada! O grave pra voces, esquerda-caviar e congêneres, q pensam dominar o pensamento progressista, é q voces nao se organizam numa comunidade de peso. Parem de pensar como bolivarianos d araque, e comecem a agir como a esquerda da Europa, q nao quer dar golpe, mas quer outros rumos na politica. Façam como a França, onde a esquerda fundou o Le Monde, um jornal serio e respeitado, E PAREM D ENCHER O SACO do pais c esses bloguinhos esquerdopatas cheios d choramingos d estudante da segunda serie! Cresçam e apareçam, se quiserem sobreviver!……………………………..http://4.bp.blogspot.com/-x_RNOzuXJtE/U2mH17USSrI/AAAAAAAAeDo/fTcnMI-kzPo/s1600/1176259_506870282731029_1603265934_n.png

Adriano Btt

14/06/2014 - 22h39

São Paulo elegeu Tiririca…

sergio m pinto

14/06/2014 - 18h11

Como assim, desajeitada e sem graça?
Por acaso suas musas são a Hipólitro, Waldvogel, Leitoa, Tacanhede, Sheirazedo, Racynha?
Mais respeito com nossa elegante e culta PresidentA!

OBSERVADOR

14/06/2014 - 17h25

Se o mundo pensou que somos um povo sem educação por causa das vaias à DILMA, acertou ! Sem educação, sem saúde, sem segurança e, sobretudo, SEM PACIÊNCIA !!!

    William S.

    15/06/2014 - 11h25

    E a julgar pelo seu post, sem cérebro também.

Jony Diaz

14/06/2014 - 17h05

RA-RA-RA! Discursinho do SECULO 19 pra agradar aos poucos seguidores!!! SEMPRE AZELITE!!!! Qualquer merda q aconteça, a culpa eh da ZELITE, principalmente aqui em SP, onde PETRALHA nao entra pra governar nem fo…….

    sergio m pinto

    14/06/2014 - 18h13

    Jony (deve ser um Johnny paraguaio(, espera só o mês de outubro e volte aqui, hehehe

Helton Braga

14/06/2014 - 15h25

O que eu fico besta é como tem asnos que não estudam e nem procuram se informarem antes de postarem asneiras, ficam com esse mimi, esse discursinho pronto que em todos os anos eleitorais se ouve, saúde, educação e segurança pública, são tão burros que não procuram cobrar os verdadeiros responsáveis, que são os seus governadores e seus prefeitos que recebem o dinheiro do governo federal para que executem esses serviços públicos de saúde, educação, segurança pública e ainda de infraestrutura, agora se não fazem e desviam o dinheiro e tu não cobra, a culpa não é da Presidenta é tua que é um tremendo alienado marionete dos oportunistas de plantão.

Anônimo

14/06/2014 - 12h20

Idiota

Gabriel Diniz

14/06/2014 - 10h55

VOCÊ. É. A ESSÊNCIA DOS ROLA BOSTA. PARASITA DA NAÇÃO

Vera Lúcia Piesanti Molinar

14/06/2014 - 12h50

a nossa elite rola-bosta mostrou ao mundo sua “educação”

    Vitor

    16/06/2014 - 10h03

    Acho engraçado demais querer falar de educação chamando os outros de “rola-bosta”… Cara Vera, você é tão mal-educada quanto os que xingaram Dilma em Itaquera…

Denise Criss

14/06/2014 - 12h41

“Sou classe média
Papagaio de todo telejornal
Eu acredito
Na imparcialidade da revista semanal
Sou classe média
Compro roupa e gasolina no cartão
Odeio “coletivos”
E vou de carro que comprei a prestação
Só pago impostos
Estou sempre no limite do meu cheque especial
Eu viajo pouco, no máximo um pacote cvc tri-anual
Mas eu “to nem ai”
Se o traficante é quem manda na favela
Eu não “to nem aqui”
Se morre gente ou tem enchente em itaquera
Eu quero é que se exploda a periferia toda
Mas fico indignado com estado quando sou incomodado
Pelo pedinte esfomeado que me estende a mão
O pára-brisa ensaboado
É camelo, biju com bala
E as peripécias do artista malabarista do farol
Mas se o assalto é em moema
O assassinato é no “jardins”
A filha do executivo é estuprada até o fim
Ai a mídia manifesta a sua opinião regressa
De implantar pena de morte, ou reduzir a idade penal
E eu que sou bem informado concordo e faço passeata
Enquanto aumenta a audiência e a tiragem do jornal
Porque eu não “to nem ai”
Se o traficante é quem manda na favela
Eu não “to nem aqui”
Se morre gente ou tem enchente em itaquera
Eu quero é que se exploda a periferia toda
Toda tragédia só me importa quando bate em minha porta
Porque é mais fácil condenar quem já cumpre pena de vida”
https://www.youtube.com/watch?v=KfTovA3qGCs

Henrique

14/06/2014 - 09h29

É verdade, as massas estão com o petê; as massas de ignorantes, desinformados,que tem acesso a pouquíssimas fontes de informação, que não tem acesso á internet. São os que vivem principalmente no norte e nordeste sob o jugo dos aliados do petê; José Sarney, Renam Calheiros, Romero Jucá, Jader Barbalho, Fernando Collor e o restro da choldra que mantém o norte e nordeste no mais absoluto atraso.

    Miguel do Rosário

    14/06/2014 - 13h16

    Nâo, os desinformados são os que acreditam na grande mídia, que os faz de otários, como sempre fez. Fê-los apoiar o golpe de 64, fê-los acreditar no mensalão e agora os faz acreditar que está tudo uma merda.

      Carlos

      14/06/2014 - 18h42

      É verdade, Miguel. Foi a grande mídia que fez os mais esses mesmos desinformados, os otários, a apoiar a crucificação de Jesus Cristo e a ficar ao lado de Judas Iscariotes. Sempre ela, a grande mídia, a manipular. Foi ele quem colocou dinheiro na cueca do assessor do irmão de Genoíno; foi ela quem colocou dinheiro na mala dos aloprados;foi ela quem depositou 10 milhões de dólares na conta do Duda Mendonça no exterior, e colocou a culpa no patê; foi ela que comprou a superfaturada refinaria de Pasadena e botou a culpa no patê; foi ela que fez um baixo orçamento para a refinaria de Abreu Lima só para o patê passar vergolha; foi ela que botou na cabeça do André Vargas que ele tinha que aproveitar o mandato para fazer a independência financeira; foi ela que apresentou Rosimery de Noronha, a falsificador de diploma, a Lula (já com segundas intenções); foi ela que botou 5 milhões de reais na conta da empresa de fundo de quintal do filho de Lula e botou a culpa numa concessão pública dependente de favores do governo. Esse grande imprensa maldita vive fazendo o brasileiro de otário!

        Miguel do Rosário

        15/06/2014 - 02h00

        Nossa senhora! Vai ser coxinha tucano assim embaixo das axilas de Aécio Neves!

          Carlos

          15/06/2014 - 03h07

          Há gosto para tudo, Miguel. Assim como você gosta de se aninhar sob os testículos do Zé Dirceu, do Genoíno, do João Paulo cunha, do cumpanheiro Delúbio e do Pizzolato (aquele presidiário que na Itália iria desmascarar o julgamento do mensalão e que obteve uma importante vitória continuando preso a espera da decisão a respeito da extradição, kkkkkkkk), há quem goste de se aninhar sob as axilas da oposição. Há gosto para tudo, Miguel!

Messias Franca de Macedo

14/06/2014 - 09h23

Quem é a turma do vai tomar no c…

Por jornalista Renato Rovai

O Brasil é um país complexo e muito difícil de explicar, mas a sua elite não. Ela é previsível e está sempre no mesmo lugar. As elites do mundo não costumam ser muito diferentes, mas a brasileira é das piores.
Não à toa o Brasil foi o último país do planeta a acabar com a escravidão, não à toa somos um dos poucos países que só agora está vivendo um ciclo democrático de três décadas. Todos os outros nossos períodos de democracia duraram menos do que isso.
Na época da escravidão, essa elite também tinha lado
E todas as ditaduras e a escravidão longínqua que tivemos são obras da nossa elite. Que se julga o Brasil. Que se acha a dona do país. Que é altamente corrupta, mas que faz de conta que o que lhe move na política é a defesa do interesse público.
Os que xingaram Dilma na tarde de ontem de maneira patife e abjeta são os netos e bisnetos daqueles que torturam negros nas senzalas. São os filhos daqueles que apoiaram a tortura na ditadura militar. São os mesmos que há pouco fizeram de tudo para que não fosse aprovada a legislação da empregada doméstica e que nos seus almoços de domingo regados a champanhe francês e a vinho italiano sobem na mesa para gritar contra o Bolsa Família.
Essa elite que xingou Dilma daquela maneira no Itaquerão sempre envergonhou o país. E ontem só aprontou mais uma. Não foi um ponto fora da curva no processo histórico. E também não foi nada inocente.
(…)
Os netos e bisnetos dos escravistas e os filhos dos que apoiaram a tortura na ditadura. É esse Brasil que nos envergonha do ponto de vista histórico que nos envergonhou ontem xingando uma presidenta legítima, uma chefe de Estado que tem atuado dentro dos limites da Constituição.
Esse Brasil precisa ser derrotado mais uma vez. Porque se o projeto petista tem seus limites e poderia ser muito melhor, o desses caras é o que há de mais asqueroso. É o vai tomar no cu.

FONTE: http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/06/13/quem-e-essa-turma-vai-tomar-cu/

    Leila Soares

    14/06/2014 - 09h57

    Perfeito! Essas muitas vozes vaiantes estão longe de representar o nosso povo…é rica, covarde, nada indignada, apenas viciada em aparecer nas fotos.

RickJack Campos

14/06/2014 - 11h50

Cansado dessa baboseira. As vaias e os xingamentos devem ser dados nas urnas. Aí sim é o lugar legítimo.

RickJack Campos

14/06/2014 - 11h50

Cansado dessa baboseira. As vaias e os xingamentos devem ser dados nas urnas. Aí sim é o lugar legítimo.

carlos sabino

14/06/2014 - 06h57

Nada melhor que o tempo, nele tudo que ruim se apaga ,desta forma ,não tenho que me preocupar com essas pessoas que pensam que tem algum credito com a nação brasileira não passam de comuns ,digo comuns.QUE HISTORIAS ESSAS PESSOA CONTARAM AOS SEUS NETOS…..

ramoom

14/06/2014 - 01h11

Olá amigos! Vamos, juntos, continuar combatendo as mentiras e manipulações do consórcio PIG-oposição? Curtam e compartilhem: http://www.facebook.com/Brasilantipig

Iara Reis Reis

14/06/2014 - 04h02

Cão que muito late mija fora do pneu .

Iara Reis Reis

14/06/2014 - 04h02

Cão que muito late mija fora do pneu .

Leonardo Gomes Ribeiro

14/06/2014 - 04h00

estamos aguardando as previsões do caos aéreo, o estouro da inflação, os aeroportos, o apagao energético, os estádios que não ficariam prontos, os turistas que não viriam, a falta de mobilidade para os turistas, a quebra da Petrobras, ……e outras previsões da direita (sem voto e sem propostas) que não aconteceram….acho que a vaias foram para eles mesmos….

Leonardo Gomes Ribeiro

14/06/2014 - 04h00

estamos aguardando as previsões do caos aéreo, o estouro da inflação, os aeroportos, o apagao energético, os estádios que não ficariam prontos, os turistas que não viriam, a falta de mobilidade para os turistas, a quebra da Petrobras, ……e outras previsões da direita (sem voto e sem propostas) que não aconteceram….acho que a vaias foram para eles mesmos….

Nadja Chediak

14/06/2014 - 00h59

Quanto desrespeito com a nossa Presidenta Dilma Rousseff. Desrespeitaram uma senhora, uma mulher, uma trabalhadora honesta que é a nossa Chefe de Estado. Falaram palavrão perto de crianças, mulheres e idosos sem se preocupar com o direito dos outros. Que “vips” são esses? São os mesmos que gritam por mais verbas para a educação? Como assim? ” Faça o que eu digo, mais não faça o que eu faço.” Xingar dessa maneira qualquer pessoa é uma violação de direito humano. Bullying adulto! Que horror! Por mais que a nossa Presidenta diga que não vai se deixar abater, com certeza deve ter doido muito por dentro. E a sua filha, ao lado dela, vendo sua mãe ser xingada. Será que essas pessoas “vips” gostariam de que suas mães fossem xingadas? Claro que não! ” Pimenta nos olhos dos outros não arde.” DILMA REELEITA PARA MOSTRAR A ESSES MAL-EDUCADOS A NOSSA FORÇA. VIVA O POVO BRASILEIRO! VIVA A NOSSA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF!

Nora Santos Silva

14/06/2014 - 03h49

é isto, miguel!

Messias Franca de Macedo

14/06/2014 - 00h21

“É ESTA GENTE SEM EDUCAÇÃO QUE QUER ASSUMIR O PODER?”

Jornalista Laura Capriglione, que já foi editora-executiva da revista Veja, questiona as ofensas proferidas ontem contra a presidente Dilma Rousseff (PT) na abertura da Copa do Mundo; em seu blog no Yahoo, ela afirmou que os torcedores que xingaram a presidente “são os mesmos endinheirados que passaram os últimos anos dizendo que o estádio não sairia e que não haveria aeroportos”

13 DE JUNHO DE 2014 ÀS 21:56

(…)

http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/143487/%C3%89-esta-gente-sem-educa%C3%A7%C3%A3o-que-quer-assumir-o-poder.htm

C.Paoliello

13/06/2014 - 23h24

É isso mesmo que esperamos de nossa digníssima presidenta: BATEU, LEVOU!
O “um por cento” que vive como parasita, às custas do povo trabalhador, constitui uma parcela desprezível de nossa sociedade. É como dizia a saudosa Elis Regina, sarcasticamente: “gente fina é outra coisa”. Essa gentinha não é elite coisa nenhuma. Dou minha cara a tapa se algum dos que estavam presentes no camarote do itaú trabalha. Duvido. São todos uns vagabundos. Elite mesmo é o conjunto de trabalhadores honestos que mantem o país em atividade e é explorado diuturnamente por estes energúmenos que se tornaram muito ricos não por mérito, por talento ou por ter trabalhado duramente, mas sim praticando todo o tipo de fraudes conhecidas e ainda desconhecidas, sonegando imposto de renda e contribuição previdenciária, dando golpes e mais golpes nas bolsas de valores às custas da boa-fé de incautos. São animais selvagens praticando a selvageria capitalista. Tenho um solene desprezo por esta minoria ridícula que não se enxerga.

Jeronimo Cardozo

14/06/2014 - 02h04

vhttps://www.youtube.com/watch?v=k00KHt_4t2k&feature=share

JOÃO BATISTA

13/06/2014 - 22h45

Coxinhas, um aviso: Dilma será reeleita no 1º turno! Dito isto, passemos ao episódio de ontem. Vira-latas e colonizados fizeram o que se esperava deles. O povo, entidade desconhecida de vira-latas e colonizados, sabe quem defende sua emancipação, através do PROUNI, PRONATEC, MAIS MÉDICOS, LUZ PARA TODOS, MINHA CASA MINHA VIDA, RESTAURANTE POPULAR, FARMÁCIA POPULAR, FIES, CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS, BRASIL SORRIDENTE, UPA, SAMU, BOLSA FAMÍLIA, BRASIL CARINHOSO, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESCOLA TÉCNICA, VARAS FEDERAIS, VARAS DO TRABALHO, COTAS PARA AFRODESCENDENTES, ÍNDIOS E PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS, VALORIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, INFLAÇÃO SOB CONTROLE, EMPREGOS, AEROPORTOS, PORTOS, FERROVIAS e o mais importante: CIDADANIA!!! Dilma, meu voto é seu!!! Saudações Trabalhistas!!!

Dílson Marques

13/06/2014 - 22h04

Estudar mais te faria bem. Volta para o ensino médio para estudar a História, da República Velha até os dias de hoje.

Messias Franca de Macedo

13/06/2014 - 21h05

AO VIVO,
LULA E DILMA EM RECIFE !

Eles participam de uma plenária do PT e do PTB com as presenças dos senadores Armando Monteiro e Humberto Costa, do deputado federal João Paulo Lima entre outros

FONTE: http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2014/06/13/ao-vivo-dilma-e-lula-em-recife/

Cida Jube

13/06/2014 - 23h55

Já que a matilha latia 24 horas na mídia golpista que tudo seria um vexame e, como tudo foi maravilhoso, para não deixar os alienados que assistiam só para não perder o vexame decepcionados, a matilha mesma resolveu dar o vexame tão esperado. Ainda bem que esses já são conhecidos no mundo inteiro como o lixo da América Latina.

Anônimo

13/06/2014 - 20h36

Nossa! Que falta de respeito. O q sera de sua senhora mae e filhos c este exemplo….

jõao

13/06/2014 - 20h08

Os insultos à Presidenta Dilma começaram em CAMAROTE VIP DO ITAÚ no Itaquerão.
Lembrem-se, Itaú FINANCIA a campanha de Eduardo Campos e Marina Silva. Itaú financia palestras de FHC no exterior PARA FALAR MAL DO BRASIL. Lembrem-se, Luciano Huck é garoto propaganda do Itaú, e esse playboy apresentador reúne uma classe artística global em sua casa com o outro playboy, o Aécio.
Lembrem-se, o fortalecimento dos bancos públicos como Banco do Brasil e Caixa Econômica pelo Governo F

NA MIRA DA APOSENTADORIA, SETÚBAL QUER DILMA FORA EM 2014
:
“Saio depois da Dilma”, afirmou presidente do Itaú Unibanco em reunião com analistas de mercado; completando 58 anos neste sábado 13, Roberto Setúbal tem de deixar o cargo aos 60 anos, em 2014, de acordo com os estatutos do banco; Dilma, porém, tem direito a reeleição, e pode ficar até 2018; ele quer vencer o braço de ferro dos juros pela desistência da presidente?; especulação da sucessão no Itaú gira entre homens fortes do Unibanco
11 DE OUTUBRO DE 2012 ÀS 11:03

247 – O braço de ferro em torno da redução dos juros bancários está mexendo com os nervos dos chefões do mercado financeiro. Muitos não veem a hora de a presidente Dilma Rousseff, maior patrona do enquadramento das instituições financeiras, terminar seu mandato e não disputar a reeleição. Quem mais tem deixado claro esse desejo é o presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setúbal. Ele completa 58 anos de idade neste sábado 13, fato que abriu a bolsa de especulações sobre quem será seu sucessor no principal cargo do banco de sua família. Rezam os estatutos que, aos 60 anos de idade, o presidente tem de se afastar.

A assessoria de imprensa do Itaú confirma que Setúbal deverá mesmo passar o bastão entre 2014 e 2015, mas que poderá, então, ir para o Conselho de Administração do banco e “sempre continuará muito próximo e presente”.

Numa reunião formal com 550 analistas de mercado da Apimec, em setembro, em São Paulo, o próprio Setúbal admitiu que irá se aposentar da presidência do Itaú dentro de dois anos, mas o fez com uma frase cujo sentido foi óbvio. “Saio depois da Dilma”, disse ele. Dessa forma manifestou, com todas as letras, seu desejo de que a presidente não continue no cargo após 2014, apesar de ela ter direito a uma tentativa de reeleição. A guerra dos juros é o melhor motivo para explicar esse posicionamento.

Independentemente da torcida de Setúbal pelo término da gestão presidencial, correm no mercado financeiro os comentários sobre quem se sentará na cadeira dele. Na diretoria do Itaú Unibanco, onde estão todos os mais cotados para assumir o cargo, os nomes mais fortes são mesmo do Unibanco. A começar pelo ex-presidente da instituição e atual presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, Pedro Moreira Salles. Ele terá, em 2014, 55 anos, apto, portanto, para cumprir o estatuto que estabelece o teto de 60 anos para assumir o timão. No Unibanco, Pedro acumulou as funções de presidente executivo e presidente do Conselho de Administração, mostrando que apetite para exercer cargos importantes, tem de sobra.

O ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e atual homem forte na direção do Itaú Unibanco, Marcos Lisboa, é outro que está em alta na bolsa de apostas para a sucessão de Setúbal. Egresso do Unibanco, ele controla as estratégicas áreas de seguros e riscos operacionais. Dois outros unibancoboys, Demosthenes Madureira Pinho Neto e Marcio Schettini, ambos vice-presidentes do Itaú, correm por fora neste páreo, com iguais chances para uma atropelada. O filho de Milu Vilela, maior acionista individual do Itaú, Ricardo Marino, é mencionado, mas com menores chances. Numa dança de cadeiras promovida no ano passado na alta direção da instituição, ele foi escalado para cuidar das operações do banco em Portugal, o que não é visto como de grande importância. Entre as pratas da casa do Itaú, no entanto, parece ser o primeiro da fila.

    Vitor

    16/06/2014 - 10h16

    Você parece ignorar que o Itaú também financia a campanha de Dilma e nunca lucrou tanto como em seu governo…

Cristina Meirelles

13/06/2014 - 22h52

Pelo voto, não pela falta de educação, ou no grito. Disputa e ganha!!!

Cristina Meirelles

13/06/2014 - 22h52

Pelo voto, não pela falta de educação, ou no grito. Disputa e ganha!!!

Francisco Barbosa

13/06/2014 - 22h31

DILMA levou o que merecia, esta GUANGUE que assola o pais e ameaca a DEMOCRACIA tem que ser varrida do poder !

Francisco Barbosa

13/06/2014 - 22h31

DILMA levou o que merecia, esta GUANGUE que assola o pais e ameaca a DEMOCRACIA tem que ser varrida do poder !

Messias Franca de Macedo

13/06/2014 - 19h28

“Os insultos dirigidos a Dilma humilham quem os proferiu – e não a ela.”

Por jornalista paulo Nogueira, ‘O mestre dos Textos refinados’!

Em ‘Agostinho e os insultos dirigidos a Dilma’

FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/agostinho-e-os-insultos-dirigidos-a-dilma/

    Messias Franca de Macedo

    13/06/2014 - 19h55

    Por jornalista Paulo Nogueira, ‘O Mestre dos Textos Refinados’!

Josafa Bonfim

13/06/2014 - 22h27

Na Copa das Confederações eles estavam lá de plantão, vaiando a Presidenta sobre a liderança de Álvaro Dias seu filhinho e outros psdbostas metidos a vip’s…

Josafa Bonfim

13/06/2014 - 22h27

Na Copa das Confederações eles estavam lá de plantão, vaiando a Presidenta sobre a liderança de Álvaro Dias seu filhinho e outros psdbostas metidos a vip’s…

Daulto Bitencourte Garcia

13/06/2014 - 22h22

Saiu quase tudo perfeito realmente. O Juíz imitou nossos governantes e meteu a mão na Croacia.

Daulto Bitencourte Garcia

13/06/2014 - 22h22

Saiu quase tudo perfeito realmente. O Juíz imitou nossos governantes e meteu a mão na Croacia.

manelito

13/06/2014 - 19h18

É o que tenho dito… ou o Brasil acaba com a Globo, ou a Globo acaba com o Brasil.
A Globo está a serviço dos gringos, fazendo de tudo para o PSDB voltar ao poder e entregar o ouro ao bandido.

Sônia Kiill

13/06/2014 - 22h15

Seria então o caso de juntar todos os políticos em um estádio (de todas as esferas e partidos) para serem xingados. Porque se a educação, saúde, segurança, transporte, etc não estão a contento, a culpa é de todos envolvidos. Nossa!!! Teria um efeito… como ninguém pensou nisso antes para resolver os problemas do país…. Na verdade “isso” está muito longe de ser um protesto político e bem próximo a um tolo ato de falta de civilidade.

Sônia Kiill

13/06/2014 - 22h15

Seria então o caso de juntar todos os políticos em um estádio (de todas as esferas e partidos) para serem xingados. Porque se a educação, saúde, segurança, transporte, etc não estão a contento, a culpa é de todos envolvidos. Nossa!!! Teria um efeito… como ninguém pensou nisso antes para resolver os problemas do país…. Na verdade “isso” está muito longe de ser um protesto político e bem próximo a um tolo ato de falta de civilidade.

Jorge Silva

13/06/2014 - 22h13

Cafezinha, como a esquerda, sempre criando inimigos imaginários. Sobre o fato das pessoas com menos de 1 salário mínimo preferirem a Dilma, você poderia também fazer uma comparação demonstrando que são as pessoas com menos acesso a educação e assim pela falta de informação, são seres facilmente manipulados. Sobre a sua comparação de esquerda nos EUA, entenda que a esquerda americana é o que vocês PTistas definem como direita no Brasil.

Jorge Silva

13/06/2014 - 22h13

Cafezinha, como a esquerda, sempre criando inimigos imaginários. Sobre o fato das pessoas com menos de 1 salário mínimo preferirem a Dilma, você poderia também fazer uma comparação demonstrando que são as pessoas com menos acesso a educação e assim pela falta de informação, são seres facilmente manipulados. Sobre a sua comparação de esquerda nos EUA, entenda que a esquerda americana é o que vocês PTistas definem como direita no Brasil.

Sílvia Borges

13/06/2014 - 22h09

olha isso Pedro André Maciel. muito bom!!!

Sílvia Borges

13/06/2014 - 22h09

olha isso Pedro André Maciel. muito bom!!!

Messias Franca de Macedo

13/06/2014 - 19h05

… Estes(as) alienados(as) repugnantes envergonharam o Brasil perante o mundo civilizado. Portanto, o 1% da população brasileira representa a barbárie, o pré-medievalismo… Esqueceram que não estavam xingando, covardemente, uma senhora: estavam vomitando contra a instituição Presidência da República do Brasil, sede um evento ecumênico!… Nem ao Papa estes(as) energúmenos(as) desalmados(as) dão a graça da leitura!…

Lúcio Nicolau

13/06/2014 - 22h04

Quanta besteira ! Fala como se a culpa fosse de uma única pessoa. Desconhece totalmente a estrutura política brasileira.

Lúcio Nicolau

13/06/2014 - 22h04

Quanta besteira ! Fala como se a culpa fosse de uma única pessoa. Desconhece totalmente a estrutura política brasileira.

Raul A. Filho

13/06/2014 - 21h50

Tem gente falando que foi falta de respeito o povo brasileiro ter xingado a presidente na abertura da copa ontem! Falta de respeito é o que esse péssimo governo faz com o povo brasileiro todos os dias. Falta de respeito é não ter vaga nos hospitais. Falta de respeito é não ter remédio nos postos de saúde. Falta de respeito é não ter médicos decentes para atender a população. Falta de respeito é não ter escolas suficientes e decentes para nossas crianças. Falta de respeito é o preço do transporte público e má qualidade. Falta de respeito é o que todo trabalhador enfrenta todos os dias no trânsito, no congestionamento ou enfurnado dentro de ônibus e metrôs pelo Brasil a fora. Falta de respeito é a carga tributária desse país e a falta de estrutura em todos os serviços mais básicos e necessários para a sobrevivência humana. Falta de respeito são os gastos feitos com essa copa inútil, enquanto o país necessita de coisa muito mais útil e importante para o seu povo que só sofre!!! Mas infelizmente existe uma “elite” que não pensa no próximo, no povo que realmente necessita de todos esses serviços mal prestados pelo nosso governo, e não digo só do federal, mas de todos os governos (estadual e municipal). Mas o importante é que aquela “elite” que pôde comparecer ao jogo da copa ontem, lembrou do povo brasileiro necessitado e xingou muito bem a nossa “presidenta” e a fifa que veio avacalhar o nosso país!!! Parabéns aos brasileiros que assim agiram ontem!!
Agora continuemos com o circo, pq o pão ainda está faltando para muitos de nossos irmãos brasileiros!!!

    João Paulo Ferreira de Assis

    16/06/2014 - 10h59

    Respondendo tecnicamente:

    1 – Não tem vaga nos hospitais públicos porque a maioria deles é municipal e estadual. Reclame com seu governador e seu prefeito. Dilma não é culpada.

    2 – Não ter remédios nos postos de saúde é assunto dos prefeitos. Não é da Dilma.

