Menu

Fórum Universitário do Mercosul se junta às lutas pela democracia!

O Fórum Universitário do Mercosul, que reúne pesquisadores de vários países, acaba de divulgar uma dura nota, em três línguas, de apoio ao governo democraticamente eleito e contra o golpe de Estado que setores criminosos do judiciário e ministério público, sustentados pela mídia, querem dar no país.  *** FoMerco – Nota sobre a situação nacional […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Fórum Universitário do Mercosul, que reúne pesquisadores de vários países, acaba de divulgar uma dura nota, em três línguas, de apoio ao governo democraticamente eleito e contra o golpe de Estado que setores criminosos do judiciário e ministério público, sustentados pela mídia, querem dar no país. 

***

FoMerco – Nota sobre a situação nacional

24/03/2016

Nesse momento particularmente difícil da conjuntura política brasileira o FoMerco se une às vozes emanadas dos movimentos sociais em defesa da democracia e do Estado de Direito. Clama para que os preceitos constitucionais de independência dos poderes da República sejam respeitados. Denuncia o caráter seletivo das investigações e alerta para os riscos de impunidade contidos nas tentativas de derrubar um governo que tem combatido a corrupção. Repudia a tentativa de setores da mídia de incitar a população contra a presidente da República. Exorta a comunidade acadêmica a defender a liberdade de pensamento e o respeito às diferenças, pilares de uma sociedade mais democrática, próspera e equânime.

En este momento particularmente difícil de la coyuntura política brasileña, el FoMerco se une a las voces que emanan de los movimientos sociales en defensa de la democracia y el estado de derecho. Clama para que los principios constitucionales de independencia de los poderes de la República sean respetados. Denuncia el carácter selectivo de las investigaciones y alerta a los riesgos de impunidad contenidos en los intentos de derrocar un gobierno que ha combatido la corrupción. Repudia el intento de sectores de los medios de comunicación al incitar a la población contra la presidenta. Insta a la comunidad académica a que defienda la libertad de pensamiento y el respeto a las diferencias, pilares de una sociedad más democrática, próspera y equitativa.

In this particularly difficult moment of the Brazilian political scenario, FoMerco joins voices echoed by the social movements in defense of Democracy and the Rule of Law. It calls for the separation of powers, foreseen by the Constitution, to be respected. It denounces the selective and biased investigations and alerts for the risk of impunity brought by the attempts to overthrow a government that is fighting corruption. It rejects the attempts of media sectors inciting the public against the President. And it calls for the academic community to defend the freedom of thought and the respect to differences, pillars of more democratic, prosperous and equanimous society. 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes