Menu

Viomundo envia carta aberta ao ICIJ

  Não sei não. Acho que teremos de entrar em contato diretamente com a fonte vazadora, Henry Falciani. Tenho certeza que ele não vazou essa lista, arriscando sua vida, para que esta ficasse em mãos de grupos ainda piores que os sonegadores, o grupo de barões de mídia, que manipulam a informação para cumprir objetivos […]

30 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

115313_600


 

Não sei não. Acho que teremos de entrar em contato diretamente com a fonte vazadora, Henry Falciani.

Tenho certeza que ele não vazou essa lista, arriscando sua vida, para que esta ficasse em mãos de grupos ainda piores que os sonegadores, o grupo de barões de mídia, que manipulam a informação para cumprir objetivos políticos espúrios e antidemocráticos.

Com a lista, o UOL ganha inclusive poder de chantagem sobre anunciantes que porventura estejam presentes na lista.

É um absurdo.

*

Abaixo, texto do Azenha, publicado em seu blog, o Viomundo.

Opinião do blog

Nosso alerta ao ICIJ: Mídia sonegou informação a leitores
publicado em 19 de fevereiro de 2015 às 19:21

Captura-de-Tela-2015-02-19-às-19.13.26


Cara srta. Guevara [vice-diretora do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos],

Depois de ler sua troca de mensagens com o jornalista Amaury Ribeiro Jr., estou confuso.

O ICIJ escolheu apenas um investigador no Brasil, o muito respeitado jornalista Fernando Rodrigues, e apenas uma empresa de mídia, o UOL-Grupo Folha [para apurar e divulgar as contas do HSBC no caso Swissleaks].

Como estamos falando de mais de 8 mil clientes brasileiros do HSBC, qual será o critério para separar os “relevantes” dos “irrelevantes”?

Eles do UOL sabem antecipadamente quais nomes são de “laranjas” — como chamamos em português as pessoas que deixam usar seus nomes para esconder dinheiro sujo?

Quais são os critérios para priorizar este nome e não aquele outro? Fama?

Não faria mais sentido se o ICIJ tivesse escolhido parceiros múltiplos para a apuração no Brasil, de maneira a evitar os riscos sobre os quais Amaury Ribeiro Jr. alertou?

Por favor, siga a lógica: uma vez que o ICIJ nunca publicará a lista completa de clientes brasileiros do HSBC, como estaremos certos de que nomes não mencionados não escondem segredos sobre os quais a sociedade brasileira tem o direito de saber?

Tenha em mente que há muitos motivos para ceticismo em relação às corporações de mídia brasileiras.

Como o Repórteres Sem Fronteiras relatou, o Brasil é a “Terra dos 30 Berlusconis”. As famílias que controlam a mídia brasileira agem como um partido de oposição. Elas tem uma agenda política e a seguem em suas publicações, mesmo que isso implique em esconder informação.

Um exemplo?

Amaury Ribeiro Jr. escreveu um bestseller sobre as privatizações no Brasil chamado A Privataria Tucana.

Mas o livro foi considerado “não notícia” pela maior parte da mídia brasileira durante semanas. Depois que o livro se tornou um best seller, a mídia passou a dar atenção a ele, mas apenas para atacar o conteúdo.

Outro exemplo?

Foram blogueiros que noticiaram que as Organizações Globo, nosso grande conglomerado de mídia, haviam sido multadas em R$ 600 milhões por sonegar impostos na compra dos direitos de transmissão das Copas de 2002 e 2006.

De acordo com documentos oficiais, a operação foi feita com a criação de uma empresa fantasma nas ilhas Virgens Britânicas, notórias pela lavagem de dinheiro sujo.

Notícia, não? Não, de acordo com a maior parte da mídia brasileira. Outra vez, foram semanas até que a notícia saísse aqui ou ali.

Nos dois casos, o comportamento vergonhoso foi adotado pelos seus parceiros do UOL-Folha.

Nós, no Brasil, já não ficamos tão surpresos com tal comportamento.

As grandes empresas de mídia promoveram e se beneficiaram da ditadura militar que torturou, matou e “desapareceu” com brasileiros.

O Grupo Folha, aliás, teve alguns de seus veículos de distribuição usados por gente ligada à ditadura e emprestou um dos títulos, o da Folha da Tarde, para ser porta-voz da repressão.

Francamente, ficamos surpresos com a decisão do ICIJ de escolher um único parceiro para lidar com informação tão relevante para a sociedade brasileira, considerando o que acabamos de relatar.

Saudações,

Luiz Carlos Azenha

*****

Dear Ms. Guevara,

After reading your exchange with Mr. Ribeiro Jr., I’m confused.

ICIJ has chosen as it’s sole investigator in Brazil a very respected journalist, Fernando Rodrigues, and a sole media company, UOL-Grupo Folha.

Since we are talking about more than 8.000 HSBC client’s, how in the world will they find out which ones are “relevant”or “irrelevant”?

Do they know in advance, for example, which names might have been used as “laranjas” — in portuguese is how we call people that let their names be used to hide dirty money?

What are the criteria to prioritize this name here and not that one over there? Fame?

Wouldn’t make more sense to have multiple partners doing the work in Brazil, in order to avoid the risks that Amaury Ribeiro Jr. alerted you about?

Please, follow the logic: since ICIJ will never publish the full list of brazilian clients of HSBC, how will anyone be sure that the unpublished names don’t hide an important secret that Brazilian society has the right to know?

Bear in mind that there are plenty of motives to be sceptical about the brazilian media corporations.

As Reporters Without Borders has reported, Brazil is the land of the 30 Berlusconis. The families that control the Brazilian media act as an opposition party. They have a political agenda and follow that agenda on their publications even if it means hiding information.

Case in point?

Amaury Ribeiro Jr. wrote a best seller about the privatizations in Brazil, called A Privataria Tucana.

But it was considered NON NEWS by the brazilian media for weeks. AFTER it became hugely sucessful, it finally got coverage in the form of heavy criticism against it’s content.

One more example?

Bloggers broke the news that Globo Network, our huge media conglomerate, had been fined in over U$ 150 million for not paying taxes when it bought the rights for World Cup 2002-2006.

According to official documents, the operation was done with the set up of a fake company in the notorious money laundering British Virgin Islands.

Newsworthy? No, according to most of the Brazilian media. Again, it took weeks until it was mentioned here and there.

In both cases, the shameful behavior included your partners from UOL-Grupo Folha.

We, in Brazil, are not surprised by such behavior.

The big media companies are the same that promoted AND benefited from the military dictatorship that tortured, killed and “disappeared” Brazilians.

Grupo Folha, by the way, had some of its distribution vehicles used by people associated with the dictatorship. It gave one of it’s titles, Folha da Tarde, to be used by torturers to disseminate lies about political repression.

Frankly, it’s a surprise that ICIJ has chosen to embrace a sole Brazilian partner considering such History.

Best Regards,

Luiz Carlos Azenha

Leia também:

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

surreal

24/02/2015 - 11h14

O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA COVARDE DESTRUIDORA DE NOSSO POVO, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA SONEGADORA DE IMPOSTOS??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS, POLÍTICOS E O POVO BRASILEIRO VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS? E ATÉ QUANDO A MÍDIA ENTREGUISTA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???

Sta. Catarina

23/02/2015 - 21h25

Quer saber pessoal, vamos todos escrever para esse ICIJ. Farei meu texto agora mesmo. Vamos mostrar a eles que nós, brasileiros informados, não queremos a informação entregue a uma mídia manipuladora e corrupta.

vamos fazer pressão.

sérgio

23/02/2015 - 17h02

Miguel, deve ter sido o início de tudo, o período das privatizações tucanas:

http://www.portalmetropole.com/2015/02/psdb-movimentou-us-1768-milhoes-em.html?m=1

José Carlos Damaceno

22/02/2015 - 16h54

infelizmente vivemos em país que ainda não foi devidamente politizado as pessoas torcem para este ou aquele como se estivessem torcendo para clubes de futebol.

revenger

21/02/2015 - 19h12

Em tempos de internet é até difícil não achar que, mais hora menos hora, essa lista apareça! O Wikileaks divulgou/denunciou coisas até mais sérias!

Não é possível que isso fique sob julgamento de um repórter se deve divulgar esse ou aquele nome! No mínimo, isso deveria ser atribuição da Justiça!

Mas assim também tá bom! Em doses homeopáticas pois, pela reação do PiG (patriótica imprensa gloriosa), coisa boa não tem nessa lista pra direitona.

Enquanto eles vão sangrando a Petrobrás, a lista pode servir de antídoto!

Messias Franca de Macedo

21/02/2015 - 11h24

*A Luciana Genro deveria se preocupar também!
E muitíssimo!

[*http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/luciana-genro-dilma-nao-nao-explicou-que-providencias-vai-tomar-em-relacao-ao-hsbc/]

Quem vai deter a insanidade, a irresponsabilidade social e a incoerência do MP DEMoTucanês?!…

##################

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União entrou ontem (20.fev.2015) à noite com um pedido de ação cautelar contra a celebração de acordos de leniência entre o governo federal e as empreiteiras acusadas de corrupção no âmbito da Operação Lava Jato.
[TCU: pressionado a anular poderes da CGU na Operação Lava Jato]
(…)

*FONTE DO ESGOTO: http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/02/21/ministerio-publico-no-tcu-quer-suspender-acordos-da-lava-jato-via-cgu/

*do mesmo jornalista (ir) responsável pelo ‘vedamento seletivo’ da lista dos brasileiros corruptos no HSBC da Suíça!

###################

Pergunta, Lu!

Acordo de delação premiada, inclusive envolvendo o mega-doleiro Albert(o) Yousseff, pode!(?)
O mesmo Albert(o) Yousseff que não teria mais direito a esse mesmo instituto, o da delação premiada!
Sentença proferida pelo mesmo juiz nos antanhos do escândalo do Banestado da famigerada e corrupta era FHC!

PROER do FHC para salvar a pele de meia dúzia de *’banqueiros criminosos’, pode!(?)
*perdão pelo pleonasmo!

“‘Vamo’ que ‘vamo’, Lu”, perguntar e cobrar das ‘oturidades’ (ir)responsáveis!

Galvani Pereira de Lima

21/02/2015 - 13h10

Essa é a saída para termos conhecimento dos nomes dos figurões do Suiçalão – HSBC! Muito boa ideia

Marcio

20/02/2015 - 11h09

Mostre nossa ( e não tua ) insatisfação enviando um e-mail para a Srª. Marina Walker Guevara:mwalker@icij.org

Marcio

20/02/2015 - 11h08

Mostre tua insatisfação enviando um e-mail para a Srª. Marina Walker Guevara:

mwalker@icij.org

Eduardo Albuquerque

20/02/2015 - 12h55

O silêncio local revela que os barões midiáticos tem contas recheadas nos paraisos fiscais…Esperar por midia e justiça locais é esperar metro no meio do oceano atlantico.

Camilo Reis

20/02/2015 - 12h25

Que tal tentar conseguir a lista completa com outros jornalistas dessa associação?

Ricardo Edmundo Ceconello

20/02/2015 - 12h02

BOECHAT, CADÊ A LISTA DO HSBC? Calaram teu bico, malandro? RICARDO BOECHAT, na sua “crônica” na Band FM, não toca em nada com coisa nenhuma sobre a pressuposta existência PROVADA de brasileiros constantes na lista do HSBC. Talvez por influência maléfica do fernando biltre, Boechat tenha sido proibido, como fizeram na Globo, de tocar no nome do FHC enrolado na Lava Jato, ou de caciques tucanos enrolados na lista do HSBC. Se fossem petistas os citados na “lista”, a imprensa já teria feito o maior estardalhaço. Seriam manchetes garrafais na Veja e na Folha, desde o Estadão até a Isto É, até as monumentais calúnias da Miriam “leitoa” Porcão do Reinando Azedo na rede globo, e da Rachel Xêrazedo e o trambolhão da famigerada rede do judeu. Mas, ao que tudo indica, não existem petralhas nessa lista, haja vista que não pode ser FALSIFICADA PELA BOATARIA FASCISTA BRASILEIRA, porque seria desmentida pela imprensa internacional. Ao que tudo indica, Boechat, tu também estás enrolado nessa tremenda pantomima da imprensa marrom brasileira, filiada aos demotucanalhas. Que pena, meu caro Ricardo Boechat, que tanto respeito eu tinha. Parece que te botaram o cabresto do silêncio. Até tu, Boechat! Escondendo do teu pobobão a lista dos malandros brasileiros que sonegavam impostos e lavavam dinheiro pelo HSBC na Suiça. Decepção, Boechat.

Messias Franca de Macedo

20/02/2015 - 07h50

… Humildemente, há tempo eu veio reiterando: temos que denunciar as mazelas jurídico-midiáticas que ocorrem no Brasil às instâncias internacionais vinculadas ao Direito, aos Direitos Humanos, à Cidadania e à Democracia… Denunciar esses mesmos crimes perpetrados pela DIREITONA também às agências noticiosas internacionais… E a todos os chefes de Estado do mundo… “Não dá mais”: enquanto estivermos – no contexto intra-muros – sufocados por esse cipoal de atrocidades rotulado de “Legalidade e liberdade de imprensa”, cada vez mais seremos vítimas dos fascistas a serviço do golpismo e do entreguismo! Deixe-nos viver, “lote” de canalhas!

Diomaris Negretti

20/02/2015 - 07h39

Boa, Cafezinho!

Rosimar Nunes

20/02/2015 - 02h07

Parabéns e vida longa ao cafezinho!

Dulce Cabral

20/02/2015 - 01h58

Só saberemos a verdade no Brasil se um jornalista sério e não dependente do PIG for à fonte. Se tal não acontecer, os vazamentos seletivos e que só interessam aos barões da miídia e ao PSDB vão acontecer também neste escândalo.

Meire Souza

20/02/2015 - 01h22

Se o dinheiro foi sonegado do erário público brasileiro, todos os brasileiros têm o direito de conhecer a tal lista. Cadê o fisco que não toma as providências legais?

Meire Souza

20/02/2015 - 01h19

I’m so confused too!!!

Paulo Alves Monteiro

20/02/2015 - 01h01

Será que existe mesmo essa lista , não será mais uma fumaça !

Mario Cesar Leite Pedroso

20/02/2015 - 00h11

Parece que vai ser a única maneira de se saber a verdade dos fatos. Se dependermos do UOL…. já era..

Bruno Lizandra

19/02/2015 - 23h56

Muito estranho mesmo.

Eduardo Barreto

19/02/2015 - 21h04

Com a palavra a ICIJ.

Ricardo Costa

19/02/2015 - 22h57

Com certeza ainda há, no Brasil, jornalista que honre a carreira e parta para investigar, ao invés de ficar só reclamando dos outros.

Gerson Pompeu

19/02/2015 - 22h43

O curioso é que não vemos nenhum coxinha vociferando aqui nesta postagem. Sintomático.

Cristina Meirelles

19/02/2015 - 22h33

Isso é óbvio ! Temos que passar de fase pokemon!!! Por que esperar que a mídia informe? Para que internet livre se ficamos chorando porque a mídia não divulga!!! Ora que se danem, tratem vcs de divulgarem! Tenho certeza que terão patrocínio . Jornalismo é isso ou é essa choradeira óbvia ???No Brasil a internet é livre ! Usa!!!!

Renato Inácio Pereira

19/02/2015 - 22h31

Aí eu senti firmeza. Apoiado, viomundo

Bernardo Fortunato Costa

19/02/2015 - 22h19

O mundo tem que saber o que acontece no Brasil, quando a midia local faz política escondendo informação.

Marcela Carvalho Campos

19/02/2015 - 22h16

Onde estão os sites de petições populares, acho q enche rapidamente de solicitações.

Rosa Anello Dos Santos

19/02/2015 - 22h14

Só indo direto a fonte, porque com esses intermediários, não saberemos nunca.

Rafael Paiva

19/02/2015 - 21h50

Apoiado!


Leia mais

Recentes

Recentes