    3 – O Programa Mais Médicos, que você provavelmente é contra, procura resolver o problema, já que os nossos médicos são de elite e a profissão está mercantilizada, e não querem aderir ao mesmo. O Programa Mais Médicos é de Dilma, sim senhor.

    4 – Nos governos Lula e Dilma foram criadas novas escolas técnicas e universidades, coisa que estava proibida por decreto do FHC. Quem não cumpre o dever quanto às escolas são os governadores e prefeitos, principalmente os do PSDB. Haja vista que aqui em Minas Gerais estamos para sofrer um apagão educacional, com a falta de professores habilitados. Ninguém quer ser mais professor.

    5 – Transporte público é atribuição dos municípios.

    6 – As obras de mobilidade urbana construídas pela Presidente visam resolver os problemas das grandes cidades. A Copa vai acabar e as obras vão ficar.

    7 – A carga tributária é excessiva, é verdade, mas enquanto tivermos financiamento privado de campanha, nenhuma reforma tributária dará certo, pois já se tentou isso no governo FHC e a FEBRABAN pressionou os deputados e senadores a votar contra o projeto do imposto único do deputado Flávio Rocha. Esta afirmação não é minha. É do jornalista Alexandre Garcia.

    8 – Interessante que a copa agora é ”inútil” mas quando foi anunciada a escolha do Brasil essa mesma mídia cantou louvores a Copa. Porque não demonstraram essa oposição na época?

    João Paulo Ferreira de Assis

      João Paulo Ferreira de Assis

      16/06/2014 - 11h12

      Esclarecendo o item sétimo do meu comentário:

      Alexandre Garcia comentou, na Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, que o projeto do imposto único, apresentado pelo Deputado Flávio Rocha foi rejeitado por pressões da FEBRABAN, que ameaçou deputados e senadores de não financiar mais as campanhas de quem aprovasse o projeto.

      Meu comentário:

      O financiamento privado de campanha causa uma distorção na representação. Os deputados e senadores são eleitos por nós, mas vão defender, não os nossos interesses, mas os das corporações que os financiam.

      João Paulo Ferreira de Assis é Professor de História na EE Deputado Patrus de Sousa, Carandaí MG.

Edmundo camargo

13/06/2014 - 18h44

Será que o prezado jornalista tem alguma boquinha no governo mais aparelhado da nosss história? A vaia veio junto com a descoberta de 23 mi de dólares na conta daquele que Lula chama carinhosamente de Paulinho. Não tente defender o indefensável. Respeite a nossa justa revolta.

    Miguel do Rosário

    13/06/2014 - 19h50

    Não sabe discutir, caluniam. A máscara cai sempre.

Deborah Negrão de Campos

13/06/2014 - 21h42

O vexame veio da Casa Grande!!!

Raul A. Filho

13/06/2014 - 21h40

Que elite o que ! Discursinho defasado, pré-formatado! Ela é péssima estúpida, que presidente que assina documento sem ler? Hã? E pode parar, antes de vir com o outro discursinho manjado de ”psdbista” e blá blá blá, deixando claro que nunca votei em tucanos, apenas acho que o povo da estrelinha está no mesmo nível dos tucanos, farsantes e hipócritas! HEY DILMA VAI TOMAR NO ….

Edesio Junior

13/06/2014 - 21h40

to com saco cheio de papagaios da mídia, viva a dilma

Edesio Junior

13/06/2014 - 21h38

caras pálidas, votei e votarei na dilma, é dilma de novo com a força do povo

Maurilio Campos

13/06/2014 - 21h11

Essa pagina é contra a corrupção e a favor do Cafezinho?

Nildo Marques

13/06/2014 - 21h09

Não pertenço à elite mas adoraria estar lá e fazer coro. Tem presidenta que vai ficar com o fuleco quente por um bom tempo.

Alexandre Gerhardt

13/06/2014 - 20h52

ONDE A DILMA VAI ELA É XINGADA…. NÃO TENTEM ESCONDER… NÃO ADIANTA… TÁ TUDO MUNDO REVOLTADO … MUITO IMPOSTO E POUCA CONTRAPARTIDA

Yacov

13/06/2014 - 17h28

“Por que o Brasil não gosta do Brasil e por que nos falta um mínimo de autoestima?”

Ora, porque as nossas elites não são BRASILEIRAS, ué !! O ‘breZeew’ metido a sêbo, formado pela elite OFFSHORE e seus lacaios brancos, não gosta do BRASIL negro e pobre, nem de dividir o ‘SEU’ avião com o pobre. Tão simples… Eles pensam que o BRASIL ainda é a colônia de exploração que era até 2002, na qual faturavam horrores OFFSHORE e o povo vivia com o pé no barro. Mas eles podem morrer de raiva, vaiar, espernear, que esse tempo acabou e não voltará. E se não estão satisfeitos que se mudem.

“ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’ & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !!

