Menu

Cardozo: Relatório é atestado de que Dilma não cometeu crime!

O Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo, falou nesta segunda-feira à Comissão do Impeachment e pediu a nulidade do processo golpista, citando uma série de desvios cometidos por Jovair Arantes, o relator. Ele também questionou a diferença entre os métodos adotados para julgar a presidenta Dilma e aqueles utilizados para tratar líderes da oposição, como […]

32 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo, falou nesta segunda-feira à Comissão do Impeachment e pediu a nulidade do processo golpista, citando uma série de desvios cometidos por Jovair Arantes, o relator. Ele também questionou a diferença entre os métodos adotados para julgar a presidenta Dilma e aqueles utilizados para tratar líderes da oposição, como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Para Cardozo, “o relatório é um atestado de que Dilma Rousseff não cometeu crime de responsabilidade”.

Assista:

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gustavo Horta

13/04/2016 - 18h09

“SE OS POBRES DESTE PAÍS SOUBESSEM O QUE ESTÃO PREPARANDO PARA ELES, NÃO HAVERIA RUAS QUE COUBESSEM TANTA GENTE PARA PROTESTAR CONTRA O IMPEACHMENT.” – Leonardo Boff
OLHA SÓ, NÃO HAVERIA MAIS PAZ PARA OS ENDINHEIRADOS DESTE PAÍS!

ABRAM SEUS OLHOS!
JÁ PASSOU DA HORA DE DESPERTAR!

A C O R D E M !!
C H A M E M O S V I Z I N H O S !
É H O R A D E A C O R D A R ! !

>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/04/13/inspirado-por-um-leitor-mais-uma-resenha-contra-o-golpe/

ESTA ESQUERDA É MESMO UMA MERDELEZA! QUE GENTE CHATA, NÉ NÃO? BOM MESMO SERIA SER UM COXINHA SABOTADOR, TRAIDOR, HIPÓCRITA! UM MERDOSO!

Jojo The Man

11/04/2016 - 23h35

Relatório foi aprovado. Uma sujeira sem fim. O relator não estava para ‘relatar’ nada , mas para acusar .
Nunca vi tanta sordidez da parte de um relator de qualquer processo no Congresso.

Esse Jovair Antunes , diga-se , um insignificante político de Goiás , envolvido em diversas denúncias de corrupção , não passa de pau mandado de Cunha , um pistoleiro do baixo clero. Só a esperteza de Cunha explica um nada como esse Jovair ser relator de um Processo importante como esse. Só no Brasil.

    Asdrubal Caldas

    11/04/2016 - 23h54

    Vocês esquerdo/Lulo/petistas, precisam aprender o que é humildade. E também a respeitar o adversário quando ele for o vencedor. Não há a necessidade de enaltecê-lo pela vitória, mas ao menos deve-se aceitar a derrota, e sem tentar desmerecê-lo, buscando denegrir a sua imagem. Quem age desta forma, acaba perdendo a credibilidade. Pense.

      Jojo The Man

      12/04/2016 - 01h28

      Tenho muita humildade para admitir se estou errado, meu caro .Quando erro.
      Mas neste caso , o que estamos assistindo é um acordão entre o “probo” Eduardo Cunha que , por pura vingança contra o Governo , fez esse pedido de Impeachment passar , e os ainda mais probos deputados que o apóiam a qualquer custo , para derrubar Dilma e livrar Cunha da cassação .
      O que vc me pede é para enaltecer a vitória de um grupo de víboras . É como pedir para enaltecer a vitória de um time que ganha com ajuda da arbitragem.
      Eu não
      preciso denegrir ninguém, prezado . Eles mesmos se encarregam disso.
      Dos 38 deputados que votaram pelo impeachment ontem , 35 têm denúncias de corrupção contra si. Pense .
      Você quer criticar minha credibilidade para defender a credibilidade destes caras ? Aí , meu amigo , você é quem perde crédito. Só falta vc dizer que Eduardo Cunha é inocente e que os motivos dele são justificados.
      Agora permita-me uma crítica , sem ofensa .Vocês de direita têm uma leitura curiosa das coisas.
      Quando acham que erramos , tentam minimizar nossas opiniões simplificando a discussão para uma abordagem totalmente maniqueísta , sem observar todo o contexto em volta dos fatos. Apagam o debate , simples assim , e jogam tudo em cima de uma definição simplista , tipo esta “Vcs não são humildes ”
      Faz-me imaginar um diálogo entre um judeu e um oficial nazista na 2ª Guerra :
      – vou te prender
      – por quê ?
      – porque é judeu !
      – mas não fiz nada contra você .
      – mas continua sendo judeu e isso basta .
      Assim é fácil viver .

