Menu

Conversar com um fascista: um desafio

Por Rubens Casara, no Justificando Em Adorno, a ignorância, a ausência de reflexão, a identificação de inimigos imaginários, a transformação dos acusadores em julgadores (e vice-versa) e a manipulação do discurso religioso são, dentre outros sintomas, apontados como típicos do pensamento autoritário.  Pensem, agora, na naturalização com que direitos fundamentais são afastados e violados no […]

86 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Rubens Casara, no Justificando

Em Adorno, a ignorância, a ausência de reflexão, a identificação de inimigos imaginários, a transformação dos acusadores em julgadores (e vice-versa) e a manipulação do discurso religioso são, dentre outros sintomas, apontados como típicos do pensamento autoritário. 

Pensem, agora, na naturalização com que direitos fundamentais são afastados e violados no Brasil, na crença no uso da força (e do sistema penal) para resolver os mais variados problemas sociais, na demonização de um partido político (que, apesar de vários erros, e ao contrário de outros partidos apontados como “democráticos”, não aderiu aos projetos a seguir descritos), no prestígio novamente atribuído aos “juízes-inquisidores”, nos recentes linchamentos (inclusive virtuais), no número tanto de pessoas mortas por ação da polícia quanto de policiais mortos e nos projetos legislativos que:

  1. Relativizam a presunção de inocência;
  2. Ampliam as hipóteses de “prisão em flagrante” em evidente violação aos limites semânticos da palavra “flagrante” inscrita no texto Constitucional como limite ao exercício do poder;
  3. Criminalizam os movimentos sociais com a desculpa de prevenir “atos de terrorismo”;
  4. Impedem o fornecimento de “pílulas do dia seguinte” para profilaxia de gravidez decorrente de violência sexual e criminalizam médicos que dão informações para mulheres vítimas de violência sexual;
  5. Eliminam o princípio constitucional da gratuidade na educação pública, dentre outras aberrações jurídicas.

Conclusão? Avança-se na escala do fascismo.

O fascismo recebeu seu nome na Itália, mas Mussolini nunca esteve sozinho. Diversos movimentos semelhantes surgiram no pós-guerra com a mesma receita que unia voluntarismo, pouca reflexão e violência contra seus inimigos. Hoje, parece que há consenso de que existe(m) fascismo(s) para além do fenômeno italiano ou, ainda, que o fascismo é um amálgama de significantes, um “patrimônio” de teorias, valores, princípios, estratégias e práticas à disposição dos governantes ou de lideranças de ocasião (que podem, por exemplo, ser fabricadas pelos detentores do poder político ou econômico, em especial através dos meios de comunicação de massa), que disseminam o ódio contra o que existe para conquistar o poder e/ou impor suas concepções de mundo.

O fascismo possui inegavelmente uma ideologia: uma ideologia de negação. Nega-se tudo (as diferenças, as qualidades dos opositores, as conquistas históricas, a luta de classes, etc.), principalmente, o conhecimento e, em consequência, o diálogo capaz de superar a ausência de saber.

Os fascistas, como já foi dito, talvez não saibam o que querem, mas sabem bem o que não suportam. Não suportam a democracia, entendida como concretização dos direitos fundamentais de todos, como processo de educação para a liberdade e de limites ao exercício do poder. Essa mistura de pouca reflexão (o fascismo, nesse particular, aproxima-se dos fundamentalismos, ambos marcados pela ode à ignorância) e recurso à força (como resposta preferencial para os mais variados problemas sociais) produz reflexos em toda a sociedade.

As práticas fascistas revelam uma desconfiança. O fascista desconfia do conhecimento, tem ódio de quem demonstra saber algo que afronte ou se revele capaz de abalar suas crenças. Ignorância e confusão pautam sua postura na sociedade. O recurso a crenças irracionais ou anti-racionais, a criação de inimigos imaginários (a transformação do “diferente” em inimigo), a confusão entre acusação e julgamento (o acusador – aquele indivíduo que aponta o dedo e atribui responsabilidade – que se transforma em juiz e o juiz que se torna acusador – o inquisidor pós-moderno) são sintomas do fascismo que poderiam ser superados se o sujeito estivesse aberto ao saber, ao diálogo que revela diversos saberes.

Diante dos riscos do fascismo, o desafio é confrontar o fascista com aquilo que para ele é insuportável: o outro. O instrumento? O diálogo, na melhor tradição filosófica atribuída a Sócrates. Talvez esse seja o objetivo do diálogo proposto pela filósofa Marcia Tiburi em seu novo livro, que tive o prazer de apresentar (o prefácio é do sempre excelente Jean Wyllys).

Em “Como conversar com um fascista: reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro” (Rio de janeiro: Saraiva, 2015), a autora resgata a política como experiência de linguagem, sempre presente na vida em comum, e investe nessa operação, que exige o encontro entre o “eu” e o “tu”, apresentada como fundamental à construção democrática. De fato, a qualidade e a própria existência da forma democrática dependem da abertura ao diálogo, da construção de diálogos genuínos – que não se confundem com monólogos travestidos de diálogos – em que a individualidade e os interesses de cada pessoa não inviabilizam a construção de um projeto comum, de uma comunidade fundada na reciprocidade e no respeito à alteridade.

Ao tratar da personalidade autoritária, dos micro-fascismos do dia-a-dia, do consumismo da linguagem, da transformação de pessoas em objetos, da plastificação das relações, da idiotização de parcela da população, dentre outros fenômenos perceptíveis na sociedade brasileira, Marcia Tiburi sugere uma mudança de atitude do um-para-com-o-outro.

Nos diversos ensaios deste livro, a autora conduz o leitor para um processo de reflexão e descoberta dos valores democráticos, bem como desvela as contradições, os preconceitos e as práticas que caracterizam os movimentos autoritários em plena democracia formal.

Mas, não é só.

Ao propor que a experiência dialógica alcance também os fascistas, aqueles que se recusam a perceber e aceitar o outro em sua totalidade, Marcia Tiburi exerce a arte de resistir. Dialogar com um fascista, e sobre o fascismo, forçar uma relação com um sujeito incapaz de suportar a diferença inerente ao diálogo, é um ato de resistência. Confrontar o fascista, desvelar sua ignorância, fornecer informação/conhecimento, levar esse interlocutor à contradição, desconstruindo suas certezas, forçando-o a admitir que seu conhecimento é limitado, fazem parte do empreendimento ético-político da autora,  que faz neste livro uma aposta na potência do diálogo e na difusão do conhecimento como antídoto à tradição autoritária que condiciona o pensamento e a ação em terra brasilis. O leitor, ao final, perceberá que não só o objetivo foi alcançado como também que a autora nos brindou com um texto delicioso, original, profundo sem ser pretensioso. Mais do que recomendada a leitura.

Aproveito para convidar a todos/todas para os lançamentos já confirmados:

05/11 – Rio de Janeiro. Local: Travessa do Leblon.

10/11 – São Paulo. Local:  Espaço Revista Cult.

23/11- Belo Horizonte. Local: Sempre um Papo.

Rubens Casara é Doutor em Direito, Mestre em Ciências Penais, Juiz de Direito do TJ/RJ, Coordenador de Processo Penal da EMERJ e escreve a Coluna ContraCorrentes, aos sábados, com Giane Alvares, Marcelo Semer, Marcio Sotelo Felippe e Patrick Mariano.
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Maria Aparecida Sacconi Ferreira

27/10/2015 - 22h13

As práticas fascistas revelam uma desconfiança. O fascista desconfia do conhecimento, tem ódio de quem demonstra saber algo que afronte ou se revele capaz de abalar suas crenças. Ignorância e confusão pautam sua postura na sociedade. O recurso a crenças irracionais ou anti-racionais, a criação de inimigos imaginários (a transformação do “diferente” em inimigo), a confusão entre acusação e julgamento (o acusador – aquele indivíduo que aponta o dedo e atribui responsabilidade – que se transforma em juiz e o juiz que se torna acusador – o inquisidor pós-moderno) são sintomas do fascismo que poderiam ser superados se o sujeito estivesse aberto ao saber, ao diálogo que revela diversos saberes.

