Menu

Luiz Moreira: PF é subordinada ao governante eleito. Doa a quem doer!

O jurista Luiz Moreira põe os pontos nos is. Não vou destacar trechos, porque o texto inteiro é fundamental. Moreira lembra o básico, como escrito na Constituição. A PF deve ser subordinada à democracia, à sociedade civil, que não é representada pela mídia nem por maiorias de ocasião, e sim, e apenas, pelo representante eleito, […]

153 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O jurista Luiz Moreira põe os pontos nos is.

Não vou destacar trechos, porque o texto inteiro é fundamental.

Moreira lembra o básico, como escrito na Constituição.

A PF deve ser subordinada à democracia, à sociedade civil, que não é representada pela mídia nem por maiorias de ocasião, e sim, e apenas, pelo representante eleito, pela presidenta da república.

Doa a quem doer!

***

Os grampos na Polícia Federal

por Luiz Moreira*

Na última semana, em depoimento à CPI da Petrobras, um agente e um delegado da Polícia Federal revelaram a existência de escutas ambientais ilegais, utilizadas para monitorar presos da operação lava jato, na sede da Polícia Federal em Curitiba.

Neste domingo, em entrevista à Eliane Cantanhêde e à Andreza Matais, o diretor geral da Polícia Federal relativiza esses depoimentos, assevera que condutas duvidosas de policiais são apuradas pela corregedoria da PF e que “os equipamentos podem ser auditados para saber quem usou, quando usou, no que usou”, atribuindo aos grampos ilegais expressão que diminui sua importância ao tratá-los como “suposto fato”.

Antes de discutirmos as implicações das afirmações dos policiais federais, convém esclarecer uma questão que perpassa a entrevista de Leandro Daiello, diretor geral da PF, presente em pelo menos três momentos: (1) “Nós cumprimos a lei e ninguém vai aceitar ingerência política aqui”; que (2) o ministro da Justiça chefia a PF apenas na seara administrativa; e (3) ao comentar declarações da Presidente da República.

Ao contrário do que afirma Leandro Daiello, a Polícia Federal é uma instituição subordinada à Presidência da República, detendo apenas autonomia operacional, o que não se confunde com autonomia política.

No organograma do Estado brasileiro, a chefia da Polícia Federal é confiada ao Poder Executivo para que se evidencie que a pauta de sua atuação é externa, marcada por uma verticalização que a submete ao controle social. Portanto, a sociedade civil confia ao Presidente eleito a direção política da Polícia Federal, a fim de demonstrar sua subordinação à política vitoriosa nas eleições.

No entanto, a utilização da expressão “ingerência política” pode suscitar mal entendidos, que devem ser esclarecidos.

Ao empregar tal expressão o diretor geral da Polícia Federal certamente quis dizer que não serão aceitas investigações direcionadas, em que provas são forjadas e que “alvos” são escolhidos. Desse modo, ingerência política significa o aparelhamento da polícia para a criminalização dos adversários do Governo ou da própria Polícia Federal ou ainda a eliminação de provas contra seus aliados ou sua proteção, impedindo que sejam responsabilizados por suas condutas contrárias à lei. Não custa lembrar que essas condutas são tipificadas como crimes.

Bem, é justamente para se evitar que a Polícia Federal se transforme em uma “polícia política” que foram desenhados dois tipos de controle à sua atuação. O primeiro é político; o segundo, operacional.

O controle político é exercido pela Presidência da República, mediante atuação de seu Ministro da Justiça. Assim, há uma subordinação hierárquica da Polícia Federal ao Poder Executivo. E o que significa essa subordinação hierárquica? Significa que a Policia Federal não comanda a si mesma; que suas diretrizes orçamentárias e que a organização de seus serviços subordinam-se ao governante eleito.

E o que isso quer dizer? Simplesmente que a Polícia Federal é um serviço e que sua atuação é controlada pela sociedade civil, mediante seu representante na Presidência da República. Então, a Polícia Federal é uma instituição que não produz sua legitimidade e que, por isso, se subordina a um Poder do qual obtém a justificação para sua atuação.

Nesse sentido, uma instituição a qual se confia o poder de investigar cidadãos, de portar armas de alto poder de destruição e de manipular dados e informações de pessoas precisa se submeter ao poder político. Mais: precisa ter claro que suas atribuições não são um fim em si mesmo e que, por esse motivo, submetem-se ao poder conferido pelos cidadãos à Presidência da República.

Assim, nas democracias constitucionais a chefia das policias é exercida pela sociedade civil, por intermédio dos Governantes eleitos, para garantir que não produzirão sua própria agenda nem que gozarão de autonomia ante o regime democrático.

Em democracias recentes, como a brasileira, nunca é demais rememorar que todas as ditaduras modernas obtiveram forma jurídica e foram mantidas pelo uso indiscriminado da força e por sistemas de investigação que criminalizaram a sociedade civil, tratando os adversários do regime de exceção como alvos, submetendo-os à tortura e à morte.

Já sua autonomia operacional se limita, como polícia judiciária, à instrução processual e ao controle de outra instituição, o Ministério Público Federal, não sendo, portanto, imune a controles.

Como polícia técnica ou polícia científica, sua tarefa é a explicitação de provas, que se realiza mediante descrição da existência de fatos criminosos e sua elucidação. Esses fatos instruem o processo, em fase que se chama inquérito, submetendo-se à fiscalização externa do Ministério Público Federal e sua convalidação pelo Poder Judiciário.

Quanto à relação do Ministro da Justiça com a Polícia Federal. Trata-se de relação verticalizada, entre chefe e chefiado, em que o Ministro da Justiça comanda a Polícia Federal e ao qual seu diretor geral deve obediência, podendo, por livre conveniência do Ministro da Justiça, exonerá-lo dessa função.

No que diz respeito ao diretor da Polícia Federal comentar declarações da Presidente da República. Trata-se de clara quebra de hierarquia que deveria ter como conseqüência sua imediata exoneração da função de diretor geral.

Explico:

Em democracias constitucionais é inadmissível que instituições que manejam armas e informações se movimentem para além de suas competências. Como Chefe de Estado e de Governo, a Presidente Dilma encarna a República brasileira e seus comentários e opiniões não se submetem à crítica pública de subordinados armados.

Nesse sentido, seria inimaginável, por exemplo, que o Presidente Obama fosse censurado pelo diretor do FBI.

No que diz respeito ao depoimento dos policias federais à CPI e às declarações de seu diretor geral é preciso pautar a discussão pelo que estabelece a Constituição da República.

Não há nada de normal nem de razoável em um procedimento de instalação de escutas ambientais, muito menos que essa ilegalidade ocorra dentro da sede da Polícia Federal, a partir de determinação, de seu superintendente em Curitiba, a um agente para que instale aparelhos de monitoração ambiental, sem autorização judicial.

Ao contrário das manifestações contrárias, escutas ambientais ilegais, ou seja, introduzidas sem autorização judicial, constituem clara violação ao sistema processual brasileiro.

Em sua entrevista, Leandro Daiello afirma que a “PF não é uma grampolândia”. Não se trata de desqualificar uma instituição republicana. Trata-se de verificar se fatos ilegais foram cometidos por agentes do Estado, no caso, Policiais Federais.

Daiello tem razão quando, na entrevista, explica que cabe à PF investigar fatos. Ocorre que se esses fatos são praticados por Policiais Federais, eles devem receber o mesmo tratamento deferido aos cidadãos comuns, ou seja, como ele mesmo diz “aonde os fatos vão chegar é consequência da investigação, doa a quem doer”.

Esse episódio segue envolvo em muitas obscuridades. Listemos algumas:

(I) Os equipamentos de escuta ambiental constam do almoxarifado da Polícia Federal? Logo, sua retirada por policial e sua instalação são registradas em algum documento interno? Se a resposta for afirmativa, facilmente seria constatável se algum aparelho da instituição foi utilizado para realizar a tal escuta ambiental.

(II) Por que a demora na investigação do caso pela Corregedoria? O fato é certo (a instalação dos equipamentos de escuta) e os autores são conhecidos (agentes e delegados federais). Assim, qual a dificuldade enfrentada para concluir essa investigação?

(III) A Polícia Federal tem algum procedimento para realização de escutas ambientais? Há um protocolo a seguir? Existem meios para diferenciar os aparelhos utilizados pela instituição dos que não pertencem a ela?

(IV) Foram criados mecanismos que impossibilitem a utilização ilegal dos equipamentos de escuta ambiental por seus policiais? Cidadãos brasileiros podem ser monitorados ilegalmente pela PF?

Provas obtidas de forma ilegal tornam nulos depoimentos e eventuais acordos de delação delas decorrentes. Essa, aliás, é uma regra por todos conhecida e diversas vezes reiterada pelo Supremo Tribunal Federal.

Se, como sugere o depoimento dos policiais federais, essa ilegalidade foi cometida, a Operação Lava Jato terá um fim lamentável. É isso que cabe ao diretor geral da Polícia Federal esclarecer, “doa a quem doer”.

*Luiz Moreira, Doutor em Direito, ex-Conselheiro Nacional do Ministério Público, é professor de Direito Constitucional.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Edson Cordeiro da Silva

07/07/2015 - 01h36

Se este delegado.não for exonerado?eu acredito que a estrela.tem que ir pro divã!!!! infelizmente.

Joaquim Montenegro

07/07/2015 - 01h21

Será que tem corrupção no meio?

João Gilnei Borba

07/07/2015 - 01h03

Este delegados não trabalham pelo povo, mas em proveito dos seus acertos operacionais para a classe que representam…tá mais do que na hora de enquadra-los e, se rebelarem-se, cadeia neles, força nacional neles. Corrupção político partidária é o nome do que eles fazem e estão de corporativismo contra o governo. Cospem no único prato que os alimentou. Nos governos do FHC eram tratados como palhaços de circo e curtiam…

Tânia Araújo

07/07/2015 - 00h25

Cada dia mais desacreditada na PF.

Robes Olic

07/07/2015 - 00h02

Bela Explicação. A melhor de todas!

Fernando Ferraz

06/07/2015 - 23h28

https://youtu.be/snccaY3AcnU

Doriam Pereira Lima

06/07/2015 - 23h12

Isso e uma vergonha não entendo a justiça brasil

José Leonel Miranda

06/07/2015 - 22h00

A Polícia Federal está sob suspeição, lamentável.