        Asdrubal Caldas

        12/04/2016 - 03h29

        Quando eu escrevi estas mal traçadas linhas, nem me passou pela cabeça o nome do Eduardo Cunha, nome pelo qual diga-se de passagem, não tenho nenhuma simpatia. Eu simplesmente relacionei um fato muito recente, e que tem servido de pano de fundo para os petistas, desde então, com o que ocorreu nesta votação vencida pela oposição por 38 X 27 situação. Eu estou falando da vitoria da Dilma nas eleições de 2014 que, aquela sim foi uma vitoria na base do estelionato eleitoral. Onde a presidente Dilma mentiu desavergonhadamente, dizendo que o Aécio ira fazer, caso vencesse as eleições, tudo o que ela acabou fazendo, assim que assumiu o seu segundo mandato. Aumentou assustadoramente as contas de luz, a gasolina, o gás de cozinha, tirou direitos dos trabalhadores, causou um desemprego monstruoso, e por ai foi. Inclusive o próprio Lula reconheceu publicamente que ela mentiu. Agora com relação ao que você cita aqui: “Mas neste caso o que estamos assistindo é um acordão entre o “probo” Eduardo Cunha que , por pura vingança contra o Governo , fez esse pedido de Impeachment passar” Eu faço aqui, uma leitura diferente da sua. Para mim não houve vingança, mas coerência. Uma vez que antes dele abrir este pedido de cassação da Dilma, ele já havia arquivado ao menos uma duzia de pedidos que precederam a este. E somente quando ele entendeu que este pedido que fora encaminhado pelos nobres Juristas, Hélio Bicudo, Miguel Reali Junior, e pela brilhante Janaína Paschoal, era o que estava dentro dos preceitos mais corretos para se abrir um pedido de cassação, é que ele tomou a decisão de dar andamento ao processo. Quando você diz ” O que vc me pede é para enaltecer a vitória de um grupo de víboras . É como pedir para enaltecer a vitória de um time que ganha com ajuda da arbitragem.” Não foi exatamente o que pedi. O que eu pedi foi o seguinte: ” Não há a necessidade de enaltecê-lo pela vitória, mas ao menos deve-se aceitar a derrota, e sem tentar desmerecê-lo, buscando denegrir a sua imagem. Quem age desta forma, acaba perdendo a credibilidade.” E também preciso registrar que houve um ato falho da sua parte, ao chamar os Deputados que votaram a favor da Cassação, de “Víboras”. Não eles não são Víboras. Se fossem, estariam certamente apoiando o Lula. Pois não foi ele, o Lula, que se auto intitulou como “Jararaca”? E nesta sua comparação: “É como pedir para enaltecer a vitória de um time que ganha com ajuda da arbitragem.” Aqui eu poderia te responder que a vitória da Dilma também seria uma vitória conseguida na base da mais deslavada mentira. Em seguida você se exalta dizendo “Dos 38 deputados que votaram pelo impeachment ontem , 35 têm denúncias de corrupção contra si. Pense .” E quantos seriam os que apoiam a Dilma, que também tem culpa no cartório? Sobre estes você não se preocupou em fazer um levantamento, não é mesmo? Aqui esta mais um dos seus questionamentos, que não podem ficar sem resposta: ” Só falta vc dizer que Eduardo Cunha é inocente e que os motivos dele são justificados.” Não eu jamais diria que o Eduardo Cunha é inocente, mesmo porque já está provado que ele não é. Mas de uma coisa eu tenho certeza: “Ele é muito mais preparado para o cargo, no que se relaciona a política rasteira, do que todos aqueles petistas e aliados que são contra ele. Haja vista que ele tem deixado todo este pessoal de cabelo ouriçado, de tanto serem passados para trás com as manobras “inteligentes” usadas por ele, para se livrar da cassação. Ele já bateu o recorde de permanência no cargo, com tanta gente sem competência tentando caça-lo. O restante do seu texto não me atinge, portanto não vou responder. Com exceção da sua piadinha por sinal com viés esquerdista, e preconceituoso. Eu contaria uma piada com o mesmo sentido, mas sem envolver nazistas e Judeus: Um cidadão comum, depois de tomar umas e outras numa festa entre amigos, começou a cantar num volume muito alto, e a passar por todas as mesas e beber no copo dos amigos. Um policial que estava prestando serviço de segurança na festa, retirou ele do salão e encaminhou-o até a viatura para prende-lo. E ele então disse mas eu não fiz nada de errado, pode perguntar aos meus amigos. E o policial então respondeu: Nem vou perguntar, para mim você tem toda a razão do mundo, mas mesmo assim sera preso. Fraquinha esta não?

          Jojo The Man

          12/04/2016 - 21h47

          Vc é muito radical , Asdrubal .
          Mas , por conta de sua visível educação , vou aceitar tua resposta , imaginando-me numa conversa com alguém que é frontal opositor à minha ideologia , mas por respeito e civilidade , pode levar este debate em frente .
          A única coisa que eu queria que vc me explicasse é o tal “viés esquerdista, e preconceituoso” , no imaginário diálogo que relatei .
          E vc se engana fortemente: nunca tencionei utilizar viés de esquerda e muito menos preconceituoso . Foi apenas um exemplo de intolerância e insensatez.
          Se eu fosse preconceituoso com os Judeus , estaria sendo contraditório comigo mesmo , se é que me entende .

          Fique bem .

          Asdrubal Caldas

          13/04/2016 - 11h27

          Talvez deva realmente ter havido uma necessidade de esmiuçar um pouco mais o que eu quis dizer, quando disse: “Com exceção da sua piadinha por sinal com viés esquerdista, e preconceituoso. Eu contaria uma piada com o mesmo sentido, mas sem envolver nazistas e Judeus:” Eu em nenhum momento disse ser você o “Esquerdista preconceituoso”. Mesmo porque a piada já é bem antiga, e possivelmente não seria de sua autoria. E se a piada existe, naturalmente é para ser contada. Haja vista que eu digo em seguida o seguinte: “Eu contaria uma piada com o mesmo sentido, mas sem envolver nazistas e Judeus:”. E quando eu digo isto, tanto serve para mim quanto para você. Pois com esta besteira do Politicamente Correto, nós temos que medir bem as palavras, para que não recaia sobre nós, a pecha de esquerdista, ou preconceituoso. Principalmente Preconceituoso, porque esquerdistas existem muitos, e assumidos. Mas afinal ninguém é perfeito, não é mesmo? rsrsrsrs

          Em tempo: Lembre-se que os menos informados costumam colocar tudo no mesmo balaio. Eles juntam: Comunismo/Socialismo/Nazismo/ Anarquismo/Liberalismo, e tudo que termine em “ismo”, como sendo de esquerda. A unica palavra que é aceita por todos como sendo não esquerda, é DEMOCRACIA

          Jojo The Man

          13/04/2016 - 20h07

          Não precisa esmiuçar demais , só pensei que vc realmente havia visto algo de preconceituoso nas minhas palavras . Mas entendi seu ponto. E fico feliz que vc tenha tirado boas conclusões a meu respeito . É verdade , a piada é velha , mas é um exemplo que meu pai sempre usava para ilustrar esta situação , já que sempre achava um jeito de falar mal de nazistas , e me apeguei a ele.
          Não se preocupe com o politicamente correto . Judeus riem de si mesmos , vc já deve ter ouvido isto. É um senso de humor único.
          Um grande mal da nossa sociedade é o pouco aprofundamento no conhecimento filosófico , seja sobre a tese que for. Vc tem razão quando diz “os menos informados costumam colocar tudo no mesmo balaio” . É um mal de que sofre o comunismo . Tem gente que ainda crê que comunistas comem criancinhas . É uma pena.
          Mas , acredite , Asdrubal , esquerda tem muito mais a ver com Judeus que com Nazismo ou Anarquismo . O pensamento filosófico europeu dos séculos XVI a XVIII está crivado de esquerdistas judeus . E mais : hoje , democracia , especialmente no Brasil de agora , é uma tese bem mais de esquerda do que de direita . Obviamente alguns rirão , mas , por exemplo , a aceitação de minorias e diversidade em escolhas pessoais é disparadamente mais ampla no seio socialista do que na direita , que é ultra conservadora e inflada de preconceito e desejo de cisão . É só observar o crescimento de alas radicais nos partidos de direita , cheias de preconceito racial , regional , sexual e social .

          Esta tese de que democracia e comunismo não se bicam é um tanto quanto preconceituosa . Não é bem assim. Não pense em comunismo no Brasil usando parâmetros como Cuba de 20 anos atrás ou Coréia do Norte . Há radicais , mas não são todos .
          Abraço.

