Menu

Manchetes maliciosas, por Jornalismo Wando

Agora todo mundo já sabe. Barbosa já era. É um pesadelo que passou pelo Judiciário brasileiro. Só que ainda terá de explicar à sociedade porque escondeu o Inquérito 2474 e mentiu em plenário, dizendo que o inquérito não tinha “nada a ver” com o mensalão, quando é o contrário. O inquérito 2474 era um aprofundamento […]

38 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Agora todo mundo já sabe. Barbosa já era. É um pesadelo que passou pelo Judiciário brasileiro. Só que ainda terá de explicar à sociedade porque escondeu o Inquérito 2474 e mentiu em plenário, dizendo que o inquérito não tinha “nada a ver” com o mensalão, quando é o contrário. O inquérito 2474 era um aprofundamento das investigações sobre o mensalão, e continha informações valiosas para a opinião pública e a defesa dos réus.

Hoje foi publicado um decreto da presidenta, aposentando o infeliz.

Aposentadoria-Barbosa

Eu aproveito o ensejo e reproduzo abaixo uma sacada importante do Jornalismo Wando, sobre a malícia de alguns portais, ao dar a notícia.

*

O poder das manchetes – PARTE II ou “Dilmaligna aposenta Barbosinha do Bem”

Por Jornalismo Wando | Yahoo.

Já conversamos aqui sobre o poder das manchetes e como elas podem influenciar os ânimos de uma nação. Hoje novamente falaremos dessas crianças sapecas do jornalismo, que muitas vezes desvirtuam a notícia e pregam uma peça no leitores mais desatentos.

As manchetes de alguns grandes veículos de comunicação amanheceram hoje cheias de malícia. A Folha não pensou duas vezes antes de disparar essa na cara da sociedade:

dilma1


O Terra seguiu a mesma linha e apresentou essa manchete:

dilma2


E, num efeito cascata, diversos outros veículos repercutiram as notícia da mesma maneira.

A verdade é que Dilma apenas atendeu a uma solicitação feita por Barbosa em maio, quando o ministro decidiu se aposentar alegando problemas de saúde. Ou seja, uma simples concessão de aposentadoria de um ministro do STF – que deve ser necessariamente anunciada em decreto publicado no Diário Oficial – se transformou em uma ação totalitária da presidente. Apesar da notícia esclarecer, o recado das manchetes é claro: Dilma não concedeu aposentadoria, mas a decretou.

A repercussão das manchetes nas redes sociais não poderia ser diferente. Foi mais ou menos assim que a notícia foi entendida no Twitter:

reperc_twitter2


No Facebook, a repercussão da manchete foi parecida. Todos se mostraram bastante revoltados com o autoritarismo de Dilma:

reperc_facew


Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

BALA2014 – LZBarizan

02/08/2014 - 10h48

Queremos Justiça e não justiceiros. Essa é a premissa. Quando denunciamos o psdb, os tucanoxinhas de plantão não pedem justiça. Não adianta vir com mimimi; pois o 2474 é a maior mentira deste País; é o MENTIRÃO, que será desmascarado agora que o justiceiro saiu do STF.

marco

01/08/2014 - 20h26

Ora,somente não vê,quem não quer.O tal julgamento de José Dirceu e outros,só se embasou em deduração do R.Jeferson.Caguetágem pura!Tratava-se simplesmente,de caixa dois.Agora,abriu-se jurisprudência,para qualquer um que endedure outro,sua caguetágem terá de ser levada a sério.Por coisa semelhante,enforcaram o Tiradentes.Caguete,é um dos piores seres sociais que existem.Dedos-Duros é o que são.O resto é prosódia.Ou o não ter o que dizer!

    Takarracha

    05/08/2014 - 09h56

    mentira sua. Enforcaram Tiradentes porque ele tramou contra a a Coroa, o que era punível com enforcamento. Lembre-se que temos a figura da da delação premiada, prevista para quem alcagueta os comparsas de crime. Que você defende os criminosos da papuda, tudo bem, mas não fique inventando coisas que não existem.
    A propósito, achei que certa parte da imprensa exagerou pois Dilma apenas cumpriu o formalismo de conceder a aposentadoria.