Luiz Adolfo Groke

06/07/2015 - 21h34

A ordem constitucional do Brasil está sendo invertida, os subalternos querendo o comando dos poderes do executivo legalmente eleito, somente através de ataques venais do judiciário, Câmara Federal Senado e a imprensa fascista com uma campanha de difamação sobre a presidência da República. Alerta Brasil.

alessandro bernardes

06/07/2015 - 16h17

Blá, Blá, Blá!!!!! Então o problema todo seria uma escutinha telefônica que vai jogar toda a investigação Lava-Jato no lixo? O estelionato eleitoral( mentiu), fraude eleitoral( urnas eletrônicas fraudadas e operadas por uma empresa Venezuelana), doações oficiais mas com dinheiro de corrupção, quebraram a Petrobras com um apolítica comercial totalmente equivocada, fraude fiscal ( não respeitou a lei de responsabilidade fiscal), 30 obras no exterior via BNDES ( imaginem essas 30 obras aqui no nosso país), não são motivo pra continuar com a operação Lava-Jato? patriotas do meu brasil, não deixem essa lavagem cerebral tomar conta de suas almas. ACORDA BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Miguel do Rosário

    06/07/2015 - 17h18

    Acorda Brasil contra o golpe

      Bruno Real

      06/07/2015 - 17h44

      Miguel… já é claro que vc é contra a Lava-Jato.
      Qual seria a sua proposta?
      Parar por aqui e deixar tudo como está?
      Perdoar e desistir de ir atrás do dinheiro roubado? (vc acredita que algum dinheiro foi roubado?).
      Vc acha que por causa de uma escuta telefônica, em uma cela de um réu confesso, deveriam parar com tudo?
      São dúvidas minhas e, com certeza, de muitos outros leitores que acompanham O Cafezinho.
      Abs.

José Pereira Barros

06/07/2015 - 18h28

Onde está á justiça?

Flávio Luiz Costa

06/07/2015 - 17h47

E a pasmaceira continua.

Nitinha Pascoal

06/07/2015 - 17h41

Oi Neto parabéns que Deus te proteja te de muitas saúde um bom dia cheio de luz para você, um abraço.

Tulipa Mag

06/07/2015 - 17h34

Absurdo! Ministérios, Judiciário, Forças Armadas, MPF, PF, etc… Eles deveriam ser subordinados “à democracia, à sociedade civil, que não é representada pela mídia nem por maiorias de ocasião, e sim, e apenas, pelo representante eleito, pela presidenta da república.” Presidente Dilma Rousseff, tome uma atitude!!!

Antonio Frega

06/07/2015 - 15h25

O ministro da Justica deve ser substituido e o novo deve trocar o Diretor da PF. Sua insubordinação é inaceitavel. O cargo tem que ter a confiança do Planalto. http://bit.ly/1H9RTpS

Julienn Fernandes

06/07/2015 - 14h25

Desse jeito , é mais fácil termos um golpe policial civil do que golpe militar.

Josefa Conceição

06/07/2015 - 14h12

Doa quem doer mas ele não tem coragem de chegar ao PSDB,Quem paga o salário dele é o Aécio?

Merces Costa

06/07/2015 - 14h11

CADÊ O MINISTRO DA JUSTIÇA!

Paulo Emilio Campos

06/07/2015 - 13h57

Só falta o PIG dizer que os secretários de segurança estaduais e as respectivas polícias, civil e militar são instituições separadas dos respectivos governos estaduais.

Anibal Pagamunici Pagamunici

06/07/2015 - 13h37

Essa lava jato virou uma Bastilha. Portanto só povo pode resolver essa sacanagem.

Nelson Roberto

06/07/2015 - 12h52

Já imaginaram um representante do FBI, replicar algum conteúdo crítico ao OBAMA???

Marcelo Picinin Rocha

06/07/2015 - 12h50

insubordinação da cadeia e inquérito administrativo e expulsão dos quadros da instituição mais o pior são elementos criticarem um lado e descaradamente apoiar i Psdb cheio de problemas de desvios de verbas e com grandes indícios de recebimento de propina ,instituição perde toda credibilidade e junto com parte da justiça fica uma grande impressão de tentativa de golpe

Celso P Bravo

06/07/2015 - 12h24

Manoel Martins definiu tudo… Raciocínio maravilhoso e profundo….nada mais deve ser dito..próximo..!

José Soares

06/07/2015 - 12h21

O que diz o Estatuto dos Servidores da Polícia Federal no que diz respeito á postura frente aos superiores hierárquicos? Acho que no mínimo, respeito.

Lourdes Neves Vieira

06/07/2015 - 12h17

100% imparciais.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Julio Pinteiro

06/07/2015 - 12h04

Absurdo, uma polícia partdária, cabe ao ministro da justiça tomar devidas providências se for o caso.

    henrique de oliveira

    06/07/2015 - 16h41

    O problema Julio é que ainda não temos ministro da justiça.

Rogério Matuck

06/07/2015 - 11h59

#PSDBblindadopelaMÍDIA #PSDBblindadopeloJUDICIÁRIO

Ana Cristina Thummerer

06/07/2015 - 11h32

#GolpeDaGlobo

Claudia Barbosa Firmino Rabelo

06/07/2015 - 11h31

Esse aí precisava era de ser demitido!!!!!!

Manoel Martins

06/07/2015 - 11h29

É porque na epoca do psdb eles trabalhavam pouco agora q o governo nao intervem e incentiva as investigações eles tao trabalhando e muito kkkkkkkkk

Ju Almeida

06/07/2015 - 11h23

Até quando isso?ainda conservam o Zé o partido mole!!!!

Penha Amorim

06/07/2015 - 11h17

ALERTA: hj e amanhã vamos focar no projeto de Serra. Ele será votado amanhã e temos que pressionar os deputados para não votar a favor. A aumento de notícias sobre o golpe nesses últimos dias, tem como objetivo, nos tirar o foco dessa votação. #OPETRÓLEOÉNOSSO

Wilma Veracruz

06/07/2015 - 11h15

Todo mundo sabe que, internamente,não existe partido político homogêneo, faz tempo que o Zé reclama da pressão do partido sobre ele,de repente, sem mais nem menos,aparece o diretor da instituição,homem de confiança do zé, e dar essa entrevista polêmica,pra mim,foi um recado para o partido.

