Menu

Intelectuais e artistas dos EUA assinam carta contra o golpe

Na Carta Maior: Contra o golpe de estado no Brasil A Rede de intelectuais, artistas e movimentos sociais em defesa da humanidade denuncia a grave tentativa de golpe contra a presidente Dilma Rousseff, e  neste momento crucial e a abraçamos, juntamente com as pessoas trabalhadoras e honestas do Brasil. Um grito profundo de “Não vai […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na Carta Maior:

Contra o golpe de estado no Brasil

A Rede de intelectuais, artistas e movimentos sociais em defesa da humanidade denuncia a grave tentativa de golpe contra a presidente Dilma Rousseff, e  neste momento crucial e a abraçamos, juntamente com as pessoas trabalhadoras e honestas do Brasil.

Um grito profundo de “Não vai ter golpe!”, está aumentando no Brasil para defender o governo de Dilma, a democracia e a ordem constitucional. Os analistas políticos concordam que um impeachment sem base jurídica pode ser considerado um golpe. Esta base jurídica não existe porque não há um mínimo de prova para incriminar a presidenta.

Estamos com todos aqueles que estão mobilizados nas ruas, no campo, nas praças, sindicatos, centros culturais e acadêmicos para evitar o golpe e em defesa do Governo, que foi eleito por 54 milhões de brasileiros.

 Expressamos a nossa solidariedade para com o Conselho da Federação Nacional dos Jornalistas do Brasil (Fenaj), que pediu a todos os cidadãos brasileiros para resistir e lutar pela democracia, justiça e liberdade e também com o pronunciamento da União Brasileira de Escritores. Também estendemos nossa solidariedade com as chamadas persistentes de advogados honestos e democráticos no Brasil que estão desafiando a arbitrariedade e injustiça dos juízes corruptos apoiados pela rede Globo, uma cúmplice da ditadura militar dedicada ao linchamento da mídia sobre as administrações presidenciais do Partido dos Trabalhadores (PT) e as lutas sociais do heroico Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Nosso apoio chega no momento em que é denunciado uma conspiração de golpe concebida a partir do estrangeiro para separar o país mais populoso e maior da América Latina de seu destino no mundo e particularmente em Nossa América.

 A tentativa de golpe se intensificou quando ficou certo que Luiz Inácio Lula da Silva, o melhor presidente da história do Brasil, anunciou que seria candidato presidencial para as eleições do 2018. O temor da direita é que as pessoas elegerão Lula novamente e que a sua vitória desencadeie um mandato renovado para o PT em aliança com outras forças políticas. Este é o pior medo dos setores da extrema direita no Brasil e no mundo, que não querem ver um Brasil soberano que é inclusivo para a grande maioria da população. Seu desejo é de um Brasil imperial unipolar em vez da perspectiva multi-polar do PT. Não se deve esquecer que tudo o que acontece no Brasil ocorre no contexto de uma ofensiva do imperialismo e das oligarquias nacionais aliadas para promover este chamado “golpe suave”.

 Numa declaração à imprensa, Dilma explicou “Nós no Brasil já tivemos golpes militares. Desta vez, num sistema democrático, o golpe mudou de método. Mesmo assim, um impeachment sem base jurídica ainda é um golpe.”

 Desafiando as críticas de sua decisão, ela confirmou que o ex-presidente Lula vai participar de sua equipe como um ministro ou como um conselheiro e ninguém vai impedir isso. Antes da crise atual, Dilma tinha defendido a abertura de um diálogo sem rupturas democráticas.

 Dilma e o povo brasileiro estão defendendo os mais nobres interesses da sua pátria e os princípios que constituem os pilares da República; eles estão enfrentando o seu destino com dignidade e coragem, sabendo que o seu dever é lutar. Nosso dever é ficar com eles. Incondicionalmente, para apoiá-los em sua determinação de impedir esta tentativa de golpe.

 Secretariado Executivo da Rede em Defesa da Humanidade

ADVISORY BOARD

Danny Glover
Actor

Estela Bravo
Documentary filmmaker

Piero Gleijeses
Professor, Author

James Early 
Consultant: Cultural Democracy and Statecraft Heritage Policy, African Diaspora

Jane Franklin
Historian, author of Cuba and the U.S. Empire: A Chronological History

Jose Pertierra
Inmigration Attorney

Michael Parenti
Author and lecturer

Nelson Valdes
Professor Emeritus, Retired, Sociology

Gayle McLaughlin
Former Mayor of Richmond, CA; currently Council Member

Peter Schey
Executive Director, Center for Human Rights and Constitutional Law

Cristina Vazquez
International Vice President of Workers United-SEIU

Felix Salvador Kury
Program Director & Faculty Advisor, Clínica Martín-Baró, SFSU-UCSF

Clarence Thomas
Past Secretary-Treasurer ILWU Local 10

James Cockcroft
Lecturer and writer

 

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes