Menu

Câmara aprova o fim da reeleição

Bem, pelo menos algumas coisas boas já saíram dessa reforma política, ou melhor, contra-reforma política, que vem sendo empurrada goela abaixo do Brasil pela turma do Cunha. Quer dizer, não são exatamente coisas boas e sim pequenas vitórias de resistência para que as coisas não piorassem. Primeiro, a derrota do distritão, que iria encher a […]

84 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Bem, pelo menos algumas coisas boas já saíram dessa reforma política, ou melhor, contra-reforma política, que vem sendo empurrada goela abaixo do Brasil pela turma do Cunha.

Quer dizer, não são exatamente coisas boas e sim pequenas vitórias de resistência para que as coisas não piorassem.

Primeiro, a derrota do distritão, que iria encher a câmara de subcelebridades televisivas.

Agora a Câmara aprovou, por esmagadora maioria, quase unanimidade, o fim da reeleição para cargos no Executivo.

Isso vai ajudar a renovar a classe política.

Se bem que é difícil ver algo de bom numa reforma feita dessa maneira, a toque de caixa, violentando tão agressivamente o debate que vinha rolando há anos no país.

O incrível foi a ver a hipocrisia do PSDB. A iniciativa de Fernando Henrique Cardoso de patrocinar uma emenda de reeleição para si mesmo agora fica ainda mais marcada, como um casuísmo desonesto e antidemocrático dos tucanos para ficarem mais tempo no poder.

Os bolivarianos ao menos elegeram uma nova constituinte, fizeram uma nova carta, realizaram plebiscitos populares. Aqui foi um golpe palaciano do nível “eduardo cunha”.

PS: Para ser franco, nem sei mais se é boa ou não. Estou confuso. De qualquer forma, da maneira como foi feito, foi muito ruim.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Daniel

29/05/2015 - 09h43

Basta entrar alguém do PSDB como presidente (ou que o seu deus preferido nos proteja, alguém do DEM) que eles vão comprar a reeleição de novo, tão certo quando o Sol nascendo todo dia.

João Junior

29/05/2015 - 04h56

Burrice é outra coisa.

Maria Fátima Silva

29/05/2015 - 04h54

João Junior

    João Junior

    29/05/2015 - 04h58

    Burrice acabar com a reeleição.

Rosa Zamp

29/05/2015 - 01h38

Miguel, notícia seria boa se o legislativo tbem não fosse reeleito. Ou estou enganada?

    Fabio

    29/05/2015 - 11h18

    Quem vai propor isso porque nem o PT tem coragem de fazer.

Eduardo Londero

29/05/2015 - 01h04

A reeleição é ruim? Porque não se deixa o eleitor decidir?

Ricardo Anzil

29/05/2015 - 00h41

E o fim da reeleição para deputado senador e vereador? Quer dizer que cortar da própria carne não vale? Bando de safados.

Vini Macruz

29/05/2015 - 00h37

Boa Noticia ? Cadê o poder de persuasão do eleitor sobre os políticos ? Se elegeu e a partir daí não precisa mais da cabo de seus feitos… O fim da reeleição é retrocesso democrático ! Já li vários autores, como Anthony Downs debatendo este tema, e demonstrando como a reeleição é benéfica para o país ! A partir de agora o politico só se preocupa em ser eleito.

Indio Guarani

29/05/2015 - 00h36

a melhor noticia do seculo…

Polo Art

28/05/2015 - 23h45

Em troca as duas casas aprovaram um shoping no congresso que vai custar a bagatela de 1 bi. adivinha quem vai pagar essa conta tambem?

Renato Talarico

28/05/2015 - 22h10

CANSADOS DE POLÍTICOS? COM DEMOCRACIA QUEREMOS MONARQUIA !! https://www.facebook.com/Brasil.Monarquia?fref=ts

Sheila C Pereira

28/05/2015 - 21h59

Fim da reeleicao para deputado, senador e vereador que é bom, nada ! Oh cambada viu… #$%^@!#

Gerald Pereira

28/05/2015 - 21h47

Depois por conviniencia eles retornam com a reeleição..indas e vindas…

Daulto Bitencourte Garcia

28/05/2015 - 21h34

Como pessoas que não conhece a realidade do Brasil escrevem besteiras. O voto distrital evitaria que inumeros ladrõe fossem eleitos. Não sei bem como seria esse distritão, mas sei muito bem o bem que faria ao interior o voto distrital mixto

Eurípedes Elias S. Júnior

28/05/2015 - 21h27

Acho a reeleição boa. A maneira como chegamos a ele é outra história.

Maria Zelia Camerini

28/05/2015 - 19h35

Certo!!!Ultimamente eles estão fazendo da politica emprego “bem remunerado e aposentar melhor que todos os brasileiros….Se quiserem se eleger sejam honestos…….

Lu Vigiano

28/05/2015 - 18h59

Para renovar a classe política, Roberto, temos que mudar também essa história de deputados, senadores e vereadores serem reeleitos ad eternum … dois mandatos são o suficiente. Ah, e diminuir também o tempo dos senadores … 4 anos tá pra lá de bom!

Maria Ignez Nasiasene

28/05/2015 - 18h59

fim da reeleição é para irritar PT>

Mauro Coelho

28/05/2015 - 18h27

Só para o executivo, e sem nenhuma participação popular nas decisões, como por exemplo este financiamento privado de campanha, bando de escrotos, legislativo nojento!

Peres Rusky

28/05/2015 - 18h10

Isso nao é necessariamente uma boa noticia. Na verdade, é uma medida inóqua. Alem disso so vale pra cargos do executivo. Para os cargos eletivos do legislativo ele nao sao bestas de fazer o mesmo….

maria lara

28/05/2015 - 15h06

Bem, depois da DILMA vão ter que entubar o LULA de novo, depois vão ter que entubar a DILMA de novo …!
Quanto ao financiamento de campanha, blogueiros e gente de bem : MÃOS À OBRA! CAMPANHA JÁ, COM TODA A GENTE EM TODAS AS MÍDIAS GRITANDO OS NOMES DOS APROVADORES DE CORRUPÇÃO! Quando eles sentirem que o peso dessa decisão descabida se apresentará nos votos das próximas eleições, quero ver se a medida vai passar de verdade! Ou eles – patrocinados corruptos – enterram essa viola definitivamente no cunha, ou o tiro vai acabar saindo pela CUnhatra… é só escolher…

Lisbeth Sahlander

28/05/2015 - 17h53

mas para os proprios deputados nao!

João Santos

28/05/2015 - 17h48

Esse fim da reeleição vale para o legislativo também? Parece mais uma manobra imediatista para submeter o poder Executivo.

Joaquim Cavalcante de Alencar

28/05/2015 - 17h45

Quem é mesmo que quer um #dinheirinho das empresas patrocinando candidaturas?
Quem quer as portas abertas para a #corrupção?

http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/a-lista-de-deputados-que-aprovou-a-doacao-empresarial-de-campanha-351.html?utm_content=buffer145ca&utm_medium=social&utm_source=plus.google.com&utm_campaign=buffer

Geisa Menezes

28/05/2015 - 17h20

Distritão era uma cortina de fumaça muito tosca.
“Não se pode ganhar todas, hehehe”

E sobre reeleição, o alvo é o LULA

Gerson

28/05/2015 - 13h41

Isso tudo é medo do Lula emplacar 8 anos.

Mary Atleticana

28/05/2015 - 16h31

O pior é a reeleição indeterminada e infindável de deputados e senadores.

Danilo Rocha Furst

28/05/2015 - 15h09

mas o principal FINANCIAMENTO DE CAMPANHA POR EMPRESAS , a famosa joia da coroa eles empurraram guela abaixo do povo brasileiro perpetuando de vez o poder economico na politica!!!

Antonio Crescêncio

28/05/2015 - 14h12

Estão apenas com medo de uma possível reeleição de Lula. Imbecis.

Marconi Bonfim

28/05/2015 - 13h01

E A REELEIÇÃO DOS DEPUTADOS E SENADORES QUE É A CABEÇA DA CORRUPÇÃO!

    Fabio

    28/05/2015 - 10h13

    Deputados, Senadores e Vereadores, FIM DA REELEIÇÃO dessa corja.

Bartolomeu Barros Garção

28/05/2015 - 12h50

O quem faz as leis são os deputados e senadores e os vereadores e eles ficaram fora desta lei….vergonha

Bartolomeu Barros Garção

28/05/2015 - 12h49

Pena que não estendeu a todos os políticos

José Soares

28/05/2015 - 12h19

Se cagando de medo de ver o Lula reeleito em 2022. Kkkkk!

Maria Celia Borges Borges de Freiotas

28/05/2015 - 12h01

Quem será que os empresarios vão corromper agora? Já compram os políticos “eleitos”.

Fabio

28/05/2015 - 08h46

Ueh, porque não está incluso o FIM DA REELEIÇÃO PARA DEPUTADOS, SENADORES E VEREADORES?

Claudio Dias

28/05/2015 - 10h48

Seria bom se agora limitassem o tempo máximo para deputados, senadores e vereadores, estes caras fazem da política sua profissão.

Conceição Nascimento

28/05/2015 - 10h36

Como renovar? A reeleição que caiu foi só para o executivo. Os senadores, deputados e vereadores continuam se elegendo indefinidamente.

    Márcio Souza

    28/05/2015 - 18h07

    Pois é, esse é só mais um dos costumeiros delírios do Miguel do Rosário!

Roldão de Araújo

28/05/2015 - 10h35

Isso não é bom… Vai ocorrer igual obra que prefeito começa, mas nunca termina, pois sabemos que oposição no geral não gosta de dar continuidade ao projeto alheio… Isso é muito ruim. Deveriam tira do legislativo, pois ai faria um bem ao país.

Erivan Raposo

28/05/2015 - 10h28

Pois é Antonio Moreira da Silva, acho que a reeleição não é um mal em si, e é comum em tantos países que não pode ser diabolizada. E, pior, como você bem lembrou, a reeleição de vereador, deputado e senador, que transformam o cargo em emprego e usam as estruturas, em todos os níveis, federal, estadual e municipal, necas. Pior é que, sem mudar a forma como funciona, hoje, a aprovação de orçamento e se não se mudar algo nas licitações, muitos prefeitos não vão conseguir sair do lugar.

Cecilia Corrêa

28/05/2015 - 10h03

Cafezinho, tb estou confusa, como vc. Tenho minhas dúvidas.

    Márcio Souza

    28/05/2015 - 18h09

    Sua confusão mental, tal qual a do blogueiro, é sinônimo de burrice !

Renato Cesar Penha

28/05/2015 - 10h01

Por que não aprovam o fim da reeleição para todos os cargos (legislativo inclusive)?

    Fabio

    28/05/2015 - 08h49

    Por que no legislativo estão os vermes que vivem há decadas disso e não querem perder o poder de roubar indefinitivamente.

    Márcio Souza

    28/05/2015 - 18h11

    Porque quem aprova as leis são os integrantes do legislativo e eles não vão votar leis que limitem os próprios poderes. O nível dos seguidores do blog é tão ruim quanto o autor da matéria !

      Miguel do Rosário

      28/05/2015 - 21h55

      Obrigado mas limite-se a me ofender não aos comentaristas por favor

Malu Oliveira Rodrigues

28/05/2015 - 09h58

Não vejo nada de bom nisso. Num país enorme como o Brasil, 4 anos é pouco para se fazer um bom mandato.

Deivid Ferreira

28/05/2015 - 04h49

Não vejo isso nem de longe como uma boa notícia, pq observando pelo lado esquerdo, foi difícil achar um sucessor para Lula. 8 anos da pra preparar alguém pra entrar na disputa, com 4, são dois anos pra governar e dois pra achar um substituto e governar. Entra Lula agora e depois? Haddad? Gleisi? Lindberg? Flavio Dino? Não tem nome expressivo… Vai ser mais tempo fazendo campanha e trabalhando… FHC enfiou goela abaixo reeleição, agindo do pior jeito pra conseguir o que queria, mas foi um tiro no pé, pq deu oportunidade da esquerda emergir e a direita ver de braços atados, pq sabem que se seguirem a cartilha da democracia, só resto o golpe pra ele. Não sei não. Eduardo Cunha ta mijando na gente e dizendo que é chuva. Sem falar que a direita ta cheio de nomes expressivos como Bolsonaro, Áecio, Serra, Alckmin, Agripino, Anastácia, ACM, Virgílio. É só arma de máxima destruição.

Roberto Manchete

28/05/2015 - 04h00

QUEM TEM QUE FAZER A REFORMA POLITICA E O POVO NAS URNAS NA HORA DE VOTAR NAO VENDENDO SEUS VOTOS E COLOCANDO ESTES LADROES NO PODER PORQUE QUANDO O POVO PERDE A VERGONHA VENDE SEU VOTO OU ACEITA FAVORES DESTAS CARNICAS DE POLITICOS CORRUPITOS O POVO ESTA DANDO PLENOS PODERES DE FAZER O QUE QUISEREM ROUBAR OU CONPRAR JUISES E ADIVOGADOS PARA OS PROTEGEREM OU FERRAR O POVO.
NAO ADIANTA CULPAR OS POLITICOS LADROES MAS SIM O POVO QUE NAO TEM VERGONHA NA CARA E SE VENDE

Rômulo Gustavo Martinez

28/05/2015 - 03h34

Daqui a quatro anos outro presidente compra ela de novo…

Ermeneghildo Ghil

28/05/2015 - 03h14

No imaginário da oposição, encarnado pelo Cunha dos infernos, a reeleição é associada só aos “corruPTos”.

Grace Diniz

28/05/2015 - 03h14

Deveria ter acabado com a reeleição dos cargos legislativos, isso sim! Estou com o legislativo engasgado.

Eduardo Affine Neto

28/05/2015 - 03h14

Aposto que isto só vale aos eleitos de esquerda, o primeiro da direita que lá aportar muda as regras feito InvejaHC

Marie Murakami

28/05/2015 - 03h10

não sei se é bom ou não é bom, depende do governante eleito. E ainda assim é bom pra quem? É ruim pra quem?

Parlo Piano

28/05/2015 - 03h08

Desculpe O Cafezinho,, mas,,,
Lembra-se, quando o mandato presidencial era de cinco anos e o “congresso” aprovou o encurtamento para 4, após o impeachment do collor e com a “ameaça” de Lula ganhar em 94,,, ,,e depois, com a máquina às mãos, fhc mudou de novo, aí aprovando a reeleição,,,

Gaio Doria

28/05/2015 - 03h05

Acabar com a reeleição em cargos executivos é piada e “falta de respeito” com o dinheiro do contribuinte já usado para pagar a emenda da reeleição. Quero ver é o limite de mandatos no legislativo, isso sim é uma renovação!

Gladiston Reis

28/05/2015 - 03h02

E os deputados e senadores também rsrsrs ?????

Artur Lombo

28/05/2015 - 03h02

Mas é preciso aumentar o tempo dos mandatos no executivo,4 anos é muito pouco para tocar importantes projetos de governos.6 anos de mandato seria o ideal.

    Carlos Dias

    28/05/2015 - 01h29

    Artur, não seria uma boa não… Aconteceria o seguinte.. o próximo direitista que entrar com 6 anos vai mudar as regrars novamente para se re-eleger e ai serão 12 anos…

Jorge Alexandre Lucas

28/05/2015 - 03h02

o fim da reeleição pode até ser boa para democracia, mas para a gestão pública… tenho dúvidas.

Eduardo Affine Neto

28/05/2015 - 02h58

Não vejo boa notícia em um reforma conseguida a toque de fórceps sem participação alguma da sociedade, feita por um congresso que não nos representa, mas sim aos empresários que os bancaram.

    Miguel Do Rosario

    28/05/2015 - 03h00

    verdade, eduardo.

    Miguel Do Rosario

    28/05/2015 - 03h01

    acrescentei uma observação sobre isso

    Eduardo Affine Neto

    28/05/2015 - 03h01

    à mim esta reforma tem que sair das ruas, é lá que vamos dobrar estes patifes que acham que podem tudo

    anac

    28/05/2015 - 07h42

    O Gilmal agora esta avisando que vai liberar o processo do financiamento privado que estava sentado em cima. Ele estava mancomunado com o CUnha. Segurando até o GOLPE na Câmara.
    Nunca vi tanto CANALHAS. Mas tendo um publico VIL de coxinhas como eles. Tme um lá em cima que vê PT em TUDO.

    Nessas horas desejo que a direita do CUnha mate a CLT com a aprovação da terceirização. Quero ver os filhos dos coxinhas comendo literalmente eme.

