Menu

Partidos da direita política têm a menor proporção de jovens filiados

Por Theófilo Rodrigues Algumas semanas atrás uma interessante matéria do jornal O Globo trouxe dados sobre a recente queda nas filiações de jovens entre 16 e 24 anos nos partidos políticos brasileiros. A partir de uma comparação entre os números de filiação dos eleitores entre 2009 e 2015 das cinco maiores legendas – PMDB, PT, […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Theófilo Rodrigues
Algumas semanas atrás uma interessante matéria do jornal O Globo trouxe dados sobre a recente queda nas filiações de jovens entre 16 e 24 anos nos partidos políticos brasileiros.

A partir de uma comparação entre os números de filiação dos eleitores entre 2009 e 2015 das cinco maiores legendas – PMDB, PT, PP, PSDB e PDT – o jornal concluiu que os jovens reduziram seu interesse pelos partidos.

Não sei se por hobby, por ofício ou apenas vício fui em busca de mais informações sobre o assunto diretamente na fonte: o TSE.

E qual foi minha surpresa? Quando reunidos, sistematizados e observados percebemos que aqueles montantes de números revelam muito mais do que trouxe a matéria.

Podemos dizer, por exemplo, que dos 17 partidos que foram listados, os que em 2014 possuíam a menor proporção de filiados jovens em suas fileiras eram aqueles que se encontravam à direita do espectro político: PTB (1,6%), PMDB (1,6%), PP (1,6%) e DEM (1,4%). Por outro lado, o partido que possuía a maior proporção de jovens de 16 a 24 anos filiados era o PSOL – esquerda do espectro político – com 11,5%.

No que diz respeito à redução do número de jovens filiados nos partidos políticos de 2009 para 2015 a matéria poderia ter mencionado um fato interessante: o PSOL foi o único que ampliou efetivamente o número de eleitores entre 16 e 24 anos em suas fileiras durante o período.

Mesmo sob a forte influência da criminalização da política praticada por alguns setores do jornalismo brasileiro e do mau exemplo oferecido por certos políticos patrimonialistas que confundem o público com o privado, os jovens continuam buscando partidos políticos para se filiarem.

O que os dados parecem indicar é que talvez esses jovens estejam preferindo outros partidos em vez dos tradicionais que ocupam o poder. O Podemos na Espanha, o Syriza na Grécia ou os comunistas no Japão parecem evidenciar isso.

Até onde a vista alcança não haverá democracia sem partidos. A tarefa cidadã do momento consiste, portanto, em construí-los de forma significativa entre o sonho e a responsabilidade. Ou, como diria Gramsci, na linha tênue entre “o pessimismo da razão e o otimismo da vontade”.

Theófilo Rodrigues é cientista político.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Cristiano

29/07/2015 - 11h29

Poderia ter citado a proporção de jovem em todos os partidos. Simplesmente deixou de citar os dados dos dois principais partidos da política brasileira dos últimos 20 anos: PT e PSDB…

Vitor

29/07/2015 - 10h05

Acho natural que a ‘pureza’ do PSOL atraia os mais jovens. Para eles, o PT já estava no poder quando começaram a entender algo de política, o que vai de encontro com a natureza mais rebelde da idade… E poucos são conservadores nessa idade.

    Anônimo

    29/07/2015 - 11h40

    Ah não, pelo contrário, os jovens de hoje são inconscientemente conservadores. Digo inconsciente porque perderam ou nunca adquiriram a capacidade de raciocinar sobre o todo. A pequena fatia dos jovens que ainda fazem uso dos seus neurônios estão a esquerda da manada.

      desconhecido

      29/07/2015 - 13h38

      cadê os jovens da cor negra da foto da reportagem! Quem achar ganha…


Leia mais

Recentes

Recentes