Menu

Relatório de senadores: situação na Venezuela é normal e democrática

(Atualização: e o Aécio e sua comitiva de golpistas internacionais? Gastou dinheiro público, usou avião militar, e não fez nenhum relatório? O relatório de Aécio é reportagem da Globo?) A comitiva de senadores que foi à Venezuela conferir a situação da democracia naquele país divulgou há pouco o relatório sobre a viagem. A conclusão é […]

80 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Atualização: e o Aécio e sua comitiva de golpistas internacionais? Gastou dinheiro público, usou avião militar, e não fez nenhum relatório? O relatório de Aécio é reportagem da Globo?)

A comitiva de senadores que foi à Venezuela conferir a situação da democracia naquele país divulgou há pouco o relatório sobre a viagem. A conclusão é a mesma de qualquer pessoa honesta que visite a Venezuela: é um país cheio de problemas, como qualquer país do mundo, mas a questão democrática não é um deles.

A democracia na Venezuela é plena, rica e plural. A oposição é forte, atuante e quase ganhou as últimas eleições presidenciais. A imprensa é livre.

Eu diria mais: a democracia venezuelana é bem mais avançada do que a nossa, por várias razões. Entre elas, o governo tem voz. Existem alguns canais públicos bons, e o governo tem 10 minutos por dia em todas as redes de tv.

Não é que nem o Brasil, onde o povo é torturado dia e noite por uma mídia reacionária, vendida e golpista. E o governo, eleito pelo povo, não tem espaço para prestar contas do que está fazendo.

***

Matéria publicada na Agência Senado.

(Foto: Integrantes da segunda comissão que foi à Venezuela entregam o relatório ao presidente do Senado Waldemir Barreto/Agência Senado)

Relatório de Requião sobre a visita de senadores à Venezuela gera discussão em Plenário

Da Redação | 15/07/2015, 19h23 – ATUALIZADO EM 15/07/2015, 20h08

Relatório apresentado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR) sobre a Venezuela provocou intenso debate no Plenário do Senado nesta quarta-feira (15). No texto, ele afirma que o problema do país vizinho é a ausência de diálogo entre as forças políticas e que esse problema deve ser resolvido após as eleições parlamentares marcadas para dezembro e de um possível recall em 2016. Requião fez parte de comissão de senadores que visitou a Venezuela em junho.

— A grande exigência da oposição era o estabelecimento das eleições, que foram marcadas para o dia 6 de dezembro. Dessa forma, eu quero dizer que nos desincumbimos dessa tarefa sem nenhum problema — disse o senador.

O chamado recall é previsto na Constituição da Venezuela na metade do mandado do presidente, que, no caso de Nicolas Maduro, se dá em 2016. Para que haja esse referendo, são necessárias as assinaturas de 20% dos eleitores do país. O referendo, segundo Requião, pode derrubar um governo.

O senador disse ao Plenário não ter encontrado dificuldade de acesso ao país vizinho. A primeira comissão, que visitou o país uma semana antes com a intenção de conversar com presos políticos, não conseguiu cumprir a missão. A van que conduzia os senadores foi parada por manifestantes e os senadores tiveram que retornar ao aeroporto. A ida de uma segunda comitiva, chamada por senadores oposicionistas de “chapa branca”, gerou críticas dos senadores na ocasião.

Críticas

O relatório de Requião gerou protestos de senadores oposicionistas. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), disse considerar positivo o fato de as eleições serem marcadas. Ainda assim, afirmou que há razões para se preocupar com o país vizinho. Ele citou casos como o da cassação da deputada María Corina Machado, uma das líderes da oposição.

— Nós todos deveremos trabalhar para que o governo brasileiro, no âmbito da Unasul, faça valer a sua força política, faça valer a sua força moral, faça valer a sua tradição democrática e aja efetivamente no sentido de trabalhar, no sentido de fazer com que o governo venezuelano abra os olhos para essa situação, abra as cadeias, permita que todos participem das eleições — disse.

Para o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que estava na primeira comitiva de senadores em visita à Venezuela, causa estranheza o depoimento de Requião sobre a normalidade naquele país. O senador disse que vê com tristeza essa posição, já que a primeira comitiva de senadores não foi bem recebida no país vizinho. O senador defendeu um compromisso com o Senado, que foi desrespeitado na Venezuela.

— A maneira como fomos recebidos mostra exatamente um desrespeito completo à instituição Senado Federal. A grosseria, a irresponsabilidade, a agressão, a violência, o desrespeito, não eram aos senadores que ali estavam. Nós estávamos em missão oficial — alertou.

