Menu

Lula: aprendi a enfrentar adversidade

Publico abaixo a análise de conjuntura de Lula, feita no último dia 29 de outubro, para registro histórico. *** Matéria publicada no Jornal GGN. Lula analisa conjuntura política e aponta saída para crise do governo e PT QUI, 29/10/2015 – 15:27 ATUALIZADO EM 29/10/2015 – 15:27 Por Cíntia Alves, no jornal GGN. Para ex-presidente, o […]

81 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Publico abaixo a análise de conjuntura de Lula, feita no último dia 29 de outubro, para registro histórico.

***

Matéria publicada no Jornal GGN.

Lula analisa conjuntura política e aponta saída para crise do governo e PT

QUI, 29/10/2015 – 15:27
ATUALIZADO EM 29/10/2015 – 15:27

Por Cíntia Alves, no jornal GGN.

Para ex-presidente, o “trunfo” contra a oposição será arrumar a economia e mudar a pauta. Quanto as investidas do MPF contra sua família, Lula disse: “Não precisa ter pena, eu vou sobreviver”

Jornal GGN – O PT precisa rever suas prioridades e se esforçar mais para conter os ânimos dos aliados no Congresso e aprovar, rapidamente, as medidas do ajuste fiscal enviadas pela presidente Dilma Rousseff. Tão logo isso acontecer, a recuperação da economia ficará menos distante e, consequentemente, o partido terá condições de recuperar parte da credibilidade que perdeu junto à base social que deu a vitória à Dilma em 2014. Essa é a visão do ex-presidente Lula, exposta durante o encontro do Diretório Nacional do PT, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (29).

Na reunião aberta à imprensa, Lula indicou que não adianta centrar fogo na política econômica e tampouco no ministro da Fazenda, Joaquim Levy, uma vez que o governo terá de fazer o necessário para evitar o aumento de desemprego – mesmo que isso signifique abraçar, circunstancialmente, um programa ideológico incompatível com as promessas do PT na última campanha eleitoral.

“A prioridade zero do PT no Congresso hoje, se a gente quiser começar a governar o País, é criar condições para aprovar as medidas que Dilma mandou, para que ela encerre essa ideia de ajuste e a gente possa ver a economia crescer, fazer a geração de empregos e renda. Sem a conclusão desse ajuste, ficamos numa confusão política e de credibilidade muito grande”, disse Lula.

Contrariando o discurso de dirigentes petistas, Lula disse que a bancada deve abraçar o ajuste fiscal como “prioridade zero”, dialogando com quem for necessário, e deixar questões menos objetivas – mas que dominam o debate público hoje – para segundo plano. Caso das ameaças de impeachment e da eventual cassação de Eduardo Cunha (PMDB).

Para Lula, o PT está sendo pautado pela grande imprensa – que tem dado destaque ao impeachment, à crise econômica e às operações Lava Jato e Zelotes – e pela oposição – que tenta, incansavelmente, reverter a derrota de Aécio Neves (PSDB) nas urnas. “Se a gente aprovar as medidas que estão no Congresso – e aí o papel dos líderes é muito importante, porque vão ter que conversar com quem gostam e quem não gostam – a gente pode ficar livre para discutir outros assuntos”, apontou Lula.

Com doses de bom humor e ironia, Lula ainda comentou as investidas do Ministério Público Federal, Polícia Federal e Receita Federal contra seu filho, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, no âmbito da Operação Zelotes, além de outros tentativas de envolver o próprio ex-presidente em escândalos do BNDES e da Petrobras.

“Quero dizer que ninguém precisa ficar com pena, porque se tem uma coisa que aprendi foi enfrentar a adversidade. Se o objetivo é truncar qualquer perspectiva de futuro, então vão ser três anos de muita pancadaria, e podem ficar certos: eu vou sobreviver. Eu não sei se eles sobreviverão com a mesma credibilidade que eles acham que eles têm. Mas eu vou sobreviver.”

O GGN acompanhou virtualmente a fala de Lula durante o encontro e reproduz, abaixo, os principais trechos.

