Menu

É a geopolítica, estúpido!

  Agora as coisas estão mais claras! Enquanto a mídia brasileira, sórdida como sempre, tenta faturar politicamente com o declínio das ações da Petrobrás, a imprensa internacional começa a desvendar o que está por trás da brutal queda nas cotações de petróleo. Duas matérias na Reuters nos dão uma ideia do que está acontecendo. Uma fala […]

120 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

PUTIN-BEST-1024x736


 

Agora as coisas estão mais claras!

Enquanto a mídia brasileira, sórdida como sempre, tenta faturar politicamente com o declínio das ações da Petrobrás, a imprensa internacional começa a desvendar o que está por trás da brutal queda nas cotações de petróleo.

Duas matérias na Reuters nos dão uma ideia do que está acontecendo.

Uma fala sobre a violenta desvalorização do rublo, moeda russa, causada pelo declínio dos preços do petróleo.

Outra fala sobre a estratégia da Arábia Saudita, aliada dos EUA, de usar o petróleo para atingir a Rússia e o Irã, ambos sofrendo sanções econômicas do mundo rico ocidental e ambos fortemente dependentes do petróleo.

A Arábia Saudita, regida por sunitas, é inimiga mortal do Irã, controlado por xiitas, e quer reduzir a influência dos aiatolás na região.

Da leitura das análises acima, conclui-se facilmente que os EUA estão por trás da tática, visando dois objetivos:

1) Vergar o governo russo, ou mesmo derrubar sua principal liderança, Putin, que venceu uma guerra fria (ou nem tão fria assim) na Ucrânia, motivo pelo qual sofre sanções; apoiou a Síria; e fornece tecnologia nuclear ao Irã.

2) Derrubar o regime iraniano, cuja economia, já fragilizada pelas sanções, depende mais do que nunca de preços do petróleo acima de US$ 100. Os EUA são inimigos mortais do Irã, por constituírem o último produtor de petróleo no oriente médio não alinhado ao império, e com planos de desenvolver tecnologia nuclear.

A Petrobrás é uma vítima colateral do processo (ou nem tão colateral assim, como veremos a seguir).

Sua situação agrava-se, naturalmente, pelos bombardeios internos causados pela operação Lava Jato.

Os EUA vivem uma situação energética temporariamente confortável, por causa da nova tecnologia que lhe permite explorar o petróleo de xisto. E também porque a economia americana, ainda deficitária em petróleo, não perde com a queda nos preços do combustível. Ao contrário, a medida ajuda a baixar o custo de vida dos americanos.

Sem contar a possibilidade, algo conspiratória, dos EUA também estarem interessados em baixar a bola do governo brasileiro, que acaba de realizar três grandes operações militares: a compra dos caças suecos, num processo que transferirá tecnologia para o Brasil produzir seus próprios caças; o avanço da construção do nosso primeiro submarino nuclear; e o lançamento bem sucedido de um satélite em conjunto com a China.

A nova direita americana, paranoica e aberta aos delírios do Tea Party, deve temer que um governo forte e nacionalista no Brasil possa enveredar-se em aventuras “bolivarianas”. Debilitar a Petrobrás, e, por consequência, o poder de fogo do governo recém-eleito, viria bem a calhar ao Tio Sam. Até porque facilitaria a introdução de argumentos em prol da privatização do pré-sal.

Não podemos esquecer que a NSA espionou a Petrobrás e a presidenta Dilma.

Com uma operação assim, os EUA matam três coelhos com uma só porrada.

*

A economia brasileira, todavia, não é, nem de longe, tão dependente do petróleo como a da Rússia ou Irã.

A queda no preço do barril apenas leva a Petrobrás a postergar investimentos, enxugar custos, estabelecer prioridades, aguardando a poeira assentar, e as coisas se normalizarem.

O Brasil, assim como os EUA, consome mais do que produz, de maneira que a queda nos preços do petróleo ajuda a derrubar a inflação.

A Petrobrás, por sua vez, tem a vantagem de ser a principal revendedora de refinados no país, um negócio que se beneficia dos preços baixos do barril.

*

Conclusão: a queda no preço do petróleo e, por consequência, no valor das ações da Petrobrás, tem motivos geopolíticos muito mais profundos do que um escândalo de corrupção, o qual está sendo investigado e punido.

A Petrobrás resistirá, e sairá da crise ainda mais forte, porque mais enxuta e mais experiente.

A economia brasileira, por sua vez, enfrentará a crise com relativa facilidade, em virtude de sua enorme diversificação.

A guerra entre Obama e Putin nos afeta, claro, mas a economia brasileira saberá se ajustar rapidamente às novas variáveis.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Zé da Silva

05/02/2015 - 09h18

Só um trouxa pra acreditar que a desvalorização de uma das companhias de petróleo mais endividadas do mundo se deve à queda no valor do barril.

A roubalheira não tem nada a ver né? A Foster anunciar a renúncia e as ações darem um salto de 15% são coisas totalmente não relacionadas, né?

Estúpido é você, apologista.

