Menu

Os candidatos na CNI

Depois de assistir às sabatinas dos três principais candidatos a presidente da república na Confederação Nacional da Indústria (CNI), eu lembrei de uma frase do inesquecível Barão de Itararé. “Quanto mais eu conheço os homens, mais gosto das mulheres”. Eduardo Campos fala muito bem. Dos três, é o que tem o melhor dom da oratória. […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Depois de assistir às sabatinas dos três principais candidatos a presidente da república na Confederação Nacional da Indústria (CNI), eu lembrei de uma frase do inesquecível Barão de Itararé.

“Quanto mais eu conheço os homens, mais gosto das mulheres”.

Eduardo Campos fala muito bem. Dos três, é o que tem o melhor dom da oratória. Só que não convence. Fica muito no abstrato.

Aécio Neves é aquilo. Parece um papagaio da mídia. Em discurso para a elite do empresariado nacional, agiu como se fosse amiguinho de todo mundo, sem nenhum aceno a turma do chão da fábrica.

Os entrevistadores da CNI, por incrível que pareça, mostraram bem mais preocupação com o social do que um candidato a presidência da república.

Um deles, numa pergunta à Dilma, mencionou a diferença brutal entre Estados Unidos e Brasil quanto ao que vai para as mãos dos trabalhadores numa indústria. Nos EUA, é quase 70%. No Brasil, menos de 50%.

Ou seja, ainda há margem para aumentar muito os salários dos trabalhadores brasileiros. Evidentemente, para que isso aconteça, também será necessário elevar a produtividade, reduzir os custos, eliminar desperdícios.

Dilma fez o discurso com mais conteúdo. Mas novamente eu não gostei de seu desempenho. Ela continua extremamente nervosa. Tropeça em quase todas as frases. Por vários momentos, ficou até difícil se concentrar em sua fala, porque o seu jeito aflito desviava a atenção.

A traulitada que tomamos da Alemanha já provou a importância de um estado emocional firme e tranquilo para uma boa performance.

Quanto ao discurso propriamente dito, foi razoável, mas seria infinitamente melhor se focasse no futuro. Ela pode até falar nas realizações do passado, mas sempre fazendo uma ligação para o que vem em seguida. O eleitor votará na candidata em função de uma expectativa de realizações vindouras.

*

Eu queria publicar os vídeos dos três candidatos que estiveram ontem na Confederação Nacional da Indústria. Mas somente as campanhas de Dilma Rousseff e Eduardo Campos publicaram o vídeo no youtube.

Dilma (clique aqui para ler resumo feito pela assessoria de imprensa da CNI).

A campanha de Campos preferiu publicar vídeos separados
(clique aqui para ler resumo feito pela assessoria de imprensa da CNI).

A campanha de Aécio Neves ainda não publicou os vídeos em suas redes

(clique aqui para ler resumo feito pela assessoria de imprensa da CNI).

Fonte: Fotos Públicas

Fonte: Fotos Públicas

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Iasmin Moris

01/08/2014 - 00h36

Dilma de novo

Celso Luiz da Silva

31/07/2014 - 21h18

Meu voto é da Dilma, não voto em AeroNeves.

Fernanda Dobrovolski Scherer

31/07/2014 - 15h45

Dilma é , definitivamente, uma figura política diferente.E , sabemos bem que , de políticos bom oradores o inferno está cheio . É nítido que Dilma, diante do grande público , fica nervosa.Sei bem como é isso.Mas a história nos mostra que a demagogia anda junto , na maioria das vezes , com o dom da oratória. Dilma está melhor a cada dia.Em entrevistas sua desenvoltura é melhor ainda.Mas seu conteúdo, digno de quem conhece e domina o assunto, é o ponto mais importante.Temos uma presidenta tímida e acho que podemos lidar com isso, isso aliás , é o que menos deve importar.Acho que devemos rever certos valores , para que não deixemos da dar o devido valor a alguém que está na presidência para fazer o seu melhor , de fato . Dilma é Caxias, é honesta, inteligente , carismática ,e dura, muito dura quando quer e a situação exige.Quanto mais a conheço , mais a admiro . Pois enfrentar rotineiramente , certas raposas inevitáveis e para uma senhora ,tem que ter personalidade .Nota 10 para essa presidenta que é gente como a gente.Tranparente ! Não faz tipo.E é pura competência em constante crescente.

    Arlete

    31/07/2014 - 22h12

    adorei sua análise, é assim que sinto a nossa Presidenta! Ela é o cara! que orgulho!

Emília Machado

31/07/2014 - 18h33

E eu lembrei de uma frase que um tio meu dizia sempre: “Assim como são as pessoas, são as criaturas.” Sempre se referindo às pessoas de pouca inteligência.


Leia mais

Recentes

Recentes