O PT é maior

“A primeira coisa que acho que temos que fazer no nosso partido é aferição correta sobre conjuntura política. Certamente, nós não vivemos nosso melhor momento. Nós vivemos momento de acirrado bombardeio contra PT e petistas. Nunca houve na história dessa País o bombardeio que a gente recebe 24 horas por dias, até nas coisas mais simples que acontecem. (…) É preciso que a gente não fique nervoso com isso, porque a tendência natural é ficar nervoso quando a gente vê isso acontecer.”

“(Os ataques) têm uma explicação. Eles sabem que nós somos infinitamente maiores do que meia dúzia de companheiros que podem estar, justamente ou injustamente, pagando o preço de erros cometidos. Eles sabem que esse partido, sempre que colocado em xeque, esse partido reage como se fosse fênix. Reage das cinzas, mais forte do que estava antes do que qualquer crise.”

“(…) Na lógica deles, o PT sairá do mapa eleitoral da como nós tiramos o Brasil do mapa da fome. Essa crítica acirrada ao partido tem o objetivo de apagar da memória do povo um legado de 12 anos que é o profícuo legado deixado por um governo na história desse País.”

Problemas com coalização

“Depois de ganharmos a eleição mais difícil da qual participamos, tivemos um grande problema político, sobretudo com nossa base, quando tomamos a atitude de fazer o ajuste que era necessário fazer. Estávamos discutindo com os trabalhadores quando, de repente, em 29 de dezembro, anunciaram mudanças em algumas áreas sociais que deixaram a nossa gente muito irritada. Nós ganhamos as eleições com um discurso e depois das eleições tivemos que mudar e fazer aquilo que dizíamos que não iríamos fazer. Isso é um fato conhecido. Mas essa crise política se arrastou por mais tempo não só por causa disso, mas por causa da construção da coalizão política.”

Lula afirmou brincar com o PT dizendo que o “ideal” seria que eleger o máximo de petistas possíveis para o Congresso, ou formar coligações apenas com legendas de esquerda, “com os companheiros que pensam igual a gente”. “Mas isso não é possível”, admitiu, pois é necessária uma coalização de amplo espectro em cima do programa proposto pelo PT. “É com essa gente que a gente tem que governar.”

“O problema é que, apesar de termos feito tudo isso, os partidos estão enfraquecidos. As direções dos partidos já não têm o poder que tinham tempos atrás. Os líderes dos partidos não conseguem mais liderar suas bancadas. Hoje os partidos funcionam por grupo de interesses, por suas regiões.”

Além dos líderes estarem enfraquecidos, tem outro “agravante”, segundo Lula: “Tem um componente novo, que é a força de Eduardo Cunha junto a um grupo muito grande de deputados. Ele diz para muita gente que ele não lidera aquela quantidade de deputado. O que ele diz é que aqueles deputados estão insatisfeitos com a gente e o que Cunha faz é aceitar aquilos que eles querem colocar em votação. O certo é que estamos vivendo uma situação de certa estranheza no Congresso. Cada um tem seu grupo e seu jogo de interesses. E obviamente o PT virou uma espécie de sapinho feio, rejeitado. Ou seja, na medida em que o partido é atacado, muita gente se afasta do PT.”

Esboçando uma reação

“Do ponto de vista político, a nossa situação é a mais difícil. De uns tempos para cá, Dilma começou a agir pessoalmente e discutir diretamente com os partidos e a gente sente que nos últimos dois meses houve uma melhora na relação política. E a tendência é que a gente possa consolidar essa relação política no Congresso.”

“Por que precisamos restabelecer isso? Porque é preciso governar o País. E não é possível imaginar que alguém possa governar o País na situação política que estamos vivendo hoje. Estamos fazendo exatamente aquilo que a oposição quer que a gente faça, que é não governar. (…) Não podemos permitir que eles façam a nossa pauta. A nossa pauta somos nós que fazemos a partir do compromisso que assumimos no dia 26 de outubro. Temos uma pauta e por conta dela é que temos que fazer os nossos acordos políticos para que a gente possa governar.”

Prioridades para o PT

“A prioridade zero do PT no Congresso hoje, se a gente quiser começar a governar o País, é criar condições para aprovar as medidas que Dilma mandou, para que ela encerre essa ideia de ajuste e a gente possa ver a economia crescer, fazer a geração de empregos e renda. Sem a conclusão desse ajuste, ficamos numa confusão política e de credibilidade muito grande.”

