Menu

Jessé de Souza: impeachment é mentira das elites para enganar pobres e classe média

(Crédito foto: Roberto Parizotti.) Impeachment é mentira das elites que a classe média comprou Para presidente do Ipea, linha de frente do golpe não percebe que defende armadilha Escrito por: Luiz Carvalho • Publicado em: 12/04/2016 – 15:28 • Última modificação: 12/04/2016 – 17:08 Publicado no site da CUT. Misture no mesmo caldeirão complexo de […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Crédito foto: Roberto Parizotti.)

Impeachment é mentira das elites que a classe média comprou
Para presidente do Ipea, linha de frente do golpe não percebe que defende armadilha

Escrito por: Luiz Carvalho • Publicado em: 12/04/2016 – 15:28 • Última modificação: 12/04/2016 – 17:08

Publicado no site da CUT.

Misture no mesmo caldeirão complexo de inferioridade, o chavão de que o Brasil é um lugar de corrupto e dê às pessoas uma causa que não é delas, mas parece ser uma batalha justa e capaz de ‘limpar’ um país. Pronto, está construído um cenário favorável à manipulação e que resultará, ironicamente, num golpe contra os direitos de quem o defende.

A avaliação é do presidente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Jessé Souza, que na última sexta-feira (8) recebeu o Portal da CUT para uma entrevista.

Para ele, a construção desse cenário de luta pela moralidade envolve um trabalho sedutor e constante dos meios de comunicação, que só podem ser combatidos por movimentos organizados a partir das bases.

O senhor tem rebatido a ideia de que a luta pelo impeachment, com o argumento de combate à corrupção não é um exemplo de cidadania. Por que não seria?
Jessé Souza – Criou-se no Brasil uma ideia, que é muito falsa, a partir de uma espécie de complexo de inferioridade entre nós, de que o brasileiro é potencialmente corrupto. Como se não houvesse jeitinho nos Estados Unidos, como se você sendo sobrinho de um senador lá sua vida não estivesse resolvida. A última crise dos EUA mostrou que havia maquiagem de balanço de empresas, houve mentiras, fraudes. A corrupção é um dado do capitalismo, do mercado.

Há dois ou três anos, corrupção era aquilo cometido por agentes do Estado. A lei é feita pelos mais ricos, Foucault dizia que, a partir do momento em que o capitalismo se instala, o crime passa a ser algo cometido pelo pobre. É o cara que bate carteira, rouba galinha do vizinho, mas se você acaba com a economia de um país inteiro, como aconteceu com Argentina, Tailândia, Malásia e quase aconteceu com o Brasil, esse cara ganha uma capa na Time como um grande financista. Mas se pensarmos bem, com a nossa cabeça e não da mídia, quem é o grande criminoso, o corrupto? A ideia de que a corrupção acontece no Estado é para nos fazer de tolos. Você diz que ela é feita no Estado e as pessoas prestam atenção só no Estado, especialmente quando está sendo ocupado por partidos de esquerda. Foi só aí que virou problema para nós. Getúlio, em 1954, Jango, em 1964 e Lula e Dilma agora. Isso não é acaso. O único ponto fora de curva foi Fernando Collor de Mello que conseguiu em 24 horas colocar toda a sociedade contra ele ao confiscar a poupança.

Nos casos de normalidade, as acusações de corrupção são seletivas. Não é corrupção quando os ricos no Brasil não pagam impostos e fazem evasão em paraísos fiscais? É muito mais dinheiro que qualquer esquema já descoberto. Temos a maior taxa de juros do mundo, tudo que compramos traz isso embutido e significa que todos os trabalhadores estão pagando juros para meia dúzia de banqueiros. Isso é corrupção? Para mim é, mas é legal, porque esse pessoal compra deputados, partidos inteiros para que nunca passem leis que são ruins para eles.

A elite do dinheiro é a verdadeira elite porque ela compra todas as outras, a política, a intelectual, os jornais para dizer o que quiserem. E é essa elite que está a pleno vapor e em pleno funcionamento para vampirizar a sociedade sem nenhum plano para o país. O plano é o de sempre, entregar a riqueza de todos para meia dúzia de amigos, estão querendo fazer isso com a Petrobras, e quebrar direitos dos trabalhadores, porque acham que estão ganhando muito bem com a valorização do salário mínimo. Assim que assumirem o poder, e não é preciso ser nenhum profeta, vão quebrar a CLT. Isso é corrupção e não podemos deixar nos fazerem de imbecis.

Mas como se constrói o apoio popular a uma ideia que não faz parte da realidade da maioria da população?
Souza – A mídia tem um papel muito importante nisso, porque não temos uma mídia plural, que traz opiniões divergentes, como na Alemanha, França, onde qualquer programa de TV mostra debates em que há pessoas defendendo diferentes pontos de vista. Por aqui isso não existe, vivemos com uma mídia ditatorial, não podemos ter debate público efetivo. Democracia não é só voto, é voto com consciência e você só consegue montar sua opinião sobre o assunto quando tem opiniões divergentes e distintas.

No campo da ideologia, no Brasil, a história de que a corrupção só tem a ver com o Estado e partidos de esquerda é comprada por muitos de nossos intelectuais. O pessoal que criou a USP, como Sérgio Buarque, influencia. As ideias dele não são importantes porque as pessoas começaram a ler os livros que escreveu, mas porque o programa do PSDB é completamente baseado nele, a influência chega até o PT, porque a esquerda não tem uma narrativa própria. A imobilidade da esquerda hoje que fica só apanhando tem a ver com a ausência da construção de uma contranarrativa sobre o Brasil ser naturalmente corrupto.

E só interessa demonizar o Estado aos muito ricos, porque podem se beneficiar de um modelo monopolista, oligopolista e muito caro. Às outras classes não interessa, porque é por meio dele que você tem um mínimo de acesso à saúde e educação. A classe média também é feita de tola, porque precisa da universidade pública, ao contrário do filho do rico. Quando o plano de saúde não paga uma operação difícil, é o SUS quem custeia o tratamento.

Além disso, há uma parte da classe média que é muito conservadora e sempre teve raiva de pobre. Nós não viemos de Portugal, viemos da escravidão, que não existia em Portugal. E escravidão significa desprezo e raiva dos pobres. Existem políticas públicas informais entre nós de matança indiscriminada dos pobres. Não porque a polícia é ruim, mas porque tem apoio político da classe média. E esse pessoal passou a ter raiva do povo começando a comprar, frequentando o mesmo shopping, ficava dizendo que aeroportos tinham virado rodoviária, onde ficavam falando alto. Esse pessoal odeia pobre, mas não podia dizer isso porque pegava mal, mas quando você monta algo dizendo que o governo que ajudou os pobres é corrupto, esse cara pode até ter orgulho do ódio dele guardado que não poderia expressar. Ele pode odiar o pobre odiando o governo que o representou, os fascistas da classe média, que estão montados no ódio e acreditam ser os donos da moralidade e fazer a limpeza ética no país. A gente não pode se deixar fazer de imbecil pela mídia, há interesse econômico por trás do discurso.

Nas manifestações de junho de 2013 havia bandeiras de bens comuns, especialmente de melhoria dos serviços públicos. Agora, a bandeira é apenas fora Dilma. Por que mudou?
Souza – Porque a partir daquele momento os grandes meios de comunicação passaram a dizer que aquilo era democracia e a montar uma narrativa anticorrupção seletiva. O que o trabalhador tem de compreender é que precisamos combater a corrupção, que existe em todo lugar, até em países muito desenvolvidos com grande controle sobre isso, como Suécia e Alemanha. Tem de controlar e mitigar.

Mas o que existe entre nós não é isso, se fosse, estariam pegando todos os partidos. Não são os apartamentos de todos os ex-presidentes que estão em questão. Não há interesse nas fortunas de ex-presidentes, reais, mais visíveis, apenas no que ganhou o ex-presidente Lula. O esquema da Petrobras já existe há muito tempo, mas só há interessa investigar os governos Lula e Dilma. Óbvio que há uma armadilha para pegar não o presidente Lula, mas o que ele representa. É a desmoralização do representante político da classe trabalhadora.

O senhor acredita em boicote dos empresários para fomentar a crise?

Souza – A crise econômica foi produzida politicamente. E, obviamente, os empresários estão agindo juntos porque não estão investindo. Esse pessoal conversa entre si e trama entre si, há uma estratégia de classe para tirar a esquerda do poder no país. Ganharam dinheiro, mas agora querem mais, porque agora tem menos recursos. Não vai ficar um programa social de pé, vai tudo para pagar juros, que é onde esse pessoal ganha dinheiro. O produto do trabalho de uma sociedade inteira vai direto para o bolso de meia dúzia de pessoas.

Agora, até porções da classe trabalhadora estão comprando o discurso do golpe que é ruim para eles mesmos. A classe média conservadora está sendo usada pelos ricos, é uma espécie de tropa de choque dos ricos, sai às ruas para defender os interesses dos ricos que não são iguais aos dela. Ao contrário, ela perde com isso. Mas ganha moralmente, se vê como campeã moral. Na cabeça dela é isso que importa, a raiva dos pobres foi transformada em uma luta virtuosa. Já os pobres não tem nem isso, porém, são metralhados e recebem um bombardeio da mídia.

Os trabalhadores têm que entender que o ganho econômico deve ser legitimado moralmente, politicamente. O cara que é banqueiro não pode dizer para a maior parte da população, “olha, você são todos uns subalternos e eu quero que o produto do trabalho de vocês venha diretamente para o meu bolso.” Ele não pode usar a linguagem direta, ele precisa criar uma mentira, então, tem de criar uma ideia que irá transformar esse egoísmo e mesquinharia em algo virtuoso para vender a todos. É isso que o combate à corrupção dá. Deixa de ser um rapinador de curto prazo que não se importa com o país e o povo para conseguir o mesmo injetando um discurso de que está limpando o país ao tirar a Dilma do poder. Ou seja, fazendo-nos de imbecis. Quando esse combate é só para destruir partidos de esquerda e a volta da privatização, entreguismo, o trabalhador pode ter certeza sentirá na pele o que estava preparado para ele. É uma farsa.

Parte desse discurso, o suposto nacionalismo, por exemplo, que veio com o impeachment morre caso a Dilma seja retirada da presidência. Esse é um símbolo criado pelos mais ricos para ajudar a vender o discurso. Essa classe nunca fez nada pelo país. Mas você precisa criar um circo, um teatro,uma fraude.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Silvano Matos

24/09/2016 - 23h28

Independente se alguns do PT roubaram, o Partido dos Trabalhadores representa o povo; é o mesmo que acabar com toda polícia porque alguns policiais roubaram. O Lula veio do povo, é o maior representante dos pobres por causa do preconceito social de meia dúzia de imbecis metidos a intelectuais todos representantes dos POBRES são queimados na fogueira. Durante as manifestações conversei com várias moradores do Capão Redondo onde moro porém todos tinha a mesma visão que a mídia queria, o PT faliu o Brasil. Eu dizia para eles não entendo que falência é essa as favelas que nós moramos estão aí a 500 anos, a pobreza, a fome, violência etc. O que mudou com o PT. Não sou Petista, sou Brasileiro negro e pobre, voto em quem me representa. A verdade é só uma, rico e classe média odeia pobre, e nunca vão as ruas lutar pelo bem de pobre, se vão são por interesses próprios. Digo a todos, votem em candidatos que ricos e classe média odeiam, por que esses sim podem ser candidatos do pobre.

Valderi Silva

21/08/2016 - 01h39

Só não entendi o delírio do sociólogo – só podia ser mesmo – que os ricos ganharam muito dinheiro e fizeram o golpe para ganhar mais? Isso é chute. Nunca os banqueiros e empreiteiros ganharam tanto como nesses anos do Lulopetismo. Por que matariam a galinha de ouro? Seria um tiro no pé empreiteiros e construtores tirarem Dilma e colocarem alguém que acabaria com o, por exemplo, Minha Casa Minha Vida, que foi o maior canal de dinheiro para empreiteiro nesse país. Não entendi…

VITOR BARBOSA

13/04/2016 - 13h14

Perfeita a análise. Mas reitero o que o Dilbert falou: sabendo de tudo isso, como não conseguimos inverter o jogo? Será mesmo que o capital é tão mais forte que a moral?

    Dilbert

    13/04/2016 - 13h44

    Ainda que a Dilma saia, o que não acredito, acho que estão dando muita publicidade para fatos – nem sempre reais, que ajudam os favoráveis a saída dela, precisamos discutir onde erramos para nos reposicionar para o que vier adiante.
    No fundo, acho que nós também fomos direcionados a fazer a defesa da moral de uma forma não eficaz.
    saudações democráticas.

    Ronny Marsh

    14/04/2016 - 17h01

    Durante o século XIX haviam alguns intelectuais e militantes socialistas que pautavam sua crítica entendendo o capitalismo como “religião”. O principal expoente dessa visão, ao meu ver, foi Walter Benjamin.
    Essa compreensão foi suplantada pelo marxismo que retirou toda a carga idealista do movimento socialista a substituindo por uma leitura materialista do capitalismo.

    Acredito que essa foi uma grande perca, e que se retornamos a ela podemos entender pq o capital é tão forte… pq ele é um deus de um novo culto…

    Graça Carlos

    14/04/2016 - 23h59

    a moral não paga juros. e as pessoas parecem propensas a perceber todo o preço e nenhum valor

Dilbert

13/04/2016 - 12h04

O que mais me chateia é que nós que defendemos a democracia e o estado de direito não estamos sendo competentes o suficiente para convencer aqueles que pensam diferente com tantas evidências a nosso favor.
Sei que o capital está por trás disso tudo e que apenas isso já transforma nossa luta em algo difícil.
Mas é lamentável pq não entendo como impossível.
Saudações democráticas.

CholaCotistaBolsista

13/04/2016 - 10h57

Esses brancos heterossexuais capitalistas opressores da elite!!! Tudo culpa deles!!
UAHZIUHAIHZUAIZHJAUIHZIAUHZUHAZUHA
O choro é livre!! Vai acabar esse estado assistencialista!


Leia mais

Recentes

Recentes