    Miguel do Rosário

    05/02/2015 - 14h17

    Isso é especulação! E óbvio que tem a ver com o preço do barril. Se o barril tivesse 200 dolares, o presidente da petrobrás podia ser o chavez (o humorista)

Henrique

02/01/2015 - 11h55

Pelo que me consta as reservas de xisto no Brasil são equivalentes as do E.U.

Francisco Rodrigues

18/12/2014 - 20h55

Queria que o Brasil investigasse é a exploração do nióbio brasileiro.Há 4 anos se tem noticias que a inglaterra vem contrabandeando esse mineral, através da guiania Inglesa. Sem contar que não engulo uma nação não ter um grama do mineral e dita o preço no mundo. A espionagem pelos USA e a Inglaterra os Ministério das minas e energia, tenho cereza que tem haver com esse mineral. O Brasil detém 98% da reserva mineral do mundo, os outros 2% é o Canadá. O Canadá com apenas 2% financia educação, saúde e segurança, nóis com 98% não ditamos preços, não sabemos nem como é feito esse contrato esdruxulo. Sou favoravel, em se tratando de ernegia, telecomunicações e explorações de merais, seja feito pelo governoe não por empresa privada. Principalmente, quando essas empresas são extrangeiras. O Nióbio é hoje, sem duvida, o mineral mais importante e estratégico do mundo. Sem ele não se fabrica misseis, turbina de avião, satélite, isso só pra começar. Não dá pra permitir que a inglaterra continue a explorar esse mineral no país. Infelismente, a Presidente Dilma perdeu uma grande oportunidade de cancelar esse contrato, quando da espionagem dos USA e da Inglaterra no seu Governo. Apenas falar que esses contrato estav sobre suspeita foi fraca demais. Mais ainda dá tempo.

    Ricardo

    28/12/2014 - 13h40

    O nióbio brasileiro é exportados por duas empresas e uma delas é controlada pelo Banco Itaú que teve origem na venda da mesma do governo de Minas para o Banco. O nióbio é um metal que não é muito leve e são produzidas milhares de toneladas deste minério (mais de 100 mil toneladas) e ele exportado legalmente devido ao volume. E a empresa controlada pelo Itau fatura em torno de 4 bilhões, mas se vc verificar o preço internacional o metal quando chega no exterior passa a ter um valor no mínimo 5 vezes maior. Vc deveria procurar se informar mais e ai corre o risco de ficar careca, pois temos uma situação clara de subfaturamento na exportação funcionando como remessa de dólares ao exterior já que o produto é adquirida por uma empresa parceira ou filial da empresa nacional com uma grande diferença de valor.

augusto barbosa

17/12/2014 - 17h04

Creio que a ocorrência no cenário internacional é uma resposta a truculência e a postura inadequada do sr. Putin. Felizmente ou infelizmente vivemos num munico globalizado onde não somos dono de nada mas passageiros da nave TERRA, atitude deste tipo, hábitos tribais que não contribuam para uma certa hegemonia tem que ser rechaçados com a demarcação de limites. Afinal, toda ação tem como resultante uma ação igual e contrária (isso é física mecânica).

O fato é que o poder deles é dado por todos nós quando consumimos a comodite petróleo, queira ou não. Como não são sustentáveis pelo ponto de vista econômico, não incluindo nisso qualquer variável ideológica, a população destas nações pagam a conta.

Discutimos hoje a temática do Mundo sustentável, muitos lideres terão que conviver com limites, seja os amigos do Sr, Putim, seja os amigos do Sr. Obama.

Mas prefiro acreditar que a briga mas bolsas de valores, pela preferência de compra da população, por uma maior concientização dos passageiros da nave TERRA atravéz da educação, pela gentileza, pelo respeito individual e coisas desse gênero. Devemos nos opor diretamente a quem busca ganhos territoriais e/ou busca de energias muito acima do nosso controle, que por mais avançadas que forem não conseguirão ser controladas e evitaria episódios como no Japão. Tecnoligias baseada em urânio são para sociedades muito mais avançadas do que as que temos nos quatro cantos do planeta.

Devemos evitar a todo custo paixões que possam tirar a visão clara dos fatos, pois só contra fatos não existe argumentos e discursos vazios. Toda a deturpação de ocorrências que tem como clara resultante a mentira.Na nave TERRA a mentira custa caro para cada um de nós, veja os fenômenos fisicos e quimicos da natureza, ignore a lei da gravidade e salte de uma janela no quarto andar de um edifício, ignore o atrito quando dirigir em alta velocidade.

É isso, em suma, a Petrobrás está assim pois o melhor da administração empresarial não foi usado, apesar dos nosso engenheiros e centros de pesquisa terem nos dado tecnologias para sermos os melhores. Os políticos não amaram a nação brasileira mais do que a si próprios, desrespeitando as propriedades do estado brasileiro, e por consequência do povo, para obter a posse do poder, e para isso fizeram a lambança que está nos jornais.

O resto do mundo apenas observa nossa incompetência, e como ocorre no mundo competitivo, se preparam para se posicionar oportunamente. Ressalto que isso não tem nada a ver com ideologias politicas ou coisa nesta ordem, nem coisa do capitalismo, apenas um comportamento tribal que a raça humana já pratica a 20.000 anos.