Leandro Cruz

01/08/2014 - 22h41

O melhor são os comentários dos coxinhas… Tem algo errado a culpa eh da Dilma hahahahaha

enganado

01/08/2014 - 14h07

A todos aqueles que defendem o JB, peço que façam iguais ao mesmo, ou seja, se casados metam porrada nas esposas, se solteiros metam a porrada em suas mães. Após isso expulsem as antigas esposas de casa se casem com loiras, aos solteiros coloquem suas domésticas no lugar da velhinha. Bom logo após a lambança peçam um parecer de exame em uma banca de psicologia para ser aprovado como JUIZ. Acertei na conta e na medida. Ah sim! Depois de nomeado JUIZ, comprem um apartamento em Miami com o salário do cargo que ocupa. Não se esqueçam de almoçar com o candidato de Washington a presidência e coloque fogo no processo 2474 para não deixar rastro. Rogue a DEUS para seu filho legítimo trabalhe na Tv Globo no programa do Hulk (marido da Angélica) e sinta bastantes saudades dos jatinhos executivos da FAB que usava para dar palestras no exterior, acompanhados de repórteres da Rede Globo. Boa sorte e boa aposentadoria.

Henrique B. Neto

01/08/2014 - 13h44

Chega a dar vergonha ter que lidar com uma mídia tão porca.

Alexandre Gerhardt

01/08/2014 - 12h21

seus imundos!!!!!!!!!!!

Alexandre Gerhardt

01/08/2014 - 12h21

o cara colocou ladrões na cadeia… o certo era ter deixado solto

    Jacó do B

    02/08/2014 - 17h28

    Claro que não! Os tucanos da privataria, trensalão, mensalão, compra de votos pra reeleição e aecioportos estão soltos até hoje!

      Takarracha

      05/08/2014 - 10h11

      mimimi… estão há doze anos no poder e são tão incompetentes assim? Nào… é que o os outros roubam e sabem roubar. O PT nem roubar sabe e quando é pego fica gritando… Que mofem todos na cadeia: PT, PSDB, PMDB, DEM… Só não vale dizer que o ladrões do PT são melhores que os do PSDB ou do PMDB, pois ladrão é ladrão.

Pedro GOmes

01/08/2014 - 07h10

a verdade esta vindo a tona

ramoom

01/08/2014 - 01h32

Olá amigos do O Cafezinho! Vamos,juntos,continuar combatendo as mentiras e manipulações do PIG? Curtam e compartilhem (y) http://www.facebook.com/Brasilantipig
Obrigado!

Pedro Barbosa

01/08/2014 - 00h03

Tem o laudo 2828 da PF tbm !!!

Ronaldo Pessoa

31/07/2014 - 20h04

Se você acha a Miriam Leitão ruim…vixi…é porque você não tem que conviver com essa daqui:

http://www3.itatiaia.com.br/institucional/integrante/140

http://www.ritamundim.com.br/artigos.asp

https://twitter.com/RitaMundim

Ela só fala mal do Lula e da Dilma TODAS as vezes que tem que fazer um comentário jornalístico.

Também, ela é da terra do Arrocho Neves, né ?!?

Lulu Pereira

31/07/2014 - 21h06

Os únicos corruptos dessa bandalha são, Barbosa e Gurgel

    Takarracha

    05/08/2014 - 10h03

    Vocês são bravos com o Gurgel, mas “esquecem” que foi Antonio Fernando quem ofereceu a denúncia, e denominou como “sofisticado esquema” de compra de parlamentares. Engraçado que nunca se viu um petista falando mal do Antonio Fernando, que mesmo após o início do mensalão, foi reconduzido por Lulla para o cargo de PGR.
    .
    Sabes o por quê? ehehehehe
    .
    pergunte ao Márcio Tomaz Bastos. O Antonio Fernando se precaveu e tem caroço escondido no angu de Lulla.. ehehehehe

Marlene Destro Oliveira

31/07/2014 - 20h13

Pena que sai aposentado, como se tivesse sido um magistrado correto. Queria vê-lo sendo tirado do cargo a bem do serviço.

Jacinta Ferreira

31/07/2014 - 19h56

Pois ehhhhh , o mensalão Tucano como fica????

Alessandro Pacheco

31/07/2014 - 19h32

Aposenta é a bandidagem comemora kkkkk

Judith Godinho

31/07/2014 - 19h29

Cria da mídia esses ai. São tão boçais, tão manipuláveis, afé.

    Takarracha

    05/08/2014 - 10h01

    Ué… quem nomeou ele não foi o Lulla? Por quê a mídia o criaria? Autoengano é masturbação mental…

Eduardo Londero

31/07/2014 - 19h09

Rodrigo Toledo para responder sua pergunta precisa analisar a natureza da crítica, se técnica, se política ou se apenas hidrófoba.

Roberto Junior

31/07/2014 - 19h08

O Rodrigo aprendeu na mesma cartilha dos ”moradores da casa grande”, que quem critica o status quo eh petista.

