Menu

Forum 21, por uma frente antigolpista permanente

Texto publicado no site Carta Maior. Convocatória para plenária do Fórum21 A plenária será realizada nesta quinta-feira (3) no auditório do Sindicato dos Engenheiros, situado na Rua Genebra, 25, Bela Vista, às 19:00 horas. Mensagem enviada por Luis Carlos Bresser Pereira: Estou com o Forum21 em sua luta pela defesa da democracia. Defendê-la, neste momento, […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Texto publicado no site Carta Maior.

Convocatória para plenária do Fórum21

A plenária será realizada nesta quinta-feira (3) no auditório do Sindicato dos Engenheiros, situado na Rua Genebra, 25, Bela Vista, às 19:00 horas.

Mensagem enviada por Luis Carlos Bresser Pereira:

Estou com o Forum21 em sua luta pela defesa da democracia. Defendê-la, neste momento, significa defender o mandato da presidente Dilma Rousseff, mesmo quando não estamos de acordo com ela. Há uma direita golpista que não se conforma com a derrota e aproveita a crise econômica para criar insegurança. Por isso, iniciativas como o Fórum21 são necessárias e oportunas.

***

Convocatória Para o Fórum21

Companheiros e companheiras

É dispensável qualificar a gravidade do momento histórico brasileiro.

Mas é imperioso acionar energias e convicções para romper a prostração que guarda relação de causa e efeito com a crise que nos consome.

Desde dezembro de 2014, dezenas de reuniões foram realizadas em residências, sindicatos e entidades da sociedade civil, na tentativa de encontrar saídas para a encruzilhada que capturou o país.

Entre elas, as iniciativas do Fórum21, que avançaram além da mera constatação dos impasses.

Mas que, a exemplo das demais, carecem ainda de interação, organicidade, calendário e recursos para assumir o protagonismo de uma frente progressista que todos sabemos ser necessário.

Mesmo nos piores momentos da vida brasileira, sob a repressão de um aparato ditatorial impiedoso e da censura mais esférica à opinião democrática e progressista, conseguimos reunir as reservas morais e intelectuais da nação para reagir.

Felizmente, não vivemos hoje sob uma ditadura das armas.

Mas enfrentamos um compacto sistema de asfixia ideológica e financeira talvez inédito na história nacional.

Ele sonega à sociedade o debate desassombrado do passo seguinte do nosso desenvolvimento, em meio a um recrudescimento da crise mundial; interdita projetos alternativos ao receituário conservador e desqualifica a política, portanto a democracia, como verdadeiro locus de um futuro hoje capturado pela usurpação dos mercados.

A nossa primeira resposta deve ser mais democracia.

Inclui-se nesse mutirão de engajamento reavivar o Fórum21.

Essa é uma tarefa que todos podemos e devemos assumir.

Nos últimos dias reunimos com vários companheiros, dispersos em grupos de debates durante os últimos meses.

Com essa adesão ganhamos nova musculatura intelectual e organizativa para enfrentar os dias difíceis que estamos vivendo e os que estão por vir.

Convido-os para uma ampla e aguerrida plenária do Fórum 21, à altura da gravidade que a crise brasileira e mundial cobra da consciência progressista e democrática nesse momento.

A plenária será realizada no auditório do Sindicato dos Engenheiros, situado na Rua Genebra, 25, Bela Vista, às 19:00 horas.

Esperamos uma presença significativa e expressiva de companheiros e companheiras que querem um país que respeite os preceitos constitucionais, a decisão soberana do povo e a convivência social, tão abalada nos últimos tempos.

Vamos todos à plenária do Fórum21, para construirmos uma pauta e uma agenda de debates e produção de textos e seminários, que promovam a democracia, o Estado de Direito, o respeito às instituições e às pessoas, fortalecendo a consciência do povo brasileiro em torno de um projeto de nação soberana e para todos.

Encerramos lembrando que muitos dos que estarão presentes na plenária, enfrentamos uma ditadura violenta

E vencemos.

O que temos pela frente agora é tão sério quanto isso, mas é a nossa tarefa.

Fórum21

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

José Eduardo Inácio Medeiros

10/09/2015 - 14h03

#CunhaNaCadeia

Monica Figueiredo

06/09/2015 - 15h23

Monica Figueiredo

06/09/2015 - 15h23

Monica Figueiredo

06/09/2015 - 15h23

Messias Franca de Macedo

04/09/2015 - 18h48

https://soundcloud.com/redebrasilatual/conferencia-nacional-popular-em-defesa-da-democracia-e-por-uma-nova-politica-economica#t=0:02

Conferência Nacional Popular: em defesa da democracia e por uma nova política econômica

Por jornalista Paulo Vanucchi

Geysa Helena Dantas Guimarães

04/09/2015 - 11h45

Bresser Pereira tem sido uma grata surpresa.

Lígia Cavalcanti

04/09/2015 - 09h14

Que bom, espero que vocês ampliem para todas as regiões do Brasil, pois precisamos unir forças para a permanência da democracia do nosso país.
Sou de Recife, e adoraria receber todas as informações do Forum21.

Toinha Rodrigues

04/09/2015 - 11h14

Contra o golpismo

Maria Goumaz

04/09/2015 - 05h01

TÔ dentro!!÷.

Severo Augusto

04/09/2015 - 01h41

Olá Miguel.
Dá uma olhada neste artigo do Outras Palavras.
Muito instrutivo e esclarecedor.
Grande abraço.

O fantasma do Ultra-capitalismo.

http://outraspalavras.net/destaques/o-fantasma-do-ultra-capitalismo/

Frederico Freder

03/09/2015 - 23h13

A intenção é apenas enfraquecer o governo e levar o clima de tensão até 2018. Eu já estou cansado disso.


Leia mais

Recentes

Recentes