Menu

Greve geral da CUT reflete o apagão político do governo

  O apagão político do governo, que já era grave na gestão anterior, e ficou ainda pior nesta, acaba de provocar mais uma consequência funesta. A CUT, central sindical que mais apoia o governo, decidiu, através de resolução da Executiva Nacional, fazer uma greve geral contra a política econômica do governo federal. Ou seja, é […]

34 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Politica1b


 

O apagão político do governo, que já era grave na gestão anterior, e ficou ainda pior nesta, acaba de provocar mais uma consequência funesta.

A CUT, central sindical que mais apoia o governo, decidiu, através de resolução da Executiva Nacional, fazer uma greve geral contra a política econômica do governo federal.

Ou seja, é uma greve contra Dilma. Da CUT.

E por que?

Por que o governo desprezou solenemente a construção de uma narrativa política que desse às centrais e aos movimentos sociais uma plataforma de defesa.

É tiro no pé das centrais? Provavelmente sim. Vai afundar ainda mais o barco de CUT, PT e governo.

Mas quem lhes deu a arma e a munição foi o Planalto.

Os sindicatos estão totalmente emparedados politicamente, pela incapacidade do governo em oferecer uma agenda progressista mínima.

Em 2003, Lula também adotou uma política econômica conservadora, mas tinha inúmeras bandeiras progressistas, a começar pelo combate à fome. Era um governo novo, cheio de programas inovadores, experimentais, e havia muita esperança na sociedade.

O governo Dilma não consegue oferecer uma mísera ideia nova, apesar de sua campanha ter sido toda lastreada em propostas de mudanças.

Não fazem sequer uma mudança de visual nos sites do governo e no blog da presidenta.

Em todos os momentos de crise, no Brasil e no mundo, governos bem sucedidos reagiram aumentando os investimentos públicos.

Aqui, fala-se em “ajuste fiscal” como se fosse o caminho da salvação.

Cadê o Mercadante, o Berzoini, o Rosseto? Sumiram.

Onde foi parar o “conselho político”?

O ministro da Justiça permanece calado diante de todo o tipo de arbítrio de um juizeco fascistóide do Paraná, que manda prender pessoas por tempo indeterminado, com base em matéria de Veja.

E esse mesmo juiz, com ajuda de um punhado de procuradores lunáticos e, claro, da mídia, conseguiu paralisar obras fundamentais de infra-estrutura e causar prejuízo de bilhões ao setor mais avançado da economia brasileira, provocando a destruição de milhares de postos de trabalho.

Dilma, por sua vez, incorporou o discurso conservador da mídia e dos especuladores internacionais e só fala em “ajuste fiscal”.

E dá-lhe cancelar discurso na TV com medo de panelaço, e fugir de comício em lugar aberto, com medo de manifestação.

Num dia, a mídia diz que Dilma quer se descolar do PT, no outro que o PT quer se afastar de Dilma, ambos fugindo de paneleiros e coxinhas. E o governo não responde, deixando que a versão se consolide.

Ora, a presidente tinha obrigação moral de defender o PT, porque é seu partido! Tentar se descolar é impossível e prejudica ambos: a presidenta fica com fama de covarde, e o PT com fama de portador de doença infecciosa.

Dilma tornou-se uma presidenta emparedada, afastando-se de movimentos sociais, centrais e milhões de eleitores dispostos a lhe apoiar entusiasticamente, caso oferecesse uma plataforma de iniciativas políticas progressistas concretas.

Prefere não oferecer nada e afundar, levando governo e PT juntos.

O PT, por sua vez, continua completamente atarantado. Apoia uma coisa no Congresso, muda de ideia no dia seguinte, apoia outra na TV, depois vai para a rua apoiar uma quarta coisa.

Rui Falcão diz na TV que o PT expulsará condenados, após passar anos protestando contra as condenações políticas e injustas de um Judiciário cada vez mais midiático e partidário.

Claro, não expulsará os condenados do mensalão, o que ofereceu à mídia um prato cheio para criticar sua incoerência.

Alguém sugira a Falcão ler este post do Cafezinho, reproduzindo matéria do Elio Gaspari, em que ele conta a história de um deputado federal republicano que chegou a trabalhar no congresso já condenado, usando uma tornozeleira eletrônica. Jay Kim foi expulso da política pelos próprios eleitores, numa prévia de seu partido.

A criatividade do partido em seus programas corresponde a zero, apesar dos recursos visuais milionários. Apenas sabe repetir pela bilionésima vez que tirou tantos milhões da miséria, em vídeos sempre com a mesma estética, mesmas cores, mesma cara. Até agora não percebeu que o brasileiro quer olhar as coisas sob outra perspectiva, quer olhar para si mesmo como alguém que venceu por seus próprios méritos, não por ajuda do governo, o que é uma tendência natural no processo de reconstrução de sua autoestima.

Outra dica para o PT: assista a esse vídeo, feito em celular, que ajudou a garantir a vitória do candidato da esquerda uruguaia.

Não quer dizer que a nova classe média não seja grata ao governo, tanto que votou em Dilma. Mas é compreensível que ela não queira ficar ouvindo o tempo inteiro a mesma coisa. O cidadão quer ver a si mesmo como um heroi, que venceu sozinho as dificuldades.

É humilhante ouvir repetidamente que o governo te ajudou a sair da miséria, até porque se o governo e o PT ajudaram, não fizeram mais do que sua obrigação. A gratidão política não é eterna.

O PT não oferece uma plataforma de futuro, não fala de tecnologia, não fala ao jovem, não fala a uma classe média que ele mesmo ajudou a criar, tem medo de discutir ideologia e reage desastradamente aos ataques udenistas.

Outro dia fiquei sabendo, por um petista, que a decisão do partido de não mais receber dinheiro de empresas apenas vai piorar as coisas, porque os candidatos poderão receber à vontade. E apenas os candidatos já com cargo eletivo poderão receber. Os novos não poderão, ou seja, criar-se-á duas classes de candidatos, fechando o partido para um necessário processo de renovação de quadros.

A política brasileira entrou num processo degenerativo assustador.

Enquanto isso, a presidenta Dilma se recusa a falar sobre o problema da concentração da mídia no Brasil, um tema que está na boca de todas as universidades do país, e não só de comunicação, de todos os movimentos sociais, sindicatos, centrais e associações progressistas.

É inacreditável a incapacidade governamental de ler a realidade política.

Será que eles ainda acreditam em Merval Pereira?

Os mesmos paneleiros que vão as ruas protestar contra a corrupção, oferecem propina nas redes sociais a quem lhes vender pontos na carteira de habilitação.

E tome aumento de juros, corte no seguro desemprego, na aposentadoria dos mais pobres (que não é reajustada e está diminuindo), no seguro-defesa do pescador artesanal.

O quadro econômico não oferece mais consolo ao governismo.

A conjuntura está difícil, e quando a gente pensa que vai melhorar, um ministro vai aos EUA e fala em rever a política de conteúdo nacional e mudar o regime de partilha do pré-sal, semeando mais confusão na base política de Dilma, que não reage.

Ninguém pensa em gestão de crise, ninguém trabalha a gestão das expectativas eleitorais, ninguém parece se preocupar com gestão da imagem política do governo junto a seu próprio eleitorado, ninguém fala em aprimorar a comunicação, não se menciona um cronograma de agendas positivas.

Desculpem, não deu para publicar nada muito otimista hoje.

*

CUT reafirma posição contrária à política econômica do governo Dilma

Postado em 7 de maio de 2015 às 5:57 pm

Do site da CUT:

Resolução da Executiva Nacional da CUT

A Direção Executiva da CUT, reunida em São Paulo no dia 05 de maio de 2015, reafirmou sua posição contrária à política de ajuste adotada pelo governo para enfrentar a crise econômica, assim como reiterou a luta que a Central vem desenvolvendo, junto com centrais sindicais e movimentos sociais parceiros, para defender os direitos, a democracia, a reforma política, a democratização dos meios de comunicação, a Petrobrás e para combater, com igual peso, a corrupção.

