Menu
, ,

Tucanos flertam com o golpismo

O jornalista Breno Altman escreveu um artigo de resposta a Alberto Goldman, que havia insinuado em texto que “Dilma não pode governar o Brasil”. Leia: Por Breno Altman*, no Opera Mundi. Tucanos flertam com o golpismo O ex-governador Alberto Goldman, coordenador da campanha de Aécio Neves em São Paulo, leva seu ódio antipetista ao paroxismo. […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Captura de Tela 2014-10-21 às 11.11.15


O jornalista Breno Altman escreveu um artigo de resposta a Alberto Goldman, que havia insinuado em texto que “Dilma não pode governar o Brasil”. Leia:

Por Breno Altman*, no Opera Mundi.

Tucanos flertam com o golpismo

O ex-governador Alberto Goldman, coordenador da campanha de Aécio Neves em São Paulo, leva seu ódio antipetista ao paroxismo.

Leiam com atenção o título de seu artigo mais recente, no site do PSDB: “O Brasil rejeitou o PT. Dilma não teria condições de governar o Brasil.”

Do que está falando esse cavalheiro que um dia já foi de esquerda?

Que o resultado eleitoral não deve ser acolhido? Que os tucanos irão desconhecer a vontade das urnas, a partir da noite do dia 26, agindo como a pior parte da oposição venezuelana e tentando virar a mesa?

Goldman parece ter finalmente concluído sua adesão ao lacerdismo e seu bordões.

O que pensa parece inspirado no que foi escrito sobre Getúlio Vargas nos anos 50. Dilma não pode vencer. Se vencer, não pode governar. Se governar tem que cair.

Esta é a linha do prócer tucano?

O álibi para tal raciocínio é aberração que fere a Constituição. “Dilma recebeu 41,5% dos votos válidos no primeiro turno das eleições. Os restantes são 58,5%”, diz o ex-comunista.

Ora, por esta tese, qualquer vitória em segunda volta é ilegítima. Afinal, só há nova votação quando o primeiro colocado recebe menos sufrágios que a soma de seus adversários.

Vejam, por exemplo, a situação de Aécio Neves. Teve apenas 33,55% dos votos válidos na primeira rodada. Os demais foram 66,45%. Sua eventual vitória em segundo escrutínio, portanto, deveria ser politicamente impugnada?

Se Dilma vencer no próximo dia 26, com 50% mais um dos votos, como manda a carta maior, terá sido eleita pela aliança entre os petistas e o veto ao retrocesso conservador, e seu mandato terá plena legitimidade.

Caso venha a ser Aécio o vitorioso, na união entre os votos tucanos e a rejeição antipetista, seu triunfo também será legítimo e o neto de Tancredo teria “condições de governar”.

O resto é conversa golpista.

Mas Goldman vai além.

“A votação do PT se sobrepõe”, afirma, “quase que com absoluta perfeição, no mapa da distribuição dos programas assistenciais, em especial do bolsa família. Abstraídos os votos dessas áreas, que deram a Dilma mais de 50% dos votos, a derrota para a oposição é muito mais expressiva”.

O impressionante é sua conclusão. “O Brasil do trabalho formal, produtivo, dos seus trabalhadores e empresários, no campo e na cidade, o Brasil da cultura e da tecnologia – essa é, de fato, a elite brasileira – rejeitou, por ampla maioria, o PT e sua candidata.”

Quer dizer que o voto dos brasileiros que ganham menos de dois salários mínimos, entre os quais Dilma teve 52%, vale menos que a “elite brasileira” identificada pelo ex-governador?

Qual seria a sugestão de Goldman para resolver esta situação que o incomoda? O voto censitário? A concessão do título de eleitor apenas aos cidadãos do que considera ser “o Brasil da cultura e da tecnologia”?

Seu discurso não é apenas antidemocrático. Apela também para o preconceito social e a fúria de classe contra os pobres. Na pior tradição da direita brasileira.

Vergonhoso outono de um homem público que caminhou entre as forças progressistas antes de saltar o alambreado.

*Breno Altman é diretor editorial do site Opera Mundi

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Suely Carvalho

21/10/2014 - 23h24

Bom demais!Dilmaneles!

Fabrício Cerradero DuBrasil

21/10/2014 - 23h10

o ovo tá chocando. vem merda midiática do PIG por ae.

André Lepikson

21/10/2014 - 23h07

Nossa! Que aberração! Esse velho tem que morrer!

Alexandre

21/10/2014 - 20h19

O governo neofascista-liberal se instalou em SP de tal maneira que pregam descaradamente o golpe. Não vamos esquecer que a Globo é aliada aos golpistas. No dia do debate, sugiro a militância ficar aos milhares na porta da emissora, com cartazes prontos, câmeras, panelas e apitos. O golpe parte III pode estar a caminho. Só que desta vez o povo não vai deixar. Custe o que custar!

    Luciano Machado

    21/10/2014 - 23h52

    Também acho que a militância deveria protestar em frente as sedes das emissoras da Globo. Essa emissora é a verdadeira oposição.

Marcio Rf

21/10/2014 - 22h03

Nessa lógica, Aécio sequer deveria estar no segundo turno, considerando que teve mais votos nulos, brancos e abstenções que votos tucanos.

Meire Souza

21/10/2014 - 19h11

O que é tremendamente assustador são os comentários com palavras de ódio! #Dilma 13 neles.

Carlos Faria

21/10/2014 - 18h01

#DILMA13

marco

21/10/2014 - 15h17

Eu gostaia de saber do blog,o por que não publicizarem meus comentários,já que leio aqui,coisa tão mediocre,quantos os meus!

Vanuzia Brito Lima

21/10/2014 - 16h35

Tucano não tem vez no Nordeste!”
Pois é… Mensalão Tucano… virou póóóóóóóóóóóóó…..

Vera Lucia

21/10/2014 - 16h04

FLERTAM COM O GOLPISMO, A MORDAÇA, CENSURA,

Otalice Cavalcante

21/10/2014 - 15h24

Quanta educação! Esse eh o argumento damaioria dos tucanos que conheço ? Dilma 13

Raquel Kacelnikas

21/10/2014 - 14h38

13

C.Paoliello

21/10/2014 - 11h36

O golpe de direita pode vir de nossas vulneráveis urnas eletrônica, vejam:

http://redecastorphoto.blogspot.com.br/

C.Paoliello

21/10/2014 - 11h25

O PSDB é o mais perfeito sucessor da sempre golpista UDN. Eles se alimentam do golpe, da truculência, da censura, da perseguição política, da vingança mais mesquinha, da corrupção, do favoritismo e da mentira.

Fabiano S. Netto

21/10/2014 - 13h20

agora vcs se superaram..45 sem golpe.e sem reeleiçaão.,tomar no cu cafe

Ricardo Edmundo Ceconello

21/10/2014 - 13h20

aÉBRIO confessa seus pecados para o “padre”:-

POR QUE? Por que fui construir os aéropós no meio do mato do titio Quedo? Agora todo mundo ficou sabendo que vendo o produto do HELIpóTERO dos queridos sócios “perrela”.

Ó, padre, POR QUE? Por que o PSDB foi vender a SABESP para o grupo americano, que não “reaproveita” a água em SP? Por que o pinochio Alkiminho foi distribuir CINCO BILHÕES de dividendos para os acionistas da SABESP americana, ANTES DO SEGUNDO TURNO?

Óh, padre, me perdoe, mas POR QUE eu fui desviar CINCO BILHÕES DA SAÚDE DE MINAS GERAIS, e justificar comprando VACINAS PARA CAVALOS?

Oh, meu pai. POR QUE EU FUI PENSAR QUE O POVO BRASILEIRO NÃO SERIA TÃO BURRO DE QUERER O PSDB E A PRIVATARIA TUCANALHA DE VOLTA?

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2014-10-20/aecio-tenta-dividir-culpa-da-crise-da-agua-em-sp-com-governo-federal.html

http://vimeo.com/109497504

OH, SENHOR TODOS OS DIABOS, POR QUE EU FUI SUBESTIMAR A INTELIGÊNCIA DO POVO BRASILEIRO?

POR QUE DILMA SERÁ ELEITA COM 57% DOS VOTOS (SEGUNDO A PESQUISA?)

QUEM FEZ ESTATÍSTICA, SABE LER UM MAPA DE PESQUISA, COM TENDÊNCIAS.

Agora, por favor, analisem o MAPA da Pesquisa última do DATAFOLHA, dia 21 de outubro de 2.014, e vejam as “tendências” do eleitorado brasileiro.

PRIMEIRO – Qualquer parvo sabe que quem acha o GOVERNO DILMA BOM PARA ÓTIMO, claro, VOTARÁ EM DILMA ROUSSEFF?
SEGUNDO – Analisando os que acham o GOVERNO DILMA BOM PARA REGULAR, VOTARÃO NA PRESIDENTE DILMA?
TERCEIRO e logicamente, QUEM ACHA O GOVERNO DILMA RUIM PARA PÉSSIMO, com certeza, NÃO VOTARÁ EM DILMA.
Então fiz a seguinte “conta” de teor lógico matemático. Somemos todos os votos de quem acha DILMA boa para ÓTIMA com mais 50% apenas dos que votarão em DILMA que acham seu governo bom para regular.
DEU PARA OS SENHORES E SENHORAS ME ENTENDEREM?
Agora vejamos o gráfico do DATAFOLHA, de 21 de outubro – do JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO e façamos um simples cálculo:-
Primeiro – segundo a pesquisa – 42% dos pesquisados acham BOM PARA ÓTIMO, o governo DILMA
Segundo – a pesquisa 37% acham-na regular, menos 50% de 37%, vamos arredondar para apenas 15% votarão em DILMA ROUSSEFF.
Ora, trata-se de SIMPLES ESTATÍSTICA – 42% mais somados 15% dos pesquisados que votarão em DILMA ROUSSEFF – dá um total de 57% dos pesquisados que VOTARÃO, com certeza, EM DILMA ROUSSEFF.
O “resto”, possivelmente, votarão em Aébrio farinha NEVER e seu troglodita terrorista VICE ADÃO.

Entenderam, crianças?

http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/10/aprovacao-do-governo-e-de-42-indica-pesquisa-datafolha.html

Lúcia Santos

21/10/2014 - 13h19

#DILMA13MINAS

Celia Maria Rodrigues Silva

21/10/2014 - 13h17

Ele deve esta com o desequilibrio de todos os fascistas..


Leia mais

Recentes

Recentes