Menu

Dilma e o tabefe no povo

  Reproduzo abaixo o texto do Torturra, com o qual concordo, mas antes acrescento algumas coisas. Primeiro, um esclarecimento. O governo Dilma, infelizmente, nunca valorizou as redes sociais. O twitter da presidenta (os dois, o da Dilma e o do Planalto) fica dias, às vezes semanas, sem ser atualizado. Nos últimos meses, foi usado especialmente […]

58 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A presidente eleita durante seu primeiro pronunciamento de rádio e TV


 

Reproduzo abaixo o texto do Torturra, com o qual concordo, mas antes acrescento algumas coisas.

Primeiro, um esclarecimento. O governo Dilma, infelizmente, nunca valorizou as redes sociais.

O twitter da presidenta (os dois, o da Dilma e o do Planalto) fica dias, às vezes semanas, sem ser atualizado. Nos últimos meses, foi usado especialmente para necrológios. E quando atualiza, não usa linguagem própria para twitter. É antes um depositário de frases recortadas de discursos da presidenta.

A mesma coisa vale para o blog do Planalto. Não tem linguagem própria. Apenas reproduz discursos, ou publica comunicados oficiais.

O blog do Planalto nunca entrevistou a presidenta. Nunca produziu um texto feito especialmente para o blog. Tanto é que o compartilhamento de seus posts é bem próximo de zero.

Ou seja, Dilma não criou um ambiente nas redes sociais. Não criou um hábito, uma técnica, uma tradição.

E ainda acabou com o Café com a Presidenta, o único canal direto que tinha com a população.

E estou falando de agora, do novo governo. A primeira gestão de Dilma já havia abandonado completamente a internet, assim que terminou a eleição.

Era o tempo em que Dilma preferia fazer omeletes no programa da Ana Maria Braga.

Diz Torturra: “É óbvio que a intenção do governo é esconder o pronunciamento. Não apenas pelo medo de panelaço, mas pela percepção – correta ao meu ver – de que independente da gritaria pelas janelas, a figura e a as palavras de Dilma já são autofágicas. A simples entrada impositiva nos lares vai adubar ainda mais a rejeição que se expande, justamente, nas camadas de menor renda.

De fato, só que a solução é, sempre, fazer a disputa política. Os políticos tucanos até tem a opção de se esconderem em momentos difíceis, deixando que os grandes meios de comunicação se encarreguem de melhorar a sua imagem.

Dilma não tem esse privilégio.

Momentos difíceis exigem mais comunicação do que nunca, porque é tarefa do governo gerenciar expectativas e esclarecer o povo sobre o tipo de problema que enfrentaremos.

Kennedy, diante das dificuldades, dizia aos americanos: “não pergunte o que o país pode fazer por você, e sim o que você pode fazer pelo seu país”.

Lenin, diante dos problemas econômicos terríveis que a revolução russa enfrentou em seu início, e da necessidade do governo de adotar medidas difíceis, esclarecia: “um passo atrás, dois à frente”.

Simples, popular, brilhante.

Dilma podia usar a oportunidade para fazer a defesa de seu governo, e não apenas no campo do emprego e do trabalho.

Seria interessante usar um formato novo, e não aquele convencional.

Uma coisa original, menos chata. E podia fazer dois discursos, um para a TV aberta, outro para a internet.

Um para os pobres, outro para a classe média, pela internet.

Para os pobres, um discurso escrito especialmente para eles, de preferência acompanhado de iniciativas políticas concretas, como um plano para expandir e baratear a banda larga. Além da defesa de políticas de valorização do salário mínimo.

Para a classe média, um texto mais politizado, abordando questões mais complexas.

Dilma preferiu falar apenas pela internet, mas usando um formato convencional, com um texto previsível, tanto em conteúdo como em forma.

A classe média que saiu da TV e agora está na internet não tem interesse em ouvir discurso da presidenta, quanto mais sobre salário mínimo.

Quem teria interesse seriam as camadas mais baixas da população, que não tem hábito de assistir vídeos pela internet.

Até porque, não nos esqueçamos, a internet do pobre é de qualidade sofrível e vídeo é o conteúdo que mais consome a internet pré-paga caríssima que o Brasil cobra de sua população.

Como milhões de nordestinos pobres, mais milhões de pobres do Sudeste, e dos rincões de todo o Brasil, que não tem sequer banda larga decente, e que votaram em massa em Dilma, poderão assistir ao discurso de sua querida presidenta?

Enfim, um erro lamentável.

Sem contar que a decisão em si de não falar na TV foi um ato de comunicação negativo. O prejuízo que esperavam evitar, de não ouvirem panelas, foi substituído por algo ainda pior, a acusação de covardia.

Não foi um tabefe na Globo, porque a TV é uma concessão pública, pertencente a todos os brasileiros.

Foi um tabefe no povo, que perdeu a oportunidade de ouvir a presidenta da república falar sobre o nosso país, em rede nacional, na TV, para dezenas de milhões de brasileiros, como era direito dela, como é direito nosso.

*

Vamos ao texto do Torturra, publicado em seu facebook:

Bruno Torturra: O ridículo transcendental de não falar na TV

1o DE ABRIL?

É de um ridículo transcendental esse papo do governo de que o pronunciamento apenas online da Dilma é para “valorizar as novas mídias”. Ou, pior, como escutei de alguns militantes, para “tirar o protagonismo da TV”. Afe…

Primeiro: ainda é a TV e o rádio que seguem ligados na sala das famílias a quem o discurso se dirige: gente que realmente se importa e depende do valor do salário mínimo, tema de sua fala. Se alguém perde protagonismo ao prescindir da TV é o discurso.

Segundo: mesmo que o brasileiro de baixa renda estivesse hiperconectado, a rede nacional tem uma função que a internet simplesmente não substitui. A simultaneidade, a interrupção da programação, o sentido coletivo e excepcional do pronunciamento da chefe de Estado. De novo, Dilma diminuiu a importância do que tinha a dizer.

Terceiro: a TV é uma concessão pública. É não apenas prerrogativa presidencial usar a cadeia nacional quando achar necessário, mas desejável quando tantos de nós esquecemos desse fato.

Quarto: há uma diferença crucial entre ver algo na TV e DECIDIR clicar em um pronunciamento. O que me leva ao que queria dizer com tudo isso.

É óbvio que a intenção do governo é esconder o pronunciamento. Não apenas pelo medo de panelaço, mas pela percepção – correta ao meu ver – de que independente da gritaria pelas janelas, a figura e a as palavras de Dilma já são autofágicas. A simples entrada impositiva nos lares vai adubar ainda mais a rejeição que se expande, justamente, nas camadas de menor renda. Exatamente os que não estão na internet nem acompanhando o bate boca online. Principalmente em tempos de erosão acelerada de direitos trabalhistas, perda de poder de compra dos salários e credibilidade política quase nula.

A conta é simples: já que não dá pra simplesmente não falar nada, faz um vídeo pro Youtube e beleza. Aproveita e diz que é pra “valorizar as novas formas de comunicação”.

Numa boa?

Se Dilma estivesse falando sério em valorizar a internet, deveria entregar um plano nacional de banda larga decente e nos poupar desse caô.

________
PS: dado que o dia da trabalho é comemorado em 1o de maio por conta de um massacre que grevistas certa vez sofreram na mão da polícia nos EUA, é especialmente triste que Dilma não cita os professores de Curitiba agredidos pela PM de Beto Richa. Justamente uma presidente que, bem ou mal, é do Partido dos Trabalhadores…
Bom feriado!

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Elaine

08/05/2015 - 22h47

Foi uma estratégia tão boa que nem o PT, nem o próprio governo decidiu continuar a segui-la. Já viram a quantidade de propaganda passando na irreLevante TV aberta? Otimismo não enche barriga, nem mantém governo popular no poder. Miguel tem TODA razão. Conheço várias pessoas que votaram na Dilma e que têm boa vontade em escutar o que ela tem a dizer (e viram o outro pronunciamento na TV), que nem tomaram conhecimento da internet e ficaram com essa “impressão de medo”. PS:

Roni Santos

04/05/2015 - 12h40

Não se deixe manipular pela mídia. Entenda uma coisa: a mídia golpista não está nem aí para o Brasil, para a ética, para a verdade, para a liberdade, para você ou para o combate à corrupção. Ela usa mentiras e distorce verdades para cumprir a agenda de quem paga melhor. Tem gente de olho na Petrobras e não é o PT.
A mídia diz quem você deve odiar, de quem você deve gostar e a quem você deve amar. Ela empurra goela abaixo uma opinião e vende como informação. Não há apuração decente dos fatos e o noticiário é uma grande peça de propaganda. O que está se delineando não é o clamor popular pelo fim da corrupção. O que se delineia é o quadro do caos, com uma multidão manipulada e despolitizada que realmente acredita que impeachment ou ditadura militar sejam a solução dos problemas.
Esse pessoal movido a raiva e que consegue odiar, detestar ou desprezar pessoas a quem não conhece, é do tipo que facilmente abriria os braços para o anticristo achando que ele é um grande estadista. Eu é que não vou para as ruas em um evento orquestrado pela Rede Globo & cia. para manipular a opinião pública mais uma vez e transformar o Brasil em uma novela ridícula. Tenho uma visão muito racional de tudo o que está acontecendo e ela me leva a me posicionar contra Globo, Veja, Folha de São Paulo, Época, etc. e a favor da democracia.
A favor da Dilma e da Petrobras? Sim, enquanto elas representam a minha liberdade de pensar o que eu quiser sem que a Globo me diga como as coisas são (na visão dela) ou de quem devo gostar. A vida não é uma novela e política não é um jogo de futebol Eu não vou fazer figuração para o projeto de golpe da Rede Globo. Vou cobrar de quem eu elegi e apreciar o momento histórico em que denúncias são investigadas (no meu tempo, elas eram engavetadas e a roubalheira corria solta). Esperar que a justiça humana seja feita e pedir a Deus justiça, pois não há injustiça maior do que alguém que diz fazer jornalismo privar o povo da verdade por interesses mesquinhos.
Resumindo minha opinião:

Vitor

04/05/2015 - 09h50

Tem muita gente aqui querendo brigar com a lógica… É óbvio que Dilma se escondeu (ou não quis se expor)! Não tem nem como dizer que um texto apenas para internet alcança mais brasileiros que em rede nacional de rádio e tv (até pq todos os pronunciamentos na TV são replicados na mesma hora para a internet).
E se a TV estiver nesse ostracismo que muitas pessoas falam, pq brigam tanto com a Globo? Ela não é irrelevante?
Tá falando lógica por aqui… e muita!

Leandro

03/05/2015 - 19h42

“um para os pobres, outro para a classe média”…
Lamentável pensamento, se ao menos usasse o termo classe trabalhadora, uma vez que usou classe média… Nada mais que o tradicional preconceito classista.
Miguel já escolheu melhores textos….

Adilson

03/05/2015 - 03h55

Na TV, especialmente, na Globo nem desenho animado ASSISTO! E dizer que 100% das pessoas assistem TV vai de encontro aos péssimos índices de audiência por que passam as emissoras de TV.
Dilma não pode se dar ao luxo de trazer a crise novamente para o seu colo,ou alguém dúvida de o JÁ iria mentir, manipular e inventar que o panela o do dia do trabalhador foi o maior pene laço da história do Brasil. O que nos importa é que Dilma Rousseff está governando para melhorar a vida de todos os trabalhadores brasileiros. Ademais, outras oportunidades surgirão em momentos mais favoráveis ao governo.

    Pharaô

    03/05/2015 - 05h45

    ENTÃO qualquer patifária!que acontecer COM O POVO!vamos cobrar DA “GLOBO” É…E DE TODA EQUIPE
    ATENTADO TERRORISTA,chacina,tragédias sabotadas!guerrinha,escravidão!
    ô como reconhecer eles e as empresas!
    redbull,Hellmans,nestlé,Bunge,Cargill,Odebrecht,Globo
    Correios,Walmart, Grupo Pão de Açúcar,magazine luiza,Itaú!a letras formam uma torre!certinha ou igual a torre pegando fogo!:tl,It,lm,un,up,ar,Gr,db,rr,ff,ui,in,ht,Gl! agora os sobrenomes dos ILLUMINATI:Roberto Marinho-in,ri,nh
    Fernando Collor de Mello-an,ll,rn
    Alberto Bailleres Gonzales-lb,il,Go,al,ll
    Joseph Safra-ph,af,fr
    Moreira Salles-ir,ll,al
    Wagner Canhedo-nh
    exemplos de Organizações deles:Polícia-li
    governo-rn
    midia-mi,di
    jornal-rn,al
    psdb-db

    TA facinho AGORA! podem pega-los
    se Algo acontecer.

Tomaz

03/05/2015 - 03h41

Acho que nesse momento ela deveria ter batido pesado no PSDB ter votado a terceirização da atividade fim tirando direitos dos trabalhos e mostrar cabalmente que o PT votou contra a terceirização da atividade fim , e explicar o que raios é a atividade fim para que apopulação entenda que o PT ficou do lado do povo defendendo os direitos do povo e que o PSDB ficou contra o povo, ao querer acabar com os direitos da população!
Esse momento era a hora de falar na TV.
Em outros a internet serveria bem.

j. andrade

02/05/2015 - 21h26

Que se lasque! Não vou defender governo covarde e comprometido com banqueiros, capacho da mídia. Covarde, covarde. Em um momento como esse, em que, no Paraná, os professores são massacrados pelo PSDB, a presidenta sequer fala no massacre com contundência. Quando fala sobre a covardia do governo paranaense, sequer cita os algozes. Governo covarde. Se cair, cai bem. Que se lasquem! Eduardo Cunha diz ter pena do PT! No Brasil, um ladrão tem a cara de pau de dizer que tem pena do governo, e o governo faz que não é com ele. De duas, uma: ou cala porque concorda, ou cala porque concorda. Não defendo covardes.

renato

02/05/2015 - 19h39

Você fala disto com muito mais propriedade de que eu poderia ler ou pensar.
Só quero o bem da presidenta e do Brasil. e quero a morte do PSDB e a morte
da DIREITA…e o fim das TVs Globo e revista Veja.
Agora somo ao fim de Beto Richa juntamente com Aécio e o carimbador.
Até gosto do Cerra por que ele tem aquela cara divertida..
E voce sabe melhor que eu se ela aproveitou ou não isto dai..

Boanerges Aguiar Castro

02/05/2015 - 05h49

A seguir os conselhos, a presidenta Dilma Rousseff estaria procedendo como ditadores soviéticos ou patos mancos americanos em desespero. Sua Excelência não tem vocação para ditadora nem para pata manca. Quem está mais desesperado (e há vários outros) é o tal do Eduardo Cunha, todo embananado, caindo em contradições, morrendo de medo do MP e do STF, a ponto de apelar para Paulinho da Força, com o “suporte técnico” de Aécio Neves, da mídia poderosa “et caterva”. A Presidenta do Brasil e a maioria do povo brasileiro não têm nada a ver com essa gente e o aparelho midiático poderoso. Continue inaugurando obras e começando outras, Presidenta.

Valtair Almeida

02/05/2015 - 03h31

Acho que o Miguel já tocou nesse assunto e tinha razão. Agora tenho notado um ativismo no face tanto da Dilma quanto do PT e isto é prá lá de bom.

john, saint john

01/05/2015 - 22h51

Dilma é uma farsa, boneco ventriloco do umbandista marqueteiro João santana, o Rasputim da corte petista!

André Luiz Furtado

02/05/2015 - 01h19

A análise de Bruno Torturra
1) Parte do pressuposto equivocado de que “a intenção do governo é esconder o pronunciamento”.

2) Se desenvolve com uma visão deturpada da realidade e totalmente em coerência com a mais irracional oposição à Dilma, quando diz que a “figura e as palavras de Dilma já são autofágicas”.

3) Finaliza com um desconhecimento grave que gera uma crítica infundada à presidenta quando ele afirma que “se Dilma estivesse falando sério em valorizar a internet, deveria entregar um plano nacional de banda larga decente e nos poupar desse caô (sic)” http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/04/1615213-dilma-quer-lancar-banda-larga-para-todos-com-velocidade-de-25mbps.shtml

a vida como ela é

01/05/2015 - 22h17

99% do que a grande maioria das pessoas fazem nas redes sociais são ver e divulgar bobagens. Se na TV ninguém parava para ver, imagine na internet em pleno feriadão. Suicídio político em andamento. E por falar nisso, cadê o nove dedos?

L. Souza

01/05/2015 - 22h07

Meu caro, não vejo o porque de todas essa lenga-lenga com os vídeos da presidenta.
A mudança sempre causa desconforto, mas ela decidiu certo. Não tem nada de querer valorizar blogs ou rede, simplesmente optou pelo mais lógico!
Montou três vídeos que falavam sobre os assuntos mais a ver com o trabalhador e disponibilizou num canal, de internet, sim, mas aberto e acessível por todos que quisessem. Não é isso que se faz??!!
Inclusive, liberou para as TV, que reproduziram os pequenos vídeos QUANDO QUISERAM.
Vejam bem, no horário que quiseram! De manhã, de tarde, de noite!
Querem coisa melhor???
E sem “imposições” do governo. Não é o que as TV estavam reclamando? Reproduzir pronunciamentos do governo de graça??!
Temos hoje um dos presidentes da Republica mais inteligente da história do Brasil, tentando botar em prática soluções tecnológicas modernas em âmbito nacional.
Por favor, NÃO ATRAPALHEM!!!

    Marcia

    02/05/2015 - 17h56

    L.Souza, faço minhas suas palavras.

Anônimo

01/05/2015 - 22h03

Meu caro, não vejo o porque de todas essa lenga-lenga com os vídeos da presidenta.
A mudança sempre causa desconforto, mas ela decidiu certo. Não tem nada de querer valorizar blogs ou rede, simplesmente optou pelo mais lógico!
Montou três vídeos que falavam sobre os assuntos mais a ver com o trabalhador e disponibilizou num canal, de internet, sim, mas aberto e acessível por todos que quisessem. Não é isso que se faz??!!
Inclusive, liberou para as TV, que reproduziram os pequenos vídeos QUANDO QUISERAM.
Vejam bem, no horário que quiseram! De manhã, de tarde, de noite!
Querem coisa melhor???
E sem “imposições” do governo. Não é o que as TV estavam reclamando sobre reproduzir pronunciamentos do governo de graça??!
Temos hoje um dos presidentes da Republica mais inteligente da história do Brasil, tentando botar em prática soluções tecnológicas modernas em âmbito nacional.
Por favor, NÃO ATRAPALHEM!!!

mineiro

01/05/2015 - 21h58

e sobre ela falar na tv ou nao, ela tem o direito de falar aonde ela quiser. e deveria e deve falar na tv , porque a tv é uma concessao publica e nao de alguns publicos. ela tem falar na tv , radio , internet, escrever bilhete e entregar aos pombos correios , enfim usar todo tipo de comunicaçao. mas nao ela prefere o contrario se calar e enfiar debaixo da cama de medo dos paneleiros dos quintos dos infernos. ai quer que nos pense o que? para min é covarde mesmo.

    Almir

    01/05/2015 - 22h22

    Hoje as TV comerciais não tem um quinto de público da internet, seu manezão manipulado pela rede globo. Além de a internet ter um publico muitas vezes maior do que as TV juntas, as pessoas podem assistir quanto vezes quiser, e melhor do que tudo, viralizar. Acorda.

      mineiro

      02/05/2015 - 10h28

      primeiro manezao é a sua mae , segundo , o pig nao influencia as mas nao imbecil? o que o pig esgoto fez na eleiçao passada foi o que entao? e essa onda de odio ao pt , a pres. o lula foi que plantou entao imbecil , me responda? se nao tivesse tanta importancia o pig facista do qual voce faz parte , muita nao estava lutando para regular a comuncaçao palhaço. e a pres.tem medo do pig sim , tanto que passou 4 anos se escondendo e evitando bater de frente contra os facistas da comunicaçao. a internt tem muita importancia , tanto que so ela esta fazendo o contraponto , mas nao basta. o pig tem muita influencia sobre a populaçao e muito , ou voce é burro o bastante para nao enxergar isso.

mineiro

01/05/2015 - 21h54

que me desculpe , nessa fhc de saias eu nao acredito mais. eu queria acreditar , mas depois do assalto do arrocho contra o povo pobre trabalhador , eu perdi a crença , como se diz no popular. ela deixou de assumir a luta para ferrar o trabalhador, ela deixou a elite intocavel para mexer nos direitos do trabalhador. ela pos no governo um banqueiro desgraçado pau mandado dos bancos para acabar com o trabalhador. ela poderia ate mexer em alguma coisa contra o trabalhador, mas primeiro ela teria que enfrentar a elite e suas grandes fortunas e suas sonegaçoes. mexer so com o trablhador eu sou contra e nao tem argumentos que me faça mudar, nao tem como. é por que essa pres. é a fhc de saias.

    Almir

    01/05/2015 - 22h15

    Quem está ferrando o trabalhador são os achacadores, com a terceirização generalizada, seu babaca manipulado pela rede globo.

      mineiro

      02/05/2015 - 10h33

      nao babaca a pres. nao esta cedendo o que a direita quer nao palhaço. e depois manipulado aqui parece ser voce imbecil , voce e sua mae pelo jeito.

Carlos A. M. dos Santos

01/05/2015 - 21h49

Miguel,

Um tempo atrás tu mesmo escreveste um texto sobre as delicias de ser governo e oposição ao mesmo tempo. Ao meu ver esta tua postagem está impregnada da mesma ambiguidade que tanto criticavas naquele momento.

O texto do Torturra é um primor de desonestidade intelectual — mais um dos muitos que se especializou em produzir. Atribui a Dilma a culpa pela desonestidade da mídia que a combate ao embutir na análise um juízo de valor: “a figura e a as palavras de Dilma já são autofágicas”. Ad-hominem (ad-femina) puro. Bela frase de efeito, mas que diabos quer dizer isso, afinal?

Como foste cair nessa cilada de marineiro? Acorda, homem!

Douglas Otaviani Tôrres

01/05/2015 - 21h27

O tempo dira se foi correta a atitude da presidente,o que se tem visto ultimamente em comunicação é só erros atras de erros,melhor comunicação zero.Mas o que vejo é a blogosfera dita suja dividida,uns a favor outros ,como aqui contra,mesmo tendo a concordar com voçe Miguel.

Ronaldo

01/05/2015 - 20h30

Seu comentario esta igualzinho o da Rede Globo de televisão

john, saint john

01/05/2015 - 20h24

sem palavras para expressar a covardia da “coração valente”!

john, saint john

01/05/2015 - 20h22

Não foi a televisão por medo!
E quem não deve não temer!
Dilma é a presidenta invisivel, que não governa, não fala,não escuta, ou seja:
é um zero a esquerda!

surreal

01/05/2015 - 20h04

Qual o antônimo de político anti-povo trabalhador? Resposta: Professor(a).

Mario Marona

01/05/2015 - 22h43

Tá cheio de progressista costeando o alambrado e torcendo por panelaço. Tá cheio de comunicador de internet com inveja da TV Globo e das imitadoras da Globo. Merval vai ler e dizer: “nós queremos viver sem eles, mas eles não vivem sem nós. Vencemos”.

André Luiz Furtado

01/05/2015 - 22h03

Não acho que seja medo, pelo menos não no sentido de acovardamento. A Dilma tem um histórico de vida de muita coragem. Mas claro que ela não quer e não deve dar munição para a TV transformar seu discurso de 1º de maio em mais uma oportunidade de fazer propaganda suja contra ela e é exatamente isso que faria a TV.

mineiro

01/05/2015 - 18h50

fhc de saias , traidora dos quintos dos infernos , essa asqueirosa maldita quer é estar do lado da direita. essa sujeita maldita so usou a esquerda para ganhar as eleiçoes. ou alguem acredita nessa fhc de saias. nessa sujeita eu nao acredito mais.

Fripp

01/05/2015 - 18h50

E claro que ela não discursou na tv por medo de um panelaco,por que ela não discursou na tv e na internet ela alcançaria os dois publicos alvo. Ano que vem tem a abertura das olimpíadas será que ela vai arrumar uma desculpa para não encarar um maracanã com 60000 pessoas ou vai abrir as olimpíadas através das redes sociais?

Roberto

01/05/2015 - 18h24

Miguel, Desta vez acho que “erro lamentável” foi esse post. Dá uma analisada nos argumentos do Paulo Nogueira e veja se não são muito mais razoáveis que os seus:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/dilma-deu-uma-bofetada-na-rede-globo-ao-rejeitar-a-teve-no-dia-do-trabalho/

    Miguel do Rosário

    02/05/2015 - 11h11

    Eu li, e não concordo. Tenho opinião contrária nesse assunto.

    Vitor

    04/05/2015 - 15h57

    Esse artigo do Paulo Nogueira, além de mal educado, é muito fraco.
    Ele parte do pressuposto que o fato de Dilma não falar na TV é ruim para a TV… Não é! Nem de longe! A TV vai continuar passando as falas de Dilma na hora que ela quiser e com a edição que ela quiser…
    E não se engane, apesar da televisão estar perdendo espaço, ainda tem muita força! Não é à toa que os partidos fazem qualquer tipo de acordo por uns minutinhos a mais na TV…

Felipe

01/05/2015 - 17h24

A mídia conservadora, levou o “tapa”, ainda está viajando… mas não sentiu a dor.

É lógico que foi uma forma de “desvalorizar” a TV. A era digital é irreversível e avança a passos largos no Brasil. Se as pessoas não acessam a net hoje é porque não tem condições de pagar ou não tem condições de comprar um smartphone. A televisão está em segundo plano da mesma forma que o jornal impresso. Aqui em Pernambuco a partir desta segunda-feira não será mais impresso o diário oficial do estado, será totalmente digital.

Dilma esta pensando muito adiante do que podemos enxergar sobre seu projeto de governo que tenho certeza que será um tapa na Mídia conservadora. BANDA LARGA PARA TODOS…

Reginaldo Proque

01/05/2015 - 18h58

Loucura. Ir à TV é direito da presidenta. Rede Nacional não é ir a globo. Erro imenso não ir. Vai ter medo de panelaço? Simples 100% dos lares tem TV 50% da população tem Internet, onde a maioria não vai gastar crédito para baixar vídeos de Dilma.

Samuel Oliveira

01/05/2015 - 18h24

Sério mesmo que você acredita que milhares de pessoas vão se voltar para a internet porque a Dilma resolveu discursar só paera a internet?

p.s. a Dilma já se posicionou contra a extensão da terceirização ao setor fim da empresas, parabéns a ela por isso. E… agora você também ja pode se posicionar contra.

André Luiz Furtado

01/05/2015 - 17h58

A TV já provou ser inimiga política do povo e que é necessario transferir o centro de gravidade da discussão política da TV para a internet. Para isso é necessário que as pessoas vão procurar informações políticas na internet. Um pronunciamento de 1º de maio de Dilma é uma excelente oportunidade para fazer com que milhares ou milhões de pessoas se voltem para a internet, mais plural, quando buscarem informações políticas. Enfim, apoio totalmente a decisão de Dilma não falar na TV.

Moisés Moisa Rodrigues

01/05/2015 - 17h33

A midiona. Estadão está reproduzindo: http://estadao.com.br/aovivo/1-de-maio

Miguel Do Rosario

01/05/2015 - 17h27

moisés, ela não falaria na globo, mas em rede nacional.

Suzana Kusabara

01/05/2015 - 17h25

Suponho que a Dilma esteja fragilizada de tanto apanhar. Injustamente. Será que não foi buscar aconchego nos blogueiros progressistas, como você? Como não sou analista dela, não a escuto, somente me fio numa interpretação, falha, portanto, de seu semblante. Acrescento aqui, o comentário de Paulo Teixeira, acima .