“O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Roberto Oliveira

13/06/2014 - 20h20

“Nenhuma direita do mundo tem uma Rede Globo a seu lado.” Isso é tão absurdamente grave!… A rede globo é a nossa bastilha.

Wagner Bueno

13/06/2014 - 20h08

Muito bom o artigo, a metáfora foi bem explorada, argumentos bem fundamentados com fontes confiáveis. Parabéns pelo texto. Acho que deveria ter uma nota de roda pé explicando que conceito de elite está sendo apropriado, rsrs, acho que causou confusão, rsrs.

O Cafezinho

13/06/2014 - 20h08

Jorge Couto E Silva esses conceitos de Casa Grande e Senzala não são velhos. Nunca foram tão modernos. O problema nem é esse, e sim a desigualdade de condições em que os lados brigam. Nenhuma direita do mundo tem uma Rede Globo a seu lado.

Jose Roberto

13/06/2014 - 20h06

Kkkk,a elite branca, aliás esses estádios padrão Fifa será q pode freqüentar nessa copa? Será q aqueles q receberam os ingressos doados pelo BANCO DO BRASIL,E CEF A ELITE BRANCA também mandou ela tomar naquele lugar?

Jorge Couto E Silva

13/06/2014 - 20h05

E, por fim, o Brasil é muito complexo e difuso (adoro esses conceitos pós modernos) para se reduzir tudo e todos em conceitos do século XIX, Casa Grande e Senzala.

Jorge Couto E Silva

13/06/2014 - 20h03

Por que a TV Brasil que é estatal não transmite a copa?

Mariana Silveira

13/06/2014 - 20h02

Bela análise.

O Cafezinho

13/06/2014 - 20h00

Não acho racista, porém mudei a frase. A tese não é sobre raça. É uma análise política Jorge Couto E Silva

Renata Noiar

13/06/2014 - 19h59

Mas amei: A casa grande declarou guerra!

Jorge Couto E Silva

13/06/2014 - 19h59

Numa boa, mas o termo “elite branca” é também racista.

O Cafezinho

13/06/2014 - 19h58

aliás, eu mudei a segunda frase para evitar essa confusão. leiam o artigo.

Cy Garcia

13/06/2014 - 19h58

Estão, O Cafezinho. E o artigo é ótimo!

Renata Noiar

13/06/2014 - 19h56

Li o artigo todo O Cafezinho, bom demais!

Renata Noiar

13/06/2014 - 19h56

Mariano, elite mesmo são poucos, mas vivemos em um país onde pobre que ser rico, preto quer branco… As coisas vão ficando confusas mesmo

Cy Garcia

13/06/2014 - 19h55

Mariano, se vc não se encaixa na classificação ( assim como eu),e não é elite economica e nem preconceituoso, então este artigo claramente não está falando de nós. :)

O Cafezinho

13/06/2014 - 19h54

mariano, ali no itaquerão, estava a creme de la creme da elite paulistana

Renata Noiar

13/06/2014 - 19h53

Amei o título!!

Cy Garcia

13/06/2014 - 19h53

Melhor dizendo: O artigo não é tão simples assim.

Mariano Lima Baptista

13/06/2014 - 19h52

Bom, segundo a classificação de classes do governo atual eu sou a “elite branca e preconceituosa”. Só que não me considero elite econômica e nem sou preconceituoso. Algumas analises estão fundindo a minha cabeça. Não entendo mais nada.

Cy Garcia

13/06/2014 - 19h52

Muito mais complexo o artigo de O Cafezinho, do que alguns podem intuir.

Cassia Carauta de Albuquerque

13/06/2014 - 19h52

Mas, com muita educação.

O Cafezinho

13/06/2014 - 19h51

Jorge Couto E Silva eu não falei isso. o artigo é sobre outras coisas. tem informações, análises e estatísticas

Cassia Carauta de Albuquerque

13/06/2014 - 19h46

Tenho dito, lá, na casa grande, só vou a passeio, sem ilusões afetivas.

Claudia Aparecida

13/06/2014 - 19h45

Vejam como ela torce de verdade. Amei! Tem sentimentos reais, nobre. Uma Divaaaaaaaaaaaaaaa.

Jorge Couto E Silva

13/06/2014 - 19h41

A vida não é tão simples assim.

Jorge Couto E Silva

13/06/2014 - 19h41

A culpa de todos os problemas do Brasil é da elite branca, com complexo de vira lata, que adora Miami e xinga a Dilma.

O Cafezinho

13/06/2014 - 19h39

Vocês? Eu sou um só.

Jorge Couto E Silva

13/06/2014 - 19h35

Vocês — com esse tipo de artigo — estão alimentando o ovo da serpente.


Leia mais

Parabéns, Alemanha!

14/07/2014 - 02h41

Perder, ganhar, viver!

13/07/2014 - 09h27

Abaixo o complexo de viralata!

11/07/2014 - 21h38

Recentes

Recentes