Menu

As incompreensíveis trapalhadas políticas do governo

Primeiramente, peço desculpas aos leitores pela lentidão do blog nos últimos dias. Estou no meio de uma viagem ao exterior. Nesta terça-feira, devo ficar em trânsito. Na quarta, a rotina do blog volta ao normal. Mas acompanho tudo, naturalmente. Pelo que vejo, a política brasileira continua na mesma. Só se fala em golpe. (Na verdade, a política […]

119 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

ScreenHunter_5395 Nov. 24 22.36


Primeiramente, peço desculpas aos leitores pela lentidão do blog nos últimos dias. Estou no meio de uma viagem ao exterior.

Nesta terça-feira, devo ficar em trânsito. Na quarta, a rotina do blog volta ao normal.

Mas acompanho tudo, naturalmente.

Pelo que vejo, a política brasileira continua na mesma.

Só se fala em golpe.

(Na verdade, a política brasileira é assim há quase 100 anos. O golpismo, real ou imaginário, é a principal característica da nossa experiência democrática).

Ainda acho, porém, que não há mais clima para isso no país.

Dilma acabou de ganhar as eleições, e uma tentativa, por parte da oposição, de interromper seu novo mandato antes mesmo dele começar, geraria um efeito contrário ao esperado: aumentaria a popularidade da presidenta.

Do jeito que as coisas estão indo, é melhor para oposição deixar o governo tropeçar nas próprias pernas, o que aliás é justamente o que está acontecendo.

O apagão político continua.

Esperávamos que o lema “governo novo, ideias novas” fosse trazer oxigenação ao Executivo.

Que nada.

Não há porta-voz, não há secretário de imprensa, não há nenhum tipo de comunicação com a sociedade.

O Brasil parece viver uma situação que a Bélgica experimentou há pouco tempo. O governo parlamentarista caiu e nenhuma coalização partidária tinha maioria para montar outro governo. O resultado foi que a Bélgica ficou sem governo por mais de um ano.

Só que a Bélgica continuou na boa. É um país pequeno e rico, sem problemas sociais graves, e um sistema público autônomo.

E, importante, não há Rede Globo na Bélgica.

Enquanto isso, o governo – o do Brasil – continua fazendo burradas.

Uma atrás da outra.

Depois de uma eleição duríssima, altamente polarizada entre esquerda e direita, onde as críticas mais pesadas e mais bem sucedidas à Marina e Aécio foram justamente as suas alianças com a direita retrógrada, esperava-se que Dilma fosse trazer fatos positivos, com objetivo de cultivar a nova militância que se formou no calor das batalhas.

Criou-se a esperança de que haveria renovação política no PT e na esquerda em geral, envelhecidos precocemente após 12 anos no poder.

E qual o primeiro fato político criado por Dilma para o novo governo?

Katia Abreu.

É burrice demais.

E isso uma semana após João Pedro Stédile, líder do MST, fazer as declarações que talvez tenham sido o fato político que enterrou de vez qualquer buchicho sobre golpe, impeachment ou intervenção militar.

Stédile disse que o movimento social irá as ruas defender Dilma e a democracia, se houver golpe, independente do “disfarce” que mídia ou direita quiserem lhe dar.

Entendo perfeitamente a necessidade do governo se preocupar em formar maioria no Congresso, de um lado, e agradar a bancada ruralista, de outro.

A pasta da Agricultura, durante Lula e Dilma, sempre ficou com os ruralistas, e com a direita.

O nome de Katia não está confirmado, mas quem está sendo “fritado” é o governo.

E por quê?

Katia Abreu não é apenas uma representante do mundo rural.

Ela é um símbolo, uma mensagem política. Não havia necessidade do governo ferir tanto as suscetibilidades da esquerda. Há outros nomes do agronegócio, tão representativos como Katia, e mais competentes, que poderiam assumir o Ministério da Agricultura.

Faltou “timing”.

Dilma tinha que iniciar seu governo com fatos positivos. Não positivos junto à mídia de oposição, mas junto à sua base social, que nesta eleição, mais que nunca, foi fundamental para sua vitória.

O governo deveria fazer diferente desta vez.

Poderia chamar os movimentos sociais ligados à agricultura: as federações, sindicatos, associações, tanto de trabalhadores como patronais, para reuniões, nas quais se discutissem as políticas para o setor.

E apresentar alguns nomes.

Os ministérios tinham que vir chancelados pela base social, isso lhes dariam força para fazer política, inclusive no parlamento.

Do jeito que vai, o governo vai ceder para o PMDB, mas não vai ganhar nada em troca. Nem maioria parlamentar, nem apreço da mídia, e muito menos apoio de sua base social.

Ficará isolado.

A mesma coisa vale para o ministério da Fazenda.

O governo deveria fazer debates públicos com empresários, economistas, líderes sindicais, e traçar diretrizes políticas antes de nomear qualquer ministro.

A cúpula do PT, em especial os medalhões, como Mercadante, Cardoso, Pimentel, Gleisi, e a própria Dilma, não parecem ter aprendido nada com as eleições.

O conforto do poder não lhes deixam ver a extensão da carnificina política desencadeada por uma eleição tão radicalmente polarizada.

Estão cegos.

Todas as crises políticas do governo Dilma foram criadas pela mesma atitude que ele está tomando agora: um arrogante isolamento e uma quase indiferença por suas próprias bases sociais.

E todas as vitórias do mesmo governo apenas foram obtidas quando se dispôs a conversar, tanto com os grupos sociais, quanto com as próprias bases parlamentares, sindicais, empresariais.

Antes das manifestações de junho de 2013, Dilma nunca havia recebido as centrais sindicais!

Depois de junho de 2013, o governo fez intensas reuniões com uma grande quantidade de grupos e conseguiu debelar a crise que se aproximava do governo.

Na campanha eleitoral deste ano, a mesma coisa. O governo abriu as portas para conversas com todos os grupos, e ganhou as eleições.

Obama envia regularmente, a qualquer indivíduo, americano ou não, previamente cadastrado, emails com textos, alguns longos, sobre a conjuntura política.

Por que Dilma não pode fazer isso?

Se há necessidade de escolher um ministro da Agricultura do campo conservador, porque não enviar uma cartinha a todos, expondo, com transparência e franqueza, as diretrizes da política agrária, mostrando os investimentos em crédito à agricultura familiar, etc?

Se o governo quer fazer diferente, a comunicação é o principal fator, porque mesmo nas coisas onde o governo encontra dificuldade para mudar, ela gera engajamento e participação política da população, o que o ajudará a acumular forças para enfrentar os obstáculos.

Dilma está numa situação bem mais confortável agora. Já ganhou as eleições, e não disputará outra em 2018.

Pode ser mais franca, mais descontraída, mais ousada, mais ela mesma.

Quem ganhou as eleições foi o coração valente, a Dilma guerreira, que contará com o apoio corajoso de milhões de brasileiros.

Esta é a Dilma que queremos.

Entende-se a questão da governabilidade, mas em que o nome de Katia Abreu, que apenas atiça as rixas ideológicas no país, contribui para isso?

Resultado: o MST invadiu terras e destruiu plantações de milho transgênico, em protesto contra Katia Abreu.

E agora?

O que o governo ganhou com isso? Isso vai ajudar a derrubar o Eduardo Cunha? Improvável.

Que eu saiba, Katia Abreu não é nenhuma grande articuladora no parlamento.

Além disso, é óbvio que o governo precisará, nos próximos quatro anos, mais que nunca, de base social.

Em relação à regulação da mídia, é importante que o governo participe do debate usando os microfones que o povo lhe deu, através do voto, para esclarecer, para deixar claro que se trata de um esforço para ampliar a liberdade de expressão, o pluralismo, a diversidade de opiniões.

Basta abrir a boca e falar!

É preciso fazer a batalha de ideias!

É preciso lutar pela democracia!

Num primeiro momento, essa luta de ideias, esse debate, é mais importante do que qualquer reforma da mídia, porque a antecede.

Se não houver debate,  se não houver disposição do governo e do núcleo duro da base de fazer a luta de ideias, não haverá nenhuma reforma, nem política, nem da mídia, nem de nada.

O governo não vai investir na TV Brasil?

Dilma não vai trocar o Café com a Presidente, que vai para rádios do interior, para um programa de TV semanal, que pode ir também para internet?

O blog do Planalto não terá preocupação em participar, de maneira mais assertiva e corajosa, do debate político nacional?

Dilma é a presidenta de todos, petistas e não petistas, esquerdistas ou não esquerdistas, progressistas e conservadores.

Mas a presidenta pode ter opinião, não pode?

Todos os presidentes do mundo democrático podem ter, só Dilma não pode?

*

Hoje o Banco Central divulgou dados do setor externo. A economia brasileira continua sólida, com dívida bruta pequena, em relação a outros países, e reservas internacionais em condições de excelência.

O que chama a atenção, sobretudo, é o aumento do chamado investimento estrangeiro direto, o IED, que é o investimento não-especulativo, voltado para a produção.

De janeiro a outubro deste ano, o IED aumentou 3% sobre o mesmo período do ano anterior, atingindo US$ 51 bilhões.

Ou seja, o Brasil continua sendo um dos principais destinos dos investidores internacionais.

Problemas políticos, o mundo inteiro tem. E nações democráticas costumam, mais que quaisquer outras, experimentar duras rixas políticas e ideológicas.

O mal do Brasil, a meu ver, é mesmo a concentração da mídia, de um lado, e a irritante covardia do governo, de outro, que finge não ver o problema.

Enquanto a caravana passa, os cães não se contentam em apenas ladrar, como outrora. Eles mordem as rodas e ameaçam paralisar a sua marcha.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

ricardo de antonio bittencourt

26/11/2014 - 22h41

Nao vai postar mais nada nao?

Gulherme

26/11/2014 - 22h25

Rachando o bico, com as tentativas dos “bachareis em excel”, provar que o gráfico esta certo…. Agora sobre o texto esse, de mimimi não faz sentido, na esfera federal sempre fizeram acordo com Sarney, Maluf, Renan e companhia por causa da governabilidade, do perigo de golpe, etc… Nunca deram um pio, vão dar agora?

    Miguel do Rosário

    27/11/2014 - 06h22

    Pois é, o gráfico está certo.

    Quanto a piar, passarinho pia enquanto tá vivo. Governabilidade é fundamental. Os acordos são feitos com o congresso eleito pelo povo. Não é o governo que escolhe o congresso. O problema aqui é outro. Comunicação.

Dinis

26/11/2014 - 16h49

Miguel, Realmente o governo precisa urgente de uma política de comunicações, que comunique. Quase perdemos a eleição por isto. No entanto discordo da sua opinião quanto à Katia Abreu. Ela apoia a Dilma há mais de 3 anos,até quando o Aécio estava na frente das pesquisas, é lider sim da bancada ruralista e o Ministério da Agricultura é responsável por gerenciar e formular as políticas do Agronegócio Nacional. Além disto é preciso compor com todas as forças da sociedade.

armand de brignac

26/11/2014 - 16h49

PT Trapalhão
DE BRASÍLIA – O ministro do STF Teori Zavascki negou um pedido feito pelo PT, que desejava a abertura de um inquérito policial para apurar vazamentos da delação premiada do doleiro Alberto Yousseff à revista “Veja”. Na mesma ação, o partido também solicitava cópia dos depoimentos do doleiro.

De acordo com Teori, o PT não aponta nenhuma autoridade com foro privilegiado no suposto vazamento, logo não cabe ao STF determinar a instauração de inquérito.

Sobre o pedido de acesso à delação, o ministro destacou que a lei que trata de organizações criminosas só permite publicidade ao depoimento dos colaboradores após a denúncia ser aceita pela Justiça.

O pedido do PT foi feito às vésperas do segundo turno da eleição, em 26 de outubro, após “Veja” publicar que, num depoimento de Yousseff, o doleiro disse que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula sabiam do esquema de desvios na Petrobras.

Laura

26/11/2014 - 16h45

Vou repetir aqui as sábias palavras da mineira Regina Salomão: ” Fiz campanha e votei no projeto que Dilma representa e defende. Os caboclinhos que ela escolher para leva-lo adiante, têm meu voto.

Almir

26/11/2014 - 15h22

O 1ª suplente de Kátia Abreu, eleito agora em 2014, é Donizete Nogueira, filiado ao PT. Esse suplente assumirá o senado enquanto Kátia estiver no ministério. Como a direita avançou bastante no Congresso nessas últimas eleições, cada voto no senado a nosso favor é decisivo. Será que anda preciso desenhar?

    Miguel do Rosário

    26/11/2014 - 18h44

    Bom saber! Podia ter falado isso desde o início, não?

    Marcos Souza

    27/11/2014 - 10h13

    O que é que uma coisa tem a ver com outra? No senado Dilma trocou seis por meia dúzia. Substituiu Kátia Abreu , fidelíssima senadora da base aliada, por um suplente do próprio partido. Não há diferença alguma entre o voto da senadora e o voto do suplente. Vantagem seria se Kátia Abreu pertencesse á oposição e fosse substituída por alguém do PT ou da base alida, aí sim sua “matemática” teria sentido. Entendeu ou será que preciso desenhar?

Flavio de Oliveira Lima

26/11/2014 - 14h58

Irritante covardia.

Leici

26/11/2014 - 14h12

” O seu pior inimigo é você mesmo”.

Vixe

26/11/2014 - 13h57

Coxinhas, expliquem onde está o erro no gráfico.

MauriciO

26/11/2014 - 12h44

S

mineiro

26/11/2014 - 07h09

depois reclamam se vier pressao das ruas , e pode esperar a esquerda e os movimentos sociais nao vao deixar barato. e vamos pra cima mesmo , fez nos de palhaços agora ela vai aguentar a pressao durante 4 anos. e o pior pressao da ultra direita e da esquerda.

mineiro

26/11/2014 - 07h07

que tal o bolsonaro para min.da jusitça que tal hein? pra quem tem cachaça abreu no min.da agricultura nao faz a menor diferença. a e o filho dele para chefe da policia federal. nao é de duvidar muito nao da pres. fazer isso. a verdade é que a pres.odeia os movimentos sociais e a esquerda , so pode , nao tem como.

armand de brignac

26/11/2014 - 03h29

DILMA, além de ESTELIONATÁRIA ELEITORAL, é MÁGICA, pois faz o rombo de 20 bilhões se transformar num superávit de 10 bilhões de reais !

    Adamastor Xexéu

    26/11/2014 - 12h10

    Quanta bobagem…
    Seu partido, no poder, faria a mesmíssima coisa…
    Quanta bobagem…

Vixe

25/11/2014 - 23h45

Ué?
Do que os coxinhas estão reclamando sobre o gráfico?
Olhe os valores ali inserido e a escala de medida.
Me aponte onde está o erro.

    Vitor

    26/11/2014 - 08h45

    Pois é… Algumas pessoas não conseguem entender conceitos simples! Esse aí acha que apenas combinar escala e valores é suficiente. Qualquer coisa além disso tem que raciocinar, aí é difícil…

      Miguel do Rosário

      26/11/2014 - 13h24

      O gráfico está certo. A escala está mencionada. Um estagiário do Globo botaria os 51% menor que os 49%.

      Eu faço gráfico desde 1992, para meu jornal especialzado em café, sobre exportações, etc.

      Gráficos são feitos para explicitar mudanças. A mudança é que é a notícia. Ao iniciar a escala em 48, eu tinha o objetivo, explícito, de dar destaque à mudança de 49 para 51. Diante da situação economica mundial, e das críticas que se faz ao Brasil, é um aumento e tanto!

        Vitor

        26/11/2014 - 13h50

        Não dá Miguel, você fez o gráfico para passar uma mensagem diferente dos números, que você quer induzir o leitor. Não acho bacana e muito menos facilita a vida de quem quer saber os fatos…

        Marcos Souza

        26/11/2014 - 18h22

        Essa história do gráfico já está virando piada. Gráficos têm ser representados a partir da origem do eixo (0,0) para que reflitam os dados com fidelidade, e não a partir de um valor próximo ao topo. O erro está em não se apresentar o gráfico por inteiro, não existe isso de se representar um gráfico a partir um valor superior ao 0 da ordenada. Garanto que se O Globo, Veja ou Folha representassem num gráfico desses o aumento de suas vendas de um ano para outro o jornalista os estaria acusando de erro e de estelionato.É óbvio que a representação gráfica nem de longe representa, e essa é a função dos gráficos, os dados apurados!

    Vixe

    26/11/2014 - 13h53

    Tá, já sei que você não gosta da minha pessoa e sente prazer em me ofender gratuitamente, mas, se você sabe, explique onde está o erro?
    Não sabe, né?
    Então eu te ensino:
    Se você, contado de baixo para cima, eliminar a primeira linha 49, manter a próxima, eliminar a primeira linha do 50, mantendo a próxima e eliminar a primeira linha do 51 mantendo a próxima, você verá que os valores representados nas barras azuis estão certos.
    Qual o seu problema?
    Só acredita nos gráficos dos estagiários da Globo?

    Scan

    26/11/2014 - 15h50

    Renato, minha cavalgadura, você não sabe ler um gráfico de barras (com DUAS barras!) e joga a sua ignorância sobre os outros?
    Ou é, alem de ignorante, mau caráter?
    Não se incomode em responder: as perguntas são retóricas.
    Todos sabemos que você é um reles batedor de carteiras e que “estudou” nas escolas do SSerra. Ehehehehe!
    Mais um fracassado e parasita…

Descrente

25/11/2014 - 22h44

Atenção… o Zé da Justiça vai ser confirmado no ministério da INjustiça.. Incompreensível e tirar um ministro competente, como o Mantega, e manter um INCOMPETENTE no MJ… ou seria incompetentO???

Mauricio2

25/11/2014 - 22h42

Miguel,

Esses coxinhas além de golpistas são extremamente mal educados e grosseiros. Admiro sua liberdade e democracia em não censurar os comentários, mas essa gente não tem um mínimo de civilidade e respeito. Ninguém é obrigado a ler o blog e muito menos a concordar com as ideias postadas aqui, mas esses mal educados deveriam ter a noção que apesar de golpistas e não democráticos ainda sim conseguem ter seus comentários publicados aqui. Bem diferente da veja, globo e similares, onde somente comentários pró-psdb e/ou contra o PT são publicados. E ainda dizem que os “blogs sujos’ são chapa branca, são muito caras de pau mesmo! Pra eles imprensa isenta e democrática é a veja, globo, estadão, etc.

