Menu

Agora é oficial! Globo teve papel central no golpe de 64

    Até entendo que a Globo tente esconder a sua participação central no golpe de 64. Roberto Marinho exerceu influência determinante para que a ditadura endurecesse e não houvesse eleições após a derrubada de Goulart. É uma coisa que sempre soubemos. Mas agora há provas, documentos, do governo americano. Não é nenhuma delação premiada. […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

979502 (1)


 

 

Até entendo que a Globo tente esconder a sua participação central no golpe de 64.

Roberto Marinho exerceu influência determinante para que a ditadura endurecesse e não houvesse eleições após a derrubada de Goulart.

É uma coisa que sempre soubemos. Mas agora há provas, documentos, do governo americano.

Não é nenhuma delação premiada.

É um tanto assustador, e revelador, contudo, que nenhum outro grande órgão de mídia no país dê destaque a um fato tão importante para entendermos a história do Brasil.

A explicação é simples.

A estrutura midiática da ditadura continua a mesma. O poder de todos eles (Folha, SBT, Estadão, Abril) teve origem no arbítrio.

Esses grupos prosperaram em meio à carnificina promovida pelo regime militar contra o pluralismo político, já que qualquer ideia progressista era considerada subversiva, e portanto censurada, com perseguição de seu autor.

Por isso, há um acordo de poder entre os grandes grupos de mídia. Todos eles se protegem.

Formam um cartel.

Um cartel sujo, criminoso, que se consolidou financeira e politicamente bebendo o sangue da nossa democracia.

Visto que a ditadura promoveu um terrível retrocesso, em todos os sentidos, buscando um crescimento econômico feito à base de um fortíssimo arrocho salarial, desmantelando a educação pública, o sistema ferroviário, as estruturas anticorrupção, em vista disso tudo, pode-se afirmar que a riqueza dos barões da mídia foi construída sobre a miséria social e política de um país inteiro.

A minha tese, de que, um dia, os últimos 60 anos serão catalogados como “a era da mídia”, se confirma.

Desde o suicídio de Vargas, em agosto de 1954, até os dias de hoje, a agenda política brasileira vem sendo pautada pelos mesmos grupos de mídia, todos financiados por agências de publicidade norte-americanas.

O Brasil é um laboratório de uma interessante experiência política. Como promover golpe apenas manipulando a opinião pública?

Em 1964, foi exatamente assim. O golpe foi dado e, no dia seguinte, os grandes jornais (com uma honrosa exceção, o Última Hora), todos devidamente financiados com dinheiro de agências de publicidade norte-americanas, anunciavam o “triunfo da democracia”.

Também há documentos, hoje, que provam a relação dessas agências de publicidade com o Departamento de Estado e os serviços de informação do governo americano.

A manipulação da opinião pública brasileira, em 1964, não foi um trabalho do dia para a noite.

Houve um esforço contínuo, sistemático, metódico.

É a mesma coisa que fazem hoje, só que agora não lhes interessa derrubar o regime democrático. Querem dar o golpe por dentro, simplesmente manipulando, criminalizando o adversário, inventando crises, destruindo reputações, pressionando juízes e promotores.

*

Alô Comissão da Verdade! Vocês não vão discutir o papel central da Globo na consolidação do golpe de Estado de 1964?

Alô Ministro da Justiça, alô presidenta da República, vocês não vão usar essa informação política para esclarecer a população sobre o DNA autoritário da Globo?

Reproduzo abaixo um post publicado no Jornal GGN.

*

Documentos dizem que Roberto Marinho foi principal articulador da Ditadura Militar

TER, 17/02/2015 – 19:35
Enviado por Antonio Carlos Silva – RJ

do Portal Metrópole

Documentos dizem que Roberto Marinho foi principal articulador da Ditadura Militar

Em telegrama ao Departamento de Estado norte-americano, embaixador Lincoln Gordon relata interlocução do dono da Globo com cérebros do golpe em decisões sobre sucessão e endurecimento do regime

image_preview

Lincoln Gordon


No dia 14 de agosto do 1965, ano seguinte ao golpe, o então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Lincoln Gordon, enviou a seus superiores um telegrama então classificado como altamente confidencial – agora já aberto a consulta pública. A correspondência narra encontro mantido na embaixada entre Gordon e Roberto Marinho, o então dono das Organizações Globo. A conversa era sobre a sucessão golpista.

Segundo relato do embaixador, Marinho estava “trabalhando silenciosamente” junto a um grupo composto, entre outras lideranças, pelo general Ernesto Geisel, chefe da Casa Militar; o general Golbery do Couto e Silva, chefe do Serviço Nacional de Informação (SNI); Luis Vianna, chefe da Casa Civil, pela prorrogação ou renovação do mandato do ditador Castelo Branco.

