Menu

E se a delação contra Cunha fizer parte do jogo?

Francamente, não acredito em mais nada nessa grande conspiração midiático-judicial que se tornou a Lava Jato e suas delações. Tudo que vem dela merece minha desconfiança. Aliás, numa conjuntura como essa, confiar em quem? Que instituições merecem nossa confiança? Ao contrário do que tenta passar a mídia, a política é o único esteio ao qual devemos […]

113 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Francamente, não acredito em mais nada nessa grande conspiração midiático-judicial que se tornou a Lava Jato e suas delações.

Tudo que vem dela merece minha desconfiança.

Aliás, numa conjuntura como essa, confiar em quem?

Que instituições merecem nossa confiança?

Ao contrário do que tenta passar a mídia, a política é o único esteio ao qual devemos nos agarrar.

Aqueles que defendem políticas públicas progressistas, modernas, nacionalistas, investindo nos mais pobres de um lado, em infra-estrutura de outro, são os únicos que merecem a nossa confiança. 

Por que a confiança não é exatamente em sua conduta pessoal, esta infelizmente sujeita às chantagens e brutalidades do jogo sujo da política, somadas às vaidades e fraquezas características do ser humano, mas em suas ideias e projetos, que se transformam em ações concretas para melhorar a vida do povo e acelerar o nosso desenvolvimento sócio-econômico.

Voltando às minhas paranoias: e se as acusações contra os presidentes das casas legislativas, Cunha e Renan, estiverem sendo feitas com objetivo de chantageá-los, com a possibilidade de prisão, caso não aceitem o esquema golpista?

E se há um grande esquema de chantagem em andamento?

O blog Conversa Afiada divulgou, há pouco, uma denúncia sinistra, de que ministros do TCU estariam sendo chantageados para não aprovar as contas de Dilma Rousseff.

Uma coisa está clara para mim desde muito tempo: Cunha é um pião facilmente manipulável pela mídia e seus braços dentro dos aparelhos de repressão, justamente por seu longo e sombrio passado de denúncias.

Alguns analistas dizem que as acusações contra Cunha o desmoralizam e dificultam que seja ele o líder do processo de golpe.

Só que Cunha nunca foi líder de nada. Esse processo tem sido liderado pelo PSDB, a mídia, e alguns ainda misteriosos patrocinadores estrangeiros.  A prova disso é a blindagem incrível gozada pelos tucanos.

O Ministério Público e a Polícia Federal não tem coragem de investigar tucanos.

Todo o mundo político tem sido exposto, justo ou injustamente, à sanha dos aparelhos de repressão.

Menos o PSDB.

Nas redes, agora faz sucesso marcar eventos de filiação de tucanos ao PT para ver se alguém investiga alguma coisa sobre seus governos, que protagonizaram escândalos e mais escândalos, todos abafados.

Cunha e seus acólitos na Câmara não dão a mínima para essa questão de “imagem pública”.

Prefiro manter, portanto, meu nível de paranoia em estado máximo.

Todas essas jogadas, o inquérito contra Lula, a delação contra Cunha, podem ter apenas um objetivo: o golpe.

Entretanto, com golpe ou não, temos que admitir uma coisa. Esse curto circuito entre as instituições mostra que o Brasil do PT é um Brasil diferente.

Todo mundo é investigado.

Uma pena que esta liberdade esteja sendo manipulada com finalidades políticas espúrias, e conspurcada por excessos da Polícia Federal, conspirações do Ministério Público, arbítrios do judiciário e manipulação das notícias.

Ao cabo, aliás, o último problema mencionado, a manipulação da informação, é o problema principal, por ser a plataforma a partir da qual todas as conspirações se estruturam.

Saímos de uma situação em que o governo mandava abafar qualquer investigação contra si mesmo e seus aliados, para uma outra, de aparente descontrole dos órgãos de repressão, que seguem apenas a orientação da mídia.

No fundo sombrio das minhas paranoias, porém, ainda alimento um fio de esperança de que, quando (e se) vencermos todos esses golpes, conspirações, arbítrios judiciais, teremos um Brasil bem melhor.

***

No El País.

Cunha cobrou propina de 5 milhões de dólares, diz delator da Lava Jato

Em depoimento, Julio Camargo acusou Eduardo Cunha de cobrar para facilitar contrato

GIL ALESSI São Paulo 16 JUL 2015 – 17:56 BRT

Às vésperas de completar seu primeiro semestre à frente da Câmara dos Deputados, o presidente da casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi acusado de ter cobrado 10 milhões de dólares em propina. Em depoimento à Justiça Federal, o consultor Julio Camargo, um dos primeiros delatores da Lava Jato, afirmou que Cunha exigiu pessoalmente o pagamento da propina como forma de viabilizar um contrato de navios-sonda da Petrobras. Os dois teriam se encontrado no Rio de Janeiro. As informações foram vazadas nesta quinta-feira à imprensa.

De acordo com advogados presentes no interrogatório, Camargo teria dito que Cunha afirmou que o dinheiro seria dividido entre ele e o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, tido como o operador do PMDB no esquema de corrupção da Petrobras. O depoimento foi prestado na presença do juiz Sérgio Moro. Cunha negou as acusações, e chamou Camargo de mentiroso. “Obviamente, ele foi pressionado a esse tipo de depoimento. É ele que tem que provar”. (Leia a nota completa do peemedebista abaixo)

Na audiência, Camargo disse que “o deputado Eduardo Cunha é conhecido como uma pessoa agressiva”, mas que foi “extremamente amistoso, dizendo que ele não tinha nada pessoal contra mim, mas que havia um débito meu com o Fernando do qual ele era merecedor de 5 milhões de dólares”. O peemedebista teria dito ainda que era importante saldar a dívida o quanto antes, já que havia uma eleição municipal à vista.

É a acusação mais grave contra Cunha desde o início das investigações da Lava Jato, das quais ele também é alvo – ele já havia sido citado anteriormente pelo doleiro Alberto Yousseff. O peemedebista se consolidou como uma das maiores pedras no sapato do Governo desde que assumiu a presidência da Câmara em fevereiro deste ano. Ele impôs seguidas derrotas a Dilma Rousseff, e nos bastidores ameaça retaliar contra a petista devido aos desenvolvimentos da Lava Jato. Ele acredita que o Planalto tem estimulado os vazamentos de denúncia envolvendo seu nome. Apesar de acossado pelas investigações, o peemedebista conta com apoio maciço dos parlamentares, inclusive de deputados da oposição, como o PSDB.

Após operações de busca na quarta-feira em imóveis do deputado Fernando Collor (PTB-AL), Cunha chegou a brincar, dizendo que os agentes sabem onde ele mora. “Eu acordo às 6h, só peço para não chegarem antes disso”, disse a jornalistas.

As delações premiadas do consultor já implicaram também o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu – que pediu um habeas corpus preventivo para não ser preso. Segundo Camargo, o petista teria recebido 4 milhões de reais em propinas por intermédio do empresário Milton Pascowicth.

Em maio o presidente chegou a defender a convocação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para depor na CPI da Petrobras. A razão foi um mandado de busca e apreensão no departamento de informática da Câmara para apurar se Eduardo Cunha teria usado o seu mandato parlamentar para ajudar a quadrilha que desviou bilhões de reais da Petrobras. Desde então ele tem adotado um discurso de que é perseguido pelo Governo. “Ele [Janot] escolheu a mim e está insistindo na querela pessoal porque eu o contestei. Virou um problema pessoal dele comigo”, afirmou à época.

Em nota, Cunha desmente delator:

Leia na íntegra a nota de Eduardo Cunha sobre a delação de Camargo.

“Com relação à suposta nova versão atribuída ao delator Júlio Camargo, tenho a esclarecer o que se segue:

1- O delator já fez vários depoimentos, onde não havia confirmado qualquer fato referente a mim, sendo certo ao menos quatro depoimentos.
2- Após ameaças publicadas em órgãos da imprensa, atribuídas ao Procurados Geral da República, de anular a sua delação caso não mudasse a versão sobre mim, meus advogados protocolaram petição no STF alertando sobre isso.
3- Desminto com veemência as mentiras do delator e o desafio a prová-las.
4- É muito estranho, às vésperas da eleição do Procurador Geral da República e às vésperas de pronunciamento meu em rede nacional, que as ameaças ao delator tenham conseguido o efeito desejado pelo Procurador Geral da República, ou seja, obrigar o delator a mentir.”

***

Por fim, eu queria deixar um link de uma matéria publicada no site The Conversation, sobre a Lava Jato.

A reportagem reproduz algumas platitudes justiceiras de um dos principais procuradores da Lava Jato, o Carlos Lima.

Lima fala em “capitalismo de cumpadres”, como justificativa para sua sanha em destruir grandes empresas brasileiras.

O repórter, Anthony Pereira, saudavelmente cético diante da tão notoriamente hipócrita postura do procurador, encerra o texto lançando suspeitas suaves sobre suas intenções.

“(…) é difícil imaginar a visão de Santos Lima se tornando realidade. Muitas grandes companhias no mundo são altamente dependentes de favores do governo, num sistema capitalista global que é mais desigual e talvez mais competitivo e predatório do que nunca.

Lutar por leis mais fortes e mais repressão é muito bom, mas é difícil não ver as palavras do procurador como reflexos de uma tola moralidade de classe média sobre um escândalo ao fim do qual – como ocorreram em escândalos de corrupção do passado – alguns interesses privados e partidários irão prevalecer sobre outros.”

Pois é, Pereira foi na veia. O desmantelamento de poderosos setores da nossa construção civil não resultará, necessariamente, num ambiente mais saudável e mais competitivo no Brasil. Ao contrário, a destruição de empresas nacionais abrirá espaço para que grandes companhias estrangeiras, com apoio de seus respectivos governos, ocupem o espaço gentilmente aberto por um ministério público socialmente irresponsável, para dizer o mínimo.

O repórter também aborda a questão partidária. Claro que há, diz o repórter, interesses partidários de que a investigação siga por este ou aquele caminho. E nós sabemos muito bem que caminho está seguindo: basta ver que tipo de vazamentos seletivos tem sido feito e para onde se encaminham esses vazamentos.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marco Espirito Santo

21/07/2015 - 08h56

Francisco Rodrigues Ele pode ser o “boi de Piranha”, mas não do “golpe” tucano…..Na realidade teremos muitos bois ainda, pois quem manda e determina nem da Casa Grande é…..Além disso, hoje não é 1964. Quem é GM? diante de um Teori? Nem teoria teremos. Portanto. Todos mesmo medo é de assombração. O Brasil, diante desse ataque, terá e já está tendo reações internacionais de peso.

Francisco Rodrigues

21/07/2015 - 04h38

Não está sendo exatamente como eu disse no post “Cunha, o Boi de Piranha do Golpe Tucano”, mas estou convencido de que ele é o boi de piranha do golpe.

Francisco Rodrigues

21/07/2015 - 04h27

Para mim a sexta-feira de Cunha foram as primeiras trovoadas da tempestade que vem por aí

Marco Espirito Santo

20/07/2015 - 23h42

É. Faz parte do jogo, para livrar outros maiores.

Orlando Sales

20/07/2015 - 23h26

Miguel Do Rosario Na minha opinião tem muita coisa sendo feita errada! Eu detesto o Eduardo Cunha e duvido que ele seja inocente, mas me recuso a embarcar nessa histeria pós-delação que tomou conta da esquerda. O certo seria esperar uma prova mais concreta. Do jeito que a esquerda está agindo ele parece chancelar o senso comum atual de que a palavra do delator é “sagrada” e que é possível condenar com base apenas nela! Isso pode abrir um perigoso precedente para que futuras mentiras sejam igualmente tratadas como verdades, independentemente de provas materiais. Os delatores premiados já são os maiores formadores de opinião do Brasil na atualidade e, com essa precipatação, a esquerda está reforçando ainda mais esse quadro!

Thiago Verde

20/07/2015 - 12h50

Escrevi em outro lugar e reescrevo aqui: Eduardo Cunha chegou até onde está por acordos de poder e só sai daí por outro acordo de poder. O que move a política é o dinheiro e o poder, e só quando os detentores do poder e dinheiro quiserem cai alguém.
Nada a ver com interesse da população ou cumprimento da lei.

Pietro Azzulk

18/07/2015 - 04h41

Um Grande verdade

Michael Gimenez

18/07/2015 - 02h15

Andre Alliana

Gabryella Fagundes

17/07/2015 - 22h19

#NãoAoNazismoBrasil
#DestruirAgloboEseusDemôniosNossoDever

Jorge Vasconcelos de Brito

17/07/2015 - 19h51

Cafezinho, quem cvai dar golpe, com apoio de quem. Esses caras são ambviciosos, mas não são bobos. O tiro pode voltar contrta eles. Todos sabem, é certo, que um governo que se propuser sério, em todo sentido, ameaça esse poder que governa ha 500 anos. Esse governo foi instalado com Lula e continua com Dilma e ta ameaçandlo mesmo. O Collor tá pedindo a contenção do MPF. Porque?

José Kleristhon Duarte Nodari

17/07/2015 - 18h05

O engraçado é que o problema tá no governo e seus aliados.

Jair Romacho

17/07/2015 - 17h27

O governo começou a ficar mais limpo.

Marcelo Picinin Rocha

17/07/2015 - 17h05

Claro que sim

Rosely Da Silva Sousa

17/07/2015 - 16h24

E se ‘O Cafezinho’ tiver sido cooptado?

Renato Massi

17/07/2015 - 15h54

O STF e a PGR são sérios e jamais participariam dessas mazelas políticas. Por que se o o sujeito está envolvido, ele será julgado no STF em virtude do foro privilegiado.

Roberto Nahra

17/07/2015 - 15h44

Tem que deixar claro para a população que essas ameaças de romper com o governo, significa romper com o povo , romper com o país. Quem joga contra o governo joga contra o povo .

Pablo Pinheiro

17/07/2015 - 15h31

Sei. Muita paranóia

Joserina Passos

17/07/2015 - 15h16

É possível!

Iracema Leal

17/07/2015 - 15h00

Cunha na posição de chantageado? Menos, gente. Menos!

Paulo Dimas Tauyr

17/07/2015 - 13h31

Tudo teatro, Cunha denunciado, maiores serão os contra tempos articulados por ele contra Dilma.

Talita Siqueira

17/07/2015 - 12h00

Bruno Franco olha aí o que conversamos ontem.

Gilvan Bezerra

17/07/2015 - 11h56

MAIS É CLARO QUE É PARTE DO JOGO SUJO CONTRA O GOVERNO.

Marco Aurelio Souza Rodrigues

17/07/2015 - 10h28

Cunha (PMDB) e Lula(PT), são aliados.

Sonia O. Silva

17/07/2015 - 09h46

Nesse contexto, os cidadãos somos o quê? :( “Se sentindo impotente”

Kika Zanon

17/07/2015 - 09h28

o que dizer do pmdb?? só consigo me lembrar do sarney no segundo turno votando com o adesivo da Dilma no peito e digitando aético na urna… ou do imperardor hartung do es, #pmdbvigarista

Kika Zanon

17/07/2015 - 09h22

pmdb não se mantem no poder a séculos por ser um bom partido, seus partidarios, politicos de rapuna, sempre fizeram o Brasil que hj estamos vendo; estão em todos os pideres, cobertos e protegidos pelo sistema, o judiciario esta ai para mostrar.cunha esta ferido, não morto, o pmdb vai joga lo aos leões se a lava jato mexer com o pmdb…vai o cunha mas ficam os “anéis” #pmdbvigarista

Lucas Teixeira

17/07/2015 - 03h46

Que medinho]

Carlos Alberto Campos

17/07/2015 - 03h29

O velho Marx já sabia que nenhum partido pode funcionar na ilegalidade. E as oligarquias brasileiras de plantão também sabem, por instinto de sobrevivência. Então, colocar o PT na ilegalidade é o que importa. Parafraseando o “grande filósofo “: PARTIDO BOM É PARTIDO NA ILEGALIDADE.

Lulu Pereira

17/07/2015 - 03h21

moro é a face obscura e sádica dos marinho; e dele mesmo e do seu gangsterismo, são os agenciadores do golpe ao lado do mendes. o brasil virou um circo, só falta apagar a luz e acender um fósforo sob a lona. a nossa presidenta, mau assessorada por um bando de puxa sacos, terceirizou o governo e não assumiu o protagonismo político, papel do presidente, deixou a globo, o ministério da justiça correrem soltos, não apertou o judiciário, não se inspirou em correa, morales, kirchner, maduro ou castro, permitiu que quebrassem o dirceu, não mexeu nas estruturas arcaicas do país, da terra a mídia. sinal da paranóia. triste viver um novo golpe em pleno 2015, triste de quem tem filhos jovens, vai levar muito tempo pra consertar, isso tudo se não matarem o lula, quando nós deveríamos deixar de sermos passivos e acabar com essa figuras ordinárias a serviço da direita.

Marco Salles

17/07/2015 - 03h01

Miguel Do Rosario como assim vc não acredita ??? Esta claro o Financiamento Privado das Campanhas . Esta claro o envolvimento das empreiteiras . Etsa claro tb que em muitas situações esas doações são LEGAIS apesar de Imorais .. Esta claro tb que o foco é o desgoverno . O Foco sã os financiamentos recebidos pelo PT .. Como vc não acredita que o Moro conduz o processo ? Como vc não acredita que quem acusa o PT são os que mais receberam recursos e são os que votaram a Favor da MANUTENÇÂO do financiamento Privado …

Adelson Nascimento

17/07/2015 - 02h58

Verdade só sei uma coisa sabem eles que dado o golpe só quem tem força pra reagir e pmdb por a sociedade não vai engolir o pmdb até porque não tem líderes capaz, como Cunha e Renan tem seus podre estao descobrindo por que esses são carta fora do baralho então segue abrindo as valas

Joel Julio Thurler

17/07/2015 - 02h51

Cunha não precisava ser delatado pela Lava Jato. Contra ele foi instaurado mais de vinte processos desde 2007. Se tivesse sido julgado estaria preso e não estaria fazendo o que quer na Câmara com sua trupe.

Marcelo Beraldo

17/07/2015 - 02h49

Muito bom teu texto, Miguel. Também comungo da mesma sensação. Este poder estrangeiro sem face definida ,na verdade é o que mais me preocupa.

Deodoro Alvarenga

17/07/2015 - 02h09

Nao creio nisso. Falta apurar os demais.

Icléa Alves Simões

17/07/2015 - 02h01

Perderam uma grande oportunidade de prestar um serviço relevante ao país. Ao contrário só semearam instabilidade política, desemprego, perseguições para, no final, como diz Shakespeare, tanto barulho por nada!

Elianaz Malta

17/07/2015 - 02h00

Quando eu tô quase me acalmando tu vens e solta essa.dúvida em meu juízo. Outra noite sem paz e sem sono rs

Ana Maria Garcia

17/07/2015 - 02h00

Não e possivel, sera ?

Gilberto Araujo Barros

17/07/2015 - 01h53

Enquanto isso o pais esta parado Dilma brecka todos recursos para estados que não tem afinidades.

Erick Nogueira

17/07/2015 - 01h50

George Santos

Ana Oliveira

17/07/2015 - 01h50

Realmente nem sei o que pensar…

Tania Alves Amador

17/07/2015 - 01h43

Ruy Beck,Nelson Frick-Fagundes, Claudio Da Costa Matos

Luiza Helena Stoler

17/07/2015 - 01h40

Não confio em nada tb.
É tudo um jogo,bem articulado.

Carlos A Scorpião

17/07/2015 - 01h08

Se vale contra os outros, vale contra ele mais ainda, é ladrão mesmo! Mas ingênuo é que não sou para entrar nessas ilações “espertas” não duvido, SEI que ele é Larápio e pronto, leio sobre ele há muito sei das suas falcatruas no RJ, só esperava a hora dele, cada uma!

Vera Lucia C. Soares

17/07/2015 - 01h08

É, agora , o bicho vai pegar mesmo.
O Cunha não vai ser protegido – há consciência de toda a esquerda, inclusive de intelectuais, ex- ocupantes de cargos importantes, etc, que vão adotar posição contra.
MP DF. Arranje um desconfiômetro , pq vc vão prender sim o Corrupto Cunha.
O PMDB. Vai dar o golpe nele mesmo.

Dimi Ferraz

17/07/2015 - 01h04

Já começaram a misturar as cartas (confundir) para zerar o jogo… rsrsrs

Cecilia Corrêa

17/07/2015 - 00h51

Não é uma loucura pensar assim e nem nóia, já que folha, veja e época anunciaram a respeito do assunto. Muito estranho!

José Marinho

17/07/2015 - 00h24

O Ministro Teori Zavascki, do STF, relator do inquérito da Lava Jato, não dá indicio que vá prevaricar. Tem todo o meu apoio, doa a quem doer.

Eduardo Vieira Da Silva

17/07/2015 - 00h15

vai da pizza..a midia esta manipulando a verdade..se derrubar ela..ai sim o povo vai a urna..fhc so rouboune chamou varios de vagabundom
privatizou e fez fortuna…vamos esperar a vdd…
isso e um firma..vc contrata lideres se roubam…como vamos saber..ai e rua..

Fernando Zambroni

17/07/2015 - 00h08

Tá me cheirando a chantagem, tipo: Se coloca a favor do impeachment da Dilma, ou a gente te joga no fogo da Lava Jato.

Silvia Gerlande

16/07/2015 - 23h56

Quem sabe isso não é jogo sujo do juiz e da trupe de Aercim. Tudo pode acontecer pra colocarem o aercim no poder. Misericórdia. Essa justiça. Eles estão fazendo de tudo pra ver se alguém fala o nome de Lula. Agora vem com essa de tráfico de influência internacional. Eles querem fazer de tudo pra prenderem Lula.

    Zora Motta

    17/07/2015 - 03h46

    Precisamos ir mostrar força, união, ir pra rua!

Gerson

16/07/2015 - 20h54

“Entretanto, com golpe ou não, temos que admitir uma coisa. Esse curto circuito entre as instituições mostra que o Brasil do PT é um Brasil diferente.

Todo mundo é investigado.” Epaaaaaaaaaa, todo mundo nãooooo!!!! O PSDB NUNCA FOI, NUNCA É e NUNCA SERÁ investigado.

Silvia Gerlande

16/07/2015 - 23h48

Não duvido de nada. Só falta Aercim rogar a Moro por ele. Senão o Cunha não vai poder ajudá-los a dar o golpe. Tudo pra turma de Aercim pode.

Nancy Soares

16/07/2015 - 23h43

Não duvido nada que faz,o fato é que estamos no mato sem cachorro.

Beto Oliveira

16/07/2015 - 23h41

Rrrrrruuuuummmmm

Helbeth Lisboa de Oliva

16/07/2015 - 23h40

Será que não é mais uma encenação de uma comédia bufa? Será que não se trata de um “joguinho” de cena para demonstrar algo do tipo “imparcialidade e tratamento equinânime” dessa trupe de comediantes golpistas? Durmo com um olho aberto e outro fechado…

Daulto Bitencourte Garcia

16/07/2015 - 23h33

Acredito que seja um arranjo do Cardoso Ministro da Justiça com o Janot para dar uma esfrega no Cunha e faze-lo calar o bico e não pressionar o governo.

    Adelson Nascimento

    17/07/2015 - 03h03

    Como que esse Cunha era amigo do Collor desde o seu gov. e tem processo a vontade e procurar o lixo debaixo do tapete

Misael B. S. Filho

16/07/2015 - 23h31

Porque será que esse vídeo vazou….interessa a quem…?

Jo Jabaquara Vieira

16/07/2015 - 23h31

Não confiar no PT; ja sera questão de inteligência. .

Nando Leandro

16/07/2015 - 23h30

PODE SER MESMO MAS QUE TEM MENTIRADA A RODAR NAS DELAÇÕES TEM.

Leo Oliveira

16/07/2015 - 20h27

Se for um jogo, o Cunha acaba de ser expulso da partida.

O depoimento do delator é recheado de detalhes. Um dos poucos delatores premiados que apresentaram indícios: abertura de contas no exterior para recebimento de propinas, depósitos em empresas laranjas, telefonemas, encontros, endereços.

Agora somente é necessário ir atrás desses indícios.

O Cunha está agora num situação mais que delicada. Todo e qualquer gesto do presidente da Câmara vai ser interpretado como desespero.

Além do mais, chantagem se faz por debaixo dos panos. Quando um depoimento como o do lobista Camargo é dado com tantos detalhes a luz do dia, o estrago é inevitável.

Para que o possível gesto do deputado fluminense em favor de abertura de impedimento da Dilma tivesse alguma validade política, seria necessário que o autor fosse um político ilibado e não um estivesse sob a acusação de achaque, ainda mais uma acusação com tantos detalhes.

O Cunha desafiou a tudo e a todos.

Ninguém quer um presidente da Câmara tão poderoso como ele vinha se comportando, desafiando PF, Justiça, MP, STF, Poder Executivo, sindicatos, OAB, Igreja Católica.

Só se o Cunha fosse mágico para sobreviver depois de cultivar tantos desafetos.

E ele não é.

A única mágica que ele vai ter que tentar aprender é como abrir tornozeleira eletrônica.

Nando Leandro

16/07/2015 - 23h27

PODE SER MESMO MAS QUE TEM MENTIRADA A RODAR NAS DELAÇÕES TEM.

Julia Camargo

16/07/2015 - 23h22

Miguel, eu também não vi com alegria estas novas denuncias não. Cunha já disse que está a venda e sabemos bem quem pagaria…

Mauricio Bernardi

16/07/2015 - 23h20

Caro Miguel. Se essa investigação sem precedentes fosse para consertar o país, seria preciso mudar as instituições. Se o TCU, que acusa Dilma pelas pedaladas, tem corrupto lá dentro, precisaria mudar essa instituição. Se não vai mudar, dá mesmo para desconfiar. E muito.

Carlos Origa

16/07/2015 - 23h16

Como bem observou o advogado Pedro Benedito Maciel Neto, “O golpe em curso possui uma metodologia curiosa: (a) a Judicialização da Politica; (b) a Politização do Poder Judiciário; (c) a espetacularização (midiatização) do que foi jucializado e, por fim, d) a criminalização da Politica, dos políticos e dos partidos políticos, tudo para justificar o golpe.”

Nelma F. Santos

16/07/2015 - 23h16

E se…
Tudo é possível.

Aureliano Fuciletto

16/07/2015 - 23h16

Ate que enfim o cafezinho foi sobrio

Graça Evangelista

16/07/2015 - 23h06

Tudo isso é para chegar no… Lula! Não entenderam ainda?

Paulo da Costa

16/07/2015 - 22h57

Tudo é possível…É muito rolo !

Mercia Silva

16/07/2015 - 22h53

Eu concordo com a opinião do Cafezinho.Não acredito em mais nada, é uma conspiração só!

Jaerton Albuquerque Ferreira

16/07/2015 - 22h50

Já pensei nisso!!!! Eles não valem nada.

Ponzeto Luiz

16/07/2015 - 22h49

Que instituições merecem nossa confiança? Nenhuma!

Ivan Luiz Colossi de Arruda

16/07/2015 - 22h49

Há muita semelhança com a França do século passado https://www.youtube.com/watch?v=lh8lV60LOmQ

Helô

16/07/2015 - 19h47

Interessante. Alguém teria jogado Roberto Jefferson contra José Dirceu e Jefferson caiu na armadilha. É isso que o articulista quer dizer, que a pressão direta sobre Eduardo Cunha é para ele ficar emparedado e não resistir mais a mover o processo de impeachment, sob pena de não ser deixado em paz? Da mesma forma, a pressão midiática contra os ministros do TCU que poderiam entender a favor das contas de Dilma? Entendi direito? Seria uma tese muito, muito original. Eu não tinha pensado nessas hipóteses. Vou refletir.

Marilena Dorea

16/07/2015 - 22h46

Estou acreditando . Não iriam comprometer o comparsa a troco de nada

José Luiz Martins

16/07/2015 - 22h46

Na politicagem tudo é possivel…

Eduardo

16/07/2015 - 19h42

Caríssimo Rodrigo Viana, não sei sua idade, mas tenho 45 anos, venho de uma humilde ,porém tradicional origem soteropolitana,nasci, no Rio ,cresci em Sampa e voltei as minhas origens baianas.Não adianta a paranoia, o CAOS está instaurado.Meu pai,falecido a 3 anos ,sempre me dizia, os EUA ainda vão comandar o mundo por uns 150 a 200 anos, mesmo com o avanço surpreendente que veremos do amarelos.Você lembra que o I.R.A. entregou suas armar após o 11 /09/2001 ? Vc lembra que FHC decretou o NE goiano(chapada dos veadeiros) àrea de P.P.no dia 12/09/2001?e depois teve que voltar atrás?Vc lembra que a vale foi vendida po 3 BI para o grupo Vicunha cujos herdeiros são netos de FHC? VC lembra que D.Ruth Cardozo (Que Deus a tenha) ,faleceu de um infarto fulminante depois d evoltar de exames no INCOR, na semana seguinte em que foi acusada de usar cartões corporativos para manicure ???? E que LULA quando assumiu o PODER EXECUTIVO deste país, tomou a decisão de passar a borracha nos desmandos de FHC ?????Vamos a Platão : As Leis _ A democracia é o governo do Povo, ms não se elegem os bons, eles nascem e são pré-destinados. Eistein não foi eleito gênio, nem Jesus, nem Gandhi, nem Benito Juares, nem Garibaldi,Nem Simon Bolívar !!!!

Jorge Borges

16/07/2015 - 22h34

É óbvio que faz . É tudo parte de uma agenda montada lá em meados de 2014 entre Mídia , PSDB , Justiça e outras cabeças influentes , possivelmente no empresariado . O que está acontecendo desde o início pra chegar até o ponto que chegou , aqui onde estamos , sem reação alguma do STF , do Ministro da Justiça , acobertado por uma mídia totalmente cafajeste e com Sergio Moro agindo feito um Zorro do mau , pirado , sem travas ??? Isso é muito maior do que pensamos .

Wilson Santos

16/07/2015 - 22h32

Francisco Ribeiro Telles, como gostaria que vc estivesse errado sobre td aquilo que um dia me falou….

Paulo ETV

16/07/2015 - 19h31

precisamos sempre fazer o exercício da memória para lembrarmos que a aliança do PSDB com os banqueiros e,por consequência,com a mídia controlada por êles, existe desde as privatizações e se pudessemos usar a tática “siga o dinheiro” estaria tudo transparente.
portanto,o confronto de forças é inevitável e a tautologia “tudo é verdade(ou mentira)” e tôdas as variações possíveis é praticada “ad infinitum” pela estrutura da comunicação .

Patricio Lira

16/07/2015 - 22h30

oLHEM BEM PARA A CARA DESE VAGABUNDO, É A CAR DO CAPETA, SERA QUE O BRASIL MERECE? ESTOU INCONFORMADO COM OS DESMANDOS DESSE VERME.

Luiz Neves

16/07/2015 - 22h27

Também to nessa dúvida. Só sei que a tramóia está armada.

Elton Luiz de Souza

16/07/2015 - 22h27

Tudo para justificar, todos foram indiciados, todos responderam, sim, justificar uma impugnação ou impeachment de um presidente, mesmo sabendo que não há culpa a ser delegada no julgo, mais sim para dar fechamento a LAVA JATO. Ficando com toda culpa dos 500 anos de impunidade PT, pagou por mostrar a cara da injustiça, os poderes, que nunca tiveram a lisura e a concordância para manter a ordem dos seus integrantes, quem perdeu foi o BRASIL E OS BRASILEIROS, uma lição com ares deboche e pouco caso.

Ricardo Targino

16/07/2015 - 22h26

Se for, deixa a gente usar ela contra ele até amanhã que é a cadeia de TV. Mas duvido que seja, a nota de Janot deixa Cunha exposto. É denuncia nova.

    Miguel Do Rosario

    16/07/2015 - 22h40

    Sim, tem que usar. Eles jogam de lá, temos de jogar de cá.

    Miguel Do Rosario

    16/07/2015 - 22h40

    O vídeo é muito forte!

Hilton Vieira

16/07/2015 - 22h26

Faz parte da cultura do dedo-durrismo, que estão implantando no Brasil.

Reinaldo Mechica Miguel

16/07/2015 - 19h26

É simples. A estratégia é transformar em mar revolto para que o foco fique disperso. Simples assim. A época lança um petardo para desviar o foco do CRÁPULA CUNHA… PT, Saudações. DILMA VALENTE E LULA 2018!!!

Alceu Demeterco

16/07/2015 - 22h25

Tem fundamento.

Heloisa Ibrahim

16/07/2015 - 22h25

Faz sentido,mas torço para que esteja errado!

Jose Luiz Saavedra Baeta

16/07/2015 - 22h24

Sim faz sentido o que vc escreve

Aline Sant’ Ana

16/07/2015 - 22h23

Daniel Ferreira França

    Daniel Ferreira França

    16/07/2015 - 22h28

    Por que a confiança não é exatamente em sua conduta pessoal, esta infelizmente sujeita às chantagens e brutalidades do jogo sujo da política, somadas às vaidades e fraquezas características do ser humano, mas em suas ideias e projetos, que se transformam em ações concretas para melhorar a vida do povo e acelerar o nosso desenvolvimento sócio-econômico.

    Daniel Ferreira França

    16/07/2015 - 22h28

    Parei aí.

M Thereza Freitas

16/07/2015 - 22h23

não duvido de nada nessa corrida maluca. mas como é ruim viver nesse estado de alerta constante

    Zora Motta

    17/07/2015 - 03h46

    Muitooooooooo ruimmmmmmm.

Naza Moura

16/07/2015 - 22h23

Tem Razão… Pode ser tudo friamente Calculado. Em caso de Golpe, Renan e Cunha estariam impedidos de assumir. Então teria novas eleições. Isso pode fazer parte do Golpe Sim.

    Paulo Grazioli

    16/07/2015 - 23h27

    Impedir o PT de participar e o psol não poderia ir para os debates na TV.

Luiz Ricardo Ribeiro

16/07/2015 - 22h22

Acusar o Cunha em manchetes sensacionalistas passa credibilidade à mídia.

Rodrigo Bernardo

16/07/2015 - 22h22

Ninguém sabe o que está fazendo nesse jogo, é a famosa luta com navalha de olhos vendados.

Bruno Bevilacqua

16/07/2015 - 22h22

José Carlos Vieira Filho

16/07/2015 - 19h21

Miguel, não é paranoia, não.
Aliás, a defesa dos canalhas é essa mesma. fazer você pensar que é paranoico quando vê seus golpes. O que, aliás, não é difícil pra quem não é midiota.

Raul Meneleu Mascarenhas

16/07/2015 - 22h20

Quem acredita mais nas “otoridades”?

Vilma Borges Wiese

16/07/2015 - 22h17

O jogo so está começando. Falta muito para chegarmos ao sétimo selo. Decifra – me ou te devoro!

Silvio Serpa

16/07/2015 - 22h16

Caso a se pensar.

Marcos Portela

16/07/2015 - 22h16

Essas delações só valem contra o PT, contra o ladrão psicopata do Cunha e os corruptos ladrões do PSDB e DEM, são premiações, distribuídas pelo “Juiz” Baú da Felicidade, ainda viram heróis na imprensa golpista.

Josias Vicente

16/07/2015 - 22h14

Não duvido nada, até mesmo com sua anuência…a GLOPISTA não dorme, ela tá com saudade dos bons tempos da Ditadura, pra ela é claro….!!!

Frederico Freder

16/07/2015 - 22h13

Delação não é indício de nada e não vale como prova. Eu não me iludo com essa delação.


Leia mais

Recentes

Recentes