Gerson

25/11/2014 - 21h09

O que está acontecendo hoje? Cafezinho com coxinha???? Nunca vi tantos coxinhas reunidos, o blog já virou uma padaria é? Coxinhas a vontade comentando.
Miguel, sei que deve de dar raiva de ler certos comentários coxistas, mas segue meu conselho: não fica respondendo os coxinhas de plantão, porque aí eles se sentem importantes e vão continuar importunando aqui no blog. Deixa que aos coxinhas a gente responde.
Quanto a Kátia Abreu: só o nome dela ser cogitado é um absurdo, que dirá nomeá-la como ministra da agricultura. Acho que a Presidenta Dilma não leu direito o livro sobre Getúlio Vargas. Getúlio ganhou as eleições de 1951 com o apoio da esquerda, mas nomeou um ministério de direita e conservador. Embora alguns avanços (criação da Petrobras e aumento do salário mínimo) deu no que deu. A Presidente não pode se afastar de quem a elegeu, porque ela nunca vai ser aceita pela direita retrógrada.

Denis

25/11/2014 - 19h05

Miguel, explica como fizesse esse gráfico aí?
aumento de 3% virou um gráfico que representa 200% de aumento?
Arruma essa porra seu maluco, senão nem a militância vai querer pagar assinatura pra ser enganada. O PT já venceu, agora é hora de encarar a realidade, não é hora de tentar dourar a pílula.

    Miguel do Rosário

    26/11/2014 - 12h08

    O gráfico está correto. As proporções estão dispostas no eixo vertical, da esquerda.

Ricardo

25/11/2014 - 18h19

“O gráfico está certo.” O Miguel além de burro é teimosos. Não sabe produzir um mísero gráfico e acha que tem algo a ensinar a dirigentes de estatais e agentes de comunicação do governo. É um blogueiro sem noção e sem senso de ridículo!

    Miguel

    25/11/2014 - 19h38

    O gráfico é automático.

S

25/11/2014 - 17h49

Washington – A US Securities and Exchange Commission (SEC) intimou uma entrega de documentos pela Petrobras, informou em nota a companhia de petróleo, que compareceu à SEC nesta terça-feira.

A empresa não comentou sobre quais questões se referem os documentos solicitados pela SEC, que, no Brasil, seria correspondente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Agora, aguentem !

S

25/11/2014 - 17h44

Gráfico tosco. Só se for para enganar PeTralhas !

    Miguel do Rosário

    26/11/2014 - 12h09

    O gráfico está correto. Se fosse do Globo, a coluna da direita, de 51%, estaria menor que a de 49%.

solange

25/11/2014 - 16h44

Isso tudo me dá uma angústia……..Será que este governo não padece do famoso “complexo de vira-lata”? Dilminha, querida, acorda!

armand de brignac

25/11/2014 - 16h32

Como pode DILMA supostamente uma servidora exigentA, uma gerente competentA e uma executiva detalhistA não ter-se dado conta, enquanto Ministra das Minas e Energia, Chefe da Casa Civil e PresidentA da República, de que havia malfeitos na PETROBRÁS, a despeito dos alertas do TCU ?
Resposta : DILMA é uma FRAUDE !

    Eduardo Pereira da Silva

    25/11/2014 - 18h09

    Deixe de usar de falsidade intelectual, todos os alertas do TCU foram públicos e debatidos no Congresso que deliberou sobre o tema, porque ninguém da oposição apresentou uma “queixa crime” na época se era tão fácil assim de se ver como você fala? Afinal, toda a oposição teve acesso a todos os alertas do TCU (que foram públicos, diferente do que a sua revistinha querida INveja, quer fazer seus leitores adestrados acreditar), inclusive seus queridinhos do PSDB que estão atolados nas empreiteiras até o talo, embora a grande mídia tente esconder isso a qualquer custo. E por último como já foi descrito por empresários envolvidos o esquema começou, no mínimo, em 1996, primeiro mandato de FHC/PSDB e porque nada foi investigado na época??? Resposta: PSDB É UMA FRAUDE PIOR QUE TUDO QUE SE POSSA PENSAR, pois tem o apoio da leniência da mídia que esconde os seus podres.

      Vitor

      25/11/2014 - 19h44

      Concordo com seu posicionamento sobre o PSDB, partido lixo!
      Porém não podemos esquecer que o Congresso deliberou mesmo sobre o tema, mas votou a favor da suspensão das obras! Lula que vetou! Contra as recomendações do TCU e do Congresso… Portanto ele tem sim responsabilidade…

        Miguel do Rosário

        26/11/2014 - 13h26

        Obras não podem parar. A infra estrutura não pode ser penalizados pela corrupção.

          Vitor

          26/11/2014 - 13h52

          É, mas olha o resultado das obras a qualquer custo! Não quis parar beleza, mas agora assume a responsabilidade!

mane

25/11/2014 - 16h27

A Presidenta tem que governar sim para o Brasil. Mas não pode esquecer que a maioria que a elegeu, aprovou os efeitos da sua administração.Que faça correção de rumos aqui e acolá,é aceitavel,mas uma guinada à direita , não satisfaz a esquerda e tampouco a direita, que sempre quer tudo.Ela corre o risco do isolamento, e ainda não começou o 2º mandato, e ai mora o perigo. Fraca, sem apoio, e as armadilhas preparadas pelo Judiciário,poderá acontecer o 3º turno.

Mauricio2

25/11/2014 - 15h53

Miguel,

Todos os blogs que apoiaram a Dilma deveriam divulgar o manifesto que pede que a mesma governe com base no programa eleito, e não essas aberrações que estamos vendo. Não é admissível que A Dilma vire as costas para todos que, sem ganhar um tostão e sofrendo todo tipo de agressão, a empurraram para a vitória na eleição mais disputada de todos os tempos. Sabemos que ela precisa compor com os partidos para formar a tal “governabilidade” (nome bonito para disfarçar o apetite do PMDB por cargos) mas tudo tem limite. Como ela disse que gosta do seu blog, espero que ela leia os comentários aqui e respeite a vontade dos seus eleitores e não dê ouvidos a esse tal “mercado”, outra aberração tupiniquim propalada pelos colunistas da grande imprensa. Mercado é lugar pra fazer compras, quem tem que ser agradado somos nós eleitores da Dilma e do PT.

um abraço

Mauricio

    Vitor

    25/11/2014 - 16h12

    Errado amigo, quem tem que ser agradado é todo o povo brasileiro, independente se votou na Dilma e no PT. Ela é Presidente de todos! Na verdade ela deveria agradar especialmente os que precisam mais do Estado, pouco importa em quem votaram!