Eduardo Londero

31/07/2014 - 19h07

Esse Barbosa que vimos não é apenas o Barbosa. Atrás dele e de muitos “talking heads” (ou cabeças falantes ou leitores de sentenças) estão batalhões de mandarins anônimos, de assessores que realmente escrevem as sentenças e com quem os advogados realmente se entrevistam (e até debatem) quando precisam ter um encontro com um magistrado.

Álvaro

31/07/2014 - 15h52

A mídia desvirtua e os coxinhas, analfabetos funcionais, acreditam no que leem.

Vitor

31/07/2014 - 15h42

A mídia desvirtua com as manchetes! Fato!
E Miguel seria ótimo em denunciar isso se não fizesse o mesmo…
Uma análise rápidas dos 2 últimos artigos aqui do blog:

Não existe água em SP 07/31
– Os desavisados achariam que a fonte literalmente secou em SP.

Dono do jato ganhou estatal 07/31
– Os leitores de manchete já imaginariam uma privatização de graça.

Tirando sua seleção tosca de manchetes, parabéns pelo blog que conta com ótimas matérias, Miguel “cara-de-pau” do Rosário…

    Miguel do Rosário

    31/07/2014 - 16h13

    Vitor:

    1) a manchete “Não existe água em SP” é uma ironia e uma citação de um grande sucesso musical do Criolo. Não existe amor em SP.

    https://www.youtube.com/watch?v=f35HluEYpDs

    2) “Ganhar estatal” é uma metomínia. Quer dizer que o sujeito ganhou o controle da estatal. O texto deixa isso bem claro. Quando Dilma entrega um ministério ao PMDB, as manchetes são sempre: PMDB ganha estatal de Dilma, etc. Isso é corriqueiro.

      Vitor

      31/07/2014 - 17h13

      Tá bom Miguel… A Folha pode muito bem justificar a manchete dela como uma metonímia também…

      Aí você seleciona um texto do Yahoo! que escreve:
      “Apesar da notícia esclarecer, o recado das manchetes é claro: Dilma não concedeu aposentadoria, mas a decretou.”

      E sua justificativa para sua manchete é: “O texto deixa isso bem claro.”

      Ou seja, você pode explicar no texto, eles não.

      Enfim, o blog é seu, escreva o que quiser… Estou apenas dando a minha opinião que vc força a barra nas manchetes, já falei isso umas duzentas vezes. Inclusive no passado você me respondeu que faz isso pra chamar a atenção mesmo, é um recurso que usa… Beleza, só não acho certo você detonar os outros por usarem um recurso que você mesmo utiliza…

        Miguel do Rosário

        31/07/2014 - 17h16

        E sobre minha explicação sobre o título da água, não vai falar nada?

          Vitor

          31/07/2014 - 17h19

          Achei justificável, apesar de ainda sensacionalista…

          Vitor

          31/07/2014 - 17h22

          PS: Não conhecia a música, ouvi agora e achei muito boa…

O Cafezinho

31/07/2014 - 18h38

A sua hipótese é impossível, Rodrigo Toledo, porque JB foi um marionete da mídia. Se ele fizesse o que fez com tucanos, a mídia o teria aniquilado antes que ele fizesse qq coisa. A Globo o blindou até o fim. Até deu emprego para o filho dele.

Cleide Portella

31/07/2014 - 18h35

Inaceitável!!!

Rodrigo Toledo

31/07/2014 - 18h31

Pq muitos que o atacam estariam o idolatrando se ele tivesse feito isso com o psdb..

Rodrigo Toledo

31/07/2014 - 18h29

Nao. Eu penso que todos os envolvidos em corrupcao precisam ser julgados e serem presos. Todos. Ele deu o primeiro passo.. falta mto ainda…o que eu disse foi ” se ele tivesse feito isso com o psdb sera que os petistas edtriam metendo o pau nele? ..eu nao estou defendendo ele….já vi que vc eh petista…interpretacao de texto zero

Roberto Junior

31/07/2014 - 18h22

Que ideia eh essa , Rodrigo ? Se ele esta sendo alvo de critica eh porque justamente foi parcial.Quem aqui esta pedindo dois pesos e duas medidas eh voce.

Rodrigo Toledo

31/07/2014 - 18h14

Respondam com sinceridade: se ele tivesse feito tudo o que fez mas contra os envolvidos no mensao mineiro, metro de sp etc…vcs estariam metendo o pau nele?

    Elinton

    31/07/2014 - 16h39

    Não, os carniceiros tem grossa plumagem e bico comprido. Nós defendemos que os direitos dos réus do mensalão tucano tenham seus direitos respeitados, inclusive e principalmente quanto a duplicidade de grau. Queremos que justiça, não justiceiros. Barbosa é um péssimo exemplo!


Leia mais

Recentes

Recentes