Menu

Tio Sam financia jovens latinos para combater governos de esquerda

Olha só com que estamos lidando. E o governo dando dinheiro pra Globo… A nova roupa da direita Rede de think tanks conservadores dos EUA financia jovens latino-americanos para combater governos de esquerda da Venezuela ao Brasil e defender velhas bandeiras com um nova linguagem por Marina Amaral | 23 de junho de 2015 Na […]

45 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Olha só com que estamos lidando.

E o governo dando dinheiro pra Globo…

A nova roupa da direita

Rede de think tanks conservadores dos EUA financia jovens latino-americanos para combater governos de esquerda da Venezuela ao Brasil e defender velhas bandeiras com um nova linguagem

por Marina Amaral | 23 de junho de 2015
Na Agência Pública.

“O corpo é a primeira propriedade privada que temos; cabe a cada um de nós decidir o que quer fazer com ele”, brada em espanhol a loirinha de voz firme, enquanto se movimenta com graça no palco do Fórum da Liberdade, ornado com os logotipos dos patrocinadores oficiais – Souza Cruz, Gerdau, Ipiranga e RBS (afiliada da Rede Globo). O auditório de 2 mil lugares da PUC-RS, em Porto Alegre, completamente lotado, explode em risos e aplausos para a guatemalteca Gloria Álvarez, 30 anos, filha de pai cubano e mãe descendente de húngaros.

ScreenHunter_5929 Jun. 24 08.29

(Gloria Alvarez, a estrela da direita jovem latino-americana. Foto: Fernando Conrado)

 

Gloria ou @crazyglorita (55 mil seguidores no Twitter e 120 mil em sua fanpage do Facebook) ascendeu ao estrelato entre a juventude de direita latino-americana no final do ano passado, quando um vídeo em que ataca o “populismo” na América Latina durante o Parlamento Iberoamericano da Juventude em Zaragoza (Espanha) viralizou na internet. No principal fórum da direita brasileira, Gloria e o ex-governador republicano da Carolina do Sul David Bensley são os únicos entre os 22 palestrantes, brasileiros e estrangeiros, escalados para os keynote – palestras-chave que norteiam os debates nos três dias do evento, batizado de “Caminhos da Liberdade”.

“O discurso do ódio estava presente desde 2010, se viu nas eleições municipais e voltou com força em 2014”

Radialista há dez anos, hoje com um programa na TV, Gloria é uma show-woman cativante. Conduz com desenvoltura a plateia formada majoritariamente por estudantes da PUC gaúcha, uma das melhores e mais caras universidades do Sul do país. “Quem aqui se declara liberal ou libertarista que levante a mão?”, pede ao público, que responde com mãos erguidas. “Ah, ok”, relaxa. Sua missão é ensinar a seus pares ideológicos como “seduzir e enamorar os públicos de esquerda” e vencer “os barbudos de boina de Che”, explica a jovem líder do Movimiento Cívico Nacional (MCN), uma pequena organização que surgiu em 2009 na Guatemala na esteira dos movimentos que pediam – sem êxito – o impeachment do presidente social-democrata Álvaro Colom.

A primeira lição é utilizar nas redes sociais o hashtag criado por ela, “república x populismo”, para superar “a divisão obsoleta entre direita e esquerda”. “Um esquerdista intelectualmente honesto tem de reconhecer que a única saída é o emprego, e um direitista do século 21, que já se modernizou, tem de reconhecer que a sexualidade, a moral, as drogas são um problema de cada um; ele não é a autoridade moral do universo”, continua, sob uma chuva de aplausos. Nada de culpa, nem moral nem social, ensina. A mensagem é liberdade individual, “empoderamento” da juventude, impostos baixos, Estado mínimo – a plataforma da direita liberal (em termos econômicos) no mundo todo: “A riqueza não se transfere, senhores, a riqueza se cria a partir da cabecinha de cada um de vocês”, diz. Da mesma maneira, Gloria rebate programas sociais de assistência aos mais pobres, política de cotas para mulheres, negros, deficientes e até mesmo a existência de minorias: “Não há minorias, a menor minoria é o indivíduo, e a ele o que melhor serve é a meritocracia”.

“Há uma verdade que todo ser humano deve alcançar para ter paz, se não quiser viver como um hipócrita. Todos nós, 7 bilhões e meio de seres humanos que habitamos este planeta, somos egoístas. É essa a verdade, meus queridos amigos do Brasil, todos somos egoístas. E isso é ruim? É bom? Não, é apenas a realidade”, diz, definitiva. “Há pessoas que não aceitam essa verdade e saem com a maravilhosa ideia: ‘Não! [imita a voz de um homem], eu vou fazer a primeira sociedade não egoísta’. Cuidem-se, brasileiros; cuide-se, América Latina! Esses espertinhos são como Stálin, na União Soviética, como Kim Jong-il, Kim Jong-un, na Coreia do Norte, Fidel Castro, em Cuba, Hugo Chávez, na Venezuela.” E por que “seguimos como carneirinhos” atrás desses “hipócritas”? Porque [faz careta e vozinha de velha] “nos ensinam que é feio ser egoísta e que pensar em nós mesmos é pecado. Quantos de vocês já não viram alguém dizer ‘ah, necessitamos de um homem bom, que não pense só em si”, diz, encurvando-se à medida que fala para em seguida recuperar a postura altiva: “Mira, señores, a menos que seja um marciano, esse homem não existe, nunca existiu, nem existirá jamais”. Aplausos frenéticos.

Mas, explica, os “defensores da liberdade” também tem sua parcela de responsabilidade. Eles não sabem comunicar suas ideias, usar a tecnologia para “empoderar os cidadãos” e “libertar” a América Latina. “Se ficarmos discutindo macroeconomia, PIB etc., vamos perder a batalha. Temos que aprender com os populistas a falar o que as pessoas entendem, fazer com que se identifiquem”, ela diz. “E aqui vou lhes dar outro conselho porque dizem que nós, os liberais, somos malditos exploradores”, ironiza. “Encontrei um maneira muito bonita de definir o conceito de propriedade privada. E com esse conceito de propriedade privada os esquerdistas fazem assim: Ôooooo! [inclina o corpo para trás].” A propriedade privada, diz, é o que acumulamos em toda uma vida, a partir de nossas primeiras propriedades: corpo e mente. O passado, afirma, não é igual para ninguém, esse acúmulo é pessoal. “Isso nos humaniza, dá um coraçãozinho a nós, liberais, tão desgraçados.”

Risos. Aplausos.

“Há pessoas que querem o direito à saúde, à educação, ao trabalho, à moradia. A ONU agora quer até o direito universal à internet”, desdenha, embora tenha acabado de dizer que a tecnologia é a chave para mudar o mundo. “Imaginem que, nesse auditório, alguns queiram o direito à educação, outros o direito à saúde, outros o direito à moradia. Então, se eu dou a vocês a educação, todos aqui vão pagar por isso, e vocês vão ser VIPs, e eles, cidadãos de segunda categoria. Se eu dou a eles a saúde, todos neste auditório vão pagar pela saúde deles, e eles vão ser VIPs. Se eu dou a esses as moradias, vou ter que tirar de todos vocês para dar moradia a eles, e eles vão ser esses VIPs. Isso não é justiça social, é desigualdade perante a lei”, conclui, novamente sob risos e aplausos.

“Se cada um na América Latina tiver direito à vida, liberdade e propriedade privada, então cada um que vá atrás da educação que queira, da saúde que queira, da casa onde quer morar, sem precisar de super-Chávez, super-Morales, super-Correa”. Ovação. Assobios. Antes de encerrar os 40 minutos de exposição, Gloria convida os presentes a contrapor a visão de mundo que “vitimiza os latino-americanos”, “joga a culpa nos ianques”, mina a “autoestima” e a coragem de assumir riscos que exige o espírito empreendedor. A plateia aplaude de pé.

Continue a ler no site da A Publica.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Astakad

26/06/2015 - 13h15

Impressionante…
Ela leu “A Revolta de Atlas” e toda a filosofia de Ayn Rand. E depois veio falar asneiras que não se encaixam. Fácil fazer um desmonte.
Propomos a ela o seguinte:
Ela participa de um Reality show de 3 meses, no extremo da Zona Leste de São Paulo, sem nada, sem dinheiro, como se fosse uma excluída. Vamos ver se depois desse tempo, ela continua com esses pensamentos.
Abraços

Angelo Miguel

25/06/2015 - 15h04

titpico de americanos……tudo o que eles tocam vira o caos….

Angelo Miguel

25/06/2015 - 15h04

titpico de americanos……tudo o que eles tocam vira o caos….

José Martins

24/06/2015 - 23h37

Papai Noel é um dos principais suspeitos dessa ação de infiltrar em países de esquerda.

Maxwell Medeiros

24/06/2015 - 16h00

Governo dando dinheiro a Globo? Mas as estatais não pararam de fazer publicidade na emissora?

Sérgio Marinho Marques Cavalcanti

24/06/2015 - 15h45

Não só os Latinos como também os jovens americanos que vem para cá e vão de casa em casa pregando e querendo te levar para a igreja dos Mormons, além da espionagem e ao completarem 21 anos voltam para servir o Exército de lá.

Jorge Marinho Guimarães

24/06/2015 - 12h02

A única explicação para o governo continuar dando dinheiro pra Globo, é que o governo gosta de apanhar. Não sou eu que vou ficar aquí me matando, e o Banco do Brasil financiando o Faustão!

    cesar s.

    24/06/2015 - 09h17

    Verdade. O Governo Estadual de SP injeta milhões de dólares na empresa do filhos do roberto marinho, a GLOBO.

Ademir Garcia Garcia Fernandes

24/06/2015 - 12h01

Ademir Garcia Garcia Fernandes

24/06/2015 - 12h01

Renato Moreira Silva

24/06/2015 - 11h55

Quem pagou a conta, um ótimo livro para compreender este aspecto da Politica Americana.

Mauricio Gomes

24/06/2015 - 08h54

Follow the money! Sempre disse que uma boa matéria seria tentar descobrir qual a origem dos recursos que bancam esses grupos fascistas tupiniquins. Miguel, que tal tentar descobrir isso? Tenho certeza de que tem dinheiro estrangeiro por trás dessas figuras bizarras como o jaspion da TFP e o líder dos retardados online….

paul moura

24/06/2015 - 08h54

Esse liberais são tão egoístas que poderiam viver tranquilamente suas vidas cheias de meritocracia, por exemplo, no deserto do Saara. Lá ninguém lhes importunaria. Simples.
Mas não a meritocracia vale quando o benefício é individual mas quando há prejuízo são os primeiros a correr para as tetas do estado.

    Hell Back

    24/06/2015 - 11h34

    Sim! É a tese da privatização dos lucros e a socialização dos prejuízos.

Lon Martin Wagner

24/06/2015 - 11h54

Em primeiro lugar o termo correto é EXTREMA DIREITA. Em segundo lugar , esta prática acontece há décadas. Eles financiam grupos de extrema direita para combater a esquerda em todo o mundo.

Lon Martin Wagner

24/06/2015 - 11h54

Em primeiro lugar o termo correto é EXTREMA DIREITA. Em segundo lugar , esta prática acontece há décadas. Eles financiam grupos de extrema direita para combater a esquerda em todo o mundo.

Valeria Cristina Vilhena

24/06/2015 - 11h53

Que medo!

Clarice Fiore

24/06/2015 - 11h53

VEMPRARUA, Retardados Oline e o Jaspion da TFP..

Marcos Feijó de Almeida

24/06/2015 - 11h51

Este pessoal patrocinado devia ser honesto em dizer a quem representam, incluindo economistas. Acho má fé esconderem que são financiados e por quem são financiados.

Dede Seixas

24/06/2015 - 11h48

E pra toda coxinhagem & mídia fascista/ mercenária/ golpista uma MANDIOCAÇO! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa é nossa Presidenta porreta! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Dede Seixas

24/06/2015 - 11h48

E pra toda coxinhagem & mídia fascista/ mercenária/ golpista uma MANDIOCAÇO! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa é nossa Presidenta porreta! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Joao Expedito

24/06/2015 - 11h47

Para esse pessoal, a desigualdade de oportunidades não e relevante! Querem a volta do século XVIII e XIX, os primórdios da revolução industrial. Desumano!

Rosane Tavares

24/06/2015 - 11h46

Já vimos esse filme.

    Hell Back

    24/06/2015 - 11h39

    Sim! E o filme não tem um final feliz. Vide Revolução Francesa.

Rosane Tavares

24/06/2015 - 11h46

Já vimos esse filme.

Marco Trigueiro

24/06/2015 - 11h44

Dilma não manda dinheiro para o estado islâmico ?

    Márcio Matos

    24/06/2015 - 11h59

    Larga de viagem homem, não seja ridículo, pare plmrdds.

    Marco Trigueiro

    24/06/2015 - 12h03

    Tem gente que votou no PT e não se acha ridículo

Marco Trigueiro

24/06/2015 - 11h44

Dilma não manda dinheiro para o estado islâmico ?

    Anônimo

    25/06/2015 - 13h51

    Jesus.Dilma manda dinheiro pro estado islamico. Será que eu li isso?Como as pessoas repetem besteiras.

Socorro Lira

24/06/2015 - 11h39

Não é novidade mas é bom lembrar sempre. E no Brasil também tem gente que vende a pátria sem pudor

Socorro Lira

24/06/2015 - 11h39

Não é novidade mas é bom lembrar sempre. E no Brasil também tem gente que vende a pátria sem pudor

Luiz Antonio Correa

24/06/2015 - 11h36

Esse chazinho é uma piada.kkkkkkk

    Renan de Andrade

    24/06/2015 - 11h38

    Ele pode até ser uma piada, mas gente burra como o senhor é insuportável!

    Renan de Andrade

    24/06/2015 - 11h41

    https://www.youtube.com/watch?v=qeoOj_2Sapk

    Rosimeri Oliveira Muniz

    24/06/2015 - 11h43

    Deixa de ser cego…

    Yara Nastari Guardado

    24/06/2015 - 11h46

    Ele é “chefe” de guarda patrimonial de um c… de mundo, surpreendente é que seja alfabetizado.

    Thiago Rodrigues

    24/06/2015 - 11h51

    Bom msm é a rv revolta e suas mentirinhas diárias.

    Zeca Ribeiro

    24/06/2015 - 11h51

    Se revolta com quem está te obrigando a acessar aqui, Luiz Antonio! Pq vc deve estar sendo obrigado, né? É a única explicação que tenho para alguém acessar algo que não é do próprio interesse! Força aí!

Luiz Antonio Correa

24/06/2015 - 11h36

Esse chazinho é uma piada.kkkkkkk

    Renan de Andrade

    24/06/2015 - 11h38

    Ele pode até ser uma piada, mas gente burra como o senhor é insuportável!

    Renan de Andrade

    24/06/2015 - 11h41

    https://www.youtube.com/watch?v=qeoOj_2Sapk

    Rosimeri Oliveira Muniz

    24/06/2015 - 11h43

    Deixa de ser cego…

    Yara Nastari Guardado

    24/06/2015 - 11h46

    Ele é “chefe” de guarda patrimonial de um c… de mundo, surpreendente é que seja alfabetizado.

    Zeca Ribeiro

    24/06/2015 - 11h51

    Se revolta com quem está te obrigando a acessar aqui, Luiz Antonio! Pq vc deve estar sendo obrigado, né? É a única explicação que tenho para alguém acessar algo que não é do próprio interesse! Força aí!


Leia mais

Recentes

Recentes