      Mauricio2

      25/11/2014 - 22h35

      Ok Vitor, retifico o que disse e concordo com você. Só queria deixar claro que o governo não pode se render ao tal mercado, tem que governar para o povo (principalmente os mais pobres como você bem observou!).

      abs

        MauriciO

        26/11/2014 - 07h24

        Excelente Vitor. Tem blogueiro cara de pau reivindicando cargo no Governo. É muita pretensão! É blogueiro ou quer cargo em comissão? Que encare um concurso.

          Vitor

          26/11/2014 - 09h04

          Disso aí eu não sei Maurício! Qual blogueiro?

        Vitor

        26/11/2014 - 09h01

        É isso Maurício!
        A grande questão agora é o que é bom para o povo… Acho que está na hora de pensarmos se a opção pelo Levy não é a melhor no momento…

        O estilo desenvolvimentista e descontrolado do Mantega ia cobrar seu preço eventualmente (e talvez não estivesse tão longe). Acho que foi bom para o país, conseguimos aproveitar o boom chinês, empregos em alta, mas a conjuntura agora é outra…

        Eu acho que a Dilma pode ter acertado nessa escolha, tá na hora de dar uma segurada, colocar as contas em ordem, para continuar a investir nos mais carentes… No médio/longo prazo isso pode ser melhor para o povo mais pobre tb!

        O que não concordo mesmo foi a forma que ela conduziu a coisa toda! Ela apresentou como candidata uma proposta que entendia ser melhor para a população e como Presidente adotou o contrário!
        Nesse aspecto ela foi sim desrespeitosa com seus eleitores…

          MauriciO

          26/11/2014 - 10h38

          Deixa estar Vitor! Esse malandro ainda vai ser desmascarado. Na hora certa.

          Mauricio2

          26/11/2014 - 14h03

          MauriciO, quem vai me desmascarar? Você? Cara, você além de mal educado e grosseiro é um boçal de marca maior. Em vez de debater como todos fazem aqui fica apontando seu dedo para os outros enxergando defeitos que talvez lhe caiam como uma luva ao se olhar no espelho. Recolha-se a sua insignificância e aprenda a ser mais educado ao se dirigir a pessoas que nem ao menos conhece. Você está se comportando igual ou pior que os coxinhas que comentam aqui, não percebeu isso ainda? Por último, malandro deve ser o seu pai que te botou no mundo e deu no pé para não sustentar um merda como você!

          MauriciO

          27/11/2014 - 10h17

          Voce e tua curriola gay, destruiram o Pdt, e agora tentam se aproximar do Pt com a mesma finalidade. Voce não passa de um muquirana papa fina. Não precisa se recolher ao teu gueto, porque voce ja esta nele. Quer ser maior que a Rainha de Sabah? Ora. Va tomar no cu, seu salafrario.

          MauriciO

          27/11/2014 - 10h42

          Mentes sórdidas como tua, é que são responsaveis pela existencia de coxinhas e toda violencia que existe neste Pais. A tua capacidade de dissimulação e mimetismo é tipica dos repteis e causadora do caos, que estamos vendo aqui nesse blog. Essa é com certeza a democracia chulé que gostaria de ver no Pais. No cu pardal.

          MauriciO

          27/11/2014 - 10h55

          Alias, como toda hiena sórdida, voce estimula a podridão, porque se locupleta dela em seus textos de cinismo. De podridão voce entende bem. E se bobear come merda, como toda hiena.

          MauriciO

          27/11/2014 - 11h48

          O Ministerio da Saude adverte: enfiar teclado de computador no rabo, não faz bem para a democracia. Fala alguma coisa. Seu escroto.

          Miguel do Rosário

          27/11/2014 - 16h01

          Pára de falar palavrão, cara.

          MauriciO

          27/11/2014 - 12h06

          Ja sei. Vai fazer como das outras vezes. Vai postar um monte de testiculos pra me atacar pelas costas sem que ninguem perceba. Homem que tem muitos nomes, não honra as calças que vesta e se diverte com a propria iniquidade. Verme! Covarde! Bundão.

          MauriciO

          27/11/2014 - 16h14

          Fica na sua estafeta. Manda teu chefe sair do armario, e deixa de apagar um por um. Democrata de palanque!

          MauriciO

          27/11/2014 - 16h48

          Grande equipe de blogueiros. Sacaneiam e ofendem o comentarista, e depois apagam suas devidas respostas. O que me importa é, que eu salvei todas as paginas com os comentarios. Cambada de moleques.

Eduardo Pereira da Silva

25/11/2014 - 15h35

Querem sinceridade? Pois bem. passadas as eleições o que estou vendo é algo aterrador, os blogs de esquerda estão pressionando a Dilma tal qual o PMDB, querendo cada qual mostrar que tem “o poder” de movimentar seus leitores ao sabor de suas colunas e, assim, mostrar que também querem o naco do poder que lhes cabe ou pensam que cabe.

Estou farto. Feliz de quem disse que “a esquerda é solidaria somente na prisão”. Esperar que a direita pressionasse a Dilma agora não seria novidade, novidade é essa pressão vinda dos blogs de esquerda, sendo que a Dilma sequer foi empossada ainda.

Aliás, porque a esquerda não levou milhares para Brasília para defender o Decreto da Dilma que criou os conselhos populares? Não, isso não fizeram, o que fizeram foi o MST invadir a fazenda da Katia Abreu para atiçar ainda mais a direita contra Dilma. Com amigos assim quem precisa de inimigos?

Estou farto. Do jeito que vai vou deixar de ser de esquerda e me tornar apartidário, porque ao que parece a esquerda é tão chantagista, auto-fagica e intolerante politicamente como a direita. Fui.

    Eduardo Pereira da Silva

    25/11/2014 - 15h44

    Finalizando, a esquerda com todos seus blogs e movimentos sociais deram a Dilma uma vitória apertada e deixaram que a direita elegesse um Congresso ainda mais conservador e retrogrado que o anterior. Então olhem para isso e parem de se ufanar como se tivem dado para Dilma todas as condições para fazer todas as mudanças que querem de forma fácil como escrever algumas linhas. Não o que a Dilma tem pela frente é algo ainda pior do que teve que enfrentar no primeiro mandato, reconheçam esse fato e desçam do pedestal.

    Responder

      MauriciO

      26/11/2014 - 08h33

      Assino em baixo. Parece que o interesse pessoal de alguns blogueiros, está acima dos interesses da Nação. O que é frontalmente contrario a tudo que disseram durante a campanha. Ou seja, usaram a nós leitores e eleitores para atingir seus propósitos. Com blogueiro assim, quem precisa da Veja?

Eduardo Lima

25/11/2014 - 15h20

Ipsis Literis a minha cantilena. O governo precisa mostrar ação, enfrentamento político, enfim, governar. E, no campo das ações concretas em prol da população, estudar e apresentar um pacote de ações para garantir e ampliar as conquistas da Classe C. Reconquistando a Classe C, especialmente a do Centro-Sul, o apoio popular será tão forte que acaba esse golpismo que está no ar e a base política reduz as cobranças estridentes. Na série de textos abaixo há uma reflexão neste sentido. O que a Classe C precisa? Recomendo a leitura.

http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR3.html

http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR2.html

http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR.html

Pedro Luiz

25/11/2014 - 13h09

Estamos sob um tiroteio safado e injusto,injusto? sim as balas só para o nosso lado – e ainda cobramos atitudes? calma,calma e calma ao menos vamos dar o direito do NOSSO GOVERNO armar uma saída e passar a ofensiva.
Besteiras?! não estamos a para de todas as coisas e que o nosso governo está – sendo assim ao invés de adjetivos Besteiras e outro más – sugestões e apoio – precisamos ganhar às ruas e não será por aí que ganharemos – críticas tipo “Besteiras” apenas nos enfraquecem perante as ruas.
Pedro Luiz

Cleisson

25/11/2014 - 13h05

Nem a globo faz um gráfico de merda desses, e ainda acha que o governo ta arrombando.

    Miguel do Rosário

    25/11/2014 - 16h12

    O gráfico está certo.

      Ricardo

      25/11/2014 - 18h12

      O Miguel além de burro é teimoso!

        Miguel do Rosário

        26/11/2014 - 13h28

        O gráfico está certo. Olhe as escalas na coluna da esquerda.

Seu Zé

25/11/2014 - 12h25

Kátia Abreu é amiga de Dilma. Foi convidada até pra ser madrinha do casamento da Srta. Rainha do Latifúndio. Enquanto isso a agricultura familiar (moderna e sustentável)…

    Ricardo

    25/11/2014 - 15h22

    O Miguel tem razão, não há Rede Globo na Bélgica. Em compensação na Bélgica também não há blogueiros bobalhões como o próprio Miguel do Rosário e o restante dos blogueiros sabujos. Fica uma coisa pela outra!

      Miguel do Rosário

      25/11/2014 - 16h11

      Ok, baba.

        Marcelo

        25/11/2014 - 16h19

        Na Bélgica,como jornalista, o Miguel iria receber algum benefício social, tipo bolsa família, ou iria passar fome!

          Miguel do Rosário

          26/11/2014 - 12h10

          Na Bélgica, a maioria de nossos colunistas é que iriam passar fome. Eu estaria muito bem, porque lá a maioria da sociedade, inclusive a elite, é progressista.

Renato Rocha

25/11/2014 - 12h24

Eu não sei qual foi o idiota que produziu o gráfico; só sei que é um idiota. Quem olha para a figura que representa os investimentos de janeiro a outubro de 2014, julga que eles foram duas, três vezes maior que o mesmo período de 2013 e não de apenas3%!

    Vitor

    25/11/2014 - 12h57

    “É frescura isso.” – do Rosário, Miguel

      Miguel do Rosário

      26/11/2014 - 13h29

      O gráfico está certo. Olhe as escalas.

        Vitor

        26/11/2014 - 13h56

        Eu não sou cego! Eu vi as escalas! Mas vc está deturpando o objetivo de um gráfico.

        “Um gráfico é uma representação de dados obtidos nos experimentos na forma de figuras geométricas (diagramas, desenhos, figuras ou imagens) de modo a fornecer ao leitor uma interpretação de forma mais rápida e objetiva.”

        Fonte: Infoescola, bem primário.

        No seu caso, se o leitor for rápido e objetivo vai sair achando que triplicaram os investimentos…

    Eduardo Pereira da Silva

    25/11/2014 - 15h39

    Ah! E a esquerda com todos seus blogs e movimentos sociais deram a Dilma uma vitória apertada e deixaram que a direita elegesse um Congresso ainda mais conservador e retrogrado que o anterior. Então olhem para isso e para de se ufanar como se tivem dado para Dilma todas as condições para fazer todas as mudanças que querem de forma fácil como escrever algumas linhas. Não o que a Dilma tem pela frente é algo ainda pior do que teve que enfrentar no primeiro mandato, reconheçam esse fato e desçam do pedestal.

Artemio

25/11/2014 - 10h51

Nois du interio tá costumado a come traíra frita intera ou aos pedacinho.

maria lara

25/11/2014 - 09h23

O maior problema da esquerda… é a esquerda! Roupa suja, por exemplo, se lava em casa – sabedoria das avós, minha gente!Passar em rio com piranhas também tem seus sacrifícios, quando os custos são os menores. Todos estão sendo alimentados com conversas de comadres, porque nada há ainda de oficial. Dilma precisa se diplomar, depois tomar posse, depois presidir o Brasil, nesta ordem – quando muitos neste momento estão apostando na desordem! Desculpem os lugares comuns, mas a sabedoria do povo está acima das enciclopédias (povo, aliás, que ganhou as eleições): mingau quente se come pelas beiradas; ou, a união é que faz a força, ou, apressado come crú. A tarefa é árdua e o momento é delicado. Ministros são temporários, quem tem mandato fixo é a Presidenta.

    Miguel do Rosário

    25/11/2014 - 10h47

    Não acho. Há uma disputa de forças dentro do governo.

      FC

      25/11/2014 - 14h17

      Possivelmente de forma velada, Lula contra Dilma. Talvez Dilma seja usada como boi de piranha.

    leonel

    25/11/2014 - 10h57

    Por falar em lugar comum: “a esquerda só se une na prisão”

      Vixe

      25/11/2014 - 23h43

      Isso aí é conversa de milico…
      Quando eu servi ao “glorioso” EB, tinha um tenente comandante da companhia que repetia esse bordão à exaustão.
      Todo militar babaca repete isso…

        leonel

        26/11/2014 - 07h51

        Não Vixe,infelizmente é a pura verdade.E não só no Brasil não: como os nazi tomaram o poder na Alemanha? Social-Democratas(os verdadeiros) brigando com os comunistas.E na guerra civil espanhola?Anarquista, trotskistas e comunistas se enfrentando e os falangistas recebendo apoio de Hitler e Mussolini. Na própria URSS. Aqui no Brasil parte da esquerda atacando Jango com a direita prestes a dar o golpe. No Chile de Allende. E o racha da esquerda revolucionária no Brasil pós AI-5 que foi uma trajédia e facilitou a vida dos carrascos da ditadura(e onde surgiu o lugar comum…a esquerda só se une na prisão…)

João Lima

25/11/2014 - 08h53

Prezado Miguel,
Discordo de você. O governo precisa sim fazer maioria no congresso. De outro lado, precisamos de um ministro do desenvolvimento agrário que aprofunde as políticas de reforma agrária, para a pequena agricultura familiar, etc. Essas coisas não podem ser pensadas como irreconciliáveis. Agora, que falta um porta-voz e comunicação ao governo, estou de pleno acordo.

    Miguel do Rosário

    25/11/2014 - 10h46

    Claro que é preciso formar maioria. Eu falei que não.

José Ricardo Romero

25/11/2014 - 08h47

O Vitor ali em cima já chamou a atenção para este fato. Gráficos são artifícios visuais onde a primeira impressão é a que fica. Tal como está o investimento direto deste ano é mais do que o dobro do que o do ano passado. E não adianta argumentar que é preciso ler as escalas dos eixos, pois se for o caso faça uma tabela. Para comparar algo em um gráfico as barras têm que sair de zero ou de um outro valor padrão inicial para as duas medidas. Passei décadas ensinando meus alunos a construir gráficos, então sinto-me à vontade para sugerir que estes que os apresentam na imprensa em geral precisariam fazer um curso ou ter, pelo menos, alguma noção de geometria analítica.

    Vitor

    25/11/2014 - 09h34

    Pois é caro José Ricardo. O “desenho” do Miguel muito mais atrapalha que ajuda a leitura dos números, que é o oposto do objetivo de um gráfico…
    A Petrobrás também é mestre em fazer isso, para dar impressão de melhoria nos resultados!
    Mas acho que a grande campeã é a Globo mesmo, que adora dar uma sacaneada em seus gráficos para piorar os indicadores do Governo (em alguns casos até colocando barras maiores para indicadores menores)…

      Miguel do Rosário

      25/11/2014 - 10h48

      Desculpe, mas é frescura isso. Os números estão aí.

        Vitor

        25/11/2014 - 10h52

        Desculpa, mas se você acha que isso é frescura, você não tem a menor ideia de pra que serve um gráfico…
        Seria melhor parar de utilizar esse artifício e colocar tudo em tabela, afinal os números também estarão lá e dá até menos trabalho! Pense sobre isso!
        Abraços…

          Cleisson

          25/11/2014 - 16h28

          Ele não vê que isso se chama desonestidade intelectual. os gráficos deverial tem uma diferença mínima de 3%, quase imerceptível, não um com o triplo do tamanho do outro. Um jornalista que usa esse tipo de artificio não pode querer crticar o PIG.

          Miguel do Rosário

          26/11/2014 - 13h33

          O gráfico está certo. Olhe as escalas. Gráfico tem função de destacar as diferenças, ainda mais se são apenas 2 colunas.

          Me desculpem, mas vocês estão sendo muito burros nessa.

          Vitor

          26/11/2014 - 15h22

          O problema é que você está deturpando a diferença pra mostrar que o número aumento pra cacete, mas na verdade ele aumentou marginalmente! Burros? Você que está manipulando os dados!

Angela

25/11/2014 - 07h07

Não sera Katia Abreu para a agricultura….verão !!!

    Miguel do Rosário

    25/11/2014 - 10h49

    Pois é, e o gov foi “fritado” a toa, pq não se comunicou.

Messias Franca de Macedo

25/11/2014 - 00h39

… O Fagner &$ a Fafá de Belém serão contratados para cantarem na festa da posse da presidente reeleita?!…

    Messias Franca de Macedo

    25/11/2014 - 00h44

    … E os representantes das entidades Médicas serão convidados para participarem dos convescotes de primeiro de janeiro de 2015 no Palácio do Planalto! Ou, quiçá, no Palácio do Alvorada, ou mesmo na Granja do Torto?!…

    E a militância só comendo poeira – e ouvindo os desaforos dos(as) “cheirosos(as)” da DIREITONA fascigolpista!…

      Messias Franca de Macedo

      25/11/2014 - 00h48

      ajustando o texto:

      … E os representantes das entidades Médicas serão convidados para participarem dos convescotes de primeiro de janeiro de 2015 no Palácio do Planalto?!

      Ou, quiçá, no Palácio da Alvorada, ou mesmo na Granja do Torto?!…

      E a militância só comendo poeira – e ouvindo os desaforos dos(as) “cheirosos(as)” da DIREITONA fascigolpista!…

Messias Franca de Macedo

25/11/2014 - 00h34

… Luciano Coutinho… Paulo Nogueira Batista Junior…
Alguns nomes de economistas desenvolvimentistas e nacionalistas para o ministério da Fazenda!…
“Gente do Bradesco, não, mamãe!”

Scan

25/11/2014 - 00h15

Da forma que as coisas vão, logo, logo o SSerra arranja um lugarzinho no governo.

    Vitor

    25/11/2014 - 07h28

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

      Comuna

      25/11/2014 - 07h55

      O gilmar mendes para a justiça,o tio rei ou kamel para as comunicações,o malafaia para a educação(proibindo o ensino da teoria da evolução só pra começar),algum representante das entidades médicas para a saúde, o fhc para casa civil,o serra para relações exteriores……

        Comuna

        25/11/2014 - 08h05

        O aécio neves para o turismo,o luciano huck para a cultura(ou o lobão!?),o ronaldo nazario para os esportes…..

          Comuna

          25/11/2014 - 08h24

          Ah! O Sr Messias Franca de Macedo lembrou bem(num dos comentários):jair bolsonaro para ministro da defesa! Como é que fui esquecer?!

Sandra Francesca de Almeida

25/11/2014 - 01h56

Tão bom ver gente inteligente, critica e de esquerda! Parabéns, Miguel.

Vitor

24/11/2014 - 23h50

Miguel, cuidado que o estagiário da Globo invadiu seu blog pra montar gráfico! Sempre “jogando” com a escala….

    Miguel do Rosário

    26/11/2014 - 13h35

    O gráfico está certo. O problema dos gráficos da Globo é botar a coluna dos 51% menor que a dos 49%, e não usar corretamente a escala. A função de um gráfico é justamente, como o nome diz, ilustrar e destacar uma determinada variação. Foi o que eu fiz. Você está sendo tolo, me desculpe. O problema de distorção que vemos em gráficos de Globo é negar a escala, e não o contrário.

      Vitor

      26/11/2014 - 15h26

      Eu estou sendo tolo e você está manipulando o entendimento dos seus leitores! O número aumentou marginalmente e você quer colocar que foi um GRANDIOSO avanço! A principal função do gráfico é facilitar a leitura dos números, para que o entendimento do leitor seja mais fácil e rápido! Não manipular as escalas pra que ele leia um crescimento de 3% como de 300%…

J.Carlos

24/11/2014 - 23h49

Também assinei e ajudei a divulgar o Manifesto pelo respeito à agenda vitoriosa nas eleições. Na minha opinião a presidenta deveria fazer exatamente o contrário do que os rumores insinuam, ou seja, fazer um ministério forte politicamente e de luta, que faça valer o que arrastou a esquerda unida como há muito tempo não se via. Nada de ceder ao conservadorismo, à direita e às pressões do PIG. Se tiver que fazer uma composição mais à direita, que não seja um nome tão ultraconservador quanto esta Katia Abreu que é contra tudo o que defendemos.

Mauricio2

24/11/2014 - 23h45

Parabéns pela coragem e coerência Miguel, que lamentavelmente está faltando em parte da imprensa progressista (como o PHA). Não dá para acreditar que depois de uma eleição como essa, onde pessoas foram agredidas, xingadas e coagidas por defenderem o PT nas ruas, estejamos assistindo a esse circo de horrores. Não há justificativa para a nomeação dessa senhora que é a representante do desmatamento, do atraso, da repressão aos movimentos sociais e do latifúndio. Também não dá para aceitar esse ministro da justiça covarde, que não consegue impor um mínimo de respeito e autoridade aos seus subordinados. No dia 26 eu fui pra Lapa debaixo de um temporal para celebrar a vitória da Dilma da campanha, não esse arremedo de governo que estamos assistindo horrorizados. Ninguém é ingênuo de achar que dá para governar sem o nefasto PMDB, mas essa nomeação da Kátia Abreu foi um tapa na cara de todos que defendem o oposto do que ela representa. Só falta ela nomear o Bolsonaro para a defesa, para garantir a “governabilidade”. Não foi pra isso que brigamos tanto para elegê-la, espero que ela dê meia volta e conserte essa sucessão de trapalhadas…..

    Messias Franca de Macedo

    25/11/2014 - 00h27

    … Convoca (sic) logo o Trairão do ronaldo DENTUÇO para o ‘miniSTÉRIO’ dos Esportes!…

    Contrata outro trairão, o neymar, para ser o embaixador das Olimpíadas 2016!

    E o ‘peixe’ da espécie traíra para o ‘miniSTÉRIO’ da Cultura!…

    Ô RRRAAAAAIIIIVVVAAAAAAAA!

      Messias Franca de Macedo

      25/11/2014 - 00h29

      E o ‘peixe’ romário da mesma espécie traíra para o ‘miniSTÉRIO’ da Cultura!…

    MauriciO

    26/11/2014 - 11h17

    Vou te dar uma dica! Cria o Partido dos Oportunistas Inconformados. Quem sabe o Governo não te da uma cocada e um pé de moleque? Mais do que voce merece! Falsario.

      Miguel do Rosário

      26/11/2014 - 12h07

      Ok, baby. Você é muito espirituoso e elegante.

Lagrange

24/11/2014 - 23h18

Parabéns, Miguel. Dos blogs “sujos” esse foi o único que colocou as coisas nos devidos lugares. Trabuco, Kátia Abreu…chama logo o Fraga e acaba logo com esse engodo. Não foi pra isso que votei na DILMA. Ou será que votei no aético e não sabia?

    Messias Franca de Macedo

    25/11/2014 - 00h19

    … Daqui a pouco, ‘O PT da Governança’ irá convidar ‘o Pastor do Diabo everaldo’ ou o Levy (IN)Fidelix para comandar a Secretaria Especial dos Direitos Humanos!…

    Com status de ‘miniSTRO’!

    ‘Nois’ merece!

      enganado

      25/11/2014 - 01h06

      Levy FideLIXO.

Eduardo Souto Jorge

24/11/2014 - 22h55

”Ela é um símbolo, uma mensagem política. Não havia necessidade do governo ferir tanto as suscetibilidades da esquerda. Há outros nomes do agronegócio, tão representativos como Katia, e mais competentes, que poderiam assumir o Ministério da Agricultura.” Matou a pau, meu querido Miguel.

Messias Franca de Macedo

24/11/2014 - 22h53

MANIFESTO
Para: Ao Povo Brasileiro
EM DEFESA DO PROGRAMA VITORIOSO NAS URNAS.
FONTE: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR77149
LÁ VEM O MATUTO MEIO QUE INJURIADO E PERPLEXO!
… Acabei de assinar o manifesto!…
Não votei em eufemismos!
Eu votei no protagonismo do verdadeiro, sapiente, leal, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro!
(A seguir a toada, daqui a pouco os energúmenos Bolsonaro e o MalaFALSA serão nomeados para os ‘miniSTÉRIOS’ da Justiça e das Comunicações, respectivamente!…)

renato

24/11/2014 - 22h52

Sobre Katia Abreu.
O unico site e o Tijolaço que não abençoou o enlace.
Mas vamos dizer que coloquem outro nome e vamos engolir
mais fácil…eu diria que isto é golpe contra nós da
Esquerda (são dois lados).
É por isto que estou tão indignado.
Agora, o Ministério da Agricultura tem que ser de ESQUERDA.
Idéias Novas.
Aí vaza muito dinheiro para Direita.
Não querem largar a MAMATA.


Leia mais

Recentes

Recentes