Maria Aparecida Sacconi Ferreira

27/10/2015 - 22h12

Ótimo.

Marilena Dorea

26/10/2015 - 10h31

Como todo bom fascista é assustador.

Diego

26/10/2015 - 07h40

SÓ PRA RELEMBRAR: ZELOTES R$ 565 BILHÕES

COMO RASTREAR ESSES LADRÕES? CPMF!
Provavelmente no caso, não havia CPMF quando praticaram o crime da remessa clandestina p/ o exterior desses valores. Poderão ser rastreados no retorno com uma nova CPMF, ie. se os reponsáveis fizerem o retorno desses valores. Em todo caso, esses valores são ilegais por cometerem crime contra a Receita Federal e deverão ser repatriados.

http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2015/09/os-misterios-da-operacao-zelotes.html

http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2015/10/brasil-foi-roubado-em-um-trilhao-de.html

Regis Serpa

26/10/2015 - 06h17

Bom carregar um pacotinho com bifinhos Doguitos.

Cristian Maximiliano

26/10/2015 - 03h03

Realmente eles nuncam Assume que o facismo foi de esquerda,tragico,,malditos facistas olha o Jeanus willys que quer até acabar com o riso do pessoal, ou pior,olha o MEC doutrinando é Facistas são foda mesmo

Carlos Hums

26/10/2015 - 00h16

O Cafezinho precisa urgentemente controlar melhor os comentários, tem muito comentário feito só para agredir, sem qualquer racionalidade. Alguns vêm aqui somente para provocar. Se continuar assim não há como acompanhar mais o site. Abraço.

Wanderson Sant Ana Leite

25/10/2015 - 20h07

O mesmo desafio de conversar com um fascista, é conversar com um esquerdista que tem a causa acima da razão! Os dois dão extremistas, os dois são surdos… não querem convencer o outro … mas sim impor ao outro.

Claudia Malavasi

25/10/2015 - 18h23

DERROTADO QUE É DERROTADO, É DERROTADO!

Daise Aparecida Vilela Tostes

25/10/2015 - 18h22

Fascista não conversa , agride.

Ka Souza

25/10/2015 - 17h12

Surtados de ira e ignorância!!

Custoso S Cicero

25/10/2015 - 14h04

a sociedade estava sendo manipulada por uma mídia e imprensa fascista ainda bem que os pseudos protestos perdem força a cada dia …

Rogéria Barbosa

25/10/2015 - 13h35

Preocupante :'(

Andreza Rodante

25/10/2015 - 11h51

Como dialogar com pessoas que não conseguem sequer discernir realidade de ficção?

Luzeneide Fernandes

25/10/2015 - 11h44

A direita está ficando louca, até 2018 vai faltar hospital de loucos pra os “coxinhas desequilibrados”

Magno Lass

25/10/2015 - 11h01

Nada de furar o Pixuleco, hein?!

    Luiz Fernando

    26/10/2015 - 06h33

    Sair desfilando com bonecos vestindo roupas de presidiários caracterizando e agredindo pessoas se você não sabe é uma característica dos fascistas

Fernando Brito

25/10/2015 - 10h04

Reparem o ódio no rosto

Messias Franca de Macedo

25/10/2015 - 06h09

O MINUTO

“eu estou sempre lutando pelo próximo
minuto”, digo à minha mulher.
(…)
O minuto é uma coisa muito
sagrada.
lutei por cada um deles desde a minha
infância.
eu continuo a lutar por cada um deles.
nunca fiquei chateado ou
sem saber o que fazer em seguida.
mesmo quando não faço nada,
eu estou utilizando meu tempo.
(…)
certas pessoas não têm ideia do quanto
um minuto
é precioso.
luto para entender a essência
do meu tempo.
(…)
lutar por cada minuto é
lutar pelo que é possível dentro
de você,
de modo que sua vida e sua morte
não sejam iguais à de certas pessoas.
não seja como elas
e você irá
sobreviver.
minuto a
minuto.

