Menu

Hillary e Trump dominam Superterça

Foto: Gerald Herbert/AP; Andrew Harnik/AP Ex-secretária de Estado e magnata triunfam em sete de 11 estados e abrem grande vantagem na indicação de seus respectivos partidos. De olho na eleição presidencial, em novembro, discursos de vitória já vêm com ataques na DW Brasil O republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton deram um grande passo […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Gerald Herbert/AP; Andrew Harnik/AP

Ex-secretária de Estado e magnata triunfam em sete de 11 estados e abrem grande vantagem na indicação de seus respectivos partidos. De olho na eleição presidencial, em novembro, discursos de vitória já vêm com ataques

na DW Brasil

O republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton deram um grande passo para serem os candidatos de seus respectivos partidos nas eleições presidenciais de 2016. Ambos dominaram a Superterça – o dia mais importante das primárias dos EUA. Tanto Clinton como Trump triunfaram em sete dos 11 estados em que cada partido teve votação nesta terça-feira (1º/03).

Do lado democrata, a ex-secretária de Estado levou a melhor em Alabama, Arkanas – estado onde seu marido Bill Clinton foi governador (1993-2001) –, Geórgia, Massachusetts, Tennessee, Texas e Virgínia. Seu único concorrente, Bernie Sanders saiu vencedor em Colorado, Minnesota, Oklahoma e Vermont, estado pelo qual é senador.

mapa_super_terca_dw

Entre os republicanos, o magnata garantiu a maioria dos votos em Alabama, Arkansas, Geórgia, Massachusetts, Tennessee, Vermont e Virgínia. O senador Ted Cruz venceu no Texas, seu reduto político, Oklahoma e Alasca, enquanto o senador da Flórida Marco Rubio triunfou em Minnesota.

Estes resultados aumentam a probabilidade de um confronto entre Hillary e Trump na eleição de novembro, oferecendo ao eleitorado americano o que seria provavelmente o contraste mais chocante entre dois candidatos presidenciais.

De um lado a politicamente cautelosa e detalhista ex-secretária de Estado e ex-senadora e que pode se tornar a primeira mulher presidente dos EUA, do outro um empresário que tem gerado indignação com seu discurso depreciativo sobre muçulmanos, mexicanos e mulheres, mas também conquistado muitos americanos descontentes com Washington e preocupados com terrorismo, imigração e economia.

Clinton abriu uma vantagem confortável em relação a Sanders. Somada à sua vitória também no território da Samoa Americana, ela conquistou, de acordo com a Associated Press, ao menos 457 delegados dos 865 que estavam em disputa na Superterça. Sanders soma 286. Para obter a nomeação do Partido Democrata, são necessários pelo meno 2.382 dos 4.763 delegados.

“Que Superterça!”, celebrou Hillary. “Está claro nesta noite que nunca tivemos tanta coisa em jogo nesta eleição e que a retórica que estamos ouvindo do outro lado nunca foi tão baixa”, disse a ex-secretária de Estado, visando já um suposto confronto com Trump.

Trump também alinhou seu discurso de vitória na Superterça visando a ex-primeira dama, relacionando-a a um sistema político que teria falhado com os americanos. “Ela está lá há tanto tempo”, disse. “Se ela não endireitou [as coisas] até agora, ela não o fará nos próximos quatro anos.”  

Nesta Superterça, Trump conquistou ao menos 192 delegados dos 595 que estavam em jogo. No total, o bilionário lidera com 274 delegados. Cruz tem 149 e Rubio 82 – o governador de Ohio, John Kasich, e o cirurgião aposentado Ben Carson, com 25 e 8 respectivamente, estão praticamente fora da corrida presidencial. Do lado republicano, é necessário receber o apoio de 1.237 delegados para se tornar o candidato presidencial. Primárias e caucus têm o objetivo de conquistar os delegados de cada legenda que votarão, em julho, nas convenções dos partidos.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes