Menu

A Igreja Católica contra o golpe

O bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, da Igreja Católica, Dom Pedro Casaldáliga (foto), juntamente com agentes pastorais de sua mesma prelazia, divulgaram uma dura e direta carta contra o golpe. Setores importantes da Igreja já identificaram, além disso, que a manipulação e o fomento ao ódio e intolerância políticos estão vindo […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, da Igreja Católica, Dom Pedro Casaldáliga (foto), juntamente com agentes pastorais de sua mesma prelazia, divulgaram uma dura e direta carta contra o golpe.

Setores importantes da Igreja já identificaram, além disso, que a manipulação e o fomento ao ódio e intolerância políticos estão vindo da grande mídia.

Trecho da carta: “Repudiamos a tentativa de desestabilização de um Governo democraticamente eleito, sob o risco de conduzir o País ao caos generalizado. Grupos conservadores, respaldados pela grande mídia, passam uma visão superficial e manipulada do grave momento que o país vive. Acreditamos que a sociedade brasileira, civil e organizada, esteja à altura de compreender a gravidade do momento e dizer NÃO a qualquer tentativa de golpe.”

Enquanto isso, a principal porta-voz dos golpistas é a advogada satânica Janaina Paschoal…

***

No blog da Maria Fro.

Manifestação de Dom Pedro Casaldáliga e agentes de pastorais da Prelazia de São Félix do Araguaia

Via Racismo Ambiental
4/04/2016

Carta às Comunidades

“Quero ver o direito brotar como fonte, e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24.)

Os agentes de pastoral da Prelazia de São Félix do Araguaia, reunidos, dos dias 28 de março a 02 de abril de 2016, em São Félix do Araguaia, MT, tendo como bispo Dom Adriano Ciocca Vasino e o bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga, manifestam grande preocupação com o momento sociopolítico que vivenciamos atualmente.

Sabemos que uma crise econômica, que se iniciou de forma concreta em 2008, está afetando fortemente o sistema capitalista e tem provocado, por parte de grandes empresas e países ricos como os Estados Unidos, uma investida violenta em diversos países em desenvolvimento. Tais países são vistos como fornecedores de matéria prima e mão de obra barata para alimentar o luxo e o consumo dos ricos de fora e da elite interna que tem se tornado cada vez mais rica e opulenta.

Povos e comunidades são desconsiderados e expropriados de seus direitos para abrirem espaços para as grandes empresas. No Brasil, a conjuntura atual é caracterizada por uma profunda crise política institucional, que ameaça as conquistas democráticas, rompendo com o pacto social realizado nas últimas décadas, bem como com o respeito aos valores humanos básicos.

Como Igreja, apoiamos o combate às injustiças e à corrupção e apelamos ao Ministério Público e ao Judiciário que ajam com isenção, rigor e imparcialidade no exercício de suas funções, punindo os responsáveis independentemente do partido a que pertençam.

O momento atual que a sociedade brasileira atravessa é delicado e exige acima de tudo uma reflexão aprofundada isenta de paixões e partidarismos. Apelamos para o bom senso dos integrantes do Congresso Nacional (Deputados e Senadores), a fim de que saibam olhar a complexidade e delicadeza desse momento. Não podemos retroceder nas conquistas democráticas alcançadas.

Repudiamos a tentativa de desestabilização de um Governo democraticamente eleito, sob o risco de conduzir o País ao caos generalizado. Grupos conservadores, respaldados pela grande mídia, passam uma visão superficial e manipulada do grave momento que o país vive. Acreditamos que a sociedade brasileira, civil e organizada, esteja à altura de compreender a gravidade do momento e dizer NÃO a qualquer tentativa de golpe.

O Povo já superou graves crises institucionais, saberá manter a serenidade e de forma pacífica fará valer o Direito e a Justiça.

São Félix do Araguaia –MT, 02 de Abril de 2016.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rose

07/04/2017 - 07h49

No próximo dia 12/04, às 17h., haverá um grande ato em defesa da cultura e da juventude, organizado por jovens e artistas da cidade de São Bernardo do Campo. Convido a todos a participarem desta ação contra mais este foco de desmonte dos direitos do cidadão brasileiro.

A concentração será a partir das 16h, na Av. Redenção, 271 (próximo ao Centro de São Bernardo do Campo).

Participem e ajudem a divulgar.

Muito obrigada.


Leia mais

Recentes

Recentes