Menu

Advogado que entrou com HC em favor de Lula já fez o mesmo para Diogo Mainardi

Mais um factoide para a imprensa usar contra Lula. Maurício Thomaz Ramos (foto), que entrou com Habeas Corpus preventivo em favor de Lula, é um advogado idealista, que escreve e envia petições, recursos e habeas corpus em favor de dezenas ou mesmo centenas de pessoas que ele considera vítimas dos arbítrios do judiciário. Já fez […]

18 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Mais um factoide para a imprensa usar contra Lula.

Maurício Thomaz Ramos (foto), que entrou com Habeas Corpus preventivo em favor de Lula, é um advogado idealista, que escreve e envia petições, recursos e habeas corpus em favor de dezenas ou mesmo centenas de pessoas que ele considera vítimas dos arbítrios do judiciário.

Já fez o mesmo até para jornalistas de direita, como Diogo Mainardi. Ramos entrou com uma ação de habeas corpus em favor de Mainardi sem que o colunista da Veja tivesse pedido nada.

Nessa ocasião, recebeu um elogio da Veja, de seu blogueiro mais furiosamente reacionário:

ScreenHunter_5931 Jun. 25 15.12

Ao todo, Ramos tem mais de 150 ações no Supremo, sempre à revelia dos clientes.

O que Ramos não imaginava é que a mídia e a direita, que pensam hoje com uma só cabeça, iriam usar o que ele entendia como uma “boa ação” como um factoide político.

Ramos foi ingênuo, ponto. Por incrível que pareça, ainda existe gente ingênua no mundo. Eu o conheço e sei que agiu com ingenuidade. Tanto que deu notícia sobre o HC em seu próprio Facebook. Foi assim que Ronaldo Caiado descobriu.

Sem pensar, produziu um factoide midiático que mostra Lula com medo de ser preso. Era tudo que a direita queria.

Se você olhar as manchetes, todas escondem que se tratou de um ato voluntarista, não-solicitado por Lula.

É importante entender, contudo, que o inimigo aqui não é um advogado desastrado, que aliás eu conheço, porque defende gratuitamente vários pequenos blogueiros e ativistas digitais.

O inimigo é esse golpismo desgraçado, essa politização criminosa do judiciário, do ministério público e de setores da Polícia Federal, que saíram do controle. Perderam qualquer escrúpulo democrático e passaram a prender pessoas apenas com objetivo político e midiático.

Leiam a notícia abaixo.

***

VOLUNTÁRIO CONTUMAZ

Autor de HC em favor de Lula na “lava jato” tem 150 ações no Supremo

25 de junho de 2015, 13h15
Por Jomar Martins e Tadeu Rover, no Conjur

Luiz Inácio Lula da Silva [Reprodução]O homem que ingressou com o pedido de Habeas Corpus preventivo em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é Maurício Ramos Thomaz, o mesmo que já ingressou com 145 HCs no Supremo Tribunal Federal em favor de terceiros, normalmente à revelia — sem que os “beneficiados” pelas peças tenham feito qualquer pedido.

O HC em favor de Lula foi impetrado nessa quarta-feira (24/6), sem que o ex-presidente tivesse solicitado. O objetivo seria impedir uma prisão preventiva do petista na operação “lava jato”, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras.

Somente na Ação Penal 470, o processo do mensalão, Thomaz impetrou HC em favor Kátia Rabello; Cristiano Paz; Marcos Valério; Roberto Jefferson; Simone Vasconcelos; e Vinícius Samarane. Além disso, o cidadão também já entrou com um Habeas Corpus em favor de Diogo Mainardi, quando ainda era colunista da revista Veja, em uma ação por injúria e difamação pelo blogueiro Paulo Henrique Amorim.

Não são apenas HCs que estão na lista de ações de Maurício Thomaz. Entre suas 150 ações no STF está também o pedido de impeachment de diversos ministros do Supremo, por conta do julgamento do mensalão.

O Instituto Lula afirma que o Habeas Corpus não foi feito a pedido do ex-presidente. Os advogados de Lula, do Teixeira, Martins Advogados, afirmaram à revista Consultor Jurídico que vão pedir na Justiça que o HC impetrado por Thomaz não seja conhecido, uma vez que o ex-presidente tem advogados constituídos, a quem cabe definir quais são as estratégias jurídicas adequadas para sua defesa.

Pela legislação brasileira, qualquer pessoa pode entrar com um pedido de Habeas Corpus, inclusive sem intermédio de advogados. No entanto, o advogado Conrado Almeida Corrêa Gontijo, do Corrêa Gontijo Advogados, explica que, “se o paciente que for beneficiado entender que o HC não deve ser apreciado, ele pode se opor”.

HC 5023661-46.2015.4.04.0000

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luciano Machado

27/06/2015 - 23h38

Ele é petista! Vejam aquela garrafa de cerveja na mesa! tem duas estrelas vermelhas do pt ali!

Celar

27/06/2015 - 23h13

Não vou comentar sobre o cara que quer aparecer.
Apenas informar que qualquer pessoa pode pedir habeas corpus. Qualquer pessoa, não precisa ser advogado. Qualquer pessoa pode escrever em um guardanapo se quiser e fazer a solicitação quando : liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;
LXVIII – conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;

Josue Castilho

27/06/2015 - 00h51

É Miguel Do Rosario… Dessa vez foram dois perfis fakes pra flodar os comentários d O Cafezinho.
Parece que têm um tipo de busca para direcionar os ataques. E geralmente usam frases feitas (aquela “comparação” do Hitler, só eu já esbarrei nela umas mil vezes).

Mas voltando à vaca fria: o HC do Lula é o Povo!

Josue Castilho

27/06/2015 - 00h51

É Miguel Do Rosario… Dessa vez foram dois perfis fakes pra flodar os comentários d O Cafezinho.
Parece que têm um tipo de busca para direcionar os ataques. E geralmente usam frases feitas (aquela “comparação” do Hitler, só eu já esbarrei nela umas mil vezes).

Mas voltando à vaca fria: o HC do Lula é o Povo!

Seu Zé

26/06/2015 - 08h34

Repito: a Galerinha da CIA deita e rola aqui. Estão atirando no inimigo errado.

Rodrigo Amaral

26/06/2015 - 00h26

Paula Muraro

Rodrigo LC

25/06/2015 - 20h33

Eu tinha ficado bravo com ele no começo. Mas em toda esta insanidade que ronda o tema, a cartada foi genial. O Moro teve até que fazer um pronunciamento que soou como que jogar um balde de água fria nos coxinhas.

Luiz Antonio Barbosa

25/06/2015 - 16h49

Meu caro Miguel, aqui em minha cidade existe um ditado antigo: “se cercar vira hospício, se lonar vira circo”. Acredito que no Brasil, respeitado a boa fé militante do Dr. Mauricio Thomaz Ramos, a quem passei a admirar pela criatividade, digo: O ditado popular de minha cidade serve para o Brasil, dado o tanto de maluco, palhaços e artistas que apareceram nas redes com seus comentários, muitos cínicos. Boa tirada Dr. Maurício, isso serviu para que fiquemos vigilantes com o que tem feito o Judiciário Brasileiro.

Carlos Kaspchak

25/06/2015 - 19h16

o cara não é advogado!

Luiz Rogerio

25/06/2015 - 15h20

Miguel, me desculpe, mas ingênuo ele não é, de jeito nenhum, como disse o Carlos Machado, conseguiu os seus 15 minutinhos de fama e ainda coloca mais lenha na fogueira, agora a maioria dos brasileiros que estão nas páginas do UOL, Globo, etc.. estão vendo que o “LULA” deu entrada em um HC com medo de ser preso e lá ninguém retruca isso…

Rodrigo LC

25/06/2015 - 18h04

Olha quem já falou dele no passado

    Miguel Do Rosario

    25/06/2015 - 18h19

    obrigado por resgatar isso, rodrigo

Bira Huffel

25/06/2015 - 18h01

No Portal do tribunal da 4º nem consta processo com o nº q aparece no habeas.

Ricardo Legabão

25/06/2015 - 18h01

Esse e o Caiado sao uns grandes fdp.

Fran Siqueira

25/06/2015 - 18h00

e como caiado soube?Eis a qestão…

    O Cafezinho

    25/06/2015 - 18h04

    O Maurício publicou no seu próprio Facebook

Joaquim Alves

25/06/2015 - 17h55

Deve ter a mão do deputado sepulcro Caiado.


Leia mais

Recentes

Recentes