Charles Bukowski – em ‘As Pessoas Parecem Flores Finalmente’

Claudio Camara

25/10/2015 - 05h06

OH bicho imundo parece um cachorro veado no cio, querendo dá para o petista,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Joao Junior Correa

25/10/2015 - 04h07

O MOÇO ESTÁ HISTÉRICO, DESCONTROLADO, DEVE SER DAQUELES QUE CLAMA POR UMA “DITA DURA”

Patricia E Mesquita

25/10/2015 - 03h12

Apoplexia do rapaz pode dar derrame e ele virar um vegetal. Q só vai fazer diferença no nivel de ruído, pq capacidade de argumentação e de pensamento sao nulos.

Marcelo Mota

25/10/2015 - 03h02

Não se conversa com fascista , se racha a sua cabeça e o extermina .

Ednamay Almeida

25/10/2015 - 02h43

Cão raivoso!

Messias Franca de Macedo

24/10/2015 - 23h37

[Não há diálogo com os nazifascistas]

“Aqui é terra dos Coxinha”: Suplicy é hostilizado na Livraria Cultura (vídeo)

https://www.youtube.com/watch?v=zhppKrTYG4s

Postado em 24 de outubro de 2015 às 5:46 pm

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/aqui-e-terra-dos-coxinha-suplicy-e-hostilizado-na-livraria-cultura-video/

    Moacir

    25/10/2015 - 10h27

    Essa moça é tão parda quanto a maioria de nós e seria bonita se não ficasse tão deformada por esse ódio doentio. Realmente tal sentimento não lhe cai bem… Uma pena!…

Messias Franca de Macedo

24/10/2015 - 22h47

O golpe não é contra Dilma, Lula ou o PT. É contra você

24 de Outubro de 2015

Sociólogo Marcelo Zero afirma em artigo para o 247 que o golpe planejado pela oposição “é contra os 54,3 milhões de votos que elegeram a presidenta em eleições livres e limpas. O mandato presidencial a eles pertence. Caso a agressão à soberania popular promovida pelo golpe se concretize, eles é que serão cassados”; é também “contra os 42 milhões de brasileiros que ascenderam à classe média nos últimos 13 anos” e “contra os 22 milhões de cidadãos que deixaram a pobreza extrema para trás”; segundo ele, “o golpe é contra a grande nação e pela republiqueta de bananas. O golpe é contra a democracia. Contra o Brasil. O golpe é, sobretudo, contra você”; leia a íntegra

(…)

FONTE [LÍMPIDA]: http://www.brasil247.com/pt/colunistas/marcelozero/202286/O-golpe-n%C3%A3o-%C3%A9-contra-Dilma-Lula-ou-o-PT-%C3%89-contra-voc%C3%AA.htm

Messias Franca de Macedo

24/10/2015 - 22h39

O dia em que vi o fascismo de perto

sábado, 24 de outubro de 2015

https://www.youtube.com/watch?v=dVY9HMBoCZo

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/10/o-dia-em-que-vi-o-fascismo-de-perto.html

Nivaldo Silva

25/10/2015 - 00h39

Fascismo no Brasil ? e se fosse quem seria o fascista ?

Messias Franca de Macedo

24/10/2015 - 22h31

*Rubens Casara convida para o lançamento do livro “Como conversar com um fascista: reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro”, de autoria de **Marcia Tiburi, Editora Saraiva, 2015.
[Ah, o prefácio é do sempre excelente Jean Wyllys]

*Doutor em Direito, Mestre em Ciências Penais, Juiz de Direito do TJ/RJ, Coordenador de Processo Penal da EMERJ
**artista plástica, professora de Filosofia e escritora.

