Menu

Globo censura. Em defesa da liberdade de expressão

no Centro de Estudos Barão de Itararé Nós, abaixo-assinados, vimos a público repudiar o autoritarismo das Organizações Globo, responsável por mais um ataque frontal à liberdade de expressão ao lançar mão da judicialização da censura para intimidar blogueiros e jornalistas que investigam o caso do triplex em Paraty que, segundo uma fiscal da ICMBio, pertenceria […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

no Centro de Estudos Barão de Itararé

Nós, abaixo-assinados, vimos a público repudiar o autoritarismo das Organizações Globo, responsável por mais um ataque frontal à liberdade de expressão ao lançar mão da judicialização da censura para intimidar blogueiros e jornalistas que investigam o caso do triplex em Paraty que, segundo uma fiscal da ICMBio, pertenceria à família Marinho, uma das mais ricas do Brasil. A informação foi divulgada pela agência Bloomberg, em 2012, e replicada pelo site UOL e pela revista CartaCapital.

Veículos como O Cafezinho, Tijolaço, Diário do Centro do Mundo e Rede Brasil Atual aprofundaram as investigações nas últimas semanas e, estranhamente, receberam notificações extrajudiciais por publicarem reportagens e artigos sobre o suntuoso imóvel , construído em área de proteção ambiental. Os blogueiros também apontaram as suspostas ligações dos Marinho com a Mossack Fonseca, empresa multinacional investigada por ser especialista em abrir off-shores. A repercussão desagradou a empresa monopolista, que ordenou a retirada dos conteúdos do ar.

O expediente adotado pela Globo, no entanto, revela uma estratégia comumente aplicada a quem ousa desafiar seus interesses: a ação judicial, com o fim de intimidar e sufocar, financeiramente, os que ameaçam – ou expõem – seu império.

Além de ferir o direito fundamental da liberdade de expressão, as Organizações Globo também evidenciam sua ojeriza e intolerância para com as mídias alternativas. A ideia de que haja diversidade e pluralidade de vozes na mídia brasileira – inscritas em nossa Constituição -, ao que parece, desperta a ira dos proprietários da emissora. Também, pudera: com denúncia de sonegação fiscal na casa do bilhão, a empresa certamente tem muito mais que um triplex a esconder.

Como em dezenas de casos de perseguição judicial a blogueiros e ativistas digitais, repudiamos a atitude censora da Rede Globo, talvez um resquício do período de sua ascensão econômica enquanto tentáculo midiático da ditadura militar. Afinal, ao tentar estrangular as mídias alternativas, a Rede Globo estrangula, também, a democracia.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Enio

02/03/2016 - 09h20

A mídia lixo criminosa tem MEEEEDO do povo brasileiro com Lula 2018. Tem MEEEEDO das urnas. #LulaEuConfio
Uma nação se faz com cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para com ela, a mídia lixo não representa nossa consciência, ao contrário, essa mídia lixo quer desconstruir o país em benefício próprio como empresa comercial concessionária.

Roberto de Paulo

01/03/2016 - 15h43

Rede globosta,a fossa cheia de merda do Brasil.

Maria Luisa

01/03/2016 - 13h57

Os Blogs têm apaio da maioria do povo brasileiro. Cala boca ja morreu!

Hell Back

01/03/2016 - 13h45

Depois dessas ameaças, como um simples comentarista que sou, vou me abster de opinar. Mas, fica aqui o meu protesto contra mais essa agressão à livre expressão, patrocinada por essa empresa que se diz defensora da livre expressão.

Irion

01/03/2016 - 12h52

Ou a Democracia brasileira enquadra a Rede Goebbels, ou a Rede Goebbels MAIS UMA VEZ acaba com a democracia brasileira!

    Carlos Henrique

    01/03/2016 - 13h58

    PERFEITO!!!


Leia mais

Recentes

Recentes