“Se a gente aprovar as medidas que estão no Congresso – e aí o papel dos líderes é muito importante, porque vão ter que conversar com quem gostam e quem não gostam – a gente pode ficar livre para discutir outros assuntos. Depois, temos outra coisa para discutir, que é prioridade também, que é o impeachment. Não podemos permitir que se discuta o impeachment sem base legal e razão, porque se a moda pega, qualquer um perca a eleição entra com o pedido de impeachment.”

“Temos que ter em contra isso. Depois entra a questão Eduardo Cunha.”

“Vocês não acompanham pesquisas?”

“Eu acho importante vocês [dirigentes petistas] conversarem com a base política de Dilma no governo, porque não podemos passar mais seis meses discutindo ajuste e CPMF. Temos que começar a votar amanhã, se for o caso. (…) A não ser que tenha alguém aqui que ache que isso não é importante. Que primeiro tem que derrubar Eduardo Cunha, depois o impeachment, e só depois, se tudo der certo, a gente vota nas coisas que a Dilma quer. Acho importante a gente medir, porque o tempo do governo é um tempo que urge. Em nossa situação, precisamos urgentemente recuperar a credibilidade que a presidente já teve. Ou vocês não acompanham pesquisa de opinião pública? Por elas sabemos que vivemos momentos difíceis. Mas como a gente recupera? Não tenho medo de pesquisa que diz que você é rejeitado hoje. Tenho medo de a gente não trabalhar para recuperar. A sociedade está esperando um sinal de que a gente tem condições de governar o País.”

Questão econômica

“Da mesma forma que já ouvi companheiros falar ‘Fora Levy’, já ouvi falar ‘Fora Palocci’, ‘Fora Meirelles’. (…) Eu garanto a vocês que não tem ninguém aqui que queira arrumar a economia mais rápido que Dilma. (…) Eu vejo os companheiros gritarem ‘Fora Levy’ como se fosse ‘Fora FMI’, e não é a mesma coisa. É importante lembrar que o programa econômico estava pronto antes de Levy. O país tem que voltar a crescer. Temos que voltar a despertar sonho e esperança no povo brasileiro.”

Segundo Lula, a situação é de União, Estados e municípios arrecadando cada vez menos e, consequentemente, investindo menos. E o empresariado repete o comportamento.

“Temos que ter em conta que a recuperação da economia é o maior trunfo que nós temos para recuperar a nossa credibilidade e a do governo diante da sociedade, dos trabalhadores, diante daqueles que votaram na gente. É através da economia que a gente vai conseguir mostrar que as coisas vão melhorar.”

“Nós temos duas formas [de melhorar a economia]. Uma é aumentar imposto, mas é mais difícil de acontecer quando a gente está fragilizado na política. Mesmo assim, acho um esforço extraordinário do governo, de construir as condições para aprovar essas medidas. E aí os nosso lideres têm que negociar com os presidentes das Câmaras e do Senado.”

“Mas se a gente não aprovar impostos, temos outra coisa para fazer: fortalecer uma grande política de crédito. E já está acontecendo. O Banco do Brasil já está começando a financiar as cadeiras produtivas”, apontou Lula, para quem é necessário, ainda, investir em um estudo sobre o potencial do consumo interno e do comércio exterior com a América do Sul.

Denúncias de corrupção

“Ainda tenho três filhos que não foram denunciados e mais sete netos. Não vai terminar nunca isso. E ainda tenho uma nora que está grávida. Me criaram um problema desgraçado. Tenho quatro noras, me disseram que uma recebeu 2 milhões. Começaram a perguntar lá quem é que está rica aqui na família. Daqui a pouco uma começa a abrir processo contra a outra, para repatriar o dinheiro que pegou”, disse Lula, arrancando risadas dos militantes.

“Quero dizer que ninguém precisa ficar com pena, porque se tem uma coisa que aprendi foi enfrentar a adversidade. Se o objetivo é truncar qualquer perspectiva de futuro, então vão ser três anos de muita pancadaria, e podem ficar certos: eu vou sobreviver. Eu não sei se eles sobreviverão com a mesma credibilidade que eles acham que eles têm. Mas eu vou sobreviver.”