      Alexandre Moreira

      12/04/2016 - 02h26

      A presunção de vitória da parte de quem relata demonstra sua flagrante parcialidade. É nojento agir assim é muito mais nojento aplaudir tais fatos. Seja homem Sr. Asdrúbal.

        Asdrubal Caldas

        12/04/2016 - 04h10

        Deixe de ser um petista enrustido, e assuma de vez a sua ignorância política. Tome uma atitude que já deveria ter tomado a muito tempo. Assim o seu sofrimento acaba de vez, e você deixa de ser o olhado com o olho da desconfiança daqueles que pensam. Inclusive de alguns de seus vizinhos que sempre desconfiaram que você era verdadeiramente um petista no limiar do desabrochar. Para que o seu sofrimento acabe de uma vez, estou lhe indicando a solução para o seu problema, e de todos os que ainda estão indecisos. Estou falando deste maravilhoso Kit: “https://www.facebook.com/OpressaoMilGrau1/videos/1673541882878490/?fref=nf

          Alexandre Moreira

          12/04/2016 - 12h06

          Petista inrustido não, PETISTA COM MUITO ORGULHO! O maior partido de esquerda das Américas, o único capaz de transformar a sociedade brasileira em uma sociedade mais justa e igualitária. Isso deve ser muito para o seu cérebro de merda. Fascista preconceituoso, não passará! Some daqui seu bosta, vai comentar a sua veja!

          Asdrubal Caldas

          12/04/2016 - 14h12

          Até o presente momento eu entendia que estava lidando apenas com um ignorante metido a intelectual. Mas agora, depois desta sua resposta sem nexo, e com um grau de agressividade que chega as raias da loucura, o que eu tenho a lhe dizer, é o seguinte: Procure urgentemente um Psiquiatra, porque o seu caso parece-me ser um tanto quanto mais complexo. Não sou um profissional da área, portanto abstenho-me de dar um diagnostico sobre o que possa ser o problema que o aflige. Arriscaria dizer que, pode ser um surto de Esquizofrenia, mas como eu disse, não sou profissional da área. Porem, como eu leio muito, posso lhe adiantar que a Esquizofrenia
          é um transtorno mental complexo que dificulta na distinção entre as experiências reais e imaginárias, interfere no pensamento lógico. Mas a esquizofrenia tem cura, diz médica Kleyde Mendes Lopes, autora do livro Loucuras curáveis: uma luz para a cura da esquizofrenia” Ela é medica e bióloga. Vou torcer para que você sare logo, e volte a escrever. Mas enquanto estiver em tratamento, procure se informar um pouco mais sobre tudo, mas especialmente sobre política. Porque sobre política você já demonstrou estar mais por fora do que joelho de escoteiro. Um exemplo foi esta afirmação que você fez, ao responder-me: ” Petista enrustido não, PETISTA COM MUITO ORGULHO! O maior partido de esquerda das Américas,” Veja quanta falta de informação. Como pode o maior partido de esquerda das Américas, ter como dono, o seu Guru, o Lula, que nem ele próprio se considera de esquerda. Mas sim como um Liberal. Leia estas reportagens sobre o seu Guru, e deixe de vomitar asneiras, como você tem feito até o presente momento. E sobre as suas duas últimas frases, eu nem vou levar em consideração. Você deveria estar surtado no momento em que escrevia.

          LULA DIZENDO NÃO SER DE ESQUERDA

          http://www.valor.com.br/politica/4402146/dilma-e-muito-mais-de-esquerda-do-que-eu-afirma-lula

          http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u87635.shtml

          http://www.ihu.unisinos.br/noticias/553194-a-esquerda-e-lula-perderam-a-credibilidade-diz-fundador-do-pt

          Alexandre Moreira

          12/04/2016 - 14h53

          Não o intelectual aqui é definitivamente você, o dissonante em meio à turba de ignorantes. É tão pedante que dá ânsia de vômito. Some daqui seu bosta, vai comentar a sua veja.

Cleber Altivo

11/04/2016 - 20h25

Cardoso é bom advogado.

    Asdrubal Caldas

    11/04/2016 - 22h18

    Num acho não!!!

Alexandre Laureano Barissa Piz

11/04/2016 - 20h17

Como ministro não mostrou firmeza e eficiência. Como advogado da AGU encontrou seu lugar.

    Asdrubal Caldas

    11/04/2016 - 22h20

    Num acho não!!! Como você pode provar isto?

Sérgio Silveira

11/04/2016 - 20h14

Tudo será tranquilo: golpe não passa, se passar o STF derruba. Dilma fica, Lula 2018!

    Asdrubal Caldas

    11/04/2016 - 22h23

    Será que ela esta contando com os cinco Ministro que o Delcidio Amaral disse na delação, que ela havia dito a ele que tinha?

Buford Pusser

11/04/2016 - 19h10

CARDOZO É UM COLIRIO PARA OPOSIÇÃO , PQ VCS ESCONDERAM ELE TANTO TEMPO DE NOS , TERIA SIDO TÀO MAIS FACIL VARER O PT DO MAPA SE CARDOZO TIVESSE APARECIDO ANTES CARDOZOOOOOO A DIREITA TE ? OBRIGADUUUUUUUUUUUUUUUUUU SO AJUDOU KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    eto

    11/04/2016 - 20h13

    Quais são seus argumentos?
    O que vi foi cardoso massacrando esse papel de limpar bumbum.

      Octavio Filho

      11/04/2016 - 20h52

      Coxinha é um caro engraçado. É um cara que acha que índio brasileiro monta a cavalo (índio americano). Ele acha que os uniformes de presidiário são listrados (filme americano). E que Miami é a capital do Brazil. Por que não vão votar nos EUA?

      Asdrubal Caldas

      11/04/2016 - 23h43

      Num acho não!!!

    renato andretti

    11/04/2016 - 22h57

    cri..cri…cri..

renato andretti

11/04/2016 - 17h44

Este senhor tão massacrado pelos blogs se mostra.
Um grande ADVOGADO de DILMA..
COMO somos ingratos com os nossos.

    Jojo The Man

    11/04/2016 - 21h50

    Mas ele foi muito complacente como Ministro , prezado Renato . Aliás , ele e a própria Dilma.
    Se ele tivesse mostrado esta atitude decidida que mostrou nos dois dias em que defendeu Dilma , quando era Ministro , talvez a situação do Governo não fosse esta .

      renato andretti

      11/04/2016 - 22h55

      Ainda tento entender, mas acho que morro e não entendo tudo .
      Meu caro..e entendo o que diz..também fica possesso com
      a sua posição diante o Ministério.
      MAs achava e continuo achando, ele um grande orador..
      Quem sabe um grande advogado..
      nota: como é bom conversar..

        Jojo The Man

        11/04/2016 - 23h40

        Ele é de fato bom advogado . Exibiu grandes argumentos jurídicos contra o relatório que , num país sério , teriam surtido grande efeito na audiência e influenciado fortemente o voto de alguns parlamentares.
        Ocorre porém que , como mostrou claramente Jovair Antunes na leitura do relatório , não se tratava de uma comissão , mas de um julgamento prévio . E o relatório veio como sentença.
        Nem o maior advogado do planeta conseguiria algum resultado contra posições tão claramente definidas .

      Asdrubal Caldas

      11/04/2016 - 23h41

      Ele foi tão competente que perdeu por 38 a 27. Aquela jovem que pediu a cassação da Dilma junto com o Hélio Bicudo, E o Miguel Rali Junior, e os petistas criticaram-na tanto pela sua performance em um vídeo, foi muito melhor do que ele, quando da apresentação da defesa da cassação, na Câmara. Inclusive quando teve aquela conversa de que 1000 Juristas fizeram um manifesto a favor da Dilma, ela lançou um repto a todos eles, para que viessem debater com ela. Ao que se sabe nenhum deles se prontificou a aceitar o desafio.

        Joao Batista Moura

        12/04/2016 - 00h16

        Esse Exdruxulo Caldas não sabe o que diz…

          Asdrubal Caldas

          12/04/2016 - 01h13

          Sei sim meu querido. Tanto sei que você perdeu as estribeiras, e sem argumentos para rebater o que eu disse, foi pelo caminho mais fácil que todos os Lulo/petistas usam, quando se veem mais perdidos do que cego em tiroteio, que é a agressão verbal. Que falta faz uma verdadeira pátria educadora. O dó!!!

        eto

        12/04/2016 - 00h27

        Uma.manobra boba retórica. Como um colega falou, num parlamento sério, teria influenciado fortemente simplesmente por sua aderência ao fato jurídico. A pontuação do jogo de cartas marcadas não tem nada a ver com a capacidade que ele teve de mostrar a pobreza do documento. O restante é preguiça, má vontade e falta de honestidade no argumento.


Leia mais

Recentes

Recentes