Menu

SBPC também lança manifesto pelo respeito às regras democráticas

Uma das mais importantes instituições da comunidade científica brasileira, a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), acaba de lançar um manifesto pela democracia, pelo respeito às regras e contra o golpe. O texto não deixa dúvida sobre o posicionamento da entidade: "(…) toda conquista precisa ser alcançada em conformidade com o que estabelece a Constituição Federal, com […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma das mais importantes instituições da comunidade científica brasileira, a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), acaba de lançar um manifesto pela democracia, pelo respeito às regras e contra o golpe.

O texto não deixa dúvida sobre o posicionamento da entidade: "(…) toda conquista precisa ser alcançada em conformidade com o que estabelece a Constituição Federal, com o respeito às instituições, dentro das regras democráticas e seguindo os princípios da ética. O estado de direito não pode ser subjugado ao estado de ânimo. Junto de outras forças democráticas, a SBPC lutou para que as ações deletérias do regime ditatorial instalado em março de 1964 provocassem o menor efeito possível na vida nacional."

***

No site da SBPC.

SBPC publica manifesto pelo fortalecimento da democracia

Intitulado “Pelo estado de direito e pelo fortalecimento da democracia, com entendimento nacional e paz social”, o manifesto conclama a sociedade civil organizada a arregaçar as mangas para transformar a crise atual em instrumento de fortalecimento da democracia, propugnar pelo entendimento nacional e garantir a paz social

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) publica no dia 8 de março um manifesto pelo fortalecimento da democracia no Brasil frente aos acontecimentos decorrentes da operação Lava Jato e suas consequências na vida econômica e política do País.

Intitulado “Pelo Estado de Direito e pelo fortalecimento da democracia, com entendimento nacional e paz social”, o manifesto conclama a sociedade civil organizada a arregaçar as mangas para transformar a crise atual em instrumento de fortalecimento da democracia, propugnar pelo entendimento nacional e garantir a paz social.

O texto ressalta a gravidade dos fatos mais recentes, e suas repercussões – o acirramento de disputas no campo político, o surgimento de divergências nas lides do judiciário e o acentuamento de rupturas na sociedade brasileira.

“A gravidade do momento não está mais para nutrir ânimos já exaltados ou para ser apenas motivo de contemplação e análises. É hora de nossas lideranças – principalmente as políticas, empresariais e da classe trabalhadora – se disporem a construir os caminhos que levem rapidamente ao entendimento nacional e, com isso, possamos assegurar a manutenção da paz social e a retomada do crescimento econômico. Esse é o papel que se espera de nossos líderes. E a sociedade também tem seu papel a desempenhar”, conclama a entidade.

Lembrando seu ativismo contra o regime ditatorial, a SBPC, em seu manifesto, defende que a superação dessa crise deve se dar em conformidade com a Constituição Federal, com o respeito às instituições, dentro das regras democráticas e seguindo os princípios da ética. “O estado de direito não pode ser subjugado ao estado de ânimo”, ressalta.

Leia o manifesto na íntegra, abaixo:

SBPC-032/Dir.

PELO ESTADO DE DIREITO E PELO FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA, COM ENTENDIMENTO NACIONAL E PAZ SOCIAL.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) jamais se desvencilhou da vida nacional, nunca se omitiu, principalmente nos momentos mais agudos, e sempre esteve atenta e atuante diante dos temas mais caros ao Brasil e aos brasileiros. Assim, vínhamos dedicando a devida e merecida atenção aos acontecimentos decorrentes da operação Lava Jato e suas consequências na vida econômica e política do País.

Contudo, a gravidade e a repercussão de fatos mais recentes estão trazendo consigo a capacidade de acirrar disputas no campo político, de fazer surgir divergências nas lides do judiciário e, mais preocupante ainda, de acentuar as já sentidas rupturas na sociedade brasileira. A gravidade do momento não está mais para nutrir ânimos já exaltados ou para ser apenas motivo de contemplação e análises.

É hora de nossas lideranças – principalmente as políticas, empresariais e da classe trabalhadora – se disporem a construir os caminhos que levem rapidamente ao entendimento nacional e, com isso, possamos assegurar a manutenção da paz social e a retomada do crescimento econômico. Esse é o papel que se espera de nossos líderes.

E a sociedade também tem seu papel a desempenhar. Cidadãos de qualquer gênero, origem e credo; trabalhadores e profissionais liberais; professores e estudantes; militantes de qual seja a ideologia ou causa – todos precisamos cultivar a tolerância e respeitar a divergência de opiniões. Deve-se reconhecer, obviamente, que cada grupo político, cada segmento da vida social, cada setor da economia ou cada corrente ideológica têm o direito de buscar a consecução de seus objetivos e de lutar pela defesa de seus interesses.

No entanto, toda conquista precisa ser alcançada em conformidade com o que estabelece a Constituição Federal, com o respeito às instituições, dentro das regras democráticas e seguindo os princípios da ética. O estado de direito não pode ser subjugado ao estado de ânimo. Junto de outras forças democráticas, a SBPC lutou para que as ações deletérias do regime ditatorial instalado em março de 1964 provocassem o menor efeito possível na vida nacional.

Da mesma forma, lutamos para o restabelecimento do regime democrático e sua construção. Nesse momento delicado da vida nacional a SBPC se coloca novamente em campo e conclama a sociedade civil organizada a arregaçar as mangas. Desta vez, precisamos garantir a manutenção do estado de direito, transformar a crise atual em instrumento de fortalecimento da democracia, propugnar pelo entendimento nacional e garantir a paz social. Mais do que nunca, o Brasil está precisando da boa vontade dos brasileiros.

São Paulo, 08 de março de 2016.

Atenciosamente,

HELENA BONCIANI NADER

Presidente

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes