Menu

A primavera das mulheres

A deputada federal Jandira Feghali publicou nesta quinta-feira (5) um artigo sobre as manifestações feministas que ocorreram no Rio de Janeiro e São Paulo, em setembro, contra o PL 5069/2013, de autoria do presidente da Câmara Eduardo Cunha, que visa proibir qualquer meio abortivo — como a pílula do dia seguinte — e transforma em crime até […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A deputada federal Jandira Feghali publicou nesta quinta-feira (5) um artigo sobre as manifestações feministas que ocorreram no Rio de Janeiro e São Paulo, em setembro, contra o PL 5069/2013, de autoria do presidente da Câmara Eduardo Cunha, que visa proibir qualquer meio abortivo — como a pílula do dia seguinte — e transforma em crime até mesmo os abortos já legalizados no país, quando há estupro ou risco à vida da mãe.

A repórter especial do Cafezinho, Lia Bianchini, esteve presente na manifestação do Rio de Janeiro, realizada no dia 28 de setembro, e fez esta bela reportagem: Milhares de Vênus contra Cunha. Vale a leitura.

Abaixo o artigo da deputada Jandira.

***

A primavera das mulheres

Por Jandira Feghali

Maria Diana, de 25 anos, saiu de casa no último dia 30 para protestar no Centro de São Paulo. O mesmo aconteceu com Fernanda Mello, no Rio de Janeiro. E Letícia. Pollyana. Tábata. Maíra. Foram milhões de mulheres, juntas, ocupando o asfalto de capitais do Brasil nos últimos dias. Como flores de uma forte primavera, passaram a florir mentes e almas pelos centros urbanos. Gritavam em uníssono contra o retrocesso que se abate sobre o Parlamento. Boa parte dele caracterizado por um projeto de lei.

A matéria de número 5069/2013, de autoria do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, é o alvo de todas elas. Surge no seio da Casa legislativa para suplantar direitos, criminalizar atendimentos de saúde e revogar a dignidade de milhões de mulheres. Transforma o aborto legal em crime, pune pelo Código Penal profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e susta o atendimento às vítimas de violência sexual.

O absurdo passa pelo seu entendimento de que uma vítima de estupro, por exemplo, precise comprovar danos físicos e psicológicos para conseguir atendimento em hospitais ou postos de saúde. Vai além: obriga que a mulher procure o IML para provar a violência citada, “punindo-a” com uma via crucis.

O direito legal ao aborto por estupro e risco de morte é, sim, garantido em nosso país desde a década de 40 e retroceder para antes disso é um absurdo diante de todos os avanços dados na saúde mundial. O projeto de Cunha caminha na criminalização de muitos atendimentos de saúde previstos em lei e restringe o repasse de informações legais e sanitárias às vítimas, o que é um absurdo!!

Está claro que há um fundamentalismo religioso na tentativa de se criminalizar o aborto legal. É uma visão restrita do mundo que se tenta impor ao Estado, ignorando a laicidade e a realidade aqui e lá fora. O silêncio sobre o aborto ilegal é parte deste cenário e contribui para a gravidade do assunto.

O que dizer para a família de tantas meninas que perderam suas vidas por se submeterem a procedimentos frágeis em porões e becos? O que dizer à família de Jandira Magdalena, por exemplo, que faleceu ano passado ao tentar realizar um aborto ilegal por R$ 4,5 mil? O que dizer?

Mesmo com intenso debate e resistência, o projeto 5069/2013 pode atravessar a Câmara. Mas é preciso que se diga que ele precisará enfrentar a onda que se forma no país. Uma onda de mulheres aguerridas e empoderadas, que não aceitarão ter direitos sexuais e reprodutivos reduzidos a pó, bandeira que se amplia na sociedade. A primavera das mulheres chegou e será praticamente impossível impedir sua luz, força e voz para outras mulheres e os homens.

Jandira Feghali é Médica, deputada federal (PCdoB-RJ) e líder do PCdoB na Câmara 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Hell Back

07/11/2015 - 20h29

O Cunha é a hipocrisia em pessoa.

marilamar

07/11/2015 - 14h01

Os prefeitos das cidades com maiores tragedias no Brasil, sao do PSDB, DEM PPS e PMDB……estranho, né???
Eles da superquadrilha da PF, MPF, MPE, PSDB, DEM, PPS e REDE GLOBO, estao escondendo algo muito suspeito, pois em 2013, foram avisados da possivel tragedia, fora que os cofres publicos de MARIANA estao sendo violentemente roubados???
TRAGEDIA DE MARIANA OU INCOMPETENCIA DO ADMINISTRADOR SR LADRAO???
Prefeito de Mariana, que foi destituido em junho/2015, Celso Cota do PSDB por roubo….ficou no seu lugar Duarte Junior do PPS, entao nao mudou nada, roubalheira continua a todo vapor, entao esta tragedia tem culpados, SIM…, PSDB, PPS, DEM??? e o MPE que come file de salmao, file mignon no lanchinho da tarde, e depois vao aspirar uma farinha royal do AECIO, vai investigar e engavetar???, ou a PFcoxinhas do Tucanos Mineiros vai descobrir que foram os filhos de Lula os culpados!!! Pobre povo mineiro, ONDE TEM PSDB, NADA MAIS IRÁ CRESCER!!!! onde tem PSDB, nada mais irá CRESCER……Onde tem PSDB, nada mais irá CRESCER…..

Podridão do PSDB!!!

Eles os corruptos e corruptores do Brasil, que estão Camara e Senado Federal, Judiciario esta aprovando leis que atenta com a liberdade e a democracia do POVO BRASILEIRO. Temos que criar uma FORÇA POPULAR, com MST, CUT, e todos os trabalhadores, estudantes, intelectuais e pessoas idôneas e famílias do bem, reagir, ir para ruas e se necessarios extipar, extinguir, degolar este cancer que esta matando o Brasil, o PODRE JUDICIARIO, que presta serviço ao PSDB, DEM, PPS, Rede GLOBO e etcs? Um tempo passado, vi no mural, “juiz bom é juiz morto”, creio que estamos voltando a este tempo??? Pois, é impossivel nenhum JUIZ DE VERDADE nao vê o que esta acontecendo neste Brasil, as pessoas idoneas e honesta sendo atacadas e presas, sem provas, sem crimes, sem culpas. Eles da imunda direita tem criadouros de cachorrinhos bandidos de toga nas sua propriedade, por isso são protegidos 24 horas por todos os dias, por isso eles continuam a roubar os cofres públicos a cada segundo, e levar o dinheiro para paraísos fiscais, como vimos na CPMI DO BANESTADO, CPMI DO CACHOEIRA, SATIAGRAHA, CASTELO DE AREIA, SANGUESSUGAS, MENSALAO TUCANO MG, TRENSALAO TUCANO SP, ROUBOANEL, LISTA DE FURNAS que envolve todo o PSDB, de cabo a rabo, mas nao anda, pois os B.T., travaram???, Venda doativa do BANESPA para o SANTANDER do cunhado do Serra, falência da NOSSACAIXA feita pelo Serra, Cunha, familia que eles estao tentando livrar, Aecio e sua irma que foram denunciado para o tudo Mundo ver e eles, estao blindando-os?, o helipóptero da cocaina dos Perrelas e AL/MG que sumiu nos poroes imundo do podre judiciário, Serra e familia, Daniel Dantas e Irma, Alckmin e familia, Beto Richa e família, Cedraz e família, Nardes e família, mais recente a Operaçao ZELOTES(167 bilhoes) que eles(PF, PGR, MPF, STF) estao contaminando e desconstruindo com atos ilegais, ……tudo para defender os Marinhos, Frias, Mesquitas, RBS, Nardes,CEDRAZ, Globo, Bradesco, Bank Boston, Gerdau, Santander, PSDB, DEM, PPS e etcs…..tudo bem organizado pela CIA, FBI e NSA……é para pensar!!!! e pensar muito, temos que agir, o POVO tem que ser acordado………

http://jornalggn.com.br/…/a-implosao-sistematica-de…

http://br29.com.br/executivos-da-andrade-gutierrez-citam…/

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/05/19/nunca-se-roubou-tanto-quanto-com-fhc

Marcelo Henrique

07/11/2015 - 13h48

Com tanta sujeira, quando chegar em casa pelo menos tem muita roupa pra lavar e faz algo útil.

Murilo Alberto

07/11/2015 - 07h51

Primavera pressupõe liberdade…

Néya Pedroso

07/11/2015 - 00h44

Em Floripa hoje dia 06.11 https://www.facebook.com/video.php?v=913568372052582&pnref=story

Neusa Maria

06/11/2015 - 23h18

Neusa Maria

06/11/2015 - 23h17

Neusa Maria

06/11/2015 - 23h17

Neusa Maria

06/11/2015 - 23h17

Neusa Maria

06/11/2015 - 23h17

Helio Eduardo Pinto Pinheiro

06/11/2015 - 19h42

PRA CIMA DELES “MULHERADA”!!! SEM DAR FOLGA AOS CANALHAS!!!

Roger Gilmour

06/11/2015 - 18h42

Esse título da coluna da Jandira é excepcional. Parafraseando a “Revolução dos Cravos”, é praticamente “A Revolução das Rosas”. Parabéns à deputada Jandira Feghali. (y) (y) (y)

Orídia Marques

06/11/2015 - 18h37

Por não sou feminista! Sou católica dogmatica praticante

Orídia Marques

06/11/2015 - 18h35

Viva o comunismo !!!

Hugo De Oliveira Assis

06/11/2015 - 18h24

Acrescentar, na próxima edição do Aurélio, um neologismo: “cunhismo”- tudo o que é retrógrado na política.


Leia mais

Recentes

Recentes