Menu

Sugestões para vencer o golpe

Vamos para as últimas novidades do boletim do golpe. O TCU adiou para agosto a decisão final sobre “pedaladas”. O que é vendido pelo site Contas Abertas, hoje incorporado fisicamente ao portal da Veja, como uma manobra de Dilma para ganhar tempo, eu vejo como uma estratégia do TCU, presidido por Augusto Nardes, para prolongar […]

58 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Vamos para as últimas novidades do boletim do golpe.

O TCU adiou para agosto a decisão final sobre “pedaladas”. O que é vendido pelo site Contas Abertas, hoje incorporado fisicamente ao portal da Veja, como uma manobra de Dilma para ganhar tempo, eu vejo como uma estratégia do TCU, presidido por Augusto Nardes, para prolongar o desgaste do governo e encaixar a decisão do TCU no roteiro do golpe. Tudo precisa acontecer em agosto, período em que todos os ataques estão se concentrando, incluindo aí a decisão do TSE.

Augusto Nardes “telefona” frequentemente para o blogueiro da Veja Felipe Moura Brasil, militante histérico pelo impeachment.

Veja que isenção deste juiz!

Nardes ligou para Moura em meados de junho, para “explicar” sua decisão de adiar por 30 dias o julgamento das pedaladas, e ontem ligou novamente para falar sobre outro assunto referente ao mesmo julgamento.

Um juiz não poderia falar sobre um julgamento fora dos autos, mas isso já se tornou uma rotina no Brasil, visto que o debate político se trasferiu, em grande parte, para o terreno judicial, onde não podemos falar nada, visto que somos “civis”.

Há tempos, desde que iniciamos essa sinistra era de conspirações midiático-judiciais, a imprensa busca referendar o entendimento, implicitamente fascista, de que moral e justiça são a mesma coisa.

Com isso, a imprensa tenta conferir à burocracia judicial um poder que, na doutrina democrática, deveria pertencer hegemonicamente ao voto.

Hitler, num de seus discursos, fala que “O estado total não tolerará nenhuma distinção entre Direito e Moral”.

Ora, é exatamente isso o que a nossa mídia tenta fazer, ao criminalizar a política e conferir uma aura mística às decisões judiciais.

Como em todos os momentos de ascensão do fascismo, todavia, a esquerda também contribui com seus erros.

Sobre os erros do governo, não preciso me estender muito. Estão evidentes. Dilma não fala, e não fala mesmo quando dá entrevistas, visto que jamais politiza, jamais toca em nenhuma polêmica realmente importante.

As referências ao conceito de golpe já estão sendo devidamente neutralizadas pela mídia – assim como fizeram em 64, quando a imprensa bombardeou a opinião pública com infinitas referências à “volta da democracia”.

Quanto mais o golpe de Estado de 64 ganhava ares de ruptura com a ordem democrática, quanto mais a imprensa publicava editoriais com títulos pomposos falando em avanço das forças democráticas.

O PT, por sua vez, também não faz nada para deter o avanço do fascismo.

Como estratégia de comunicação, o congresso do partido, realizado recentemente, decidiu imprimir e distribuir um jornalzinho de quatro páginas Brasil a fora…

Suas decisões sobre impostos de grandes fortunas soam como medidas desesperadas, feitas apenas para atender a uma militância perplexa e, sobretudo, dar um pouco de oxigênio às alas esquerdas do partido, que, em momento de crise, se tornam mais barulhentas.

Mas não são levadas à sério pela sociedade. Ao contrário, exalam a triste aparência de último esgar de um derrotado. Se o partido perdeu o controle sobre qualquer decisão no congresso, não conseguindo sequer deter medidas profundamente retrógradas, como a mudança da maioridade penal para menores de 18 anos, como espera impor qualquer avanço progressista nas leis brasileiras?

O apagão político do PT e do governo, que parecem ter esquecido completamente não apenas como fazer política, mas até o que seja política, se conjuga com a profissionalização rápida da direita, que agora, finalmente, faz a colheita do que vem plantando há anos na sociedade: o conservadorismo, a ignorância, o ódio, a despolitização.

O PT teve até mesmo o seu “último baile na Ilha Fiscal”, que foi o pomposo aniversário de 30 anos do partido em fevereiro. Com várias de suas lideranças presas e condenadas por conspirações midiático-judiciais notoriamente injustas, a legenda fez uma festa luxuosa, alienada, completamente alheia às nuvens de fim de mundo e golpe que já então cobriam o partido e o governo.

Se o Planalto não tem capacidade sequer para dar um banho de loja em seu blog, mudar as cores, inovar, oferecer entrevistas exclusivas com a presidenta, como pretende enfrentar um dos maiores monstros midiáticos do planeta?

As revistas semanais preparam o recrudescimento dos ataques de praxe de final de semana. A Istoé já deu o tom:

b7fb1e6b319e71ee32677ac6aadca867

Repare numa das acusações: “pressões indevidas no Judiciário”.