No início de julho de 1965, a pedido do grupo, Roberto Marinho teve um encontro com Castelo para persuadi-lo a prorrogar ou renovar o mandato. O general mostrou-se resistente à ideia, de acordo com Gordon.

No encontro, o dono da Globo também sondou a disposição de trazer o então embaixador em Washington, Juracy Magalhães, para ser ministro da Justiça. Castelo, aceitou a indicação, que acabou acontecendo depois das eleições para governador em outubro. O objetivo era ter Magalhães por perto como alternativa a suceder o ditador, e para endurecer o regime, já que o ministro Milton Campos era considerado dócil demais para a pasta, como descreve o telegrama. De fato, Magalhães foi para a Justiça, apertou a censura aos meios de comunicação e pediu a cabeça de jornalistas de esquerda aos donos de jornais.

No dia 31 de julho do mesmo ano houve um novo encontro. Roberto Marinho explica que, se Castelo Branco restaurasse eleições diretas para sua sucessão, os políticos com mais chances seriam os da oposição. E novamente age para persuadir o general-presidente a prorrogar seu mandato ou reeleger-se sem o risco do voto direto. Marinho disse ter saído satisfeito do encontro, pois o ditador foi mais receptivo. Na conversa, o dono da Globo também disse que o grupo que frequentava defendia um emenda constitucional para permitir a reeleição de Castelo com voto indireto, já que a composição do Congresso não oferecia riscos. Debateu também as pretensões do general Costa e Silva à sucessão.

Lincoln Gordon escreveu ainda ao Departamento de Estado de seu país que o sigilo da fonte era essencial, ou seja, era para manter segredo sobre o interlocutor tanto do embaixador quanto do general: Roberto Marinho.

image


image (1)


O histórico de apoio das Organizações Globo à ditadura não dá margens para surpresas. A diferença, agora, é confirmação documental.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sérgio Emanuel

10/07/2015 - 18h19

Com todos essas provas contra os Estados Unidos devíamos ao menos parar de ter qualquer tipo de relação com este país.
Suas empresas não deveriam mais funcionar aqui e como isso não aconteceu somente com o brasil, os países atingidos
deveriam se juntar e tomar uma atitude. Vai ficar por isso mesmo?
Podem fazer guerras, promover ditaduras, destruir economias, desenvolver bombas e tudo mais que quiserem?
A tendência é que além de continuar farão coisa pior, porque agora tem mais poder ainda. O caso do Iraque foi um absurdo ainda maior que o nosso porque
além de roubarem o petróleo ainda mataram a sua gente. As provas estão aí, apesar de que hoje muita gente sabia disso, graças à internet,
já que a televisão e a imprensa escondeu e ainda apoiou tudo.

Marta Sendero

23/02/2015 - 09h41

Criminosos.diabólico esse velho calhorda .não é à toa, que esse essw veículo de comunicação seja um covil de promiscuidade com seua agentes diretores recebendo favores sexuais homossexuais e de toda forma.um antro de promiacuidade.isso se retrata na sua programação vulgar.em que promove o desmantelamento dos valores familiares.alem de interferir na política nos bastidores, trazendo grande prejuízos irreparáveis para o país até hoje.como o sucateamento da educação .êxodo rural.tdo de ruim que tem hj .foi plantado na ditadura.essa emissora foi a porta voz do mal.se portando como bonitinha .se retratando de mentirinha do apoio mas ela é sim muito ordinária!

PENSANDO O BRASIL

19/02/2015 - 10h56

A STALINGRADO DO GOVERNO:

Quem deveria comandar a Batalha da Comunicação? Em meus sonhos (utopias) a Presidenta Dilma comanda. O que ela deveria dizer? Leia e opine no link abaixo:

http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR10.html

Márcio dos Reis Duarte

19/02/2015 - 08h28

Sempre vemos fortunas que nascem da destruição de lares ou massacre de direitos trabalhistas. As pessoas deveriam acordar pra isso e parar de assistir essa emissora maldita.

hc.coelho

18/02/2015 - 20h55

Quem é que ficou como o maior bilionário do país. ele.

Pharaô

18/02/2015 - 20h14

Eu sou o Pharaô
PôAráa em homenagem aos irmão cariocas rsrs
sei muito mais, posso destruir! a globo!ninguem devia assistir esse canal satanico!tudo que ela faz é pra incetivar o mau ou seja adora o cão!
o nome dessa “emissora” significa grande lobo ou Deus lobo! por que G É USADO NA MAÇONARY pra se referir a isso!lobo é o mau!traiçoeiro!
funcionarios da globo é melhor v6 começarem a fazer o Bem
começar a Amar os NEgÔ Por que voceis, ja estão com a marca da besta!
hahaha então fodasi Demônios hahaha
Se o messis vim nEgô 6 tão perdido!
pq ninguem vai levar fé
só os
Puros e sabios

    Pharaô

    18/02/2015 - 20h27

    Sinistro!
    no Rio tem uma montanha, na praia de ipanema! que parece um LOBO deitado uivando!

Pharaô

18/02/2015 - 19h44

A globo, e a direita brasileira, paga um “Basquete Bom” para os Americanos haha
são Vassalos assumidos, e tem orgulho! de ser penetrado,pelos yanks! haha
eles são Anticristo!odeia o povo de Deus,do LESTE os filhos do Sol
Egipcios,Maias,Etiopes,Incas,Khmers,Mouros,Vedas,harappans são os Sumérios.
Anjo vem de Negô!Significa Senhor da terra,Guardiões da terra ou seja anjos…somos Filhos de Ra o Deus criador!Deus do Céu o Sol
En significa Deus, Ger significa criar, gerar, então En-ger ou Nigger =Engenheiro Deus criador, esse foi o nome que os Egipcios Deu ao Pai…G = a Deus tambem God,Good vem dai.Quer dizer onipotencia,onisciência muito,muito mais que o satelite deles.
Ra quer dizer senhor, do céu, ou Deus criador! a letra R significa justamente senhor ou Sol…os Reis da Mesopotâmia, antiga Etiopia, se chamavam “Negus Negast” ou seja Rei dos Reis.Ego vem de Negô, que quer dizer Eu,El,Ele outro nome de Deus!um Sacerdote que tem contato direto com o Pai.Na asia era chamado de Buda,no Egito Pharaó,”civilização Atlante”Sumérios IriRIriRIrihaha
o Anticristo, odeia a imagem, e semelhança de Deus do povo Divino!
ale de ter uma “INVEJA”pq os antigos Mestres eram todos “Blacks”e todo conhecimento nosso!eles usam simbolos do Egito más adoram a Lua!as trevas!o Demo! NÓS que escrevemos a biblia! ela fala do Egito,da Etiopia da mesopotâmia antes dos ARABS INVADIR\JUNTAMENTE COM os Romanos!
igreja catolica, ajudou a trazer, o povo de Deus, para escravidão eles sabiaão!
dai da pra ver, que essas organizações evangelicas, e catolicas, são apenas ILLUMINATI empresas disfarçadas.Nunca foram de Deus são falsos profetas,mentirosos até a biblia, os Romanos mexeu!pra incluir escravidão,dizimo entre outras coisas!essa é a razão somos o Povo do Altissimo, e quem quer ser salvo não pode ser racista,tem que ser puro,humilde!
por isso que esses ricassos tem inveja,se preocupa com NÓS Negô
hahaha
Jesus significa Eu sou em Francés! da pra ver que foi os Romanos! que criou! por que o verdadeiro é da linhagem de Salomão,Davi que são Negus Etiopes!
Bob marley,2pac,Snoop Dogg,Denzel whasgton,Michael jackson são exemplos Egipcios…
então esse mundo 98% das coisas é mentira é uma falsa realidade,coisas que não existe más que foram criadas para iludir,enganar as pessoas!
essa turma que é invejosa,Racista,cinica,má são servos do “Evil”
então faça o Bem va pelo certo pela Justiça! que Deus é desse lado

renato

18/02/2015 - 18h42

A Rede Globo, vai acabar….
Não é UTOPIA..

Mauricio Gomes

18/02/2015 - 16h27

Miguel,

Agora estão explicados os editoriais da Rede Roubo contra a comissão da verdade, chamados de desnecessários e revanchistas. O Merdal escreveu vários destes, sempre lambendo o saco dos patrões como sabujo que é. Todos que perderam parentes assassinados pela ditadura deveriam utilizar esse documento e processar essa emissora bandida e golpista, exigindo reparação pelos danos causados. E a comissão da verdade tem a obrigação de tornar esse documento público e incluir a emissora golpista na lista dos que apoiaram a ditadura e ajudaram a cometer crimes contra a humanidade, assim como o governo tem a obrigação de extinguir imediatamente o bolsa PIG que sustenta esses parasitas da nação.

marcias.duarte@yahoo.com.br

18/02/2015 - 16h26

Conspiração para derrubar governos está no DNA da Globo.

Comuna

18/02/2015 - 16h10

E também tá explicada a “confissão” da rede globo no ano passado, que de fato apoiou o golpe e os 21 anos de ditadura.Sabia que os arquivos secretos seriam abertos após 50 anos.

anac

18/02/2015 - 15h52

A Globo conspira ainda hoje contra a DEMOCRACIA.


Leia mais

Recentes

Recentes