Roger Araujo

06/07/2015 - 11h06

atacar o pt é um direito democratico de qualquer um, afinal nao vivemos numa ditadura, como alguns pensam. mas exaltar aecio ja é sinonimo de burrice suprema, principalmente vindo de um orgao policial.

Roger Araujo

06/07/2015 - 11h06

atacar o pt é um direito democratico de qualquer um, afinal nao vivemos numa ditadura, como alguns pensam. mas exaltar aecio ja é sinonimo de burrice suprema, principalmente vindo de um orgao policial.

    Joao Batista Pereira

    06/07/2015 - 12h46

    NÃO TERIA UMA ((DITADURA)) SE INFILTRADO NA ((JUSTIÇA))))……….?????

    Roger Araujo

    06/07/2015 - 14h20

    utlimamente tenho varias teorias .. essa é uma delas.

Charles Lisboa

06/07/2015 - 10h47

Sem machismo algum mas ta faltando CULHOES pra este governo. Parece que estão olhando a Kriptonita !!!!

Charles Lisboa

06/07/2015 - 10h47

Sem machismo algum mas ta faltando CULHOES pra este governo. Parece que estão olhando a Kriptonita !!!!

Rogério Gonçalves

06/07/2015 - 10h41

Os porcos estão tomando conta da fazenda e o fazendeiro tá deixando.

Rogério Gonçalves

06/07/2015 - 10h41

Os porcos estão tomando conta da fazenda e o fazendeiro tá deixando.

Carlos Pina Paquinho

06/07/2015 - 10h34

Exonere esse fdp

Carlos Pina Paquinho

06/07/2015 - 10h34

Exonere esse fdp

Lisbeth Sahlander

06/07/2015 - 10h19

Quando se têm um ministro da justiça INCOMPETENTE dá nisso!

Lisbeth Sahlander

06/07/2015 - 10h19

Quando se têm um ministro da justiça INCOMPETENTE dá nisso!

Marta Costa

06/07/2015 - 10h19

Lava Jato: Quem está mentindo na PF? A investigação sobre um grampo ilegal envolve disputa por poder na corporação e a suposta cooptação de agentes federais http://www.cartacapital.com.br/blogs/blog-do-serapiao/pf-contra-pf-974.html

Marta Costa

06/07/2015 - 10h19

Lava Jato: Quem está mentindo na PF? A investigação sobre um grampo ilegal envolve disputa por poder na corporação e a suposta cooptação de agentes federais http://www.cartacapital.com.br/blogs/blog-do-serapiao/pf-contra-pf-974.html

Fernando Castilho

06/07/2015 - 09h59

A Lava Jato é uma absurda coleção de desmandos e desrespeito à Constituição.

Jairo Menezes Jr.

06/07/2015 - 09h46

Acho que seria mais EFICIENTE prender TODOS não acha?!?

    Roberto Costa Melo

    07/07/2015 - 02h06

    Porque não tem peso político…

Jairo Menezes Jr.

06/07/2015 - 09h45

Soh pra refrescar a memoria de que dos 32 partidos, 28 deles receberam propina na operacao Lava Jato

Jairo Menezes Jr.

06/07/2015 - 09h43

Tem que investigar e punir a TODOS! cade o Aecio na cadeia? Ele foi delatado tbm pelo Youssef. Fora que esse ladrão, bebado e cheirador de pó roubou MG, Furnas e de ter recebido doações de campanha das empreiteiras e do Marin, aquele da CBF que tah preso pelo FBI nos EUA. Tah dificil assim viu

    Marco Antonio Rodrigues

    06/07/2015 - 11h37

    além de tráfico de pedras preciosas

      henrique de oliveira

      06/07/2015 - 16h43

      E da morte da modelo.

Anete Claudia Alves

06/07/2015 - 09h42

Esses delegados devem permanecerem calados.

Alceu Demeterco

06/07/2015 - 09h37

Juiz Moro não me representa. Muito menos representa a justiça

Roberto Costa Melo

06/07/2015 - 09h33

O esquema da elite é pesado, bandidos de toga, gravata azul e insígnia…

    Vitor

    06/07/2015 - 09h42

    Barbosa tem muitos defeitos, mas quem foi o mal caráter que fez essa montagem???

Roberto Costa Melo

06/07/2015 - 09h32

Dividiram o lucro?

    Roger Araujo

    06/07/2015 - 18h02

    10!

Roberto Costa Melo

06/07/2015 - 09h31

PF bandida… Do lado do narcotráfico!

Genildo Silva Do Nascimento

06/07/2015 - 08h48

A constituição é clara quanto a impessoalidade do servidor e da justiça estes vazamento seletivo para imprensa seria mais que motivo para afastamento dos servidores públicos que trabalham nesta operação.

Rene ELias da Silva

06/07/2015 - 07h42

Polícia kimiko bando de laranjas se nam fizer o que mandam ,perdem o emprego tão perto de rebentar com estas corjas

Rene ELias da Silva

06/07/2015 - 07h38

Outro ,ele e moro,o tombo vai ser grande destas corjas.

Patricia E Mesquita

06/07/2015 - 06h45

Num país em que as instituições se respeitam, todos já estariam respondendo processos administrativos…. É uma era de uma desonestidade fenomenal a que estamos vivendo.