(…)
Ao propor que a experiência dialógica alcance também os fascistas, aqueles que se recusam a perceber e aceitar o outro em sua totalidade, Marcia Tiburi exerce a arte de resistir. Dialogar com um fascista, e sobre o fascismo, forçar uma relação com um sujeito incapaz de suportar a diferença inerente ao diálogo, é um ato de resistência. Confrontar o fascista, desvelar sua ignorância, fornecer informação/conhecimento, levar esse interlocutor à contradição, desconstruindo suas certezas, forçando-o a admitir que seu conhecimento é limitado, fazem parte do empreendimento ético-político da autora, que faz neste livro uma aposta na potência do diálogo e na difusão do conhecimento como antídoto à tradição autoritária que condiciona o pensamento e a ação em terra brasilis. O leitor, ao final, perceberá que não só o objetivo foi alcançado como também que a autora nos brindou com um texto delicioso, original, profundo sem ser pretensioso. Mais do que recomendada a leitura.

Aproveito para convidar a todos/todas para os lançamentos já confirmados:

05/11 – Rio de Janeiro. Local: Travessa do Leblon.

10/11 – São Paulo. Local: Espaço Revista Cult.

23/11- Belo Horizonte. Local: Sempre um Papo.

FONTE [LÍMPIDA!]: http://justificando.com/2015/10/24/conversar-com-um-fascista-um-desafio-/

Cesar Murilo Morais Soares

25/10/2015 - 00h30

Pura alienação.Rôbos com 128 kb de memória.

Roni Vasconcelos

25/10/2015 - 00h28

São zero à esquerda

    Roberto Carlos

    25/10/2015 - 00h34

    Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.

    Roni Vasconcelos

    25/10/2015 - 00h41

    Lê o “O Quarto Poder” do jornalista Paulo Henrique Amorim, depois “O Diario do Presidente” de FHC . Vai aprender muita coisa a respeito pra falar com mais certeza

    Roni Vasconcelos

    25/10/2015 - 01h10

    Ñ quiz responder por que ñ sabe nada a respeito novato

Edson Conterno

25/10/2015 - 00h23

Cadê o Aécio o Grande FOGO DE BOSTA DESTA HISTÓRIA…

    Roberto Carlos

    25/10/2015 - 00h34

    BOSTA E VC EXTRUME. LAVE SUA BOCA PRA FALAR DO NOSSO SENADOR.

Felippe Amorim

25/10/2015 - 00h21

Pior que fascista e o desentendido papagaio.

Itamar Vaz Silva

25/10/2015 - 00h19

Ele foi seduzido pelo PIG.
Seu nome é Bruno… Bruno Facistinha!

    Roberto Carlos

    25/10/2015 - 00h33

    Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.

      Marcos

      25/10/2015 - 15h50

      Como esses coxinhas são burros!
      Votam em Aecioporto, em Serrachevron, em Chuchualckmin, em tucanalhas golpistas, ladrões, incompetentes e entreguistas, e depois chamam os petistas de corruptos. Burraldinos! Analfabetos políticos!

Daniel Silva

25/10/2015 - 00h09

Briguei com familiares e cortei amizade por causa disso.

Fatima Ampessan

24/10/2015 - 23h14

Nossa, eu nunca mais aparecia em público depois dessa foto! Parece um cão raivoso! Pior, vai ficar eternizado!

    Roberto Carlos

    25/10/2015 - 00h33

    Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.

    Fatima Ampessan

    25/10/2015 - 00h39

    Não julgue os outros pelo que vc. pensa e sente. Corruptos e corruptores existem em todas as instâncias. Inclusive na dita “lavajato” que até agora não lavou absolutamente político algum, embora Youssef tenha sido claro em sua denúncia contra Aécio Neves, no vídeo que está eternizado no Youtube pra quem quiser ver. Condeno a corrupção sim, mas de TODOS, não de um partido só! E, que eu saiba, muitos políticos de diversos partidos estão envolvidos nela, não só o PT!

    Lucia Rossini

    25/10/2015 - 11h48

    Roberto Carlos esse seu posicionamento tem nome : falso moralismo…mistura ácida de ignorância e hipocrisia (suas panelas têm foro privilegiado )

Nóslen Salem

24/10/2015 - 23h12

Parece que tem gente confundindo os conteúdos autoritários por trás das personalidades que analisam, já que o elemento da personalidade, principalmente personalidades anti-sociais, será um componente importante do fascismo com o movimento político fascista. Que é exclusividade da direita sim. O fascismo é um movimento a extrema direita política e que caracteriza a direita.

    Maria Rocha

    25/10/2015 - 07h55

    ótima deixa (aula) para aqueles q mesmo se recusando ou não sabendo q são fascistas, encarem de frente seus ditos e seus atos.

Juçara Leal

24/10/2015 - 22h58

Eta……ta nervoso…..

    Roberto Carlos

    25/10/2015 - 00h34

    Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.

Mauricio Gomes

24/10/2015 - 20h58

É mais fácil convencer um gato a pular na água do que um fascista a raciocinar. Lembrando Einsten, duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana, mas quanto à primeira ainda resta alguma dúvida…..

Graça Melo

24/10/2015 - 22h56

O gesto desta pessoa mostra seu propósito fascista assustador.

Carlos Eduardo Martins

24/10/2015 - 22h56

eu acho que é um problema de prisão de ventre!!!

Luiz Barone

24/10/2015 - 22h47

Comigo esse cara não fazia isso nunca ou eu morro ou ele vai visitar o capeta

    Roberto Carlos

    25/10/2015 - 00h36

    Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.

Marcos Portela

24/10/2015 - 22h46

MARAVILHA dos DEUSES esse PAÍS de MARIONETES, que MANIPULADO pela REDE GLOBO e seus TENTÁCULOS da MÍDIA (SBT, Record, Band, RedeTV, Veja, Folha, Época, IstoÉ, Estadão e outros), TRANSFORMAM crise MUNDIAL em crise NACIONAL, FARSA do TCU em PRO-IMPEACHMENT e DEPUTADOS BANDIDOS, como o CUNHA (denunciado em REDE NACIONAL e propina na Suíça), CONGRESSISTAS TRAFICANTES (450 kg do HELICOCA com Hábeas Corpus Judicial) e LADRÕES GOLPISTAS (PSDB, DEM, PPS e MAGISTRADOS), em LÍDERES do GOLPE de ESTADO contra o GOVERNO, INVERTENDO VALORES através da TV ABERTA, que é “GRATUITA” justamente para isso, TRANSFORMAR MENTIRAS em VERDADES, PANELINHA em PANELAÇO e PESSOAS em ZUMBIS.

ALIENAÇÃO MIDIÁTICA, se você é um daqueles que foi para as RUAS PROTESTAR CONTRA o PT, em movimento ORGANIZADO pelos SONEGADORES da MÍDIA (Zelotes, HSBC, Fifa, CBF), CORRUPTOS do PSDB/DEM/PPS (Furnas, Trensalão, Aeroporto, Privataria, etc), GOLPISTAS do JUDICIÁRIO (Mensalão, Lava Jato, Tercerização e Financiamento Empresarial), CONGRESSISTAS do HELICOCA (Habeas Corpus Judicial) e GRITOU SOMOS TODOS CUNHA, pode ter certeza que seu CASO é GRAVE.

Luiz Barone

24/10/2015 - 22h45

    Roberto Carlos

    25/10/2015 - 00h36

    Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.

João Vitor

24/10/2015 - 22h44

em tempo, infelizmente o fascismo não é exclusividade da Direita e os extremos em muito se assemelham.

    Du Silva

    24/10/2015 - 23h07

    Muito bem colocado.

Haroldo H Da C Lima Lima

24/10/2015 - 22h41

Será que vai passar no Jornal das TVs?

    Roberto Carlos

    25/10/2015 - 00h36

    Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.

Roberto Locatelli

24/10/2015 - 20h40

Não vale a pena perder tempo “debatendo” com um fascista. Esse tempo jogado fora é melhor aproveitado conversando com uma pessoa que aceite o diálogo, talvez alguém que não tenha opinião totalmente formada, por exemplo.

Murilo Alberto

24/10/2015 - 22h39

É, o “fascista” ainda conversa…

Murilo Alberto

24/10/2015 - 22h38

É, o “fascista” ainda conversa…

    Roberto Carlos

    25/10/2015 - 00h36

    Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.

Pedro Henrique Coutinho

24/10/2015 - 22h36

Au au au
Vou morder vc!
Au au au
Kkkkkkkkkkkkk

    Roberto Carlos

    25/10/2015 - 00h36

    Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.

Rose Andrade

24/10/2015 - 22h35

    Roberto Carlos

    25/10/2015 - 00h38

    Lave sua boca pra criticar nosso governador lixo. Pimentel q governa minas vencendo na mentira e com a maquina em.seu favor como Dilva venceu mentindo pra nação. Os federais em.menoa de 6meses ja reviraram eacritorio e ate apto do Pimentel e esposa e qje dia os federais.perturbaram Aecio em 8 anos de governo. Honestidade em.minas tem nome. Aecio Neves.

    Nivaldo Silva

    25/10/2015 - 00h41

    Rose , nesse caso tem que mandar apurar e provar, processar e prender…
    Sem CPI, porque CPI , não dá em nada mesmo…

    Rosana Zauli

    25/10/2015 - 11h07

    Deve ter muito mais merda escondida desse Never….

    Marina Santiago

    25/10/2015 - 13h45

    sim Roberto, tem razão, seu governador lixo é um lixo mesmo..

Caio Tibério Timo

24/10/2015 - 22h20

momento d mandar aquele velho “Hold your horses” p a direita, sempre nervosona….

Julia Joyce

24/10/2015 - 22h17

bons modos nunca educaram ou destruíram fascistas..

    Roberto Carlos

    25/10/2015 - 00h39

    Vc amam corruptos e corruptores. O que esta quadrilha de corrPTos faz com nosso país e vcs os defendem. Seus filhos e netos irão no futuro se envergonhar de vc quando saber quem.foi esta quadrilha no poder e que os defendiam.

    Kessya Chimenez

    25/10/2015 - 00h46

    Então quer dizer que a quadrilha de antes do PT era perfeita para vcs fascistas? #cheiaDeDuvidas :p

    Rafa Almeida

    25/10/2015 - 10h55

    A idiotice tomou conta, essa mesma corrupção existiu nos governos de Collor e FHC e ninguém da um piu sobre isso ou a corrupção dos demais partidos envolvidos em esquemas já comprovados. Imbecís, Cunha deita e rola, na maior cara de pau e não houve um panelaço para manifestar estar e repudiar o ladrão mor. Depois nos que defendemos corruptos? Ahhh vai ver se tô na esquina pô!

    Murilo Alberto

    25/10/2015 - 17h39

    O PT que o diga, né, Júlia?

    Murilo Alberto

    25/10/2015 - 17h40

    A idiotice tomou conta mesmo, Rafa Almeida: se a corrupção sempre existiu porque ainda insistimos em combatê-la???
    Gente podre me dá nojo…

    Julia Joyce

    25/10/2015 - 17h43

    A extremista,FASCISTA que espumada na Cultura com a mulher do juíz Moro.

Joelson Mendonça

24/10/2015 - 22h16

O Cafezinho, dá para vc entrar em contato comigo?

    Joelson Mendonça

    24/10/2015 - 22h16

    Miguel Do Rosario, no caso.

    Joelson Mendonça

    24/10/2015 - 22h16

    Suponho que seja só uma pessoa que comanda o blog: o próprio dono.


Leia mais

Recentes

Recentes