Eleições

“A gente não pode aceitar o discurso que a eleição no Brasil é a eleição com o clima de Minas, do Rio ou São Paulo. Cada eleição acontece em uma cidade, reflete uma cultura. Em geral, a população vota de acordo com o que vê na sua cidade. Temos que estar preparados.”

“Pode ficar certo que nós temos chances de ganhar a Capital de São Paulo. Se a gente ficar analisando as pesquisas feitas na Avenida Paulista, não. O que temos que olhar é que toda a cidade, apesar da zona rica, em periferia e zona pobre. É nessa zona que está a nossa força. No que eles chamam dos grotões das pessoas mais pobres, nós ganhamos. Nós temos que ter a certeza de construir um bom programa para cada cidade e depois ir para a rua.”

Que partido fez mais?

“Eu acho que não há porque um petista ficar de cabeça baixa ouvindo um ladrão chamar o PT de corrupto. Temos que levantar a cabeça. Certamente temos defeitos e erros. Mas qual o partido que conquistou o direito de andar de cabeça erguida como esse partido? Quem fez mais pelo povo? É o seguinte, não tem outro jeito: em época de dificuldade econômica, a gente tem que ir para a rua. A única coisa que não vale é se esconder.”

“Quem quiser sair do PT, que saia. Esse partido tem porta aberta para entrar e para sair. O que não dá é para a gente disputar com companheiros que na primeira dificuldade, ele quer puxar o carro.”

“O PT tem história, tradição, legado. Nós servimos de modelo até ontem. Temos que fazer as pessoas lembrarem do que conquistaram. Se não as pessoas esquecem, a imprensa não fala e nós também não falamos.”

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vera Raposo

05/11/2015 - 01h17

Acho que deve existir um “bolsa PT “pq se pros petistas a situação tá boa,algum benefício deve ter,pq pro resto do país a crise da feia

Diego

03/11/2015 - 11h54

Brizola vive…
https://www.youtube.com/watch?v=d7ddmRDtBkE

Mauricio Gomes

02/11/2015 - 15h09

Esse Marcio Luiz Curci Nardy é digno de pena, provavelmente quando criança era o trouxa da escola e deve ter sido enrabado por um comunista no escurinho do recreio. Daí todo esse ódio patológico, Freud talvez explicasse esse fenômeno….hehe

Marcos Alexandre

02/11/2015 - 14h28

Grande Lula, obrigado por existir!

Diego

02/11/2015 - 10h54

Lava jato é o braço da injustiça midiática.

http://www.alemdarena.blogspot.com.br/2015/11/apesar-da-lava-jato-odebrecht-vence.html

Paulo Aleixo Barros

02/11/2015 - 12h35

esperamos que aprenda enfrentar a PF

Mauricio Gomes

02/11/2015 - 06h41

Se alguém aqui é um lixo é você seu rato fascista!

Marcelo De Sousa Barbosa

02/11/2015 - 07h11

Lula sempre lula o maior líder que o Brasil já teve.

Paulo B. Rego

01/11/2015 - 21h19

E a roubar……

Maria Helena Barbosa

01/11/2015 - 17h04

Vi o vídeo inteiro . Que lição !!!

Carlos Girotto

01/11/2015 - 15h00

Vai pro pai Lula porrada

Maria Regina Novaes

01/11/2015 - 13h45

Nós tbém Presidente…nós tbém!

Angel Victoria

01/11/2015 - 12h47

Para quem pensava que o dinossauro tinha desaparecido, estava redondamente enganado, ele esteve somente descansando, apòs 8 anos de duro trabalho, para poder tirar milhoes e milhoes de Brasileiros da fome.
Agora ele ai està de novo, com a mesma força, a mesma convicçao com a qual nao sò praticamente acabou com a fome como tambèm pagou uma divida colossal que o Brasil tinha ao exterior, divida deixada por anos de desgoverno e corrupçao pelas maos dos burgueses do psdb e dem, os mesmos em que nos seus governos, o postal do Brasil eram imagens de milhoes de Brasileiros morrendo de fome, muito pior do que hoje se ve em paises em guerra.
Nesses paìses existe fome e misèria sim, mas ela adevèm das guerras pelas quais infelizmente esses paises vivem. Mas no Brasil a fome e misèria, adevinha de governos ladroes e corruptos que o Brasil teve desde D. Pedro atè à primeira eleiçao de Lula, nesse dia começou pela primeira vez na història Brasileira o inicio do fim da misèria e fome.
E hoje muitos desses que viviam oprimidos e esfomeados, estao nas ruas falando mal do Lula, quao ingrato è o ser humano.
Sabemos que Jesus foi o nosso salvador, e mesmo assim foi condenado e cruxificado por nòs, entao o que esperar desta raça humana, em relaçao ao melhor Presidente que alguma vez tiveram.

Murilo Alberto

01/11/2015 - 12h00

A blindagem tá esfarelando. Agora VC vai ver o que é dificuldade…

Adriana Araujo

01/11/2015 - 09h47

Já nasceu sabendo, o Presidente mais amado do Brasil!!!

Adriana Araujo

01/11/2015 - 09h47

Já nasceu sabendo, o Presidente mais amado do Brasil!!!

Mauricio Gomes

01/11/2015 - 07h13

Miguel, como você permite que um fascista e analfabeto filho da puta publique uma merda dessas?

    Miguel do Rosário

    02/11/2015 - 14h35

    não tinha visto

Maria Rocha

01/11/2015 - 08h35

aprendeu e ensinou muita gente. Depois de Lula muita gente tem outra visão de mundo.

Vilmar Paulino

01/11/2015 - 03h50

ta brincando muitas pessoa não consegue nem pagar a conta de luz e agua e a fome dai para todos ver isto e bom

Vilmar Paulino

01/11/2015 - 03h14

Roubando eles

    Simone Dos Santos

    01/11/2015 - 03h17

    Chora coxinha! ? ? ?

Velton Dagmar Gonçalves Novaes

01/11/2015 - 03h02

Abaixo a baixaria de veja coxinha

Maria Candida Cruz

01/11/2015 - 02h51

https://www.youtube.com/watch?v=whKGCQiD7iY

Maria Candida Cruz

01/11/2015 - 02h50

A seca fez eu desertar da minha terra
Mas felizmente Deus agora se alembrou
De mandar chuva
Pr’esse sertão sofredor
Sertão das muié séria
Dos homes trabaiador

Rios correndo
As cachoeira tão zoando
Terra moiada
Mato verde, que riqueza
E a asa branca
Tarde canta, que beleza
Ai, ai, o povo alegre
Mais alegre a natureza

Caio Lopes Negociador

01/11/2015 - 02h50

COXINHA QE VIER TIRA ONDA AQUI VAI SER ZUADO NUM TEM BOI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Rose Andrade

01/11/2015 - 02h33

Rose Andrade

01/11/2015 - 02h33

Rose Andrade

01/11/2015 - 02h32

Rose Andrade

01/11/2015 - 02h32

Rose Andrade

01/11/2015 - 02h32

Franco Araujo

01/11/2015 - 02h29

Acredito que a safadeza da “Gang” deve acabar. Mas estou falando da gang da: Mídia, Burguesia, PSDB, americanos e todos os aliados que geram ou querem gerar um rombo real neste País! Todos os que agem manipulando de forma sedutora a população; por conta de seus interesses capitais!

    Murilo Alberto

    01/11/2015 - 12h01

    Maior que os 100 bilhões que o governo já declarou?

    Franco Araujo

    01/11/2015 - 15h18

    Murilo Alberto Se o governo cometeu algum extrapolo, foi por conta de inúmeras obras sociais e materiais espalhadas pelo Brasil. Agora todos esses malandros citados, ai em cima: Mídia, PSDB, Americanos, e todos os outros sonegadores e avarentos; desviam para seu próprio bolso; são ladroes dos cofres e bens nacionais, se não sabes, aconselho que faças uma limpeza na sua mente; pôs a sociedade mafiosa da direita já corrompeu!

    Jorge Luiz Nascimento Marins

    01/11/2015 - 15h43

    Os bandidos querem continuar a receber dinheiro de empresas para patrocinarem suas campanhas e depois vender os direitos dos trabalhadores .
    Estão vivendo a mais de um ano tentando dar um golpe e não fazem mais nada em prol do país

Caio Lopes Negociador

01/11/2015 - 02h29

ESSE E O MELHOR PRESIDENTE QE O BRASIL JA TEVE E O PRESIDENTE QE OS COXINHAS QERIAM TER MAIS NAO TIVERAM KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CHUPA SEUS TUCANINHOS DO BICO QEBRADO NUNCA SERÃO

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h30

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK LADRAO QUE AFUNDOU O PAÍS BURRO IMBECIL COMEDOR DE MORTADELA TROUXA

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h32

    QUADRILHA PETISTA TUDO PRESO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h32

    CADE A GRANA LADROES

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h32

    KKKKKKKKKKKKK

    Lucia Rossini

    01/11/2015 - 02h39

    Marcio Luiz Curci Nardy paneleiro teleguiado , vai estudar…tá pagando mico !!!

      Luiggi

      01/11/2015 - 10h12

      Vamos adotar o apelido “paneleiros” para os coxinhas. Em Portugal paneleiros são as bichas loucas, o que, aliás, tem tudo a ver é só parar e dar uma analisada para ver como “elas” ficam todas ouriçadas e histéricas nas paradas do orgulho paneleiro fazendo selfies ao lado dos PMs saradões. Elas só não tem coragem de ir à Parada Gay, daí ficam estranhamente “homofóbicas”. Paneleiros quinta colunas.

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h40

    vai vc petista burra comedora de mortadela

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h41

    comunistas filhos da puta

      Mauricio Gomes

      02/11/2015 - 15h06

      Filho de uma puta é você que foi parido por uma chocadeira seu rato fascista!

    Caio Lopes Negociador

    01/11/2015 - 02h43

    Marcio Luiz Curci Nardy Prefiro comer mortadela do qe ser um manipulado pela midia golpista kkkk outra coisa vc eh vc mesmo nao sei sua classe social mais se fo um de classe media tbm agradeça ao lula viu sabidao mente controlada pela plim plim kkkk em tempos de fhc vc era pobre ou miseravel so cego qe nao enxerga pq nao pode agora os qe qerem tampar o sol com a peneira se fazem de cegos kkkkkkkk tempos de fhc qem voava de aviao era so os ricos ter um telefone fixo tinha qe vender a casa kkkkkkkkkkk vc foi infectado pela midia golpista meu detector acabou de detectar isso pi pi pi pi kkkkkkkk

    Caio Lopes Negociador

    01/11/2015 - 02h45

    Marcio Luiz Curci Nardy cuidado pra nao morder a lingua vai morrer envenenado kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Lucia Rossini

    01/11/2015 - 02h47

    Marcio Luiz Curci Nardy coxinha cuspindo marimbondos…quanto ódio !!! mortadela, adoroooo ; coxinha empanada em pó royal , affffffff detesto ….

    Caio Lopes Negociador

    01/11/2015 - 02h48

    Lucia Rossini ATE ENTENDO A REVOLTA DOS COXINHAS ELES PERDERAM 4 E VAO PERDER A 5 EM 2018 JA PENSOU ? AI ELES CORTAM OS PULSOS SERA ?KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Lucia Rossini

    01/11/2015 - 02h49

    desesperadosssss 2018 é Lula lá !!!

    Simone Dos Santos

    01/11/2015 - 03h15

    Marcio Luiz Curci Nardy vá beber uma águinha de reuso para relaxar! ?

    Caio Lopes Negociador

    01/11/2015 - 03h16

    Simone Dos Santos Acho qe ele foi beber agua de reuso mesmo viu pq ele sumiu parou de espernia aqui kkkkkkk

    Gf Andrezão

    01/11/2015 - 03h21

    Melhor comer mortadela do que presunto de segunda seu imbecil… Burro é VC que é um golpista Márcio Marcio Luiz Curci Nardy…. Garanto a que VC tem memória curta…

    Moisés Saldanha

    01/11/2015 - 04h09

    Lula empregado da Odebrecht, chupem idiotas úteis.

    Caio Lopes Negociador

    01/11/2015 - 04h13

    Moisés Saldanha cuidado com o coraçao coxinha tem ate 2018 pra vcs se lamentarem esqenta nao kkkkkkkkk em 2018 o lula volta em esqece nao vcs tao lascado tem jeito mais nao aceita qe doi menos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Lucia Rossini

    01/11/2015 - 04h23

    Moisés Saldanha raciocine com calma e veja bem quem são os inocentes úteis…não compre gato por lebre !!!

Marcio Luiz Curci Nardy

01/11/2015 - 02h26

APRENDEU A ROUBA TAMBÉM LADRAO

    Caio Lopes Negociador

    01/11/2015 - 02h27

    para de falar merda seu coxinha revoltado kkkkkkkkkkk

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h28

    VAI A MERDA MORTADELA BURRO IDIOTA

    Andreza Rodante

    01/11/2015 - 02h29

    Jura? Vc leu isso na Veja?

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h31

    CALA BOCA COMEDORA DE MORTADELA VILEIRA

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h37

    ta em duvida ainda o burro ??? retardado idiota, tem mais que provas já babaca

    Franco Araujo

    01/11/2015 - 02h37

    Deixa de ser ridículo seu revoltaDinho desenformado; se sabes algo contra o cara, prove…nem a Federal consegui provas reais contra esse ex Presidente; você ze-ruela formado pela mídia golpista vai ter! se souber vou com você entregar “O Cara”.

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h38

    sou formado pos graduado e NAO sou ladrao seu bosta petista babaca

      Luiggi

      01/11/2015 - 10h25

      Podes até ter a titulação mas não passas de um analfabeto funcional. Uma rápida olhada no teu “discurso” sem nexo e na repetição dos mantras peneleiros somados aos erros de expressão só apontam para um diagnóstico: paneleiro, passivo e lobotomizado. Não tens pena de ter feito papi e mami gastar rios de dinheiro em espeluncas particulares para teres um diplominha que a esta altura só serve para limpar a tua maior zona erógena depois da evacuação? Mas guarda alguns pedaços de papel do mesmo pois serão úteis na limpeza das orelhas quando o chorume começar a escorrer.

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h38

    ´petista ignorante comedor de mortadela

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h39

    burro de carga

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h39

    idiota

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h40

    desinformado é vc que defende um ladrao e sua quadrilha

    Lucia Rossini

    01/11/2015 - 02h40

    Marcio Luiz Curci Nardy argumento de burro é coice, pois é !!!

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h42

    por isso que sua mae deve ser uma vaca

    Lucia Rossini

    01/11/2015 - 02h42

    Marcio Luiz Curci Nardy coxa angustiado…oh dó !!!

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h43

    comedora de mortadela burra ignorante trouxa imbecil vota no Lula e na Dilma para foderem o Brasil kkkkkkkkkkkkkkkk

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h44

    vai dá o cú pro Lula

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h44

    e mete com a Dilma quem sabe sua vida melhora

    Marcio Luiz Curci Nardy

    01/11/2015 - 02h44

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Caio Lopes Negociador

    01/11/2015 - 02h46

    O TIOZINHO CUIDADO PRA NAO INFARTAR KKKKKKKKKKKKKKKK

    Lucia Rossini

    01/11/2015 - 02h52

    Marcio Luiz Curci Nardy nós , as vacas poderosas, adoramos colocar certos bichinhos bonitinhos para correr , debaixo de vara !!!se liga aí, plim plim …

    Lucia Rossini

    01/11/2015 - 02h53

    Marcio Luiz Curci Nardy prescrevo Hipnoterapia Cognitiva… meu caro, você surtou !!!

    Gf Andrezão

    01/11/2015 - 03h23

    Quanto mais idiota melhor..comedor de presunto de segunda..retardado mor…graduado???…kkkkkkkkk…só de for em falar merda….kkkkkkkkkkkkkkkkkkk…!!

Valdir Dantas

01/11/2015 - 02h26

OOOOOO


Leia mais

Recentes

Recentes