Aécio Neves (PSDB-MG), que também fez parte da primeira comissão, disse acreditar que o debate sobre a situação da Venezuela já é um atestado de que não há situação de normalidade naquele país. Ele disse que essa “normalidade” de que fala Requião não é algo que gostaríamos de viver no Brasil.

Diferença de propósitos

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu a segunda comissão enviada à Venezuela, da qual fez parte. Para ela, o fato de a comissão ser bem recebida não foi por acaso. Segundo a senadora, o primeiro grupo de senadores não pediu autorização ao governo e não tinha uma agenda definida, ao contrário do segundo.

A senadora também defendeu a legalidade do processo que culminou com a cassação da deputada Corina e classificou como antidemocráticas as ações de alguns oposicionistas na Venezuela.

Aécio Neves, Aloysio Nunes e Sérgio Petecão (PSD-AC) contestaram a senadora. Petecão, integrante do grupo de senadores que fez a primeira visita, disse que o debate deve levar em conta a situação difícil da Venezuela, e não as afinidades políticas dos senadores.

Telmário Mota, integrante da segunda comissão, disse que a primeira já tinha uma tendência e que por isso não foi bem recebida. O senador defendeu a ida de uma comissão ao país vizinho em dezembro para acompanhar as eleições.

Lindbergh Farias (PT-RJ) classificou a segunda comitiva como equilibrada, já que os senadores conversaram tanto com opositores quanto com governistas. O senador disse que a posição do governo brasileiro é reconhecida como positiva mesmo por oposicionistas do país vizinho. O senador também defendeu uma comissão para acompanhar as eleições parlamentares em dezembro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Confira a íntegra do relatório.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vitor

16/07/2015 - 07h43

Bom, pelo nível (baixíssimo) dos comentários no blog, dá pra inferir que quase ninguém leu o relatório. Eu li e as únicas conclusões que podemos chegar é que a imprensa de lá é livre e houve truculência e morte de todos os lados nas violentas manifestações recentes.
A comissão ouviu situação e oposição, mas não chega a nenhuma conclusão em relação aos processos judiciários que levou a prisão de líderes oposicionistas (apenas uma troca de acusações) e até de um líder de minorias (LGBT), que alega ter sido preso sem qualquer prova. Esse último fato até me surpreendeu pelo silêncio da esquerda brasileira.
Também foram feitas acusações da legitimidade das últimas eleições, sem nenhuma conclusão, de lado nenhum. O único ponto em comum é que todos pedem mais observadores internacionais para as eleições marcadas para o final de 2015.
Não há nada relevante sobre as graves crises econômicas (e de abastecimento) e da altíssima violência do país.
E não entendi como o Miguel chegou a conclusão que a situação na Venezuela é normal e democrática a partir do relatório dos senadores.

Paulo Faustino

16/07/2015 - 09h00

palhaços.

Levi Souza

16/07/2015 - 08h34

Kkkkkkkk ! Ridículo!!!!!!

Levi Souza

16/07/2015 - 08h34

Pelo jeito nem a grobo você assiste Adelino!!!!

Levi Souza

16/07/2015 - 08h32

Esse conceito de DEMOCRACIA !!!! O mesmo que pregam que querem pra nós ???? Quem discorda é GOLPISTA , ELITE BRANCA , HOMOFÓBICO, RACISTA, FACISTA….. Não seria um método usado sempre pelos ditadores DIVIDIR, ENFRAQUECER , CONFUNDIR, ACHACAR, ACUSAR ADVERSÁRIOS DO QUE FAÇO. ME PARECE MUITO COM REGIMES DE DITADURA!!!!!

Fernando Castilho

16/07/2015 - 06h13

Ohô! Aécio surtando em 3, 2, 1!

Miguel Oliveira

16/07/2015 - 02h46

Afinal de contas, o que nós temos a ver com o tipo de governo da Venezuela? Por que estão gastando nosso dinheiro com essas viagens fajutas? Vão viajar à China para observar se tem democracia lá? A Cuba? ao Japão? A Israel, Egito, Síria? Ora bolas, esse congresso já gasta dinheiro demais com assuntos que interessam aos brasileiros e ainda têm que gastar mais com o que nada tem a ver conosco? Já trabalham mal e porcamente com sua própria casa e ainda vão dar palpite na casa alheia?

Osvaldo Leite da Costa

16/07/2015 - 05h42

Kkkkkkkkk, não sei se é pfa rir ou pra chorar. Que mazela!