Moisés Moisa Rodrigues

01/05/2015 - 17h14

#Dilma Se ela fala na Globo não gostam, se ela não fala na Globo não gostam. O que ela falar hoje nas redes hoje estará na midiona. A midiona é que tem que seguir a Presidenta e não a Presidenta seguir a midiona.

Marco Espirito Santo

01/05/2015 - 16h58

#palavradaPresidenta!

Pharaô

01/05/2015 - 12h57

Esse ano foi tudo armado!Aécio e Dilma é o mesmo…trabalha pra Direita!
Dilma pare, de usar Vermelho!chega dessa Farsa!você parece um politico, do Democratas, ou psdb.Aécio provavelmente, ia receber o mesmo, roteiro ou agenda dos “yanks” Dilma é alguem, da Direita infiltrada, na esquerda!será que ela engana LULA E o PT DESDE A EPOCA!DA ditadura?

    Pharaô

    01/05/2015 - 14h06

    Dilma tem que sair urgente!
    Se não fosse a China!o Pais ia falir!!!CHEGA! DE FINGIR que é Burra!coitadinha! ela explora essa pena do nosso povo.
    https://www.youtube.com/watch?v=9pp2zV8bW_A
    https://www.youtube.com/watch?v=lyhXaXsM-FE
    /\ ALEM DISSO terceirização! ela ta F… O POVO!que votou nela! e foi traido!
    NÃO A ELITE!ELA QUE É O (INIMIGO)(5)

      Pharaô

      01/05/2015 - 15h07

      Uma coisa original, menos chata.

      Para os pobres, um discurso escrito especialmente para eles, de preferência acompanhado de iniciativas políticas
      /\ Presidente de verdade, não usa Dircursos, usa as próprias palavras… isso é ser ORIGINAL!
      UMA pessoa “inteligente” sabe resumir!assuntos em poucas palavras! e falando hahaha

sergio m pinto

01/05/2015 - 12h57

Miguel, no caso do pronunciamento do primeiro de maio, discordo. Acabei de ver o primeiro (parece que há mais dois) transmitido gratuitamente pela mídia. Será que um pronunciamento via tv aberta teria mais divulgação e alcance do que pelas redes sociais?
Duvido. Além disso, foi economizada uma grana que sai do nosso bolso.

    Miranda Muniz

    01/05/2015 - 13h46

    Caro Sérgio, o alcance de uma rede de rádio e TV é infinitamente superior ao das redes sociais. Meu camarada Euler Ivo (Goiás) comparou como sendo uma metralhadora (rádio e TV) contra um tacape (redes sociais), na atualidade. Além disso, não tem nada de ter “economizado uma grana”, haja vista que a utilização de uma rede nacional é GRATUÍTO conforme é disciplinada no Decreto 52.795/63, da época do presidente João Goulart. Na verdade, toda vez que se forma uma cadeia de rádio e TV é prejuizo (econômico e político) para a Rede Globo (quanto custa 10 minutos na Globo? Uma fortuna!) e demais integrantes do PIG – Partido da Imprensa Golpista!

      sergio m pinto

      01/05/2015 - 19h28

      Acho que você se engana. Relembre qual meio a candidata usou para ganhar a eleição. Além disso, a juventude, que precisa saber o que acontece no país, por acaso é telespectadora ou está mais voltada para a internet?
      Por outro lado, qual é mesmo a audiência da tv em um feriado prolongado?

      pedro jose

      01/05/2015 - 23h56

      ledo engano não existe horário gratuito na tv. procure se informar

    a vida como ela é

    01/05/2015 - 22h13

    As redes sociais são usadas pelo povão para ficar divulgando bobagens, se na TV ninguém parava para ver, imagine na internet. Suicídio politico em andamento

Paulo Teixeira

01/05/2015 - 15h51

A elite de direita junto com a mídia porca preparou o seu teatro, com panelaços entre outras idiotices para o pronunciamento do presidente Dilma, mas caíram do cavalo kkkkkk tiveram seus planos frustrados, pois a presidenta foi mais esperta e não deu IBOPE para os sanguessugas hipócritas sonegadores de impostos


Leia mais

Recentes

Recentes