Menu

A barragem que deveria romper uma enchente de lágrimas ou lama que podemos limpar é outra.

por Tadeu Porto Quando Scarlet O’Hara, protagonista do clássico “E o Vento Levou”, em determinada cena se levanta com um punho cerrado e declara que nunca mais vai sentir fome de novo é natural imaginar que qualquer pessoa do mundo estará ao lado dela, por se solidarizar com todo sofrimento que a personagem passou. O […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

por Tadeu Porto

Quando Scarlet O’Hara, protagonista do clássico “E o Vento Levou”, em determinada cena se levanta com um punho cerrado e declara que nunca mais vai sentir fome de novo é natural imaginar que qualquer pessoa do mundo estará ao lado dela, por se solidarizar com todo sofrimento que a personagem passou.

O mesmo deve valer para Chris Gardner, interpretado por Will Smith em “A Procura da Felicidade”, ou a simpática doméstica Val, conduzida por Regina Cazé no brilhante “Que Horas Ela Volta” — tenho muito mais exemplos, mas tô com um medo danado aqui de estourar minha cota de spoilers. Por isso são construídos roteiros, ambientes, sons e personagens que representem trajetos com uma gama de infortúnios que nos fazem, quase que automaticamente, “torcer” para um desfecho de justiça que contemple de maneira positiva quem foi prejudicado na obra.

Pois é, pena que para casos como esses a vida não imita a arte. Talvez porque não acompanhamos de perto o dia a dia de um petroleiro que morre numa explosão negligente ou de uma criança que é soterrada numa tragédia anunciada, assim, este “difícil” exercício da abstração somado à falta de empatia a um humano distante nos afasta da indignação legítima e indispensável para o alcance da justiça.

Essa é uma das explicações mais plausíveis para fundamentar a falta de um debate honesto e frequente sobre causas e consequências, crias e criaturas, caças e caçadores, ou seja, quem é responsável ou não por desastres que ceifam a vida de homens e mulheres.

Só nesse ano de 2015, em território nacional, temos dois exemplos claros sobre isso: um já consolidado e outro que caminha para o mesmo desfecho. Tanto a tragédia da plataforma FPSO Cidade de São Mateus, que matou nove pessoas no Espírito Santo, quanto o soterramento no distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais, que deve acarretar na morte de dezenas, respectivamente, exemplificam situações que apresentam um silêncio hospitalar quando, na realidade, precisavam do barulho semelhante ao encontrado num campo de guerra.

E chega a assustar, realmente, se levarmos em conta o poder do tabu estabelecido que dificulta a cobrança verossímil dessas fatalidades. Num caso, temos um vazamento recorrente absurdamente ignorado pela empresa, que perseguiu um funcionário por tentar saná-lo, e em outro há um fato claro de ignorância a relatórios do ministério público e apelos de entidades que previram tal acontecimento.

E esse tabu tem nome, sobrenome, identidade, passaporte e até carteirinha de estudante (precisa falar que é falsa?): a busca do lucro irresponsável pelo capital. Um paradigma nefasto que está entranhado em todos os atores que deveriam o contrapor: justiça, mídia, legislativo, governos, partidos e afins.

É como se a estrutura social montada para proteger os cidadãos e cidadãs estivesse ajoelhada em milhos de ouro sem saber que cada gota de sangue derramada por essa articulação – que além de nos manter dignamente em pé nos diferencia de outros primatas – significa uma vida a menos que poderia ser mantida se tivéssemos o mínimo de consciência e compaixão para enxergar que, o capital oriundo do minério, do óleo ou do gás explorado e processado não pode nunca ser mais importante que seres vivos (o desastre ambiental daria outro artigo, diga-se de passagem) os quais compõem uma harmonia natural que faz da terra um planeta habitável.

Todavia, como diria Marighella, não temos tempo para sentir medo e alguma ação deve ser pensada, até mesmo porque, onde há pessoas deve haver esperança. E se o sistema aglutinado não aponta para a mudança desejada, urge algum tipo de ação revolucionária, ousada ou diferente, algo que possa contrapor essa política perversa que nos atropela, como um tsunami de lama, sentimentos, paixões, dores e emoções.

É por isso que para toda opressão do capital deve existir uma greve de sobrevivência, como a dos petroleiros nesse momento, ou então, para ser mais poético, todo patrão deveria equivaler a vários operários em construção.

Ademais, sem querer perder a linha de coerência desse texto, pode-se citar, também, que para todo fundamentalista deve haver uma “primavera das mulheres” (adorei esse nome!); todo desastre deve ser combatido com a voz de um estudante ou toda chacina deve encontrar as sobrancelhas juntas e o maxilar cerrado das minorias.

Se cada desastre com barragem derrubar lágrimas, se cada incêndio queimar a dor solidária, enfim, quando uma tragédia for o ponta pé inicial para o clímax que culminará na mudança de uma política desleal e nefasta, aí sim poderemos nos considerar parte de um mundo em equilíbrio, com atitudes e relações verdadeiramente éticas.

Até lá cabe a nós escolhermos de que lado estamos: seremos protagonistas ou coadjuvantes nessa necessidade escancarada de mudança que temos desenhada; assistiremos a esse cenário num streaming com o celular na mão ou nos envolveremos com ele, num telão a nossa frente, com olhos vidrados e cheios d’água.

Hoje temos não só a angústia, mas também o benefício dessa escolha. Afinal, estamos todos inseridos nesse quadro e vale ressaltar que se recusarmos o papel principal, poderemos virar um figurante a ser abandonado na primeira cena excluída.

Tadeu Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF)

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Cristiane Alcântara

14/11/2015 - 01h46

Cristiane Alcântara

14/11/2015 - 01h46

Ricardo Ric

13/11/2015 - 20h51

Da tragédia em MG: está faltando água pra população. Porém aqueles brasileiros que estão inconformados com o atual governo fazendo passeata e xingando de ladrões, batendo panelinhas exigindo seriedade, estão vendendo garrafões de 20l de água mineral por R$ 100,00 e caminhões pipa com um pequeno ágio de 500%.

Ai querem me convencer que o problema reside nos políticos, o brasileiro é muito honesto. Me poupem desse discurso.

Hell Back

13/11/2015 - 17h57

Isso é só uma “amostra grátis” do neoliberalismo.

Pedro Henrique

13/11/2015 - 12h21

Cafezinho Denuncie o que está verdadeiramente ocorrendo em Minas. Pelo amor a nossos irmãos. Investiguem verdadeiramente
Dezenas de mortos.
Rio Doce foi dizimado,
Não há água para beber nas cidades que dependem do Rio Doce.

Roberto

13/11/2015 - 11h20

Eu fico assustado com muita gente grande acobertando isso.
Isso não pode ficar assim.

Francisco Costa

13/11/2015 - 01h59

GOVERNO PT,LULA,DILMA. DESGRAÇAS, MAR DE LAMA.

    Mazinho Moraes

    13/11/2015 - 02h37

    mar de bobagens destiladas do fígado!!

    Mauro Antônio Cugula

    13/11/2015 - 09h58

    cocoxinha na área!

    Neuza Palaro

    14/11/2015 - 00h54

    Mar de lama provocado por quem privatizou a vale a preco de banana a empresarios que nao tem o minimo respeito pelo ser humano e pela natureza.

Helio Eduardo Pinto Pinheiro

12/11/2015 - 21h35

SE ISSO NÃO NOS INTERESSAR, QUE VOLTEMOS PARA OS AFAZERES MAIS…”UTEIS”… A COZINHA, A ACADEMIA, ÁS NOVELAS, AO FUTEBOL, AOS CAMPEONATOS (SEJA LÁ DO QUE FOR), AOS BOTECOS E RESTAURANTES, ONDE AS DESGRAÇAS OCORRIDAS NÃO NOS IMPEÇAM DE COMER, BEBER E VOMITAR NOSSAS….(TRISTEZAS), AFINAL, NADA PODEMOS FAZER, NÃO É MESMO? ASSIM SENDO, DEIXEMOS PARA QUE “DEVE” FAZER ALGUMA COISA! QUANTO ÁS NOSSAS REVOLTAS E INDIGNAÇÕES…, BEM, NÓS AS COMEREMOS, BEBEREMOS E CHORAREMOS ALGUM DIA…TALVEZ NOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS! ISSO SE FOR INTERESSANTE!!!

David Guedes

12/11/2015 - 19h39

Olhem como a “presidAnta”, é admirada, pelo Brasil afora.

    Mazinho Moraes

    13/11/2015 - 02h38

    vc também pode ser uma anta amada ou odiada!! kkkk

    Mazinho Moraes

    13/11/2015 - 02h38

    vc também pode ser uma anta amada ou odiada!! kkkk


Leia mais

Recentes

Recentes