      Vitor

      28/05/2015 - 09h19

      Quanto ódio nesse seu coraçãozinho…

Anna Zappa

28/05/2015 - 02h57

Boa? Não achei não…

Marx Portella

28/05/2015 - 02h54

Queria ver não ter pra senadores e deputados também.

Sonia Bastos

28/05/2015 - 02h53

aprovou hoje, né… se o Cunha, o louco da aldeia, resolver outra votação amanhã, pode mudar tudo.

Fernando Nunes

28/05/2015 - 02h43

FHC vai querer o dinheiro de volta?

Eliezia Cordeiro

28/05/2015 - 02h41

Queria ver não ter pra senadores e deputados também.

Antonio Moreira da Silva

28/05/2015 - 02h35

sim, e sobre a eterna reeleição de deputados e senadores, nada?

Roberto Otrebor

28/05/2015 - 02h33

“Isso vai ajudar a renovar a classe política.”

Isso tornará o sistema do país mais instável. A reeleição ajudou a dar estabilidade ao país. Não há boa notícia alguma, se fosse boa a direita não estaria empenhada em destruir isso.

    O Cafezinho

    28/05/2015 - 02h39

    Todos os partidos votaram, da esquerda também. Não sei se gerará instabilidade. Ajuda a renovar. Mas confesso que não tenho opinião muito formada.

    Roberto Otrebor

    28/05/2015 - 02h42

    Miguel, pegue os períodos históricos com só um mandato. Crise atrás de crise e golpe no meio. Os partidos de esquerda, pra variar, erraram de novo. Em que pese a maioria a favor da direita no congresso, a representação da esquerda no congresso é pífia, uma das piores da história.

    Se o mandato for de 4 anos, será terrível. Collor (não acabou o mandato), Sarney (o Centrão e os 5 anos com um governo caindo de podre), regime militar, mandato de Vargas com suicídio no meio, Jânio renunciando e Goulart sendo deposto. É essa a história do mandato único no Brasil. O Cunha está implodindo a República, esse é o fato. Ou tiram esse pulha do poder ou ele detonará todas as conquistas dos últimos 12 anos e entregará o poder de bandeja à direita em 2018.

    Roberto Otrebor

    28/05/2015 - 02h43

    A direita quer acabar com medo de Lula ter dois mandatos ou fazer o sucessor e esse conseguir mais dois mandatos. Não entendo como a esquerda votou numa coisa dessas. O PT novamente dando tiro no pé.

    Joaquim Corrêa

    28/05/2015 - 02h44

    Tens razão, afinal o tucanato era pró reeleição, quando era para aprovar e reeleger o FHC, agora são contra.

    Roberto Otrebor

    28/05/2015 - 02h46

    Joaquim, é o oportunismo ‘velho de guerra’ tucano (da direita). Eles não conseguem fazer presidente então são contra reeleição. Se se elegerem algum, irão alterar isso de novo recriando a reeleição. A esquerda continua ingênua lidando com esses larápios históricos. A direita brasileira não tem qualquer senso de ética ou republicanismo, só o PT insiste nessa idiotia engolindo retrocesso atrás de retrocesso. A bancada da esquerda nesse congresso nacional é um poodle, não mete medo em ninguém, nem falar grosso fala.

    O Cafezinho

    28/05/2015 - 03h03

    É, Roberto. Talvez você tenha razão. De qq forma, a maneira como isso foi feito, sem debate, sem consulta pública, ao contrário, violentando os debates na sociedade que ocorriam há anos, foi muito triste.

    Parlo Piano

    28/05/2015 - 03h13

    Roberto Otrebor,, bem isso,, e tem precedentes,,,
    Lembremos que o mandato era de 5 anos. Depois do impeachment do collor com a “ameaça” de Lula ganhar em 94, mudaram pra 4,, ,,depois, com a máquina às mãos, fhc mudou de novo, aí “aprovando” a reeleição,,,

    Mariana Gomes

    28/05/2015 - 13h40

    Sou a favor da reeleição. Vai aumentar a improbidade e a falta de comprometimento. Os projetos para os problemas que temos no Brasil devem ser de longo prazo.

    Peres Rusky

    28/05/2015 - 18h12

    So vale pro executivo. Os belezinhas do legislativo continuarao se reelegendo….


Leia mais

Recentes

Recentes