Menu

Dilma sobre Cunha e Temer: “cai a máscara dos conspiradores”

Charge: Vitor Teixeira Sem citar nomes, Dilma diz que golpe contra seu mandato tem “chefe e vice-chefe” por Ana Cristina Campos, na Agência Brasil Sem mencionar diretamente os nomes, a presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (12) que o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), são os chefes do […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Charge: Vitor Teixeira

Sem citar nomes, Dilma diz que golpe contra seu mandato tem “chefe e vice-chefe”

por Ana Cristina Campos, na Agência Brasil

Sem mencionar diretamente os nomes, a presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (12) que o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), são os chefes do que ela classificou de golpe em curso contra seu mandato.

“Se ainda havia alguma dúvida sobre o golpe, a farsa e a traição em curso, não há mais. Se havia alguma dúvida sobre a minha denúncia de que há um golpe de Estado em andamento, não pode haver mais. Os golpistas podem ter chefe e vice-chefe assumidos. Não sei direito qual é o chefe e o vice-chefe. Um deles é a mão não tão invisível assim que conduz com desvio de poder e abusos inimagináveis o processo de impeachment. O outro esfrega as mãos e ensaia a farsa do vazamento de um pretenso discurso de posse. Cai a máscara dos conspiradores. O Brasil e a democracia não merecem tamanha farsa ”, disse Dilma, em discurso no Palácio do Planalto.

“Vivemos tempos estranhos de golpe, farsa e traição. Usaram a farsa do vazamento para difundir a ordem unida da conspiração. Agora, conspiram abertamente, à luz do dia, para desestabilizar um presidenta legitimamente eleita. Caluniam enquanto leiloam posições no gabinete do golpe, no governo dos sem-voto”, afirmou a presidenta.

Presidenta Dilma durante Encontro da Educação pela Democracia, Palácio do Planalto. Foto: Lula Marques

Segundo Dilma, ontem (11), ficou claro que existem dois chefes do golpe que agem em conjunto e de forma premeditada. “Como muitos brasileiros, tomei conhecimento e confesso que fiquei chocada com a desfaçatez da farsa do vazamento, que foi deliberado, premeditado. Vazando para eles mesmos, tentaram disfarçar o que era um anúncio de posse antecipada, subestimando a inteligência dos brasileiros. Até nisso, são golpistas, sem respeito pela democracia, porque eu estou no pleno exercício de minha função de presidenta da República”, acrescentou Dilma.

A presidenta referiu-se ao vazamento de um áudio em que o vice-presidente Michel Temer fala como se o processo de impeachment já tivesse sido aprovado pela Câmara dos Deputados. No áudio, classificado por Temer como mensagem de “palavra preliminar à Nação brasileira”, o vice-presidente diz que precisa estar preparado para enfrentar os “graves problemas que afligem” o Brasil, caso os senadores decidam a favor do afastamento de Dilma. Ele lembra, porém, que a decisão do Senado deve ser aguardada e respeitada.

No comunicado, Temer pede a pacificação do país, diz que é preciso um governo de “salvação nacional”, com colaboração de todos os partidos para sair da crise, e defende apoio à iniciativa privada como forma de gerar investimentos e confiança no Brasil.

A presidenta discursou para uma plateia formada por professores e estudantes no ato intitulado Encontro da Educação pela Democracia.

Integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), da Confederação Nacional pelos Trabalhadores na Educação (CNTE) e do Conselho Nacional de Educação (CNE) estão entre as entidades que participaram do ato.

A Comissão Especial do Impeachment da Câmara dos Deputados aprovou ontem (11) o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) pela admissibilidade da abertura do processo de afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Foram 38 votos a favor e 27 contra.

A votação do parecer sobre a continuidade do processo de impeachment no plenário da Câmara deve começar sexta-feira (15) e se estender pelo fim de semana.

Os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, estavam presentes à cerimônia.

Nas últimas semanas, Dilma recebeu manifestações de apoio de grupos de intelectuais e artistas, mulheres, integrantes de sindicatos, de movimentos sociais e de juristas. O último encontro no Palácio do Planalto ocorreu na semana passada quando mulheres de diversos movimentos sociais discursaram em defesa do mandato da presidenta.

Edição: Nádia Franco
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Fábio Brito

13/04/2016 - 03h27

EXCLUSIVO!!! PT REAGE E PARTE PARA O ATAQUE!!!

NÃO VAI FICAR PEDRA SOBRE PEDRA!!!

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/04/13/faltava-coragem/

JOHN J.

12/04/2016 - 23h54

https://www.youtube.com/watch?v=HzasUyYX3-k

ESSA NOSSA JUSTIÇA É A COISA MAIS VERGONHOSA DO BRASIL ATUAL.

SALÁRIOS DE MAIS DE 50 MIL REAIS POR MES e mais uma montanha de mordomias e eles na ‘praça dando milho aos pombos’, sempre inertes e ineficazes e brigando por mais aumentos em seus já ilegais bilionários salários. VERGONHA NACIONAL.

STF, STJ, CNJ, MP, CADÊ VOCÊS?

VOCÊS NÃO VEEM QUE O BRASIL ESTÁ A UM PASSA DE UMA GURERRA CIVIL, E VOCÇE DEIXAM UM BZANDO DE CORRUPTOS DAR ORDENS PARA QUE A GUERRA COMECE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.QUE O GILMA MENDES E O MORO NÃO VEJAM ATÉ ENTENDO POIS ELES TRABALHAM PARA UM DEFENDER UM DETERMINADO PARTIDO QUE SEMPRE APOIARAM E QUE AGORA ESTÁ NA OPOSIÇÃO, MAS CAD~ÇE OS OUTROS,? SERÁ QUE AINDA RESTA ALGUM TOGADO QUE CUMPRE RIGOROSAMENTE AS LEIS DO PAIS E TRABALHA COM BASE NA COSTITUIÇÃO?

Ou será que todos esdtão na PRAÇA DANDO MILHO AOS POMBOS.

https://www.youtube.com/watch?v=HzasUyYX3-k

Zé Horacio Phips

12/04/2016 - 21h01

(leitura de um amigo sobre o motivo do afastamento do Min. Aragao, na tarde de hoje)

*** É a liberação para o FATO NOVO estupido! ***

(ou, “a golpe derradeiro ao coração valente”)

Pra variar, as vezes o obvio é o mais dificil de enxergar…

A turma golpista tem tentáculos organizados, é sistemática e perspicaz…

Como já perceberam alguns, ate’ sincronia ha em tantos movimentos…

Com o “advento” do Aragao, alem da PF já estar sentindo interferencias nao “bemvindas”…, o proprio Moro, ja nao pode (ou poderia) fazer mais “tudo” o que “gostaria”… Seguir um roteiro, talvez… Por isso ate’, nos ultimos dias, teve “ajudas, auxilios fortuitos” de colegas solidarios…

Para o capital e a sociedade em geral, esta’ se chegando ao limite do suportavel.

Com o Aragao pra escanteio, a barra está limpa novamente para o golpismo tentar (tentar nao, joga agora apenas para vencer) sua cartada final, que pode ser perpetrado nos proximos minutos ou horas, ou ate’, claro, no dia D, “o melhor dia planejado”, de acordo com o script combinado.

Bem, esta e’ a MINHA leitura… Lamento. Mas a acho bem crivel, infelizmente.

Abraco a todos os colegas do portal,

Joao H. Priesnitz

Itapema/SC

    JOHN J.

    12/04/2016 - 23h55

    uma fdp querendo aparecer no jn.

LUIZ MATTOS

12/04/2016 - 20h49

E mail que uma amiga acaba de mandar a um deputado pró golpe.

“O senhor está perdendo uma excelente oportunidade da sua vida de entrar com o seu nome para a história ao lado dos que querem o que é justo.

O senhor está sendo incoerente em não conseguir enxergar que o momento em que vivemos é um momento no qual nenhuma pessoa que tenha bom senso deixará de lutar e nem contribuir para que a nossa democracia siga vitoriosa. A Dilma é apenas um importante detalhe, mas o que está em jogo só os mais lúcidos enxergarão.

Deputado, por favor pense no povo. Pense no lado que o sennhor está, veja quem são os piores corruptos da história que estão no comando desse Golpe. O senhor está mesmo do lado deles?

O senhor tem certeza que é um deles?

Ainda há tempo. O senhor ainda pode sair bem na fita.

E o seu nome ficará impresso ai na história de forma irreversível”.

Boa sorte com o seu voto.

Deus ilumine a sua mente”


Leia mais

Recentes

Recentes