A CUT reprova a atual política econômica do governo por ser incoerente com o projeto que os/as trabalhadores apoiaram e que foi vitorioso nas últimas eleições, por levar o país à recessão e por penalizar a classe trabalhadora com o desemprego, a retirada de direitos, a precarização das relações de trabalho e a regressão de políticas públicas. Considera inaceitáveis as perdas de direitos contidas nas MPs 664 e 665 e posiciona radicalmente contra sua aprovação no Congresso Nacional. No lugar de penalizar os setores menos favorecidos da população, as medidas de ajuste deveriam incidir sobre os setores mais abastados da sociedade que concentraram renda e poder sonegando impostos e se beneficiando de uma política tributária regressiva.

A CUT questiona igualmente a eficácia da elevação da taxa de juros como medida de combate à inflação e seu efeito deletério na economia, ao provocar a elevação da dívida pública, limitar o investimento do Estado em infraestrutura e políticas públicas e inibir o investimento privado na produção. Reafirma a posição, explicitada na Plataforma da CUT, a favor de uma política que promova o crescimento econômico com inclusão social, proteja o emprego e a renda, preserve e amplie os direitos dos/as trabalhadores/as.

A CUT é radicalmente contra o PL 4330, repudia a forma truculenta como foi submetido à votação na Câmara Federal e denuncia os parlamentares que votaram a favor do projeto como traidores da classe trabalhadora e ladrões de direitos. Questiona sua constitucionalidade e continuará a luta contra a terceirização nas ruas, nas redes sociais e no próprio Congresso Nacional, pressionando pelo seu arquivamento no Senado.

A CUT questiona também a aprovação das PECs (PEC 215 na Câmara Federal e PEC 38 no Senado), que transferem a demarcação das terras indígenas do Executivo para o Legislativo, favorecendo os interesses do capital internacional e das empresas nacionais na apropriação dessas terras para o agronegócio, acentuando, dessa forma, a já impressionante concentração fundiária e de poder por parte de setores minoritários da sociedade brasileira. Reivindica também a abertura de diálogo para discutir os investimentos públicos nos portos e em transporte. Exige a aprovação da PEC das domésticas e a ampliação de seus direitos.

A direção da CUT manifesta irrestrita solidariedade aos servidores públicos em greve, particularmente os professores, e repudia a forma brutal como suas legítimas manifestações foram reprimidas, como no Paraná, considerando essas ações um atentado aos direitos humanos e à democracia. Denuncia a degradação do ensino e das condições de trabalho na rede pública estadual e exige que essas condições sejam revertidas, assegurando-se a prioridade constitucional dada à educação. Reitera a necessidade de regulamentação da Convenção 151 da OIT que reconhece e regula a negociação coletiva no serviço público, assim como considera fundamental o reconhecimento do direito de greve no setor público. Questiona, da mesma forma, os cortes federais na educação e as restrições impostas ao FIES, decorrentes da política de ajuste, que frustram as expectativas e interrompem a formação de milhares de estudantes universitários pobres.

Finalmente, a CUT conclama suas bases a darem continuidade às lutas, ao lado dos movimentos sociais, no local de trabalho e nas ruas, em defesa dos direitos, da democracia e do projeto de desenvolvimento vitorioso nas últimas eleições. Essa luta ganhará intensidade com o Dia Nacional de Paralisação, em 29 de maio, rumo à greve geral.

DIREITO SE AMPLIA, NÃO SE DIMINUI!

PÁTRIA EDUCADORA SE FAZ COM INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO!

PELA REFORMA POLÍTICA E PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA!

CONTRA A CORRUPÇÃO E EM DEFESA DA PETROBRAS!

29 DE MAIO: DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO E MANIFESTAÇÃO CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO, AS MPs 664-665 E EM DEFESA DOS DIREITOS E DA DEMOCRACIA!

RUMO À GREVE GERAL!

SOMOS FORTES, SOMOS CUT!

São Paulo, 07 de maio de 2015.

EXECUTIVA NACIONAL DA CUT

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Andre

08/05/2015 - 20h21

Acho que há uma enorme confusão ai. A CUT é um sindicato, sindicato responde as necessidades das BASES e não de governo e de partido, seja qual for. Se a politica econômica prejudica os trabalhadores QUALQUER sindicato deve se posicionar contra ela, seja qual for o governo. Não fazer isso é que seria um tiro no pé, principalmente quando tem gente trabalhando por dentro das bases para destruir TODOS os sindicatos.Quem bom que os movimentos sociais organizados estão reagindo: só vejo saída politica por ai e não na subsmissão incondicional a qualquer governo.

    Miguel do Rosário

    08/05/2015 - 20h43

    Sim. Está certo.

    Vitor

    09/05/2015 - 01h23

    Parabéns Andre, vc foi um dos poucos que enxergou o óbvio aqui…

Adma Viegas

08/05/2015 - 20h18

Não confundir o PT com o governo Dilma. Este é um desastre.

    Vitor

    09/05/2015 - 01h24

    Tem razão! O PT lutou com unhas e dentes contra a eleição desse governo neoliberal…

Rafael

08/05/2015 - 16h36

Governo gasta mais do que arrecada. Tem que cortar despesa de algum lugar, infelizmente a corda rompe para o mais fraco. Diminuir os comissionados, reduzir despesas da câmara/senado ninguém quer.

mineiro

08/05/2015 - 15h10

isso ja vem desde o primeiro mandato dessa morta viva , fhc de saias , foi so ela entrar no governo , ela guinou-se para a direita. ninguem acredita , mas essa mulher traiu o povo brasileiro, ela usou os movimentos sociais so para ganhar a eleiçao e depois pe no traseiro de todos nos. se ela estivesse fazendo um bom governo nenhum de nos estava metendo o pau nessa desgraçada traidora. eu votei e a maioria votou , mas essa asquerosa traidora vai terminar o seu desgoverno , se é que vai terminar no colo da direita. ela sempre quis isso e o jeito que esta governando ta caminhando infelizmente para isso. ate a cut aliada incondicional , firme , ta virando contra esse desgoverno dessa mulher. ninguem queria que isso acontecesse , mas ta acontecendo , ela ta entregando o governo para o pmdb ou melhor para a direita. e o lula que abre o olho , porque nao proxima nao sobrar nada. é isso que deu colocar uma traidora no governo.

Rodrigo LC

08/05/2015 - 11h27

Sei não. Essa nova regra do seguro desemprego parece ser para preparar terreno para um cenário de aprovação da lei da terceirização. Pensem. Com a aprovação da lei das terceirizações vai aumentar absurdamente o numero de pedidos de seguro desemprego. Assim o governo dificultou o acesso previamente. Espero que não seja isso , mas estou muito decepcionado. O golpe contra os trabalhadores é evidente.

Rodrigo LC

08/05/2015 - 11h23

Infelizmente o momento é gravíssimo. Essa alteração do Seguro Desemprego não tem nada com o que eles dizem, e sim foi feita para preparar terreno para a aprovação da Lei das terceirizações. Parece que o PT afundou de vez.

Jotaroberto

08/05/2015 - 08h22

A presidente está sendo coerente com o que sempre disse, e agora também está governando por controle remoto.

Teri Batelli

08/05/2015 - 10h54

Perfeito Miguel, estou de acordo com cada frase. Está complicado ser otimista… É uma furada atrás de outra, é só tropeço e meias verdades. Parece que tudo e todos no partido se desconectaram da realidade, é um show de contradição e redundância a cada pronunciamento público, seja de Dilma ou Rui Falcão. Quando vi ele falado na TV que vai expulsar os membros corruptos, na hora já pensei “Cara, falou merda. Vai só adubar o terreno pra artilharia cair em cima” E não deu outra. E pior que isso é a falta de resposta do planalto. Complicado… Tudo muito complicado… Defender esse governo está sendo literalmente uma Missão Impossível. Não tem argumento que se sustente, pq mesmo se vc se esforçar pra defender hj, amanhã eles se esforçam pra fazer mais lambança. Parece que não querem que a base eleitoral fique ativa, às vezes sinto cheiro de suicídio coletivo no planalto. Parece que todos querem dar o seu pior pra confirmarem as expectativas da mídia

Jefferson Jeff

08/05/2015 - 09h50

Está tbm Osvaldo Santos

alex

08/05/2015 - 00h39

HAHAHAHAA … O PT TAXAR AS GRANDES FORTUNAS … o PT ‘pelo menos tentar’ promover a regulamentação da mídia … ahahahahah .. .Só tomando um 1 litro de Tatuzinho e indo dormir! Tchaú proceis..

N

08/05/2015 - 00h22

A idiotice de uma greve geral serve a quem. Acho que é só para marcar posição coisa de marxista de congresso estudantil. Ora, há duas possibilidades> Se a greve for um fracasso retumbante, pois, os trabalhadores ficarão com medo de ser demitidos em época de aperto. Aí a direita vai se sentir forte para enfrentar um sindicalismo barata tonta que não consegue mobilizar os trabalhadores e além de tudo não sabem que tipo de governo apoiam. Mas, se for um retumbante sucesso com apoio dos empresários a liberarem seus empregados para encher as ruas de reivindicações pintadas de AMARELO CBF. Então quem se lasca é o governo do PT… Então o PUDER CAI NO COLO DO …. PMDB DE TEMER, CUNHA E RENAN. Aí meu filho a lei da terceirização vai ser fichinha para conter o desmoronamento dos direitos trabalhistas. E depois não tem mais governo de esquerda, porque o que a esquerda mais gosta é ser autentica, uma autentica BESTA QUADRADA. FICA OS PRINCIPIOS E VÃO OS DIREITOS.

    Elena Osawa

    08/05/2015 - 10h49

    Concordo com vc. Essa greve será uma faca de dois gumes. Acho que a CUT deveria repensar melhor sobre essa greve que pretende propor.

Mauricio Gomes

07/05/2015 - 23h59

Miguel,

Bloqueie esse Jony Diaz, esse imundo não passa de outro troll como aquele verme do André (isso se não for o próprio). Ele vive xingando e agredindo gratuitamente os outros no Brasil 247, basta ver qualquer notícia que lá estará esse safado fazendo sempre a mesma coisa. Esse deve estar recebendo mesada do Alckmin ou de algum tucanalha ou então é um robô, pois ele posta dezenas de comentários insanos e agressivos em TODAS as notícias….

    Marola

    08/05/2015 - 11h11

    É isso aí Maurício, esse patife do Jony assim como alguns outros que postam no site 24/7 são trolls remunerados da oposição. Bloqueia ele, Miguel!!!

Alexa Archer

08/05/2015 - 01h45

pq decepcionou a todos nós…

sr

07/05/2015 - 22h40

Já que o governo Dilma é covarde e não fala a verdade, prefere mentir e ouvir panelaços, vamos pelo menos voltar a realidade!
O PT fez a petrobras perder 60 bilhões segurando o preço da gasolina para ganhar a eleição!
O PT fez a campanha mais sórdida, mais suja e mais mentirosa do mundo, apenas para ter uma vitória de pirro nas eleições!
O PT está castigando o trabalhador para manter seu poder, com milhares de cargos comissionados, seus ministérios mediocres e para manter o estado inchado de petralhas arrogantes e corruptos!
O PT está morto, mas se recusa a ser enterrado!

    Miguel do Rosário

    08/05/2015 - 00h01

    não exagera, governo segura o preço da gasolina há anos, mas não muito, assim como todas as estatais do mundo o fazem. ver alemanha nos ultimos 50 anos. petrobras achou o presal. a campanha do pt ainha esta por se provar, mas sordida é a campanha da mídia. e como assim morrer apos ganhar a quarta eleicao seguida?

      sr

      08/05/2015 - 09h14

      Sabe aquela história de um homem que vendeu a alma ao diabo para ter sucesso e poder?
      Da pra fazer uma analogia com o PT, ganhou a eleição mas perdeu sua alma,e ainda vai ter que prestar contas ao diabo.

      Vitor

      08/05/2015 - 10h48

      Só não concordo que a campanha do pt ainda está por se provar… Tem coisa que já ruiu!
      Quanto a Petrobrás, acredito na empresa! Ela tem uma capacidade fantástica de gerar caixa e se restabelecer…

        Gerson

        08/05/2015 - 11h42

        Vitor, na mesma linha do teu comentário segue parte de uma matéria publicada no Blog do Rovai:
        http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2015/05/07/meu-nome-e-corte-de-direitos-mas-pode-chamar-de-ajuste-fiscal/

        “Nos anos FHC um dos melhores analistas políticos se chamava José Simão. Sim, ele mesmo. Foi o macaco quem melhor entendeu a alma daquele governo. Com o seu dicionário de tucanês ele explicava o que a turma do PSDB queria dizer com certas frases cheias de empolação e empulhação.