Como toda a tribo, se quisermos ser respeitados, façamos primeiro o dever de casa, depois avaliemos melhor como nos posicionar. Trabalharemos os dois próximos anos para nossa sobrevivência apenas, fruto da nossa incompetência na tomada de decisão somente, mas tomara que a dor nos comprometa mais com os resultados e menos com os discursos vazios

obrigado

Pedro Gomes Brasil

17/12/2014 - 17h26

https://www.clear.com.br/pit

    Miguel do Rosário

    17/12/2014 - 15h27

    Vou dar uma olhada.

Jonathas Battestin

17/12/2014 - 16h52

Essa notícia não é a primeira vez que leio também, não descarto, acho que tudo ajudou para as ações desabarem. A corrupção sem dúvida tem sua parcela.

Jonathas Battestin

17/12/2014 - 16h51

Fábio, concordo, somos garfados em todos os lugares, mas só alguns que realmente aparecem.

Jonathas Battestin

17/12/2014 - 16h51

Porém esse não é o primeiro lugar que vejo este tipo de notícia, então não descarto ela.

Jonathas Battestin

17/12/2014 - 16h48

Concordo Fábio, somos garfados o tempo todo, ai eu generalizo, pois vejo malandragem em todo os lugares.

Marly Dompieri

17/12/2014 - 16h27

A guerra continua…

joao

17/12/2014 - 14h09

Se voce ler o texto do link do reuters que voce mesmo postou:
http://blogs.reuters.com/great-debate/2014/12/15/saudi-arabia-is-playing-chicken-with-its-oil/
O nicolas maduro fala da parceria eua com Arabia.

Mas reuters diz que nao, pelo contrario diz que sao 2 motivos, 1 atacar o shale americano e o outro os inimigos do proprio regime da arabia saudita.

Entao nao tem conspiracao com EUA.

A queda nos preco apesar de facilitar aquisicao do oleo mais baixo enfraquece a industria do petroleo dos eua, que tem maior parte dos campos promissores tem custo alto.

O mesmo ocorre com o Brasil, custo acima dos 60 usd no pre sal. O oleo produzido no brasil é de API alta, enquanto as refinarias primariamente para api leve, e com o cambio desproporcional, a balanca nao deixa a conta fechar. mesmo com o barril mais barato, o ideal era alavancar a producao no futuro para nao depender de importacao, ou seja investir em explorar os campos no momento atual.
Os investimentos da petrobras estao em baixa, veja o numero de demissoes na capital do petroleo em macae.
O numero de sondas/plataformas perfurando caiu a niveis inferiores a 10 anos atras, e o plano 2030 da petrobras de perfuracao/producao nao sera efetivo dando ainda mais descredito a Petrobras.
A Petrobras esta tao ruim no momento e sem caixa, que apesar do preco do petroleo em baixa ela esta investindo mais em produzir que em perfurar, uma empresa saudavel sabendo que o preco nao se sustentara muito tempo assim, iria perfurar e segurar a producao para um momento mais favoravel em recuperar seus investimentos, estrategia tomada por varias outras grandes.

Tudo que ocorre com a Petrobras no momento é culpa de mas acoes.

    Miguel do Rosário

    17/12/2014 - 14h13

    Não, você tem que relacionar com a outra matéria, sobre a Rússia. E tem que usar o bom senso: quem são os maiores prejudicados? Rússia, Irã e Venezuela.

joao

17/12/2014 - 13h29

Varios problemas nos comentarios. O maior de todos é nao entender que a OPEP liderada pelos emirados arabes aumentou a oferta a preco mais baixo do petroleo, em especial o brent, afim de descapitalizar os EUA em principal no shale profundo e o mesmo com o Canada , ambos com custo de producao acima dos 65 USD. Sou analista de investimentos especialista no mercado de oleo e gas. Voce esta equivocado quanto a razao do baixo preco do petroleo. Em segundo lugar as energias alternativas que vinham sendo pesquisadas, mas que tem custo alto de producao.
Enfim, como analista percebemos que isso ia ocorrer e nos colocamos em posicao de compra para esta epoca e com isso ganhamos. Nao teve a ver com geopolitica e sim mercado economico. Quanto a Petrobras foram varios erros de investimento que levaram ela a de um pico de mais 700 bilhoes de valor de mercado chegar a agora abaixo dos 150 bilhoes. E com divida vencida para 2015 de 30 bilhoes, e se nao sair o relatorio podera antecipar mais 50 bilhoes. E num total de envididamento superior a 300 bihoes.

    Miguel do Rosário

    17/12/2014 - 14h10

    Sim, mas não se pode descartar, jamais, a questão geopolítica. Os EUA não ficam “descapitalizados” por causa de problemas no shale. O que pode fazer é reduzir investimentos em sua exploração e passar a importar mais brent das arábias. Tanto faz para os EUA. O mais importante, para eles, é o dano econômico e político causados nos três principais adversários dos EUA hoje: Rússia, Irã e Venezuela.

      Vitor

      17/12/2014 - 18h52

      Não acho que os EUA se preocupam tanto assim com a combalida Venezuela, mas…

Marcelo Gaúcho

17/12/2014 - 11h46

O jeitinho brasileiro virou ESTRATÉGIA nos Governos do PT.

Czar

17/12/2014 - 10h59

Putin não é um tolo, muito pelo contrário….
A Russía hoje possui centenas de toneladas de ouro.
A Russia é o País com a maior reserva de ouro do mundo!!!
E como ela conseguiu isso ?

Putin está vendendo o petróleo Russo a troco de ouro.

Sim…barras de ouro!!!

O mundo não funciona sem o Petróleo russo, logo, o que Putin está fazendo é forçar ainda mais a desvalorização do Dólar e fortalecer o ouro.

http://www.informationclearinghouse.info/article40407.htm

Em 1971 o Presidente americano Richard Nixon acabou com o “padrão ouro”, ou seja, até então os países só poderiam emitir dinheiro correspondente ao mesmo valor de suas reservas de ouro.

Ao acabar com o “padrão ouro”, os EUA puderam inundar o mundo de dólares e tornarem esta mentira economica que é hoje:
http://pratapura.com/2014/05/15/estariam-a-russia-e-a-china-prestes-a-anunciar-o-fim-da-era-do-dolar-norteamericano/
http://www.libertar.in/2014/07/para-fugir-do-colapso-do-dolar-alemanha.html
http://correiodobrasil.com.br/ultimas/russia-apressa-o-fim-do-dolar-com-a-criacao-de-bloco-comercial-na-asia/707118

Agora, o Presidente Russo, Vladimir Putin retornou o “padrão ouro”….e fez isso sem consultar os americanos !!!

Entendeu agora, o porque do Banco dos BRICS ?!?
Ainda bem que o Brasil está do lado certo do jogo.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/07/140710_banco_brics_lk
http://www.fazenda.gov.br/divulgacao/noticias/2014-1/julho/brics-criam-novo-banco-de-desenvolvimento

E tem gente achando que as ações da Petrobrás estão caindo por causa de uma quadrilha, formada por construtoras que roubavam os cofres públicos….rsrsrs

Como diz o “sábio filósofo”: Sabe de nada, inocente!!!

    Pafúncio Brasileiro

    17/12/2014 - 18h45

    Os Estados Unidos, com estas jogadas, lançaram o boomerang tentando atingir a Rússia e Irã, mas não se atentaram para um detalhe: Os russos sabem jogar xadrez !
    Estes bloqueios não funcionam com eles. Os russos tem: tecnologia, gente super capaz e muita experiência com dificuldades ao longo de sua história, sem falar em uma força militar com enorme poder de fogo. Eles já tem projetos de suprir a China com o petróleo deles e negócios com os paises do BRICS. Não estarão sozinhos.

Juba

17/12/2014 - 10h57

CALMA PESSOAL, ESPEREM MAIS UNS 2 MESES PARA VER O CENÁRIO.
O GÁS AMERICANO DE XISTO é UM BLEFE.

henrique de oliveira

17/12/2014 - 10h49

O que roubaram da Petrobras em anos é sua receita de um mês , agora até quando os EUA e Arábia Saudita (colonia dos EUA) vão conseguir segurar os preços em baixa? pois se os preços do petróleo continuar baixos eles mesmos serão vitimas de sua falcatruas.

Felipe Lotti

17/12/2014 - 12h26

Parece que derrubaram o link da reportagem da rede, qual será o porquê?

    Felipe Lotti

    17/12/2014 - 12h29

    Voltou agora…

eder barbosa

17/12/2014 - 09h29

PRIMEIRO, VEM PREÇOS BAIXOS, DEPOIS UMA GUINADA SEM PRECEDENTES E UMA ALTA EXTRAORDINÁRIA. TUDO JOGO SUJO. PODEM ESPERAR QUE DEPOIS VEM O PIOR, E UMA CRISE SEM PRECEDENTES.

José Ricardo Romero

17/12/2014 - 09h21

Os EUA transformaram o dólar em moeda lastro de negociações internacionais substituindo o ouro como padrão, após sua vitória na 2ª guerra. Com isso o crédito nos EUA é muito barato, eles financiam com enxurrada de dólares grandes projetos que os transformaram na nação mais tecnológica e poderosa do mundo e fazem tudo isso porque imprimem quantos dólares forem necessários para tal. A inflação gerada pelas impressoras de dólares é transferida para os outros países que são obrigados a comprarem e venderem dólares para cada negociação que faziam, sem contar taxas, royalties, preços de produtos e outras manobras fiscais. Toda arbitragem de negócios nos fóruns internacionais só aceita dólar como padrão. O mundo todo paga a inflação americana e emula seu desenvolvimento. Agora as coisas estão mudando. Com o Mercosul, por exemplo, vários países da américa do sul estão negociando nas suas moedas. Há um tratado entre Brasil e e China sendo implantado para estes dois países fazerem suas trocas nas moedas locais. E essa nova postura está se espraiando por todo o mundo, como este acordo entre os BRICS que desagradou muito os países desenvolvidos. A época das vacas gordas acabou para os EUA, sem contar a concorrência que fazem os países em desenvolvimento com o aumento da produção e da qualidade de seus produtos. Eis porque eles estão à beira de uma crise de nervos.

Roberto Pontes

17/12/2014 - 10h57

Você só não é mais burro por que não tem asas.

Fabio Jeronimo Trindade

17/12/2014 - 10h54

“A Petrobrás, por sua vez, tem a vantagem de ser a principal revendedora de refinados no país, um negócio que se beneficia dos preços baixos do barril.” – See more at: https://www.ocafezinho.com/2014/12/16/e-a-geopolitica-estupido/#sthash.d7KvGNly.dpuf

Graça Camelo

17/12/2014 - 10h53

Só faltou dizer que quebra tb a Venezuela.

Alexandre

17/12/2014 - 08h24

Teu ponto de vista é interessante, porém, faço apenas uma ressalva.
Já que o preço internacional do petróleo está caindo, e como mencionado por você isso está refletindo inclusive na diminuição de preços dos derivados nos EUA, pergunto: por que o mesmo não acontece no Brasil? Ou melhor, por que os preços aumentaram por aqui?
O governo petista vendeu gasolina subsidiada durante muito tempo no intuito de segurar a inflação, o que sangrou o caixa da Petrobras. As crises de corrupção são um mero detalhe em todo esse ecossistema. O mercado de ações é implacável quando a governança corporativa é deixada de lado. Note que gigantes do Petróleo como Exxon Mobil e BP também tiveram queda em suas ações, fortemente atreladas a cotação do Petróleo, mas nenhuma ao nível de queda da Petrobrás. A maior responsabilidade pelo desmoronamento da companhia está, sem dúvidas, na má gestão. O contexto internacional apenas agravou tal situação.

    Miguel do Rosário

    17/12/2014 - 09h55

    O mercado americano é muito mais desregulado que aqui, porque eles sempre tiveram abundância de petróleo e poder militar para garantir o abastecimento.

    Vitor

    17/12/2014 - 10h27

    O Governo percebeu que não dá mais pra sangrar os cofres da Petrobrás… E tá certo! Deixa a empresa se recuperar um pouco antes de baixar os preços…

Cesar Nego

17/12/2014 - 10h17

Que paranóia desse artigo! Kkkkkkkkkk Agora, dizer que a principal causa da baixa das ações da Petrobras ser o preço baixo do petróleo e não o maior esquema de corrupção da história é cegueira ideológica.

    Tales Cunha

    17/12/2014 - 09h54

    Se não é mais burro por falta de espaço… Ações de empresas nunca variaram por aspectos de corrupção e sim pelos eventos do mercado, alguns dos quais muito descritos pelo texto do Cafezinho. Se a Corrupção fosse fator importante os EUA já estariam quebrados a uns 40 anos.

sergio m pinto

17/12/2014 - 06h23

Miguel, teu blog, de excelente nível, está igual ao do Paulo Moreira Leite – as viúvas da udn o descobriram.
Veja (ops), pelos comentários, se estão comentando sua matéria com argumentos ou simplesmente extravasando sua raiva com o PT.
Paciência, velho. Vai demorar um pouco para esse pessoal sair da escuridão.

Braulio De Matos Borges

17/12/2014 - 07h52

Que do petróleo Gladiston Reis não tem nada a ver com corrupção… Já que vc gosta de ler tanto, que e coisa rara nos eleitores do PT, olha a valorização das empresas petrolíferas no mundo e veja o caso da Petrobrás. Se não fosse os bilhões desviados e com isso a queda da confiança dos investidores, ela ainda seria uma das gigantes do petróleo mundial. Mas creio que isso ainda vai mudar, não pelo PT, mas pelo mercado. Pois se fosse pelo PT a Petrobrás iria a falência.

Adelino Gaspar Lopes

17/12/2014 - 07h03

As ações da Petrobras vem caindo faz tempo pelos escândalos. No ultimo mes teve também a queda do valor do petróleo. Então compare a queda das ações da vale com da petrobrad

Meire Souza

17/12/2014 - 03h03

Se o preço internacional do petróleo baixou, então o preço da nossa gasolina deveria ficar mais baixo. A inflação reduziria bastante, o povo teria mais dinheiro no bolso e poderia comprar as ações da petrobrás e ….
Ah! deixa pra lá!

André Santos

17/12/2014 - 03h02

Eduardo Henrique

    Eduardo Henrique

    17/12/2014 - 04h31

    É trabalho de formiguinha derrubar as mentiras da grande mídia, mas eu não vou desistir…

Bush

17/12/2014 - 00h59

Fico envergonhado de alguém que assina essa matéria! Como os russos fazem tudo é culpa de terceiros para o Brasil nao olham pro umbigo sujo e ainda faz questão de nao citar que o maior problema provado é o político ngm fala que esse roubo foi pra enfiar no saco bilhões pro Pt pmdb e pp! So uma coisa a dizer lixoooooo essas pessoas que fazem isso o povo nao é burro! Psdb nao fica atrás tudo corrupto deviam queimar todos no inferno

    Miguel do Rosário

    17/12/2014 - 09h56

    Que bilhões? Tem que encontrar a explicação correta.

Fabio Alves Borges Rodrigues

17/12/2014 - 01h45

Sou neutro bacana… Quero que petistas e tucanos dêem as mãos e sumam… Se todo mundo tivesse bom senso, o Brasil estaria melhor, e este post provavelmente não teria existido kkk

    Miguel do Rosário

    17/12/2014 - 10h06

    Ah tá, e não existiria mais geopolítica também, nem guerras econômicas, nem nada. Sabe nada, inocente.

Fabio Alves Borges Rodrigues

17/12/2014 - 01h43

Porra Ceará… Que isso tenha dedo externo… Mesmo assim somos garfados todos os dias na cara dura pelo nosso governo… Não temos pra quem pedir ajuda… Cada um por si velho….

Jonathas Battestin

17/12/2014 - 01h38

Não se trata de desviar o foco, se eu quiser so saber dos corruptos, fico somente lendo a folha e estadão que também sigo. O foco foi saber o porque das quedas das ações, o fator corrupção não é o único, mas uma crise geral no setor está afetando as ações de diversas empresas.

Gabriel Grumiché

17/12/2014 - 01h21

Quem está desviando o foco é você Fabio o.O

Gladiston Reis

17/12/2014 - 01h17

Ai Braulio De Matos Borges como vc só acredita na Globo e na veja kkkkkkkk da uma lida para ficar mais por dentro das quedas do petróleo mundial rsrsrsrs

Lucio Maia

17/12/2014 - 01h08

Pedro Oliveira

Edson Tagliare Vanessa Victorelli

17/12/2014 - 00h31

fato

José Martins

16/12/2014 - 22h16

Além desses fatos bem demonstrados por Miguel do Rosário, a baixa do preço do barril de petróleo também, visa atingir países que formam o bloco dos BRICS. Esse bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que está se estruturando para que suas relações comerciais deixem de ser com dólar, inclusive com a fundação de um bando, vai causar impacto na questão de poder dos EUA e seu hegemonismo, pois o comércio internacional é com base no padrão dólar.

Rogério Géa

16/12/2014 - 23h48

Quem escreveu este texto fumou maconha estragada, só pode…que novela conspiratória!!!!!

Carlos Alberto Guimarães

16/12/2014 - 23h43

Selva..já

ricardo de antonio bittencourt

16/12/2014 - 21h37

a se nao fossem os blogs sujos
estariamos sendo engados pelos mervais,urobologas,santanas,sandembergs,waks.
eu sou ate

Costa Lino

16/12/2014 - 23h35

O DIFÍCIL NÃO É CONVENCER O DE VISEIRA…. MAS AQUELE VIZINHO QUE MORRE DE INVEJA DO PROGRESSO DOS OUTROS… EU QUERIA DIZER A OPOSIÇÃO BRASILEIRA!!

ricardo de antonio bittencourt

16/12/2014 - 21h34

ha sçç

Fabio Alves Borges Rodrigues

16/12/2014 - 23h28

E vamo desviar o foco dos ladrões que fuderam com a petrobras!!!

Marco Aurélio Fernandes

16/12/2014 - 23h05

A queda das ações da Shell foi de 21%. Da Petrobras 60%. A crise internacional tem seu fator de culpa sim, mas não me consta que haja investigação aberta na petrolífera holandesa. Vamos ser menos chapa branca, por favor.

    Carlos

    17/12/2014 - 09h18

    Mais nós temos o pré sal, eles não. Nós investimos, eles não. É como a SABESP, todo o lucro para os acionistas, para os investimentos, nada. Agora,pedem socorro a quem? Ao governo. Ora bolas, porque não pedem socorro a bolsa de NY?

Fabio SP

16/12/2014 - 21h05

Bolão de fim de ano:

Quem chega a R$ 5,00 primeiro

a) O dólar
b) A gasolina
c) Ação da Petrobrás

    Mauricio Gomes

    16/12/2014 - 22h08

    d) O “livro” do Merval
    e) A “revista” veja

      Sérgio

      17/12/2014 - 02h44

      Ou a assinatura anual de O Cafezinho!

Missiene Borges

16/12/2014 - 22h58

O POVO QUER SABER: CADÊ A REGULAMENTAÇÃO DA MÍDIA? Quando teremos informações imparciais? Quem sabe responder?

Álvaro Dias

16/12/2014 - 20h47

Permita-me uma observação. As sanções proveem dos EUA e, subsidiariamente, da UE. Diante da pouca eficácia das sanções, que inclusive prejudicam os europeus, partiu-se para o vale-tudo da Arábia Saudita com os EUA. Qual será a resposta da Rússia a tal agressão econômica?

Evanel Moraes

16/12/2014 - 22h46

boa materia, só q quando se coloca um adjetivo pejorativo logo no titulo fica dificil compartilhar sem ofender, principalmente para quem tem muitos amigos do lado de lá….

Edmilson Cesar Pinto

16/12/2014 - 22h45

Viva o pré-sal

Jonathas Battestin

16/12/2014 - 22h36

Boa

Sonia Laura

16/12/2014 - 22h32

O que acha disso, Miranda Jl?

Fred Hespanha Matt

16/12/2014 - 22h29

Subiu onde gente ???

Ana Santos

16/12/2014 - 22h19

Eu não emprenho pelo ouvido. Pesquiso.

Nick Abreu

16/12/2014 - 22h19

Até que enfim alguém esclarecido. Será tão complexo entender o real motivo pelo qual BAIXARAM o preço do barril? Tá RUSSO não?. De quebra ainda levam a dívida da Petronas e entram no pré sal. Sofremos de imbecilidade jornalística? Isso sim é ditadura, a da ignorância

Mauricio Gomes

16/12/2014 - 20h16

Caraca, esses coxinhas além de ignorantes são muito mal educados. Só sabem latir, rosnar, xingar e agredir quem pensa diferente. Em vez de usarem argumentos sólidos, se é que possuem capacidade intelectual para tal, portam-se igual ao BolsoASNO e seus filhotes frutos de um estupro moral. Quem sabe um pouco de leitura e cultura melhore essas cabecinhas reacionárias, ainda dá tempo….

Diego F. Duarte

16/12/2014 - 22h08

Essa subida em 20%? http://www.revistaforum.com.br/wp-content/uploads/2014/12/oil_stocks.jpg

Marcos Ich

16/12/2014 - 22h01

nossa imprensa trabalha alinhada com o grande capital internacional… Tem que botar ordem nessa imprensa.golpista!

maria lara

16/12/2014 - 19h46

Este é o GRANDE MOMENTO BRASIL-PETROBRÁS! Precisamos ENTRAR EM CAMPANHA:
DILMA, recompre a PETROBRÁS!!!!!!
É nosso maior patrimônio, é nela que precisamos investir, porque todo o restante não passa de imensa manipulação(a do PIG e a do Obama). Com ou sem as fraudes, é e continuará a ser a MAIOR EMPRESA BRASILEIRA!
É o petróleo que está por trás de toda a turbulência política – a Primavera Árabe que estão tentando implantar aqui desde junho de 2013 , com a conivência criminosa de quem já vendeu tudo o mais do Brasil.
Tenho ações da Petrobrás, mas não sou grande investidora, ou comprava muito mais.
DILMA, recompre a PETROBRAS, recupere o que é NOSSO e dê uma b… boa resposta para os abutres!
E tem que ser rápido, antes que “eles”recomprem!!!

Paulo Antonio Bondan

16/12/2014 - 21h45

problema da Petrobras não é preço de petroleo é roubo de vcs esquerdalhada de merda

    Rogério Stefanelli

    16/12/2014 - 21h48

    Ignorante, o roubo vem desde que a direita era governo.

    Paulo Antonio Bondan

    16/12/2014 - 21h48

    ignorante deve ser vc que defende ladrão, só por que a direita roubou vcs devem roubar tambem idiota

    Misael B. S. Filho

    16/12/2014 - 22h01

    Esse Paulo é um bundão mesmo, se leu o texto todo não entendeu nada, mostra que é ignorante mesmo.

    Paulo Antonio Bondan

    16/12/2014 - 22h02

    de tão igorante que sou reafirmo o que disse para o Rogerio e agora estendo a vc Misael

    Emerson Souza Santos

    17/12/2014 - 16h45

    Ele não é ignorante não, é burro mesmo, incapaz de interpretar um texto, não percebe que não apoiamos a roubalheira, e sim investigamos no nosso tempo, e não encobrimos como faz a direita. Se quizer desenho pra você entender.

Natália Silveira

16/12/2014 - 21h38

Sérgio Prado Moura

Simione Campelo

16/12/2014 - 21h29

Jorge Calvelli

Bruno Arut

16/12/2014 - 21h18

pq a acao da petrobras tva bombando antes do preco do petroleo cair, logico.

André Luiz Silveira

16/12/2014 - 21h14

Comunistas. .aqui os ptralhas afundam o Brasil. ..lixos

    Carlos Alencar

    16/12/2014 - 21h29

    Jura canalha

    André Luiz Silveira

    16/12/2014 - 21h38

    Juro seu bosta

    Alvaro Mateus

    16/12/2014 - 22h48

    Que bom , só tem gente inteligente aqui, inteligência de ameba.

    André Luiz Silveira

    16/12/2014 - 22h52

    Pelo menos alguma inteligência. .mas tem bosta que nem isso tem

    Júlio César

    16/12/2014 - 23h35

    Verdade, nos tempos do FHC era bem melhor. O Brasil era um lugar melhor de se viver. sqn

    Ewerton Luis Martins

    17/12/2014 - 10h57

C.Paoliello

16/12/2014 - 19h03

Quem acha que Putin não está reagindo ao cerco EUA/OTAN, sugiro a leitura abaixo:

http://blogdocappacete.blogspot.com.br/2014/12/por-que-putin-esta-ganhando-nova-guerra.html

Sergio

16/12/2014 - 18h54

Adiciona a Venezuela na análise dos impactos negativos do preço baixo do petróleo.

    Miguel do Rosário

    17/12/2014 - 09h56

    Sim.

    Vitor

    17/12/2014 - 10h29

    Verdade, mas o tamanho do impacto é culpa da Venezuela, que não aproveitou os tempos de vacas gordas para fortalecer e desenvolver sua economia…

Carlos Roberto

16/12/2014 - 18h40

texto brilhante

Mauricio Gomes

16/12/2014 - 18h37

O problema é a massa de acéfalos ignorantes da direita tupiniquim entender isso. Também pudera, ficam cada dia mais estúpidos ao seguirem o seu líder lobão (o otário) e lerem a Veja. Pra essa escumalha nazifascista a culpa é dos bolivarianos e do foro de SP. É muita burrice mesmo…..

Mada Lena

16/12/2014 - 20h17

vi essa reportagem hj………=)

Ana Santos

16/12/2014 - 20h06

E o Puta russo, tirando a paz do mundo. Em boicote a Rússia q vive do petróleo, os árabes baixaram os preços, e aumentaram a produção.Talvez a 3° Guerra mundial já foi declarada e muitos não perceberam ainda. As petrolíferas, de todo o mundo esta sendo preju

    Amanda Wanderley

    16/12/2014 - 21h50

    Como eh bom ler comentarios de pessoas informadas. :)

    Airton Faé

    16/12/2014 - 22h04

    Pensavam que os americanos iam ficar passivos.

    Renata Smo

    16/12/2014 - 22h08

    A Europa inteira depende do petroleo russo.
    Entao calma la… Boicote ta mais no discurso do que efetivamente na reducao de “barril” comprado.
    Alias, tem o gas tambem.
    Faz -1 grau la fora. Pode viver ser aquecimento?
    So pra dizer que a Europa no momento ta latindo so…

    Ana Santos

    16/12/2014 - 22h15

    Obrigada Amanda, mas deixa eu terminar meu raciocínio; essa crise entre a Rússia e a Ucrânia, e briga de cachorro grande. O único jeito de pressionar Putik e a economia, ou seja o petróleo, éo gás natural q abastece toda Europa q está em pleno inverno, mas ele não pode cortar, senão entra em falência , pq ele já está sentindo a crise, da desvalorização do petróleo. Ta sobrando pra todo mundo, até pra nos. Os árabes tão fazendo o jogo americano, de muita oferta a preços baixos, mas eles não vão aguentar muito tempo, e só pra frear Putik na crise com a Ucrânia. É velha guerra fria. Aqui fica os agoureiros de plantão, torcendo pelo quanto pior melhor.

    Lagrange

    16/12/2014 - 20h47

    Puxa, se voce não me esclarece o ponto crítico de tudo isso, eu ficaria na ignorancia total. Obrigado, Ana.

    ?????? ?????????

    18/12/2014 - 04h39

    Putin fez acordo para fornecer gás natural e petróleo para a China e Turquia! Tbm fez acordo com Índia e Irã! … Rússia não depende da Europa pra viver, os Europeus sim dependem da Rússia! Mas a Rússia com essa parceria com China, Turquia, Índia e Irã, se recuperam facilmente, enquanto o resto da Europa afunda! … Rússia não entrará em Falência, e Putin está mais do que certo em cair fora das relações com a Europa de fornecimento de gás, o mercado Europeu é muito instável, cheio de regras e exigências. Já o mercado Chinês e Turco são mais sólidos, Rússia vai ganhar mais se comercializar gás e petróleo com eles!

    Ana Santos

    18/12/2014 - 04h49

    Mais vcs acompanharam hj o desespero da desvalorização do Rublo?ele subiu os juros pra 17% pra conter o dólar e mesmo assim não conseguiu. Toda renda retirada de um orçamento, não tem jeito. A economia vai pro brejo.vamos acompanhar.

Luiz Augusto Carvalho

16/12/2014 - 19h59

Caio César Tarrafa

Osmar Filho

16/12/2014 - 19h54

Carlos Ocké

Athos Rache

16/12/2014 - 19h48

É por estas e.outras que eu acho que os paises produtores, como a Rússia e Brasil, deveriam prestar mais atenção a democracia nas arábias.

Talvez até mandar uma galera gente boa para, a partir da Síria, promover a democracia na região.

Thiago Luz

16/12/2014 - 19h47

e a corja de bandidos petistas não tem qualquer responsabilidade? vtnc, miguel!

Thiago Luz

16/12/2014 - 19h45

como explica que as ações da principais petrolíferas petrolíferas do mundo subiram em média 20% no mesmo período em que as da petrobrás despencaram 80%?

Lúcio Nicolau

16/12/2014 - 19h41

Alguns jornalistas e anslistas brasileiros são muito ruins !!!

Junte seu texto com este:
http://mobile.bloomberg.com/news/2014-12-08/global-shale-ambitions-wane-as-opec-price-war-deepens-oil-plunge.html

E este:
http://www.zerohedge.com/news/2014-12-16/ruble-trading-dead-meet-new-ruble

Leinig Perazolli

16/12/2014 - 19h33

Vai explicar isto pro gado…

Othon Silva

16/12/2014 - 19h30

Vergonha do jornalismo brasileiro que esconde os fatos para baixar os precos ate ficarem atraentes e contra atacarem, vide Empiricus Consultoria ao modo lobo de wall street. Quando a onda passar veremos quem esta nu..


Leia mais

Recentes

Recentes