Menu

Indústria se recupera. Produção de veículos cresce 17% em julho

  A mídia aproveitou que o mês de junho trouxe números ruins para a indústria, influenciada pelo mau humor, pela crise nos países ricos, mas um bocado pelas férias meio que forçadas concedidas no período da Copa, para tocar a trombeta do terrorismo econômico. O declínio na indústria foi puxado principalmente pela indústria de autopeças. […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

auto_industry_crisis_668135


 

A mídia aproveitou que o mês de junho trouxe números ruins para a indústria, influenciada pelo mau humor, pela crise nos países ricos, mas um bocado pelas férias meio que forçadas concedidas no período da Copa, para tocar a trombeta do terrorismo econômico.

O declínio na indústria foi puxado principalmente pela indústria de autopeças.

Pois bem, o mês de julho já mostra uma forte recuperação do setor. As vendas de veículos cresceram 12%, a produção 17%, a exportação quase 20%.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, os números são menores, mas é um bom sinal ver que os dados de julho apresentam avanços substanciais sobre o mês anterior.

Se os empresários conseguirem resistir ao terrorismo econômico da mídia (o que, admito, não é fácil), podemos ter algumas surpresas positivas ainda este ano.

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, avalia que o desempenho neste segundo semestre será bem melhor do que no primeiro.

“Esperamos um segundo semestre vendendo mais e exportando mais também”, disse Luiz Moan. Ele disse que o maior número de dias úteis vai favorecer um melhor desempenho no restante do ano.

*

Produção e venda de veículos iniciam segundo semestre em alta

Marli Moreira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Lílian Beraldo

As vendas de veículos aumentaram 11,8% em julho na comparação com o mês anterior com um total de 294.768 unidades comercializadas, incluindo veículos leves, caminhões e ônibus. Sobre igual mês do ano passado, no entanto, houve queda de 13,9%. No acumulado do ano, o recuo chegou a 8,6%. Já a produção cresceu 17% na comparação mensal e caiu 20,5% sobre julho de 2013. No acumulado do ano, a queda chegou a 17,4%.

As exportações somaram US$ 1,02 bilhão, volume 19,7% maior do que no mês anterior, mas 32,2% inferior a julho do ano passado. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o valor diminuiu em 24,5% na comparação com igual período do ano passado.

Os resultados sobre o desempenho do setor foi divulgado hoje (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O presidente da entidade, Luiz Moan, manteve as mesmas previsões do mês passado com quedas de 10% na produção; de 5,4% nas vendas e de 29,1% nas vendas externas. Ele avalia que o desempenho neste segundo semestre será bem melhor do que no primeiro.

“Esperamos um segundo semestre vendendo mais e exportando mais também”, disse Luiz Moan. Ele disse que o maior número de dias úteis vai favorecer um melhor desempenho no restante do ano.

Ele informou que um processo de integração econômica com a Argentina tem evitado que a crise econômica naquele país afete ainda mais o setor que exporta para o país vizinho. Ele defendeu uma redução do custo de produção para ganhar mais competitividade e mercado.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

marco

07/08/2014 - 19h47

Pois hoje a tarde,conversando com um odontólogo/produtor rural,ele me disse que está se avizinhando,uma grande crise.Contra arrazoei com ele,que a pecuária esta de vento em popa,que os arremates transmitidos pela TV,que assisto,nunca tiveram preços melhores,que a safra agrícola devera chegar às 200 milhões de ton.,e que a indústria dava sinais de reaquecimento,particularmente na automotiva e ele,prontamente concordou.Perguntei-lhe então,donde tirou dados para arrazoar o que dissera,e ele prontamente respondeu que na ZH,Globo,Valor e Veja.Sugeri-lhe acessar Blogs,com o que ele concordou.Espero que se informe melhor!Mas ainda assim,é voto da direita!É mais um sonso,com diploma,mas rico!

Vitor

07/08/2014 - 09h47

Nãooooo Miguel!!!! Vc fazendo essas análises não!!!!!! Criticamos tanto a mídia que compara com mês/trimestre anterior (e não o mesmo período do ano anterior) e ignora eventuais sazonalidades e vc faz a mesma coisa, agora???
Estou profundamente abalado e decepcionado!

Maria Do Carmo Menezes

07/08/2014 - 11h39

Informação não se tem nas TVS. Consulte estatísticas.

Manoel Martins

07/08/2014 - 11h24

Não ouvi isso na s TVs ontem. Nem sei se esse tal crescimento gera desemprego. Mesmo em campanhas de reeleição mentiras têm limite.

Pedro Gomes Brasil

07/08/2014 - 01h22

nossa, terrível… pros golpistas. hehehe

Livia Vieira

07/08/2014 - 00h20

(Y)


Leia mais

Recentes

Recentes