        Fui olhar o dicionário há pouco para lembrar de algumas. Massa trabalhadora em stand up = desempregados; reposição compensatória de tarifa = aumento; nômade urbano = morador de rua; bolsa de exclusão de renda = favela; flexibilizar a legislação trabalhista = acabar com o 13º e/ou a volta do trabalho escravo.

        Lembrei muito desse dicionário ao ver o exercício que o governo e alguns petistas têm feito para defender essa lambança que é cortar direitos do seguro desemprego e do pobre pescador que precisa dos recursos da época do defeso para comer.

        E agora, o PT aprova o corte desses direitos. E junto com a mídia passa a chamá-los de ajuste fiscal.”

          Gerson

          08/05/2015 - 11h46

          Desculpa, a resposta era para o seu comentário das 10h e 13min.

Ana Oliveira

08/05/2015 - 01h32

Espero com todas as forças que a CUT pare o Brasil!! Um governo que jurou que dialogaria com sindicatos e não fez….Sinto muito Dilma, não dá para te ajudar!

Vitor

07/05/2015 - 22h19

Está cada vez mais difícil esconder o fato que Dilma tem pouca competência para ser presidente do país! Ela pode ser boa para muitas coisas e acredito que seja mesmo, mas não para esse cargo.
Um presidente, no mínimo, precisa saber se cercar de pessoas inteligentes e competentes…

Gerson

07/05/2015 - 21h57

Eu acho que esse tal de ajuste fiscal viesse acompanhado de taxação sobre grandes fortunas e principalmente medidas de combate sério a sonegação fiscal e remessa de dinheiro para o exterior os trabalhadores não ficariam em pé de guerra como estão hoje. Mas parece que o governo só quer saber é mexer no lado dos trabalhadores. Aí fica difícil e quando o governo Dilma perder o apoio dos trabalhadores da CUT já era…

Mauricio Gomes

07/05/2015 - 21h50

E o pior é que não temos uma mísera opção decente de esquerda, pois o PSOL é um partido que não vai a lugar nenhum e muitas vezes votou com a direita para ferrar o PT e o governo. Estamos assistindo o obituário do PT, esse não é o partido que voto desde 1998. Ou esse governo dá uma guinada à esquerda com maior taxação de fortunas e heranças, combate aos sonegadores, regulação da mídia e fim das alianças com lixos fisiológicos ou não terá nunca mais o meu voto.

Leleco

07/05/2015 - 21h48

De tão incompetente e desarticulado politicamente , ao ponto de comprometer sua própria sobrevivência e biografia , o governo começa ( ? ) a levantar suspeitas , quanto a ser de fato um cavalo de Tróia atabalhoado pastando nos campos progressistas . A esquerda definitivamente não precisa da oposição para destruí-la ( e pelo andar da carruagem , por um longo tempo ).

Carlos Coelho

07/05/2015 - 21h47

So falta agora a cut bater panela com os coxinhas

    Mauro Bento

    07/05/2015 - 22h25

    A CUT igual aos coxinhas? Se for contra o arrocho é coxinha?
    Só falta agora negar que a vaca está com tosse !

      Vitor

      08/05/2015 - 10h13

      O problema Mauro, é que tem muita gente que é mais petista que progressista, aí complica! A visão fica turva…
      Daqui a pouco vão falar que aumentar a selic é uma política desenvolvimentista e necessária!

Pedro Gomes Brasil

08/05/2015 - 00h17

rave do aécio https://www.facebook.com/VirginRadioLebanon/videos/2588188801290441/

Daniela Sala

07/05/2015 - 20h57

Cada dia está mais difícil defender/apoiar esta gestão e o próprio PT.
Muito triste para mim que sempre votei no PT.


Leia mais

Recentes

Recentes