André Luiz Furtado

06/07/2015 - 06h30

Não é difícil imaginar as capas de revista e manchetes golpistas do dia em que Cardozo afastasse os delegados da Lava Jato ou do dia em que Dilma demitisse o chefe máximo da PF responsável pelas investigações da Lava Jato, o mesmo Cardozo. A tal mídia golpista faria de maneira fantasticamente eficiente com que a carapuça de ladrões servisse perfeitamente à Dilma, ao PT e até ao Lula. Os golpistas não são nada bobos, transformaram um ponto forte do governo (combate à corrupção e fortalecimento da PF) no seu calcanhar de Aquiles. Não vai ser com medidas simplistas como exoneração de delegados da PF que vamos sair dessa arapuca. Quanto às arbitrariedades de Moro, tem que cobrar ações do Poder Judiciário (via CNJ e STF) e não do Ministro da Justiça, que pertence ao Poder Executivo. Cada comentário e matéria atacando Cardozo é desvio de foco que favorece o golpe.

Vinicius Gaban

06/07/2015 - 04h32

delegado da polícia federal defendendo traficante vagabundo…

Ludijane Prado

06/07/2015 - 03h59

SERIA DE ESTRANHAR SE FOSSE O CONTRARIO.QUERIA QUE ELES EXALTASSEM ESSES AQUI?!

Alexandre Percegoni

06/07/2015 - 03h44

Polícia é do Brasil. Verde e amarela. Ela não é tucano nem da estrela vermelha. “Polícia p quem precisa de policia”.

Didinho Alves Brasil

06/07/2015 - 03h33

Essa é uma grande ingenuidade: consultar um jurista para saber qual é papel da PF, ou para saber se o golpe de estado em que ela está envolvida é ou não legal, constitucional. A ilusão, a crença na existência de um Estado Democrático de Direito, não passa de um fetiche liberal, uma fantasia que se infiltrou fundo na subjetividade de alguns setores da esquerda, sendo o equivalente econômico da crença na mão invisível do mercado. Não existe Estado acima das classe e , portanto, não existe Estado Democrático de Direito . O Estado brasileiro jamais deixou de ser o Estado oligárquico que sempre foi antes do PT assumir o governo. A chegada do PT ao governo não poderia mudar esse caráter do estado, que continuará tendo esse caráter de classe enquanto não for substituído, de cabo a rabo, por um Estado Socialista, através de uma revolução pacífica ou violenta, segundo as condições históricas. As correntes que hegemonizam o PT, a maioria dos integrantes dos Blogs que apoiam o governo Dilma, seguem cultivando esse fetiche e manifestando revolta quando se dão conta, por exemplo, que delegados e agentes da PF se manifestam abertamente a favor de um golpe. A mesma indignação revelam em relação aos meios de comunicação, apresentados como golpistas. Entretanto, na concepção ampliada de Estado, ou seja, na concepção de Estado como instrumento de dominação de uma classe sobre outras classes, tais meios de comunicação dele, Estado oligárquico brasileiro, fazem parte. Portanto, o comportamento dos agentes da Polícia Federal está plenamente de acordo com o caráter de classe do Estado oligárquico, revelando que a PF assim como o MP, bem como os meios de comunicação e o grosso do sistema jurídico, funcionam e existem, em última análise, para defender os interesses da classe que ele, Estado Oligarca brasileiro, representa. Essa interpretação é fundamental para que a luta de classes possa avançar. Trata-se de uma avaliação marxista-leninista, da teoria marxista-leninista sobre o Estado – coisa que as correntes que hegemonizam o PT desconhecem ou renegam- e que nos informa que a única forma de um Governo dos Trabalhadores se sustentar e governar efetivamente para os trabalhadores é apoiando-se permanentemente na consciência, organização e mobilização dos trabalhadores. Isso não apenas deixou de ser feito pelas correntes que hegemonizam o PT, como, para piorar, se procedeu de maneira oposta, ou seja, promovendo-se a despolitização do povo, que foi permanentemente tratado como um incapaz, um “de menor” político. Assim, a massa da população, para quem o PT dizia governar, foi vista apenas como uma massa de eleitores, ou seja, uma espécie de consumidores de políticas públicas do governo, que deveriam em cada eleição votar, valendo-se de avaliações puramente empíricas do governo. O conhecimento empírico, obtido pela “sensação de que a vida melhorou” , como se sabe, é o único que pode ser alcançado por indivíduos que são considerados “incapazes”, tal como o povo foi sempre considerado por esse governo, e que, por serem “incapazes”, não conseguem pensar em termos de programas abstratos , voltados para a transformação profunda da sociedade. Assim, essa visão economicista e desrespeitosa em relação ao povo é, em última análise, a principal causa das atuais dificuldades políticas do PT e do governo, na medida em que o PT , ao não implementar um GOVERNO DOS TRABALHADORES, terminou, no máximo, fazendo um governo social-liberal, apartado daqueles que deveriam ser reconhecidos como sendo o verdadeiro protagonista da história moderna, o único protagonista que pode, de fato, nos assegurar a vitória contra as forças do Estado que representa as classes dominantes, incluindo a Polícia Federal, os meios de comunicação de massa, etc.

    Alexandre Percegoni

    06/07/2015 - 03h46

    Portanto: tá insatisfeito vai pra Coréia do Norte ,grande bastião da democracia e direitos humanos.

    Didinho Alves Brasil

    06/07/2015 - 03h48

    Seu comentário, Alexandre, é totalmente descontextualizado, típico de mercenário da direita que não sabe sequer pensar. Lamentável. Trata-se provavelmente de um apoiador fascista do PSDB e da política “humanitária” praticada contra os menores da periferia, onde se mata covardemente jovens, sobretudo negros, todos os dias, em uma quantidade que deixaria os norte-coreanos estarrecidos.

    Patricia E Mesquita

    06/07/2015 - 06h53

    Tsk, tsk, tsk infantilizado o coitado. Aquele do conhecido argumento: ‘vai prá Cuba'(no caso Coréia do Norte para ficar mais inventivo), porque lhe falta consistêcia.

Elizabeth Teixeira Sampaio

06/07/2015 - 03h26

Lembrando, no período em que os PF’s xingavam e faziam das fotos, tiro ao alvo, a Dilma não era só uma candidata, ela estava presidente. Foi muito discutido à época e nenhuma punição foi dada, alguns policiais, inclusive, estavam/estão envolvidos na investigação da operação lava jato e nisso, lá se foram mais de 8 meses. Para mim, dois agravantes.

Antonio Pereira Lopes Leal

06/07/2015 - 03h17

Esse grupo é arrogante e irresponsável, onde está o Ministro da Justiça?.

Kassya Samara

06/07/2015 - 03h17

Uma vergonha esta “operação lava jato”. O certo é arquivar este inquérito duvidoso, e recomeçar com Delegados/PGJ e PJ APARTIDÁRIOS. TEM QUE INVESTIGAR, mas não por interesses políticos! Tem que investigar seguindo a LEI, e pelo Povo brasileiro!

Claudio Camara

06/07/2015 - 02h57

Presidenta Dilma Rousseff der um basta nesses canalhas tucanos da PF afinal a presidenta é a mandatária maior e soberana deste país eleita por mais de cinquenta e quatro milhões de brasileiros,não se curve pra esses idiotas que deitam e rolam e fica por isso mesmo!!!…

Pedro Gilberto Nichele

06/07/2015 - 02h46

Não imaginava que o Dops tinha uma filial na Pf….

Pedro

05/07/2015 - 23h46

E a mídia tá só esperando que seja tudo invalidado, pra colocar a culpa na burocracia e no governo e vão ainda usar isso a favor deles.

Leonil Santos Damascena

06/07/2015 - 02h46

A PF é subordinada primeiro às Leis… obviamente que não deve adotar posicionamento político

Drayton De Brito Silva

06/07/2015 - 02h44

Tem que dar um jeito nesse povo safado

Cleide Portella

06/07/2015 - 02h41

Lamentável!!

Gustavo Lima

06/07/2015 - 02h38

P QUEM NAO SABE A ENERGIA VAI AUMENTAR ATE 2018 NO MINIMO E MILHARES DE TRABALHADORES NAO RECEBERAM PIS ESTE ANO! OBRIGADO DILMA OBRIGADO PT

Celso Bonilha

06/07/2015 - 02h33

Tão querendo nos enfiar guela abaixo mais uma merda

Patricio Lira

06/07/2015 - 02h31

ESSE ERA UM FILME, AGORA VIROU NOVELA, É TODO DIA, A PF QUEM DIRIA, EMMAOS DE COXINHAS GOLPISTAS.

Pedro Gomes Brasil

06/07/2015 - 02h29

https://www.youtube.com/watch?t=183&v=GfKITOrRkQM

    Vera Lu Cruz

    06/07/2015 - 02h42

    judeus matam criancinhas apenas pra ver como o sangue escorre. Tem cota diárias para assassinatos de palestinos.

Henrique Baggio

06/07/2015 - 02h26

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I – polícia federal;
II – polícia rodoviária federal;
III – polícia ferroviária federal;
IV – polícias civis;
V – polícias militares e corpos de bombeiros militares.
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I – apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II – prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III – exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV – exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.

Marcos Porto

06/07/2015 - 02h25

Esse e um vagabundo

Mário Lúcio

06/07/2015 - 02h24

Não tem comando. Há um ditado BA caserna que pode ser aplicado aqui: “Quando o comandante está ausente os soldados começam a dar ordens”. O ministro da justiça é nulo. Fica de intriga com Mercadante e que se lasque a governabilidade.

Octavio

05/07/2015 - 23h22

Acho que os nossos juristas não entendem nada de provas. A prova é ilegal quando não é de pessoa ligado ao PT. A escuta é ilegal quando não é para fazer prova contra o PT. O vazamento é ilegal quando não é denúncia contra o PT. O porte de drogas é legal quando for portada por alguém ligado à oposição. A doação é ilegal quando for doado ao PT. Andar de jet ski na beira da praia é legal quando for feito por alguém do PSDB. Agredir é crime, quando não estiver agredindo alguém ligado ao PT. Agora, se quem não entende nada de provas sou eu, significa que não temos MP, nem judiciário e muito menos nenhum controle sobre estas duas instituições. Então não seria mais barato acabarmos com estas duas instituições e ficarmos apenas com as polícias? O rito seria o seguinte: A polícia suspeita, prende, investiga e solta se não houver provas. Afinal, não é isto mesmo que já está acontecendo? Para que pagar mais caro para que um juiz faça o papel de policial? Estaremos desta forma ajudando a tornar o estado mínimo. Além de não onerar o estado com a necessidade de praticar salários ALTÍSSIMO$$$$$$$ para juízes. Pois, pelo que eu entendi do recado do ex-ministro Joaquim Barbosa, se o juíz não ganhar muito, ele terá má conduta. Será que isto seria justificativa para o juiz lalau? Afinal, de repente, pra ele, ganhar 100 milhões é pouco. Sendo plenamente justificável desviar dinheiro das obras da justiça do trabalho. SINCERAMENTE!!! Falar mal dos procedimentos, sem dizer uma palavra sobre aqueles que os executam, é no MÌNIMO MUITA COVARDIA.

Juarez Biscaia

06/07/2015 - 02h19

Mais cachaça p seu líder. ..Se não ele não vai aguentar o tranco. .kkkk

Juarez Biscaia

06/07/2015 - 02h17

Olha o desespero da rataida ….kkkk

Edmundo Camargo

06/07/2015 - 02h15

Caro cafezinho. Sito: “O PT trocou um projeto de Brasil por um projeto de poder. Agora paga pelos erros que cometeu”. Essas palavras não são de nenhum coxinha, mas do Frei Beto, em entrevista essa semana na Flip.
A obsessão do blogue em resolver a pavorosa crise pela qual passamos, culpando a PF e a Justiça, beira a ingenuidade, ou você tem alguma dúvida que parte da cúpula petista prevaricou e enriqueceu, no processo de compras de apoio político e captação de recursos para as campanhas?
Chega ser até ridículo, você que deve ser uma pessoa honesta, defender essa loucura toda, se vários cardeais do partido já admitem os erros, em privado. Melhor seria que o blogue defendesse uma correção de rumos, e a responsabilização dos culpados.

    Karla Viana

    06/07/2015 - 02h26

    O blogue faz isso sempre. Nunca deixou de fazer.

    Edmundo Camargo

    06/07/2015 - 02h27

    Pena.

    Elizabeth Teixeira Sampaio

    06/07/2015 - 04h08

    Edmundo Camargo, aqui não cabe a defesa, mas o questionamento da falta de punidade e principalmente, das investigações seletivas. Nós, brasileiros, precisamos e queremos que sejam punidos todos àqueles que, comprovadamente, mereçam, independente de qual partido. Nesse momento, é o nosso país que está na berlinda. Veja a crise na Grécia, muito longe da nossa situação e mesmo assim, os gregos se unem por causas justas. No nosso caso, infelizmente, é uma briga pelo poder. Há desmandos, não restam dúvidas, mas o que me deixa indignada, é a falta de defesa ou o silêncio absurdo de quem comanda nosso país e isso vale para o ministro da ( in ) justiça.

    Edmundo Camargo

    06/07/2015 - 04h22

    Faço minhas suas palestras, cara Elizabeth Teixeira Sampaio

Robinson Bizzi

06/07/2015 - 02h04

Não temos ministro da justiça…

Deborah Teixeira

06/07/2015 - 02h03

A verdade é que o PT agigantou, não só a PF, como muitos setores do Estado. Agora a criatura virou contra o criador. Duvido que os tucanos cometeriam um erro desses.

Edmundo Camargo

06/07/2015 - 01h59

Caro cafezinho. Sito “

Rosângela Lago

06/07/2015 - 01h57

Cada hora eles estão mais arrogantes e ameaçadores afinal ninguém do governo toma uma atitude. Estão esperando o quê?

    Anderson Clayton

    06/07/2015 - 02h23

    A senhora quer que atitude? Calar a boca dos que cobram desse desgoverno imundo lotado de ladrões? Veja quantos bandidos foram e estão na cadeia por roubo? E a sra quer todos soltos, quer o desgoverno canalha saqueando o país porque a sra está recebendo algum beneficio. Essa corja tem que ser expulsa do governo!

    Neila Regina Coelho Regis

    06/07/2015 - 02h54

    Ângela Coqueijo Vianna

    06/07/2015 - 02h56

    #MaisAmorMenosÓdio

    Lucia Rossini

    06/07/2015 - 03h06

    ANDERSON CLAYTON a sua sugestão é a de que expulsem a corja A para que entre a corja B…é essa a sua plataforma ?

    Lucia Rossini

    06/07/2015 - 03h10

    Anderson Clayton, o que defendemos aqui é que à corrupção tradicional não seja acrescentada a corrupção do processo legal, como andam fazendo por aí….

Alexandre De Morais Bezerra

06/07/2015 - 01h55

golpe à vista

Paulo Yukio Onishi

06/07/2015 - 01h54

Ivone Radeschi

06/07/2015 - 01h51

Um complô muito bem arquitetado….

Emília Machado

06/07/2015 - 01h51

Na PF falta um Paulo Lacerda

Lucia Rossini

06/07/2015 - 01h46

Tá dominado…tá tudo dominado…PT DEIXANDO CORRER FROUXO…já passou da hora de reagir !!!

Marta Elisabete Lisboa Garcia

06/07/2015 - 01h46

Quando o ministro da justiça vai tomar uma atitude????

    Josias Vicente

    06/07/2015 - 02h17

    Quando galinha criar dentes, Marta, infelizmente, fico também indignado, servidor público fazendo politicagem no cargo, participando de golpe, e contra o Estado…o que ele, o Ministro, precisa mais saber para agir e até agora só sabe dizer bobagem em espaço da mídia golpista em bate rebate idiota e os caras criando asas e se achando…!!!

    Roberto Otrebor

    06/07/2015 - 02h18

    Quando ele for demitido. Cardozo é o sabotador da República e algoz do PT.

    Marcos Mujalli

    06/07/2015 - 02h28

    Ministro cagão , pior q eu otsca fé no babaca

    Paulo Emilio Campos

    06/07/2015 - 13h57

    Esse cagão? Nuunca!

Ludijane Prado

06/07/2015 - 01h45

PARABENS DELEGADOS ISSO SÓ MOSTRA QUE ELES SABEM QUE OS FDPs DO PT SÃO BANDIDOS.

    Lucia Rossini

    06/07/2015 - 02h15

    Ludjane Prado , você, como vocalista da banda ” XAVASKAS NERVOSAS” saiba que ninguém vai sangrar o maior Presidente da História do Brasil e a prova disso terás em 2018 …see you

    Ludijane Prado

    06/07/2015 - 02h22

    Lucia Rossini eu não quero que ele sangre como ele faz com 64000 brasileiros que morrem td ano por falta de segurança, saúde, estradas…Eu e os brasileiros que pagamos impostos, geramos empregos e não dependemos dessa quadrilha só queremos que esse fdp vá preso e dessa vez de verdade.

    Lucia Rossini

    06/07/2015 - 02h32

    Ludjane, deixando a hipocrisia de lado, se for para enfiar na cadeia, então, que enfiem todos, gregos e troianos, que derrubemos a Bastilha e que não fique , sequer, um para contar história…

    Lucia Rossini

    06/07/2015 - 02h42

    Ludjane…em tempo , onde você ler Bastilha…é Brasília, falha tecnica…

    Ludijane Prado

    06/07/2015 - 02h45

    Lucia Rossini monta uma empresa pra te, vai pagar impostos e gerar empregos e daqui 2 anos quero ver vc defendendo essa quadrilha.

    Lucia Rossini

    06/07/2015 - 02h51

    Ludjane, por todos os deuses do Olimpo, ninguém melhor do que eu para entender , a merda que estamos passando, também sou empresária, estamos no mesmo barco, porém, temos que aguardar Joaquim Levy, que é homem de muita respeitabilidade no nosso meio empresarial…aqui em São Paulo, o empresariado confia nele que é de direita, eu , já não confio tanto, pois sou de esquerda

    Ludijane Prado

    06/07/2015 - 02h54

    Boa noite…

Eliana Rocha Oliveira Lana

06/07/2015 - 01h43

Então, que fará o Ministro?

Karla Viana

06/07/2015 - 01h43

Deixa o Lula começar a falar e mostrar o que diz. Aguardem.

Ermeneghildo Ghil

06/07/2015 - 01h42

Vai ver o bundão do Cardozo combinou ganhar um cargo dos tucanos quando esses chegarem ao poder. Provavelmente a tão sonhada cadeira no STF.

Marcelo Santos

06/07/2015 - 01h42

Como um cara que chega a ser delegado federal venera Aécio.. Só o saudoso mister m explica

Ermeneghildo Ghil

06/07/2015 - 01h41

Que pena que o bundão do Cardozo, traidor do PT, não veja assim.

Carlos Augusto

06/07/2015 - 01h41

Mão frouxa do PT. Nem vem jogar a culpa nos outros. Comissão Nacional da Verdade já demonstrava a falta de punho do governo.

Marcelo Escobar

06/07/2015 - 01h38

Já temos a data em que o Cunha assumirá a presidência da república?

    Jô Xavier

    06/07/2015 - 01h47

    Espero que a unica presidência que ele possa assumir, seja na cela dele, na penitenciária!
    Deus existe e Ele há de nos livrar desse psicopata sedento de poder!

    Ary Dib Dias

    06/07/2015 - 01h50

    LOL

Totonho N. Guia

06/07/2015 - 01h38

Não deixem de olhar o perfil Agentes Federais do Brasil. Um absurdo! Não respeitam o Estado Democrático de Direito. Deveriam ser processados e presos por quebra de hierarquia e incitação a quebra do jogo democrático.

Mardete Sampaio

06/07/2015 - 01h37

Sem novidades no front.

Will Chung Ho

06/07/2015 - 01h37

BANDO S FILHA DA PUTA

    Lucia Rossini

    06/07/2015 - 02h18

    Will Chung HO…com certeza, você é genérico…essa sua falta de respeito e educação , não é peculiar à educação oriental

    Will Chung Ho

    06/07/2015 - 02h23

    Velho, cansa.
    Antes da minha falta de educação, vem a deles.

    Will Chung Ho

    06/07/2015 - 02h24

    E antes da deles vem a falta de senso.

    Will Chung Ho

    06/07/2015 - 02h24

    Só posso concluir que

    Lucia Rossini

    06/07/2015 - 02h26

    Will, você , com certeza, pode discordar…porém, respeitar o entendimento contrário, faz parte do jogo democrático

    Will Chung Ho

    06/07/2015 - 02h26

    Minha razoabilidade nao serviu. Resta-me isso.

    Will Chung Ho

    06/07/2015 - 02h27

    Não devo tolerar imbecilidades….

    Lucia Rossini

    06/07/2015 - 02h27

    esse ódio disseminado por vocês está ficando tremendamente perigoso…o momento é de cautela…muita cautela !!!

    Will Chung Ho

    06/07/2015 - 02h28

    Mes.o que venha de uma autoridade

    Will Chung Ho

    06/07/2015 - 02h28

    Da pf na qual eu sempre depositei esperanças

    Will Chung Ho

    06/07/2015 - 02h36

    Tudo bem.

    Will Chung Ho

    06/07/2015 - 02h37

    Ainda são palavras. Não setvem par despertá-los

    Will Chung Ho

    06/07/2015 - 02h40

    Mas são aviso que que não estou contente com a conduta deles. Achoque romper com quemse avha importante como se acham não vai me diminuir. Eles é que devem ter edsa dúvida


Leia mais

Recentes

Recentes