Menu

Pesquisa Ibope no DF

Texto e relatório publicados no site do Ibope. No Distrito Federal, Arruda lidera a disputa para governador 31/07/2014 Em segundo lugar, empatados tecnicamente, estão Agnelo Queiroz e Rollemberg ?Arruda é lembrado por 18% dos entrevistados na pergunta espontânea. Na primeira pesquisa de intenção de voto realizada a pedido da TV Globo, após o registro das […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Texto e relatório publicados no site do Ibope.

No Distrito Federal, Arruda lidera a disputa para governador
31/07/2014
Em segundo lugar, empatados tecnicamente, estão Agnelo Queiroz e Rollemberg

?Arruda é lembrado por 18% dos entrevistados na pergunta espontânea.
Na primeira pesquisa de intenção de voto realizada a pedido da TV Globo, após o registro das candidaturas, pelo IBOPE Inteligência no Distrito Federal, o candidato Arruda (PR) está na liderança da disputa eleitoral com 32% das intenções de voto. Em segundo lugar, empatados tecnicamente, estão o candidato à reeleição, Agnelo Queiroz (PT) com 17% das menções e o pessebista Rollemberg, com 15%. Em outro patamar aparecem Toninho do PSOL (PSOL) e Luiz Pitiman, do PSDB, citados por 6% dos eleitores cada. A candidata Perci Marrara (PCO) tem 1% das intenções de voto. Os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular somam 13%, enquanto os indecisos são 10% dos eleitores do Distrito Federal.

Na pergunta espontânea, ou seja, quando não há estímulo com o nome dos candidatos, 46% do eleitorado do Distrito Federal afirma estar indeciso. Tal percentual é comum neste momento, tendo em vista que não tiveram ainda início as propagandas eleitorais na TV e no rádio. Arruda é lembrado por 18% dos entrevistados e Agnelo, por sua vez, obtém 11% das intenções de voto. O candidato Rollemberg tem 5%; Pitiman e Toninho do PSOL são mencionados por 2% cada. Eleitores que não opinam a respeito são 14%.

Expectativa de vitória – De maneira independente à intenção de voto, 38% dos eleitores acreditam que Arruda será eleito governador do Distrito Federal, enquanto 26% creem na reeleição de Agnelo. Rollemberg é tido como vitorioso por 8% do eleitorado e Luiz Pitiman e Toninho do PSOL por 2% cada. A candidata Perci Marrara é mencionada por menos de 1% da amostra.

Rejeição – O IBOPE Inteligência perguntou aos eleitores do Distrito Federal em qual candidato não votariam de jeito nenhum, dando a opção de mencionar mais de um nome. Nesta pergunta, 46% dizem que não votariam de jeito nenhum em Agnelo, enquanto Arruda é citado por 32% dos eleitores. Os candidatos Toninho do PSOL e Luiz Pitiman são mencionados por 9% dos eleitores, cada; Perci Marrara por 8% e Rollemberg por 7%. Espontaneamente, 3% do eleitorado afirma que poderia votar em todos. Aqueles que não sabem ou não respondem somam 16%.

Intenção de voto para o Senado – Para a vaga de Senado disponível, o candidato Reguffe (PDT) está em primeiro lugar com 31% das intenções de voto. Em segundo lugar, empatados tecnicamente, estão os candidatos Magela (PT), com 16%, e Gim Argello (PTB), com 13%. Em outro patamar, Sandra Quezado (PSDB) tem 2%, enquanto os candidatos Aldemario (PSOL), Expedito Mendonça (PCO), Robson (PSTU) e Jamil Magari (PCB) apresentam 1% das intenções de voto cada. Entre o total dos eleitores, 18% estão indecisos e 16% preferem não opinar.

Mais da metade (56%) dos eleitores não sabem ou não respondem a pergunta espontaneamente. Magela tem 5% das menções, Argello tem 4%. Aqueles com intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 20%.

Intenção de voto para presidente – No Distrito Federal configura-se empate técnico na liderança da disputa para Presidente: o senador Aécio Neves (PSDB) tem 27% das intenções de voto para presidente, contra 26% das menções à atual presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff. Em um segundo patamar, aparece Eduardo Campos (PSB), com 11% das citações. Pastor Everaldo (PSC) é mencionado por 5% do eleitorado, enquanto Luciana Genro (PSOL), Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% das citações cada. O percentual somado dos demais candidatos atinge 1%. Eleitores com intenção de votar branco ou nulo são 14%, enquanto 13% preferem não opinar.

140731 - DF03

Na pergunta espontânea, ou seja, sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, 41% do eleitorado não sabe em quem irá votar ou não responde a pergunta. Dilma e Aécio aparecem novamente empatados, considerando a margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais: a petista é citada por 19%, contra 16% de menções a Aécio Neves. Eduardo Campos é mencionado por 7% dos eleitores. Pastor Everaldo tem 1% de citações, enquanto os demais candidatos não atingem 1% cada. Eleitores com intenção de votar em branco ou anular o voto somam 14%.

Avaliação da atual administração – A atual administração do Governador Agnelo Queiroz é avaliada de forma negativa (soma das menções ruim e péssima) por metade dos entrevistados, enquanto 31% a consideram regular, e 16% ótima ou boa. Dois terços (66%) dos eleitores desaprovam a atual administração, contra 25% que a aprovam.

Para os eleitores do Distrito Federal, as áreas em que a população da UF enfrenta os maiores problemas são saúde (81%), segurança pública (55%) e educação (54%). Lembrando que, nesta pergunta, o entrevistado poderia mencionar até três áreas dentre as presentes na cartela.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Takarracha

05/08/2014 - 09h35

Que coisa. o Brasil tá tão feia a situação, que o povo prefere um corrupto filmado do que um petista. Santo Deus! Cadê o Chapolim Colorado? Quem poderá nos salvar: é morrer nas mãos de um corrupto ou nas mãos de um petista (embora seja semântica). Parece que os brasilienses já fizeram sua escolha.

Paulão

03/08/2014 - 02h24

Então os brasilienses não são contra a corrupção? Ou todos estão na mesma faixa do Arruda esperando unzinho por fora?

Elinton

31/07/2014 - 21h04

Mas o Arruda ainda é candidato?

Melissa

31/07/2014 - 20h37

É uma mistura de tristeza com vergonha alheia em ver que o Arruda, mesmo depois de filmado literalmente com a grana na mão, preso e condenado continua em primeiro lugar aqui em Brasília. Pior ainda, com apoio de gente como Roriz, Luiz Estevão e Gim Argello (juntando eles já é caso de formação de quadrilha). O maior problema de Brasília não é nem saúde nem segurança pública. É definitivamente falta de educação(Brasília conseguiu erradicar o analfabetismo, mas infelizmente sobrou o analfabetismo político).

Vitor

31/07/2014 - 19h14

Situação feia em Brasília…


Leia mais

Recentes

Recentes