Menu

Congresso em Notas: STF chacoalha comissão do impeachment ao abrir denúncia de crime de responsabilidade contra Michel Temer

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil CONGRESSO EM NOTAS no.25, 10/04/2016 COMISSÃO DE IMPEACHMENT DO TEMER. O Ministro Marco Aurélio Mello determinou a abertura de comissão sobre denúncia de crime de responsabilidade de Michel Temer. Cunha pediu aos líderes que indiquem os membros. Somente 14 de 66 vagas foram indicadas. COMISSÃO DO IMPEACHMENT. A discussão do parecer […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Os ministros do STF, Marco Aurelio Mello, do MRE, Mauro Vieira e o vice-presidente da República, Michel Temer, participam de cerimônia comemorativa ao Dia do Soldado, no QG do Exército (Elza Fiuza/Agência Brasil)

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

CONGRESSO EM NOTAS

no.25, 10/04/2016

COMISSÃO DE IMPEACHMENT DO TEMER. O Ministro Marco Aurélio Mello determinou a abertura de comissão sobre denúncia de crime de responsabilidade de Michel Temer. Cunha pediu aos líderes que indiquem os membros. Somente 14 de 66 vagas foram indicadas.

COMISSÃO DO IMPEACHMENT. A discussão do parecer do relator começou na sexta-feira às 15h e se estendeu até às 5h da manhã de sábado. Ela continuará ainda na segunda-feira. Dos 115 deputados que se inscreveram, 62%, de acordo com um levantamento da Folha de S. Paulo, são a favor do impeachment. Se projetada sobre o plenário, esta proporção é insuficiente para aprovar o impeachment, pois a proporção mínima de favoráveis para que o processo vá ao Senado é de 67%. Como apontou ao final da sessão o Deputado Paulo Pimenta (PT/RS), a imensa maioria dos deputados favoráveis ao impedimento sequer comentou o parecer do relator em suas intervenções. Paulo Teixeira (PT/SP), Weverton Rocha (PDT/MA) e Chico Alencar (PSOL/RJ) já apresentaram votos em separado.

CALENDÁRIO

  1. Votação na comissão especial na segunda (11) às 17h. A previsão é de que o parecer do relator seja acatado com folga de votos.
  2. O parecer deve ser publicado na terça (12).
  3. O parecer será incluído na Ordem do Dia de quinta (14). A partir desse dia até o dia 21 somente parlamentares, servidores e credenciados poderão entrar na Câmara.
  4. Discussão entre quinta-feira (14) e sábado (16).
  5. Votação no domingo (17). Cunha pretende fazer várias chamadas dos ausentes, para constrangê-los. São necessários 342 votos a favor para o processo seguir ao Senado.

ORDEM DE VOTAÇÃO. Pelo precedente do impeachment de Collor, a chamada de deputados deve ser por ordem alfabética. Pelo regimento, a votação ocorre em chamamento por regiões alternadamente. Dessa vez a votação deveria começar pelos estados do Norte e terminar nos estados do Sul. Se Cunha insistir na ideia de chamar os deputados de Sul para Norte, o governo deve provocar o STF.

SENADO. Se aceito o pedido de impeachment, a ideia é que a votação no Senado sobre o recebimento do processo ocorra no dia de Tiradentes, 21 de abril, quinta-feira. Se recebido por maioria simples, Dilma será afastada.

O Congresso em Notas é uma parceria do Cafezinho com o Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), ligado ao Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

Visite nosso site: http://congressoemnotas.tumblr.com/

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Francisco Gabriel

11/04/2016 - 21h13

Vocês petistas desse pasquim são burros mesmo. Aceitar pedido de impeachment é prerrogativa do Presidente da Câmara, se o STF entender que o presidente da Câmara é obrigado a aceitar um pedido de impeachment, tem mais 9 pedidos de impeachment contra Dilma parados com o Cunha e por crimes mais graves que as pedaladas, inclusive o da OAB. Se quiser ele aceita todos, aí quero ver petista chorando.

Fernando Hottum

11/04/2016 - 09h31

Esse não é o caminho para novas eleições, onde poderão projetar a única candidatura que já está com sua base de campanha totalmente pronta, a Sra Marina Silva??? Não é ela quem já está há alguns anos definida pela estrutura por trás do golpe para ser a próxima presidenta do Brasil, agora ou em 18 ??? Infelizmente, acho que Lula não chega. Não permitirão.

    Octavio Filho

    11/04/2016 - 10h37

    Não desanime. As coisas estavam muito piores. A oposição deu um grande tiro no pé. Por causa dela o povo todo está falando de política e procurando se informar.

Sev Rodrigues

11/04/2016 - 06h22

O Ciro Gomes disse que sairia as ruas contra o Impeachment, queria saber se os governadores que sao contra o Golpe, vao estar em Brasilia no dia da votacao, junto com todos os brasileiros que prezam pela Democracia. Um Golpe nao Brasil hoje levaria o Brasil ao esgoto da cenario internacional. Qualquer empresa aventureira ou aventureiros em geral, vao concluir que o Brasil sera uma terra de gangsters, na politica, na midia e no judiciario. A moral do Brasil ficaria tao baixa que os piratas to seculo 21 viriam aqui explorar e saquear nossas riquezas com o aval dos estreguistas sem patria. Vamos deixar? Vamos esperar o STF agir? Vamos deixar o Cunha um criminoso dar o Golpe?


Leia mais

Recentes

Recentes