Como até agora não tinha ouvido falar disso, me parece óbvio que a acusação integra o roteiro do golpe, que é emparedar o Supremo Tribunal Federal (STF).

Antes mesmo de qualquer decisão do STF, o governo é acusado de fazer pressão indevida. Com isso, criminaliza-se, antecipadamente, qualquer contato republicano entre o Executivo e o STF.

Segundo a filosofia que parece imperar hoje, o STF tem de dialogar apenas com a grande mídia. Só. Ministros do STF podem telefonar para Merval Pereira, não para algum ministro ou presidenta da república.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, anunciou que fará um pronunciamento em rede de televisão, no dia 17 de julho.

Outra jogada genial dos golpistas.

Enquanto Dilma se recusa, voluntariamente, a usar o tempo de TV que a Constituição lhe garante, preferindo dar entrevista à Globo às três horas da manhã, ou falar à Folha de São Paulo, Eduardo Cunha faz o oposto.

Eu acho importante que Dilma dê entrevistas a Jô Soares e à Folha, mas porque não o faz também, e sobretudo, para os veículos diferentes?

Não se trata de “pregar para convertidos”. Uma entrevista da presidenta ajuda a empoderar um veículo de comunicação, e repercute em toda a parte.

Além disso, ao dar entrevista a um jornal como Brasil de Fato, por exemplo, Dilma estaria fazendo uma coisa diferente. E o diferente é uma notícia em si.

O Brasil de Fato faria perguntas diferentes, e ajudaria o governo a retomar uma pauta positiva.

Aparecendo na TV, Cunha acalmará os empresários e o capital em relação ao risco de desordem civil em caso de impeachment. Esse é o objetivo.

É como se ele dissesse, aos empresários e ao povo: “Não se preocupem. Eu garantirei a ordem pública”.

Enquanto isso, a Lava Jato faz um balão de ensaio: tenta criminalizar as doações legais, oficiais, para alguns dos poucos senadores que poderiam assumir a linha de frente na luta política para evitar o impeachment: Lindberg Farias e Humberto Costa, do PT, e Valdir Raupp, do PMDB. Se a tese vencer, poderá ser aplicada à campanha de Dilma Rousseff.

Há saída?

Sim.

Em primeiro lugar, não ter medo.

Se houver golpe, haverá resistência.

Em se tratando de luta política, a classe trabalhadora tem uma experiência atávica de séculos, ou mesmo milênios de luta. Toda a energia que andava adormecida, irá aflorar, e a mídia e as elites, achando que estão disparando uma bala de prata nas organizações trabalhistas, na verdade estarão tirando-as desta inevitável letargia que acomete toda organização que se burocratiza e se acomoda.

Sem querer parecer fatalista, mas infelizmente já o sendo, a guerra limpará o próprio governo e as altas instâncias partidárias, de boa parte de seus medíocres, covardes e incompetentes.

Por exemplo, já houve um avanço. A direita marcou uma manifestação para o dia 16 de agosto. A esquerda agora foi inteligente e marcou a sua manifestação para depois, o dia 20 de agosto, e não antes, como estupidamente fez em março.

Agora falta o governo e o PT criarem um conselho de inteligência política e gestão de crise. Já ficou claro que o ministério de Dilma não tem competência política. Uma renovação ministerial, com a nomeação de personalidades com prestígio social, seria uma excelente ideia. A inauguração de uma nova e ousada estratégia de comunicação, uma necessidade.

Enfim, todas as pesquisas, em 2014, falavam do desejo de mudança do brasileiro. A campanha da presidenta foi toda centrada na ideia de mudança para melhor.

Por que não promoveram mudanças? Por que não mudou ministros, diretores de estatais, oxigenando a máquina pública?

O mesmo Eduardo Cunha que hoje é um dos líderes do impeachment, nomeou inúmeros diretores de importantes estatais federais no Rio de Janeiro.

Não é hora de virar o jogo?

O governo precisa criar agenda política positiva, e isso não significa repetir essas ridículas reuniões inúteis entre membros do governo e lideranças sociais, e sim ações concretas, ousadas, inclusive macro-econômicas.

As medidas do ajuste fiscal se revelaram uma tenebrosa estupidez política, em vários aspectos. A questão do seguro-desemprego, que precisava mesmo ser tocada, foi feita sem diálogo, sem esclarecimento, sem estratégia.

Parece que o governo tentou, deliberadamente, se auto-sabotar e destruir a sua própria imagem. E ainda comprometeu o prestígio de sua própria bancada parlamentar nessa estratégia suicida!

Ora, que fizesse o ajuste fiscal de maneira inteligente, ajustando preços de maneira paulatina e organizada, explicando em detalhes, através de vídeos-reportagens, que era preciso mudar algumas coisas. E que o ajuste fiscal fosse feito paralelamente a uma grande agenda positiva, para não deprimir o cenário econômico. Dilma tinha de vir à TV para anunciar a agenda positiva, não o ajuste fiscal, que deveria ser implementado sem barulho, discretamente, e não ser tratado como principal bandeira do governo!

Na verdade, o governo deveria ter feito mudanças profundas em sua comunicação desde as jornadas de junho de 2013, que nada mais foram do que a explosão de uma profunda falta de sintonia entre governo e sociedade. Naquele momento, o governo deveria ter despertado de sua letargia e passado a investir pesado numa comunicação mais moderna, mais jovem, mais interativa, além de priorizar, na publicidade institucional, as mídias alternativas, e não a mídia tradicional.

O governo fez o contrário. A partir de junho de 2013, as verbas federais para Globo e similares registram um forte crescimento, ao mesmo tempo que declinam os repasses aos veículos alternativos.

A presidente e os ministros, a partir daqueles episódios, deveriam estreitar laços com esse mundo novo da comunicação, dando entrevistas ao Brasil de Fato, ao invés de fazê-lo à TV Veja…

O Brasil de Fato tem muito mais leitores, muito mais capilaridade, do que a TV Veja, então porque o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao invés de dar entrevista ao Brasil de Fato, coisa que nunca fez, prefere dar entrevistas à TV Veja?

Ou seja, após milhões de pessoas saírem às ruas vociferando contra as mídias tradicionais, o governo resolve prestigiar… as mídias tradicionais.

A classe média, por sua vez, não pode jamais ser tratada como um capital político perdido.

A classe média é fundamental para o governo, até porque ela representa hoje a maioria da população. O que se deve impedir, através do incentivo a um debate político de alto nível, com estímulo à pluralidade, é que as novas classes médias incorporem os preconceitos e rancores da classe média tradicional, o que é justamente o que vem acontecendo.

A ascensão do fascismo se deu através da exploração e manipulação das frustrações e irritações do povo e da pequena burguesia.

É muito parecido com o que está acontecendo hoje.

O momento difícil da economia, por sua vez, também ajuda a criar movimentos de ódio, por razões óbvias. Ao ver que a sua situação econômica pessoal se deteriorou, o cidadão tende a culpar o governo, ainda mais num país onde o sistema de comunicação é integralmente dominado pelo grande capital, e onde a presidenta abdica dos raros minutos a que tem direito, algumas vezes por ano, em tv aberta, de se comunicar com o povo.

Para piorar, o governo vem perdendo o controle sobre seus burocratas, os quais imprimem mudanças estúpidas, que afetam a vida de milhões de assalariados. Um leitor, que é eleitor e apoiador de Dilma, alerta que houve mudança no calendário do pagamento do PIS/Paseb. Antes, os pagamentos eram concentrados num ano só. Com a mudança, os pagamentos deste ano serão estendidos até 2016.

Ele me deu esse link para verificar o que ocorreu.

Alguém pode verificar se essa informação procede?

***

No ano passado, houve a efeméride de 50 anos do golpe, e o governo não organizou nada grandioso para homenagear os que lutaram contra a ditadura. Perdeu uma chance gloriosa de denunciar o papel da imprensa na preparação do golpe e criação de um clima antigoverno, e, com isso, reduzir um pouco o poder de influência da mídia.

***

Em relação à corrupção, o governo reage de maneira completamente destrambelhada, sem o mínimo de inteligência política.

Por que não compila e organiza os números de combate à corrupção em seu governo, e não os compara com os anos anteriores, mas de uma maneira humilde, explicando ao povo que o partido do governo, PT, também cometeu erros, tanto de corrupção quanto de omissão?

A Lava Jato tem de ser tratada com muito mais assertividade. O governo e o PT deveriam pedir desculpas por não ter montado sistemas de vigilância mais apurados e explicar, com transparência e honestidade, que medidas estão tomando para evitar novos desvios.

Por que não faz isso e ao mesmo tempo explica ao povo a importância, numa democracia, de um processo penal justo, sem sensacionalismo midiático?

Por que o Ministro da Justiça não oferece à sociedade uma campanha de esclarecimento, ao invés de nos deixar, a todos, à mercê dos ataques da mídia?

Vou repetir uma ideia já ventilada por Lula e que eu mencionei no post anterior: PT, PCdoB e outros partidos da base, tem dezenas de milhares de vereadores, deputados estaduais, prefeituras, secretarias, núcleos sindicais e movimentos sociais, em todo o país. Por que não se procura fazer uma estratégia de comunicação integrada, para fazer frente ao massacre diários dos grandes meios de comunicação?

Esta semana, estive em Brasília, e um assessor da liderança do PT na Câmara me disse, desolado, que o PT não tem sequer uma lista de emails de seus vereadores!

Agora que o partido se encontra numa de suas mais perigosas encruzilhadas históricas, não seria hora de adotar medidas inteligentes de comunicação?

No entanto, quem são os responsáveis pela comunicação do partido?

Antes era o tal André Vargas, um picareta, que aparentemente usou sua influência para conseguir publicidade da Caixa para agência de publicidade de seu irmão.

Será que não caiu a ficha, dentro do PT, que a comunicação é a área mais estratégica do partido, sobretudo porque o principal partido de oposição é a mídia?

Será que os dirigentes dos partidos governistas não entenderam que não adianta apenas investir no site do partido, ou distribuir jornalzinho com a logo do partido, sobretudo se a imagem deste partido está queimada na sociedade?

Quem vai ler o site do PT?

É preciso criar estratégias supra-partidárias de comunicação. Os partidos têm de se abrir para a sociedade, para a academia, para os centros de pesquisa, para os estudantes.

Por que a TV Brasil não abriu seus espaços, de maneira aberta e contundente, para que os jovens e estudantes fizessem campanha contra a maioridade penal?

Não é republicano? A TV Brasil tem de dar o mesmo espaço para Feliciano e Bolsonaro e para os estudantes?

Não. Tanto que vários próceres da esquerda tem espaço por lá.

Por que a TV Brasil não produz material exclusivo para a internet? Por que o governo não cria o seu próprio Netflix?

Por que o governo não tenta resgatar parte da classe média tradicional através de algumas coisas simples, como prêmios de literatura? Isso é o tipo de coisa que a grande mídia, brasileira e mundial, é forçada a repercutir.

Enfim, a esquerda, em tese, ainda tem a caneta em mãos. Ainda tem a presidência da república. Ainda tem dezenas de deputados federais, vários senadores, milhares de prefeitos, vereadores, deputados estaduais, dirigentes sindicais, estudantis.

A esquerda brasileira ainda tem força, sem contar que venceu as eleições de 2014.

Mas está desgovernada, sem um centro, sem liderança política.

Lula é uma expectativa, mas qual o poder de Lula? Que medidas de governo ele pode tomar? Ele pode demitir algum ministro?

Liderança política, é bom lembrar, se constrói aos poucos, através de uma relação de confiança.

Enquanto o ministro da Justiça continuar dando entrevista à TV Veja, e somente à TV Veja, desprezando até mesmo a TV Brasil, sem usar internet, sem participar do debate político, como esperar confiança dos movimentos sociais e da esquerda?

Estarei delirando, ou o ministro espera conquistar – num momento como esse – a confiança da direita?

A esquerda, por sua vez, espera sinais e ações concretas do governo para que possa defendê-lo.

Enquanto isso, a direita avança.

A cada dia de silêncio e inação do governo e do PT, a direita cresce e avança.

E se prepara para assestar os seus golpes mais fortes, mais perigosos, mais fatais, no mês de agosto.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nando Leandro

10/07/2015 - 22h31

POIS É AGOSTO O PSDBOSTA QUER DAR O GOLPE E AI VEM O SUJEIRADA DA JUSTIÇA SUJA QUE TEM MEMBROS CITADOS AI NO TCU E QUE PAGARAM CESTAS PARA PAGAR PROCESSOS CONDE NATIVOS NO PASSADO E FORAM NOMEADOS MINISTROS DO TCU,

Anônimo

10/07/2015 - 16h12

Sim, acertaram ao marcar o ato para depois do dia 16, mas novamente marcam para um dia de semana. Os coxinhas tem todo o domingo para encher seus atos, a Globo até desmarca jogo de futebol para ajudá-los. Já a esquerda, marca ato para as 16h de uma quinta-feira… Ninguém trabalha, ninguém estuda à noite, o povo no trânsito fica muito contente com as ruas fechadas, a militância tem toda facilidade para chegar na hora marcada…(ironic mode)

Ai, ai, na campanha da Dilma fui em atos aos domingos e eram super-alegres, carnavalescos, o pessoal ficava na praça até bem depois, saiam para almoçar, iam para os bares… Agora, sismaram que ato tem que ser dia de semana, em horários que muita gente não pode, com gente estudando ou trabalhando.

Rogerio Bilibio Gomildes

10/07/2015 - 18h02

APROVEITE!!!!!! CANCELE ESTA SEMANA SUA ASSINATURA DA VEJA E TENHA SEU CÉREBRO DE VOLTA!!!

Junior Pedro Salgado Sonia Salgado

10/07/2015 - 17h52

e bom mesmo depois de 16 agosto, a MAIOR DE TODAS AS MANIFESTAÇÃO

Gustavo Ramos Ramos Mello

10/07/2015 - 16h32

Oposição Grega declara apoio as posições de Tsipras, por aqui, como agradar a Gregos e Tramoianos !!

Sandra Francesca de Almeida

10/07/2015 - 14h45

#DilmaEstamosComVocê

Messias Franca de Macedo

10/07/2015 - 10h26

EM TEMPO:
A lambança criminosa denunciada pelos blogues ‘sujos’ começa a fazer água!
ENTENDA

###########################

OAS aponta ‘distorções’ na transcrição de delações da Lava Jato

09 Julho 2015 | 22:49

Advogados da empreiteira afirmam que acesso aos vídeos dos depoimentos de colaboradores da Lava Jato ‘permitiu verificar sérias e graves omissões’; eles pedem nulidade da ação desde a denúncia da Procuradoria

Por jornalistas Mateus Coutinho e Julia Affonso

A defesa da OAS, a gigante da construção sob suspeita de integrar cartel de empreiteiras no esquema de propinas que se instalou na Petrobrás, aponta ‘numerosas divergências’ na transcrição de pelo menos duas delações premiadas nos autos da Operação Lava Jato.
Em petição de oito páginas ao juiz federal Sérgio Moro, os criminalistas encarregados de defender os executivos da OAS – réus por corrupção passiva e lavagem de dinheiro -, sustentam que o acesso aos vídeos dos depoimentos de colaboradores, Julio Camargo e Augusto Ribeiro de Mendonça, “permitiu verificar sérias e graves omissões e distorções das manifestações”.

VEJA A ÍNTEGRA DA PETIÇÃO DA DEFESA DA OAS

(…)

FONTE: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/oas-aponta-distorcoes-na-transcricao-de-delacoes-da-lava-jato/

    Cristiano

    10/07/2015 - 16h11

    Sim, acertaram ao marcar o ato para depois do dia 16, mas novamente marcam para um dia de semana. Os coxinhas tem todo o domingo para encher seus atos, a Globo até desmarca jogo de futebol para ajudá-los. Já a esquerda, marca ato para as 16h de uma quinta-feira… Ninguém trabalha, ninguém estuda à noite, o povo no trânsito fica muito contente com as ruas fechadas, a militância tem toda facilidade para chegar na hora marcada…(ironic mode)

    Ai, ai, na campanha da Dilma fui em atos aos domingos e eram super-alegres, carnavalescos, o pessoal ficava na praça até bem depois, saiam para almoçar, iam para os bares… Agora, sismaram que ato tem que ser dia de semana, em horários que muita gente não pode, com gente estudando ou trabalhando.

Ana Cristina Thummerer

10/07/2015 - 12h26

#Dilma13
#SerraEntreguista
#SOSPreSal

André Teixeira

10/07/2015 - 11h24

Boa será esta!

Cicero Pereira

10/07/2015 - 11h10

#EmCasoDeGolpeTodoMundoNoCongresso

Luiz Claudio Lopes da Silva

10/07/2015 - 10h43

Graças a Deus, existe a internet, que da notícia de tudo, pro bem ou pro mal, isso é democracia.
Chega de ser fantoche da mídia.

Douglas Burba

10/07/2015 - 10h01

Eu acho que devemos investir na primeira alternativa com chances de derrotar o Psdb. Não pode ser mais o PT, o desgaste é muito grande. Seja ele. Ciro Gomes ou quem for, Isto melaria os planos da direita por um bom tempo. Felizmente o Aecio tá alucinado, tá confundindo até o cargo para o quaç foi eleito

Fabio Adriano Guedes Bandeira

10/07/2015 - 09h52

Três lixos desses

Antonio Dutra Rosa Filho

10/07/2015 - 09h24

Cafezinho é um dos inúmeros blogs amestrados, remunerado com dinheiro público, tentando se opor ‘a grande imprensa. Os petistas trabalham muito nas redes sociais mas repercute neles mesmos. Aqui todo mundo tem opinião formada e quem forma opinião mesmo é a TV.

Leo Oliveira

10/07/2015 - 04h38

Nós passamos os últimos anos ouvindo a ladainha que tínhamos uma democracia consolidada e instituições republicanas, e o que vemos é o TCU, TSE, PF e MP trabalhando de maneira bastante estranha.

Transformaram as doações do PT em propina. Estão conseguindo criminalizar algo que é legal, através de artimanhas midiáticas e jurídicas. A fiscalização que se faz ao Partido dos Trabalhadores não é a mesma para os partidos conservadores.

É algo muito bem planejado. Estão conseguindo até constitucionalizar a mãe de toda a corrupção: o financiamento empresarial para as campanhas.

Impossível não pensar no Brasil atual e separar do contexto econômico mundial, que deve atravessar seu momento mais difícil das últimas décadas, e para que haja qualquer arejamento político seria necessário algum nível de recuperação na nossa economia. A direita percebeu que esse é o momento e não vai descansar enquanto não derrubar a Dilma.

É bastante grotesco uma das principais economias do mundo correndo o risco de ver sua presidente ser apeada do poder através de artimanhas jurídicas. Talvez não sejamos um país sério de verdade.

Vai ser bastante frustrante ver a direita chegar ao poder sem ganhar a eleição dentro da normalidade democrática.

Tomara que o governo esteja preparando uma reação ao golpe, porque entregar o Poder pacificamente seria uma demonstração cabal de covardia.

Governo que, mesmo tendo a maior parcela de culpa no atual cenário, não pode ser abandonado pela esquerda, que precisa se organizar e mostrar força desde já para prevenir e não reagir ao golpe.

Guilherme Andrade

10/07/2015 - 05h10

Ótimas reflexões e sugestões! Só fico em dúvida com relação à resistência dos trabalhadores em caso de golpe, visto que a crise econômica está afetando empregos sobremaneira. Inclusive, acho que os golpistas contam com isso, um momento em que os trabalhadores estão mais vulneráveis..

Earnest E. Ernest

10/07/2015 - 01h10

Até o Brasil247 – que é tão alarmista – está mais alentador que O Cafezinho. Calma, gente, a situação é séria, mas não carreguemos demais nas tintas.

LUIZ DALTON

10/07/2015 - 01h04

A presidenta deveria chegar desta última viagem e demitir imediatamente seus ministrinhos de araque. Zé Cardozo e seu chefe da PF, o moleque delegadindo que adora holofotes e seus asseclas, praticantes de tiro ao alvo naquela que chamam criminosamente de “anta”. O general Oliva que o grande Lula da Silva jamais chamou pra nada, tal a inutilidade.
O Edinho da “descomunicação”, perdido no cargo que nem cego em tiroteio.
Berzoini, o paulobernardizado, antes que também permaneça 12 anos sem nada fazer.
O Eduardo Braga que, decerto pra agradar o “coisa-ruim”, o tal de Cunha ou o Serrote, o Joaquim Silvério dos Reis redivivo, bate de frente contra o sistema de partilha, objetivando acabar com a Petrobras.
Aí, passa a dar uma entrevista coletiva por semana, mostrando de fato quem manda no país.
No lugar dessas nulidades bota só um: Roberto Requião.
Quero ver o “seus” eduardo cunha e renam tremerem nas bases.
Esse troço de alternância do poder é a mais ijsignicante característica da democrachá. Time que está ganhando não deve ser mexido. O voto sim, Ê importante.
O Miguel tem toda razão de criticar. A impressão que se tem é de que não temos governo. O ministério é fraquíssimo. Já passa da hora da presidenta mostrar a que veio. Ela tem a caneta e autoridade moral pra impor a seus colaboradores o que tem de ser feito. Quem não concordar manda embora.
Ministro de estado tem de ser político respeitável e respeitado.

Simone Santos

10/07/2015 - 03h46

Época boa era essa né?

Simone Santos

10/07/2015 - 03h45

Boa era essa época né?

Luiz Claudio Lopes da Silva

10/07/2015 - 03h44

Eu fui reeleito o presidento do Brasil…
Este golpista é uma anta, que me perdoe o animal silvestre.

Mario Neto

10/07/2015 - 03h06

Será que tudo isso
Que pode nos confortar
Não é uma pregação
No deserto, ,

Antonio Frega

10/07/2015 - 02h52

Cafezinho só vê coisas ruins no governo e na ação contra o golpe. Análise que ajuda pouco e deprime democratas que lutam para manter conquistas obtidas após a ditadura. Melhor não ler!

Jo Jabaquara Vieira

10/07/2015 - 02h06

Kkkkk! Mas que TRSF? anos e anos de obras super faturadas; bilhões e bilhões de reais enfiado num nada!!! Abusaram da paciência dos infelizes que estão até hoje esperando a tão sonhada água! Obras abandonadas; nosso dinheiro enfiado no ralo!! gente; esses malandros só enrolaram r vcs ainda os defendem? Acorda gente. ..o Brasil é bandeira verde e amarela…

    Jo Jabaquara Vieira

    10/07/2015 - 02h14

    Claro Simone Santos; só que pra seu conhecimento nada foi chegado a nível superior; explico; aos secretarios e governador de estado…Simone! A diferença é muito grande!! As investigações hoje; coloca a cúpula inteira de um partido e seus amigos na cadeia! Não tem como fazermos comparações.

Deborah Teixeira

10/07/2015 - 01h57

Não acho que ela deva ir a televisão. Vai dar a change pros paneleiros. São poucos, mas são barulhentos. Ela tem que fazer comunicação, mas sem reforçar um arma dos golpistas que são os paneleiros.

Cleide Motta

10/07/2015 - 01h49

quase todos os golpes ou as suas consequencias se deram em agosto é bom estar atento

Delson Gonçalves

10/07/2015 - 01h33

CLRO…O LULADRÃO E A PUTA GORDA,MANDAM E DESMANDAM NO TCU…MAS SE DEUS QUISER,O JUIZ SERGIO VAI MANDA-LOS PRA CADEIA

Suzana De Souza Leão

10/07/2015 - 01h24

Venceremos mais essa tentativa de golpe! Agosto não será o mês do golpe…os cachorros loucos podem babar.

João Alexandre

10/07/2015 - 01h11

O governo da Dilma confia demais nas instituições democráticas do país. Enquanto seus opositores conspiram dentro destas instituições. A oposição perdeu completamente o pudor de defender o golpe. Uma parte dos eleitores da oposição não tem nenhum apego a democracia é assim mesmo a oposição criam factoide judiciário para justificar o golpe através do judiciário .
Portanto, confiar nas instituições com uma mídia golpista declarada, partidária , seletiva com práticas absurdas como fizeram durante as eleições e o governo buscando pactos é um insensatez!
A guerra da comunicação destrói as possibilidades de reação.
Acho que se as esquerdas e os que defendem a democracia ficar esperando o governo vamos perder o
Bonde da história. A batalha política vai ser entre a elite fascista conservadora e os movimentos sociais. Esta frente tem que se descolar do governo e buscar convencer a população e o próprio governo que temos outro caminho a seguir . Votamos na DILMA para aprofundar as mudas estruturais que possibilite as políticas que tiraram milhões de braseiro da miséria. Não podemos aceitar que ajustes caiam nas costas do trabalhador poupando os banqueiros e as elites que ganharam muito nestes anos todos.
Se ficarmos presos a DILMA e que por sua vez está presa às políticas do PSDB afundaremos juntos, pois assim não temos coerência política e perderemos o discurso e sairemos como traidores. Que o governo Dilma abandone sua política liberal e volte a se alinhar com as esquerdas do Brasil.

Messias Franca de Macedo

09/07/2015 - 22h06

SOBRE AS PARTES E O TODO!

A delação do empreiteiro Ricardo Pessoa – no bojo da Operação Lava Jato – é uma coisa!
A ação no TSE que investiga se houve irregularidades na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff é outra coisa.
Contudo – e considerando que o conluio (sic) TSE/STF “reconhece conexão entre os episódios, temos”:
Um todo qualquer pressupõe completude!
Perdão pela platitude!
Portanto, o conluio (sic) TSE/STF necessariamente terá que integralizará, entre outros elementos:
1- O delator Ricardo Pessoa da UTC fez doações superiores para a campanha do DEMoTucano ‘Aécio Furnas Forever’!
Importante ressaltar que a presidente Dilma Rousseff era candidata à reeleição enquanto que o DEMoTucano era um reles e anunciado “Ô candidato” derrotado e fracassado, o tal Aécio ‘Never’!
O mesmo do ‘AeroPÓrto da Fazenda do Titio’!;
2- O mesmíssimo empreiteiro e delator Ricardo Pessoa declarou que a UTC fez doações para, praticamente, todos os partidos políticos, PMDB, DEM, Solidariedade do pelego e corrupto Paulinho da Força Sindical, PDT, PSB da Blábláblarina [Silva?!] do inédito ‘jatinho sem dono’…;
3- O delator Ricardo Pessoa também confessou, pasme TSE/STF, que *pagou R$ 01 milhão em propina para “embalar as ‘PEDALADAS’” criminosas do TCÚÚÚÚÚÚÚÚ!
*em troca de parecer “técnico” expedido pelo TCU favorável à empresa UTC em imbróglio relacionado à construção da Usina Nuclear Angra 3.
E, ademais, Pessoa delatou que a UTC pagava um **mensalão de R$ 50.000 ao advogado Tiago Cedraz, pasme novamente, filho do senhor Aroldo Cedraz, pasme de novo, presidente do TCÚÚÚÚÚÚÚÚ!
**em troca de informações privilegiadas do TCÚÚÚÚÚÚÚÚ “do pai dele” para a UTC do delator Ricardo Pessoa!
4- O [mega]doleiro Albert(o) Yousseff – operador financeiro dos Tucanos desde o antanho do escândalo do Banestado da famigerada era relacionada à ‘Privataria Tucana’ – delatou que o neto do “dotô” Tancredo era mesmo o mensaleiro-mor da quadrilha de Furnas…

(…)

RESCALDO: a verdade reflete as partes ou o todo?!
Com a palavra o conluio TSE/STF!

NOTA ACAUTELATÓRIA: depois de tudo o que o Brasil já passou – e está passando -, o TSE e o STF exigirão respeito à nação?
Especificamente: a imediata – e deveras salutar – supressão do financiamento empresarial de campanhas políticas.

EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS:
Que país é esse, siô?!

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Julio César Xavier San Martins

10/07/2015 - 01h03

Cagar pro Aetico.

Marcia Regina

10/07/2015 - 01h02

Golpistas sempre foram, este cachorro de Fernando Henrique. este homem não me engana E uma gangue Aécio e os outros

Jo Jabaquara Vieira

10/07/2015 - 00h59

O povo não só esta criticando o governo; estão exigindo devolução do nosso dinheiro roubado e cadeia para os ladrões.

Ana Letycia Crespo

10/07/2015 - 00h59

Combater a corrupção mudou de nome?!!! Kkkkk

Barbara Ferreiro

10/07/2015 - 00h58

O Principal é Fechar a Chocadeira de Coxinhas , temos que Fazer a Nossa Pauta e passarmos a dar maior apoio , a todo o Trabalho que Vem sendo Feito , por DILMA , pois vai da Criação do Banco dos BRICS até a Transposição do RSF , é Muita Realização , na Verdade DILMA é a Melhor Presidente do MUNDO , e Tenho dito em 2018 É LULA !!!

Lulu Pereira

10/07/2015 - 00h57

concordo total. o pt e, infelizmente, a dilma chegaram na fronteira da sua capacidade intelectual pra sacar os conteúdos desse texto, que traduz a real do que tá rolando. os caras foram até onde dava. o fdp do cunha, só pra dar um exemplo banal, conhece, mesmo que de forma tôsca , a obra do led zeppelin e, assim, o infeliz tem mais visão periférica do mundo do que a besta do cardozo. o pt e o governo não sacam nada, e a gente vai ver o circo pegar fogo mais uma vez.

Virginia Rosatto

10/07/2015 - 00h47

Depois de uma eleição difícil, competitiva esperava que toda a população brasileira se unisse para criticar e melhorar o governo, mas ao contrário … As pessoas estão intolerantes, se “violentando” verbalmente e fazendo o Brasil perder tempo .

Ricardo Castro Meira

09/07/2015 - 21h43

O cafezinho está me deixando alerta, porém angustiado e desesperançoso.
…E depois do artigo de um sendor do PT vi que a coisa tá feia.

Ermenson Nobre

10/07/2015 - 00h41

    Simone Santos

    10/07/2015 - 02h08

    Mais um retardado que nem sabe o que fala, só repete o que lê no face

Mauricio Gomes

09/07/2015 - 21h32

Esses canalhas golpistas têm que entender que um golpe não será tolerado como foi em 64, esses safados irão pagar caro caso ousem derrubar uma presidente eleita democraticamente. Esses fascistas já foram longe demais e o PT não faz nada, então a sociedade tem que fazer. Estou muito mais preocupado com o futuro do Brasil, caso esses bandidos golpistas tenham sucesso em derrubar o governo, do que com o futuro do PT. Infelizmente o partido está pagando caro por tanta apatia, burrice e covardia…

Livia Vieira

10/07/2015 - 00h29

UNIDOS, VENCEREMOS TODOS ELES! ;)

Rodrigo Santana Sacramento

10/07/2015 - 00h25

A veja deveria ser impressa em papel higiênico, teria mais utilidade!

Roberto Machado

10/07/2015 - 00h16

Dilma sua lástima vc vai cair, é questão de tempo! !!!!!

Luiz Mattos

09/07/2015 - 21h12

Se vier um golpe os blogueiros que apoiaram junho de 2013 se responsabilizarão também,chamarão o POVO as ruas ou somente nós os petistas loucos é quem reagiremos?
Em 64 Jango foi abandonado e traído agora teremos a chance de nos vingarmos da história.
Golpe sem sangue;NUNCA!

    Miguel do Rosário

    09/07/2015 - 21h21

    Não venha de histórias. O blog já está na resistência contra o golpe. E não se luta com “sangue” e sim com inteligência, que é o que eu tento fazer.

      Luiz Mattos

      10/07/2015 - 02h29

      No campo da luta morrem as teorias e salvam-se os teóricos.

      Luiz Mattos

      10/07/2015 - 02h32

      Sua inteligência não foi suficiente para perceber o que ocorria em junho de 2013.

Conha Silva

10/07/2015 - 00h08

agora ler o cafezinho da depressão,o pessimismo tomou conta, ta tudo ruim tudo que a Dilma faz ta ruim se não faz ta ruim também, que saco!

    O Cafezinho

    10/07/2015 - 00h17

    Não é verdade. Eu sei reconhecer coisas boas, mas seria meio ridículo, num momento grave como esse, ficar só de elogios. Até porque não é o caso.

Karla Viana

10/07/2015 - 00h05

O tom da Isto é como sempre… sem comentários.

Ana Carla Valle Mello

10/07/2015 - 00h05

argh! sua lucidez me deixa os nervos em frangalhos…

Fernando Bessa

10/07/2015 - 00h03

Excelente! É por aí…

Nadir Prado

10/07/2015 - 00h00

++++++ FOCAR NO POSITIVO +++++ #BrasilGlobalPower +++++++++
+++++++++Lula no FB:
sejam porta-vozes das boas notícias e dos avanços conquistados
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Carlos Alberto Curioso

09/07/2015 - 23h57

o judiciario Brasileiro é o pior poder da republica


Leia mais

Recentes

Recentes