Douglas May

16/07/2015 - 05h31

Ué!? Eu ‘tava esperando sair na Globo ! Bah, como sou ingênuo …

Aurélio Moreira

16/07/2015 - 05h22

“comissão de petralhas golpistas chega a uma conclusão: a venezuela tem democracia demais”

HUAUHAUHAHUAHUAHUA
HUAUHAUHAHUAHUAHUA
HUAUHAUHAHUAHUAHUA
HUAUHAUHAHUAHUAHUA
HUAUHAUHAHUAHUAHUA
HUAUHAUHAHUAHUAHUA
HUAUHAUHAHUAHUAHUA
HUAUHAUHAHUAHUAHUA
HUAUHAUHAHUAHUAHUA

Carmem Witt

16/07/2015 - 04h29

aecin só foi passear…vagabundo nunca trabalhou mesmoo…..e a Cuiado, ficou de boca fechada,o idiota reaça…

Alexandre Percegoni

16/07/2015 - 03h44

Então tá. Leva todos os esquerdistas p lá e um estoque de papel higiênico. Porque não tem lá e para corrigir as futuras cagadas

    Carmem Witt

    16/07/2015 - 04h35

    aecin não conseguiu nem isto,,kkkkkk,, teve q calar a boca, Caiado também= 2 vagabundos, fazendo turismo,,com o nosso dinheiro

Aecius Micus

16/07/2015 - 03h43

E situação psicológica do aecil ???

Kate Amaral

16/07/2015 - 03h09

E alguém quer saber desse relatório ? Aecinho… Vá trabalhar, meu filho… Pare de querer aparecer, golpista de quinta !

Jorge Vasconcelos de Brito

16/07/2015 - 02h57

Todo governo popular vai atrair a ira dos herdeiros da colonizacao que só vieram buscar riquezas e menosprezar os povos que por aqui viviam ha século s. Não se conformam com um governo socialmente mais justo e mais humano. É a velha mentalidade colonialista que insiste em se julgarem superiores: “essa ralé… Esse povo pobre”… É assim que pensam.

Ricardoviamanos Lima

16/07/2015 - 02h54

Impressionante a cegueira petista ,mesmo de pessoas esclarecidas que vendo e sabendo da disiminação das pessoas que protestão contra um regime que segrega e mata , ainda acreditão nessa mentira ,tenho pena de suas mentes abdusidas pelo maligno

Wellinton Motta

16/07/2015 - 02h51

A democracia na Venezuela é plena, rica e plural. A oposição é forte, atuante e quase ganhou as últimas eleições presidenciais. A imprensa é livre. Os políticos da oposição que estão presos e os que foram mortos são todos antipatriotas e terroristas treinados pela CIA !

Josias Vicente

16/07/2015 - 02h50

Aecim como sempre só dá prejuízo a nação, foi só passear com sua cambada, e fazer confusão, deveria restituir as despesas, como qualquer mal servidor que não cumpre com seu trabalho e faz despesas desnecessárias…

Wellinton Motta

16/07/2015 - 02h45

Exemplo de Democracia !!!

Sandra Francesca de Almeida

16/07/2015 - 02h44

Gente honesta é outra conversa.

José Neto

15/07/2015 - 23h19

Ninguém tacou na cara do Aécio golpista que o engarrafamento que sua trupe pegou foi por que um caminhão de farinha havia tombado? Que ironia do destino!!!

Katia Maia

16/07/2015 - 02h11

Só coxinhas que são míopes!

Cristiano Mendonça

16/07/2015 - 02h08

Bem mais normal que o abilulado senador tucano pelas praias de Minas.

    Moura Moura

    16/07/2015 - 03h10

    adorei o “abilulado” (bem apropriado ao louquécio), aqui no nordeste a gente diz abilOlado rsrsrs

Michaelson Ferreira Loiola

16/07/2015 - 02h05

Lana Adib

16/07/2015 - 01h37

Os três patetas, comandados pelo AÈBRIO Never levaram um tiro pela culatra.

Bernardo Arnildo Mallmann

16/07/2015 - 01h32

A farsa do Aécio e seus patetas não deu certo.

Luiz Fernando Salomon Pinto

16/07/2015 - 01h22

To até pensando em me mudar pra lá!!!!

Hannah da Terra

16/07/2015 - 01h17

O PSDB é um rachado contra o Brasil .

Areslindo Alves De Figueiredo

16/07/2015 - 01h06

#SomosTodosDilma

Rodrigo Santana Sacramento

16/07/2015 - 01h06

Nadia, eu já vi pessoas idiotas mas você me surpreendeu…Que mania desse povo chato, idiota, ignorante, sem argumento, sem educação…, de mandarem as pessoas se mudarem. Vai procurar uma rola e um livro de história pra parar de argumentar sobre o que não conhece…Reclama tanto do país e fica aqui enquanto manda os outros se mudarem…Alienada, sem informação, não por que discorda de mim mas porque seu argumento não tem base, é vazio, é torpe, é burro, é incoerente. As vezes eu me pergunto, “Será que eu conheço mesmo sobre isso, será que eu tenho uma opinião S. As vezes não tenho e não opino…Mas como eu tive o desprazer de ver seu comentário burro, vou sugerir que você limpe seu teclado com papel higiênico, pois deve estar cheio de merda. É isso que você faz no computador, digita merda!

    Moura Moura

    16/07/2015 - 03h06

    ô lapadaaa!!!!!! melhor tradução da ignorância. A ignorância burra, fétida e com preguiça de aprender. Valeu Rodrigo.

    Nelson Gaspar

    16/07/2015 - 04h25

    Rodrigo, você disse tudo e foi direto ao ponto. Tenho visto comentários desse tipo e fico assombrado com a burrice e a ignorância dessas pessoas. Sem qualquer base de conhecimento saem por aí vomitando ódio e estupidez. Acho deviam realmente ir procurar uma rola e descobrir o que fazer com ela.

    Moura Moura

    16/07/2015 - 04h34

    rsrsrsrs né isso? ô preguiça q esse povo tem de ler ou de ouvir a versão correta dos fatos

Lucas Alkaid Vicente

16/07/2015 - 01h00

Aecinho vai lá cavar no quintal do vizinho e depois acusa-lo de não manter a higiene. bah

Alexandre Soares

16/07/2015 - 00h59

“com quem é pago para defender o indefensável.”
Gente, processo nela por difamação. O nome tá aí. :)

Marcelo Rossi

16/07/2015 - 00h57

Antipatriotas ?? De que pais viestes? Do brasil 1968 ? Simbolo da miseria humana ? Paraiso era aqui com fhc, com 15 por cento de desemprego e juros a 32 pc ao mes ? Que delicia ! Feliz 2018 !

    Ricardoviamanos Lima

    16/07/2015 - 02h55

    Vc não sabe de nada só fala o que te mandam

    Marcelo Rossi

    16/07/2015 - 03h04

    Tadinho….feliz 2018 e saudacoes bolivarianas. Agradecimentos ao aecinho…caracas ficou um “brilho” so. Nao ficou um pozinho no lugar !

Ester Alves

16/07/2015 - 00h51

Os malucos que foram lá a troco de nada, deveriam devolver cada centavo que gastaram para fazer aquele circo de patetas

Rômulo Gustavo Martinez

16/07/2015 - 00h50

Em suma, quem devia intervir pela democracia era a Venezuela no Brasil.

Nadia Chater Haddad

16/07/2015 - 00h50

Não vou perder meu tempo discutindo o óbvio com quem é pago para defender o indefensável. Desejo a vocês muita sorte com suas convicções equivocadas.

    Orlando Pereira C Filho

    16/07/2015 - 00h53

    continua achando

    Silney Costae Silva

    16/07/2015 - 02h00

    E por que quer dar opinião se não tem argumento?

    Rodrigo Santana Sacramento

    16/07/2015 - 03h17

    Essa mulher fumou bosta de rato, só pode ser. Deixe o barato passar Nadia e depois você volta pra não continuar “falando” besteira…Nada contra a direita mas ela está me assustando, a falta de conhecimento mínimo. Não “digo” sobre partidos mas sim sobre história, sobre o passado, sobre conhecer os fatos…As pessoas estão confundindo as coisas. Sem o mínimo de conhecimento, sem o mínimo de ideologia estão defendendo causas a ferro e fogo, associando ao diabo…E sobre sermos pagos pra defender o indefensável, eu não sou pago. Mas, a constituição diz que todos tem direito a defesa, incluindo o senado Aécio eves. Nadia, o seu problema como o de muita gente aí, é não conhecer a história, não conseguir viver na democracia. A democracia é para um golpista o que o sol é para um vampiro!

Rosivan Silva

16/07/2015 - 00h50

Coxinhas se mordem kkkkk

Roney Rodrigues

16/07/2015 - 00h49

María Fernanda Arias Godoy

Nadia Chater Haddad

16/07/2015 - 00h43

Medíocres são aqueles que argumentam, batendo na mesma tecla: golpista, da direita. Se ser golpista da direita é ser patriota. coerente com a realidade, então quero ser da direita. Pra mim, hoje em dia quem é da esquerda tem pacto com o diabo.

    Fagner Fí

    16/07/2015 - 00h46

    Exagerada…

    Orlando Pereira C Filho

    16/07/2015 - 00h53

    idem

    Orlando Pereira C Filho

    16/07/2015 - 00h55

    dra em relações internacionais, explique para gente, que é do nordeste é burro, sua iluminação será bem vinda

    Lana Adib

    16/07/2015 - 01h34

    E vc deve ter pacto com imbecis e ignorantes.

    José Flávio Coutinho

    16/07/2015 - 02h01

    Nadia.sabe nada inocente.

    Silney Costae Silva

    16/07/2015 - 02h02

    Eu sou de esquerda e ateu, assim o diabo não passa de uma figura folclórica, sua opinião é tão significativa quanto uma porta rangendo.

    Moura Moura

    16/07/2015 - 03h14

    A ChatAr rinchou do verbo relinchar. Perdi minha paciência zzzzzzzz

    Alexandre Carmo

    16/07/2015 - 08h58

    Cala a boca Máguida!!!!meu senhor como fala M…,por favor senhora para de beber!

Zulmira Tinti

16/07/2015 - 00h39

Balela…..kkkkkk….suas opiniões pouco nos importam! Golpistas…direitona….

Nadia Chater Haddad

16/07/2015 - 00h37

Ridículo e sem graça. A Venezuela é o símbolo da miséria humana. Quem acha aquilo o paraíso que mude para lá. Medíocres e mentirosos e antipatriotas mercenários. Que nojo!

    Fagner Fí

    16/07/2015 - 00h39

    E quando a Venezuela foi um paraíso, linda? Quando?

    Antipatriotas? Oi? Que eu saiba, somos brasileiros e não venezuelanos.

    Orlando Pereira C Filho

    16/07/2015 - 00h53

    A estupidez sempre acha o que é ela quis

    Frederico Freder

    16/07/2015 - 01h39

    Pode ser o que for, mas não é uma ditadura.

    Fernando Ferraz

    16/07/2015 - 01h42

    Ohh Nadia, manda as fotos de quando você foi lá… Ou você soube disso pelo globo e pela veja?

    Jose Augusto

    16/07/2015 - 01h49

    Nossa quanta tolice. ” O Sábio fala porque tem alguma coisa a dizer … o tolo fala porque tem que dizer alguma coisa.”
    (Platão)

    Jose Augusto

    16/07/2015 - 01h50

    Para Nadia.

    Silney Costae Silva

    16/07/2015 - 01h57

    Publica as fotos da sua viagem a Venezuela. Ah! – não tem nem da cochinchina, nem da visita a casa da mãe, vai ter de lá né?

    José Flávio Coutinho

    16/07/2015 - 01h59

    Nadia,VC conhece a Venezuela? Se não,porque não te calas.

    Luís Eduardo Guedes

    16/07/2015 - 02h00

    Falou merda

    Alexandre Carmo

    16/07/2015 - 08h52

    Cala a boca Máguida!!!

Adelino Elias de Moura

16/07/2015 - 00h36

Aécio e a turma de tanta preguiça, nem relatório fez, ou sabia fazer! kkkk

    Ivone Junges

    16/07/2015 - 01h23

    E gastaram dinheiro público p/ criar factóide!

    Carmem Witt

    16/07/2015 - 04h29

    verdade, só passearam ,e gastaram nosso dinheiro,os pulhas,,,vagabundos

    Aurélio Moreira

    16/07/2015 - 05h22

    /

    bandidagem petista preocupada com dinheiro publico

    essa é nova pra mim

    Alexandre Carmo

    16/07/2015 - 08h47

    A bandidagem psdbista não fica preocupada,quer dizer,fica preocupada qdo não é ela quem está roubando tudo o q pode…,vai procurar uma R…,Xará

Márcia Cidade

16/07/2015 - 00h34

Eles não tem o que fazer não?
Foram querer aparecer e se ferraram.
Ridículos …

Beatriz Luiz

16/07/2015 - 00h34

palhaçada que patrocinamos.

Fagner Fí

16/07/2015 - 00h26

Eu queria mesmo é saber quando na história a Venezuela foi um paraíso. Os demotucanos foram para lá unicamente pra continuar alimentando a obsessão de certo grupo de lunáticos pelo pequeno país.


Leia mais

Recentes

Recentes