Menu

Janio: decisão de Moro tem base só em sua própria vontade

por Fernando Brito, no Tijolaço Janio de Freitas, em sua coluna de hoje na Folha, é rara exceção no coro de conformismo com o “direito” do Dr. Sérgio Moro conduza os casos da Lava Jato de forma atrabiliária e atropelando a higidez das provas, diante de uma evidente e inexplicável omissão em depoimento de delato, […]

52 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

por Fernando Brito, no Tijolaço

Janio de Freitas, em sua coluna de hoje na Folha, é rara exceção no coro de conformismo com o “direito” do Dr. Sérgio Moro conduza os casos da Lava Jato de forma atrabiliária e atropelando a higidez das provas, diante de uma evidente e inexplicável omissão em depoimento de delato, no caso Paulo Roberto Costa, contra réu, Marcelo Odebrecht.

Não há, no Brasil, jornalista com mais tradição e história no combate a abusos ou corrupção de empreiteiros. Foi dele, nos anos 80, a aplicação do “truque” de publicar, em anúncios classificados de jornal, resultados de concorrências “acertadas”, como forma de provar a sua desonestidade.

Quando chegamos ao ponto de um jornalista ter de dar aulas de prudência, ponderação e cuidado a um juiz, está evidente que há uma completa distorção do papel da Justiça, que passa a um ringue de “vale-tudo”, onde a regra única é satisfazer a sede de sangue da doentia plateia deste tipo de espetáculo.

Umas palavras (e outras)

por Jânio de Freitas, na Folha

Ainda com a carta pública dos 104 advogados fervilhando entre apoiadores e discordantes, a também discutida retenção de Marcelo Odebrecht na prisão dá margem a mais um incidente processual do gênero criticado na Lava Jato. Em princípio, trata-se de estranha omissão ao ser transcrita, da gravação para o processo, da parte da delação premiada de Paulo Roberto Costa que inocenta Marcelo de participação nos subornos ali delatados. Mas o problema extrapolou a omissão.

Já como transcrição na Lava Jato do que disse e gravou o delator muito premiado, consta o seguinte: “Paulo Roberto Costa, quando de seu depoimento perante as autoridades policiais em 14.7.15, consignou que, a despeito de não ter tratado diretamente o pagamento de vantagens indevidas com Marcelo Odebrecht” –e segue no que respeitaria a outros.

As palavras de Paulo Roberto que os procuradores assim transcreveram foram, na verdade, as seguintes: “Então, assim, eu conheço ele, mas nunca tratei de nenhum assunto desses com ele, nem põe o nome dele aí porque ele, não, ele não participava disso”.

É chocante a diferença entre a transcrição e o original, entre “não ter tratado diretamente com Marcelo Odebrecht” e “nem põe o nome dele aí por que ele, não, ele não participava disso”. A reformulação da frase e do seu vigor afirmativo só pode ter sido deliberada. E é muito difícil imaginar que não o fosse com dose forte de má-fé. Do contrário, por que alterá-la?

Não é o caso de esperar por esclarecimento da adulteração, seu autor e seu propósito. Seria muita concessão aos direitos dos cidadãos de serem informados pelos que falam em transparência. No plano do possível, a defesa de Marcelo Odebrecht, constatada a adulteração, requereu a volta à instrução processual, do seu início e com a inclusão de todos os vídeos da delação, na íntegra e não só em alegadas transcrições.

O juiz Sergio Moro decidiu contra o requerido. Considerou os pedidos “intempestivos, já que a instrução há muito se encerrou, além das provas pretendidas serem manifestamente desnecessárias ou irrelevantes, tendo caráter meramente protelatório”. E, definitivo: “O processo é uma marcha para frente. Não se retornam às fases já superadas”.

Não é a resposta própria de um magistrado com as qualificações do juiz Sergio Moro. É só uma decisão. Baseada em vontade. Resposta, mesmo reconhecendo-se a situação delicada do juiz Sergio Moro, seriam as razões propriamente jurídicas (se existem) para negar o pedido.

“Intempestivos” os pedidos não são. Se apenas agora foi constatada a transcrição inverdadeira, não havia como pedir antes qualquer medida a partir dela. Logo, tempestivo este pedido é. Uma instrução está “encerrada” quando não há mais o que precise ou possa ser apurado, como complemento ou aperfeiçoamento. Se há uma transcrição infiel, ou qualquer outro elemento incorreto, as provas que o corrijam são “necessárias e relevantes” porque o erro prejudica a acusação ou a defesa, ou seja, compromete o próprio julgamento de valor entre culpa e inocência. Se está demonstrada a necessidade objetiva de correção, não há “caráter protelatório”, há o indispensável caráter corretivo.

“Processo” é, por definição, um movimento que implica todas as variações, de ritmo, de sentido, de direção, de avanço ou recuo, e mesmo de intervalos de paralisação. Processo não é só “marcha para a frente”. E, no caso dos processos judiciais, se o fossem, não haveria –talvez para alegria da Lava Jato– segunda e terceira instâncias de julgamento, que são diferentes retornos às entranhas dos processos.

Como se tem visto, o decidido, decidido está. Mas o provável é que não sobreviva à instância superior, se lá chegar e seja qual for a posição de Marcelo Odebrecht entre a inocência e a culpa.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Enio

30/01/2016 - 13h27

Essa elite criminosa tem MEEEEDO do povo brasileiro e do Lula 2018.

Ge Munhoz

25/01/2016 - 12h51

Natalino Megiorin ,nem perdi ,pq nunca confiei, nem nele e nem no moço Moro. Bom dia para o Sr.

Zé Damata

23/01/2016 - 14h22

Oque o STF e o ministério da justiça tem a esconder? Nada? Então por que os mesmos permitem que uma primeira instância os dominem? Se o STF e o MJ permitem a manipulação da empresas midiáticas sobre os agentes da justiça, permite então a destruição do estado de direito, da liberdade e se torna refém da oligarquia exploratória externa e interna. Penso que todo conflito, no fundo há muito dinheiro e poder envolvidos, há de aparecer a luz para clarear a história.

Cilene Pares

22/01/2016 - 15h42

e a Lei, a Justiça, como ficam?

Debora Wanderley

22/01/2016 - 14h45

L’ état c’est moi. O reinado do Rei Sol reeditado no Brasil.

Marcus Vinicius Meschini

22/01/2016 - 14h33

Numeros da foto abaixo… Culpa do Moro…
Kkkkkkkkkk
.

Marcus Vinicius Meschini

22/01/2016 - 14h21

Desemprego recorde, culpa de Moro..

http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/01/em-2015-pais-fecha-154-milhao-de-vagas-formais.html

Marcus Vinicius Meschini

22/01/2016 - 14h20

Culpa de Moro também
.

Marcus Vinicius Meschini

22/01/2016 - 14h19

Moro, é culpado pelas ações da Petrobrás valerem menos que uma cerveja…
Kkkkkkkkkk

Ivan Lima- Bolsonaro Presidente 2018

22/01/2016 - 11h10

Interessante a acusação de que Moro tem tomado decisões baseadas em sua própria vontade, e ninguém até agora o contestou juridicamente, será que neste país não tem desembargador? O choro é Livre!

Sandra Francesca de Almeida

22/01/2016 - 10h10

Operação Tucana a Jato, em mais uma demonstração de parcialidade e voluntarismo explícitos do senhor juiz Moro.

Natalino Megiorin

22/01/2016 - 08h35

Bom dia SR. Munhoz eu confio sim sabe porque eu nao perdi a confiança ? O SR PERDEU

Ira Junior

22/01/2016 - 04h31

A máxima “dormientibus non assist jus” é universal, portanto a todos aplicável.
Ademais, há recursos previstos em lei. Portanto, se os advogados caros dos réus da lava a jato se prestam ao papel de conturbar o devido processo legal, é porquê às suas pretensões não lhes assiste qualquer amparo legal.
Portanto que se deixem de mimimi porquê a lei e suas regras de processamento são válidas e aplicáveis a pretos, brancos, pardos, cafusos, mamelucos, pobres e RICOS, não havendo qualquer razão de se pretender priorizar a este ou àquele.
Correto, pois, o processamento dos feitos na “Lava a Jato”.

    Mânia Horta Fernandes Ferreira

    23/01/2016 - 01h42

    Que ira, hein???

    Ira Junior

    23/01/2016 - 04h57

    Irado fico mesmo é com o tamanho descalabro e assalto aos cofres públicos deste nosso já tão combalido Brasil. Acima apenas teci tecnicidades a derrubar vagos argumentos de estar sendo burlado o “due process of law” (devido processo legal), pela Justiça Federal de Curitiba, o que é uma falácia

    Simone Dos Santos

    25/01/2016 - 04h48

    Tadinho..vive no perfeito mundo de Bob..os magistrados no Brasil dão só uma máfia que se julgam deuses, se julgam acima da lei

    Ira Junior

    25/01/2016 - 09h46

    Simone Dos Santos , já notei q vc é adoradora de Pezão et caterva, e não perco tempo com fanáticos adoradores de corruptos. São acusações sérias as que vc faz sem provas, diversamente das apuradas sobre seus ídolos. Minhas colocações são meramente legalistas e avessas ao pretendido totalitarismo despótico de seus “cumpanheros”, que, esbraveje vc, ou não, estão com os dias contados por força da saúde das instituições democráticas deste país verde e amarelo.

Iran Guerreiro

22/01/2016 - 02h32

http://youtu.be/M5bOtqmvJHE

Luis Bazaglia

22/01/2016 - 00h58

Moro eleva a taxa da SELIC a 14,25% e aumenta o desemprego para 10 milhões.

    Simone Dos Santos

    25/01/2016 - 04h48

    Falou o “banqueiro” ? ? ?

    Luis Bazaglia

    25/01/2016 - 10h50

    Banqueiro não, bancário. E os programas sociais do governo são pagos com os impostos dos bancários e não dos banqueiros, uma vez que esse governo nao tem coragem de mexer na alíquota dos mais ricos.

Paulo Piza

22/01/2016 - 00h07

A injustiça tem nome e sobrenome:Sergio Moro!

Luiz Henrique

21/01/2016 - 23h57

MORO MOLEQUE DE RECADO DA MÍDIA GOLPISTA E DO PSDB, TRABALHA CONTRA A DEMOCRACIA E O ESTADO DE DIREITO.

    Iran Guerreiro

    22/01/2016 - 02h33

    Já recuperou 2 bilhões roubada pela quadrilha petista !!

    Iran Guerreiro

    22/01/2016 - 02h36

    Moleque macho esse Moro !!
    Já recuperou 2 bilhões roubada pela quadrilha petista e pmdb

    Luiz Henrique

    23/01/2016 - 10h40

    Iran Guerreiro ELE DEVERIA RECUPERAR TAMBÉM OS 17 BILHOES ROUBADO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS PELO ENTÃO GOVERNADOR AECIO NEVES O NOIADO DO PSDB, AI EU DIRIA EITA CABRA MACHO DE VERDADE, MAS ELE SÓ MIRA E ATIRA EM UMA ÚNICA DIREÇÃO, PARECE QUE ELE TEM MEDO DO IBAMA, NÃO ACERTA EM NENHUM TUCANO.

Waldecy Carlos Dionisio

21/01/2016 - 23h03

Juiz que se acha o dono da verdade, parcial e exibicionista, tem carreira curta na magistratura!

    Mânia Horta Fernandes Ferreira

    23/01/2016 - 01h43

    Tomara!!! Que os céus digam: amém!

Ge Munhoz

21/01/2016 - 22h44

Seerio que o Sr confia nele???

Cleudes Fernandes

21/01/2016 - 22h07

Dr Moro bota aí um do psdb, pra disfarçar

    Iran Guerreiro

    22/01/2016 - 02h35

    Já recuperou 2 bilhões roubado pela quadrilha do Pt

Paulo Guarnieri

21/01/2016 - 22h00

Vai lá juiz o Brasil está com VC!!!!

Messias Franca de Macedo

21/01/2016 - 19h42

VÍDEO ESTARRECEDOR

O deputado Jutahy Magalhães Junior – propina do Petrolão e natureza antinacionalista

E o ‘lhano’ juiz Sérgio Moro

https://www.youtube.com/watch?v=k-fE3OmeqBg

Marisa Calage

21/01/2016 - 21h11

Temos um rei?

Kalleb Wood

21/01/2016 - 20h49

Moro, J. Barbosa, inimigos do PT. A síndrome petista da conspiração. Segundo Siba, a culpa é da CIA

Célia Nadir Anselmi

21/01/2016 - 20h24

Ah vá! Quer dizer que ele é o único juiz no Brasil? Não existe o Supremo? Lavem a boca com soda caústica antes de falar do Moro.

    Vidha Costa

    21/01/2016 - 20h43

    Um Juiz como ele eh uma vergonha pro judiciario!

    Célia Nadir Anselmi

    21/01/2016 - 20h43

    Vergonha é ter brasileiro como vc. Sai pra lá jararaca.

Maria Inês Conti Deak Locatelli

21/01/2016 - 19h08

Agora, se não tem provas o juiz inventa???? Estamos fritos!

Tiago Arthur Tiago

21/01/2016 - 19h04

vontade do povo !!!!!!!!!!!

Cláudio Vieira Vieira

21/01/2016 - 18h46

#ExplicaMoroPorqueSóPT

    Marcos Souza

    21/01/2016 - 18h44

    #Porqueopeteroubademais

Fabrício Mito

21/01/2016 - 18h27

Podem espernear… Juiz Sérgio Moro, herói do povo brasileiro

Bernardete Oliveira de Carvalho

21/01/2016 - 18h26

Novidade?

Eva Hemorgenes

21/01/2016 - 18h09

Verdade.

    Raimundo Freitas Freitas

    21/01/2016 - 18h14

    Se você exercer a função de enfermeira, como entende de Direito, vai matar todo mundo! Basta Jânio, desonra da família Freitas, que como comentarista jurídico, entende tudo de economia e política!

    Eva Hemorgenes

    21/01/2016 - 18h16

    Não entendi. Explica isso aí. Sou técnica de enfermagem , esterilização de instrumentos . Direito estou estudando ainda .

    Eva Hemorgenes

    21/01/2016 - 18h23

    Porque falei que sou honesta e isso?
    Ser honesto e obrigação.

    Raimundo Freitas Freitas

    21/01/2016 - 18h28

    Eva Hemorgenes Está explicado porque você não entendeu!

    Eva Hemorgenes

    21/01/2016 - 18h39

    Eu não tenho que te explicar nada mas entendi o motivo do seu comentário. Não na hora.
    Somos de movimentos diferentes.
    Desculpe.
    Mas eu não matei ninguém.
    Desculpe.

Marcos Souza

21/01/2016 - 15h54

Ué, e queriam que o Moro decidisse com base na vontade de quem ? De Lula ? De Lewandowisk ? Se dependesse da vontade desses dois, nenhum corrupto estaria preso ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes