Menu

Rosa Luxemburgo estava certa: A saída da crise é pela esquerda

“Os 1% mais ricos do mundo controlam 46% da riqueza mundial — Oxfam… Ainda não é o suficiente” (Charge: M. Wuerker / Politico) por Carlos Eduardo, editor-assistente do Cafezinho Friedrich Engels – não confundir com Friedrich Hegel – disse certa vez: “A sociedade burguesa se encontra diante de um dilema: ou avanço para o socialismo ou recaída na […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

“Os 1% mais ricos do mundo controlam 46% da riqueza mundial — Oxfam… Ainda não é o suficiente” (Charge: M. Wuerker / Politico)

por Carlos Eduardo, editor-assistente do Cafezinho

Friedrich Engels – não confundir com Friedrich Hegel – disse certa vez: “A sociedade burguesa se encontra diante de um dilema: ou avanço para o socialismo ou recaída na barbárie”.

A frase se tornou icônica depois de um ensaio da filósofa e economista Rosa Luxemburgo, com o título “Socialismo ou Barbárie”, publicado na França em 1916.

Em meu último artigo aqui no Cafezinho apontei para o fato – até então inédito na política norte-americana – de uma imensa maioria do eleitorado americano estar insatisfeita com os rumos de seu país na última década – praticamente dois terços dos eleitores, ou 64%, segundo pesquisa da Universidade de Quinnipiac, em Massachusetts.

Após a crise de 2008, mega manifestações como o Occupy Wall Street e Black Lives Matter se tornaram constantes nos Estados Unidos.

No caso do Black Lives Matter é interessante observar como um movimento inicialmente modesto, de jovens afro-americanos contra a violência policial e o assassinato de negros na pequena cidade de Fergunson, no Missouri, foi capaz de inspirar dezenas de outras manifestações por todo o país.

Uma onda de protestos das classes mais pobres e oprimidas – formada principalmente por negros e latinos – exigindo melhores condições de vida e direito a plena cidadania.

Manifestante veste casaco com os dizeres ‘Black Lives Matters’, durante protesto em frente ao Capitólio dos Estados Unidos, em Washington (Foto: Evan Vucci / AP)

Qualquer semelhança com o Movimento Pelo Passe Livre, em São Paulo, que começou como uma simples marcha de jovens estudantes contrários ao aumento de R$ 0,20 na passagem de ônibus e deu o pontapé para as manifestações de julho de 2013, não é mera coincidência.

Em tempos de crise é normal ver cidadãos inconformados com o sistema, reclamando por seus direitos.

Mal ou bem, o Brasil passa pelo mesmo dilema.

Assim como nos Estados Unidos milhares de pessoas creem no discurso de Donald Trump, de que basta expulsar os imigrantes para ‘tornar a América grande novamente’ (tradução livre para make America great again), tenho amigos e parentes acreditando piamente que basta derrubar a presidente Dilma Rousseff e entregar de bandeja o poder ao PMDB para tudo melhorar e o país voltar a crescer.

Em parte, esse desejo radical por mudança explica os fenômenos de Donald Trump e Bernie Sanders nesta campanha presidencial, rumo à Casa Branca.

Atualmente para milhões de norte-americanos a vida se tornou uma luta miserável e ingrata pela sobrevivência.

Segundo pesquisa da Associated Press, divulgada em 2013: quatro em cada cinco americanos ou estão desempregados, ou estão perto de cair para abaixo da linha de pobreza, ou são dependentes de programas sociais do Estado.

Apesar dos dados não serem tão recentes, desde a crise financeira de 2008 somente os bancos se recuperaram verdadeiramente do colapso econômico – devido é claro ao socorro do governo –, porque para o povo a vida está cada dia mais difícil.

A desigualdade não para de aumentar, o salário mínimo está estagnado há décadas e diversos analistas conceituados alertam para o perigo de um novo crash na economia mundial, caso nada seja feito.

Neste quadro atual, ver um “socialista democrático”, como Bernie Sanders, disputando de igual para igual com a maior representante do establishment e status quo destas eleições, a senadora Hillary Clinton, já não se torna assim algo tão surpreendente.

rcp_dnc_polls

Média de pesquisas realizado pelo agregador de blogs, RealClearPolitics, mostra Bernie Sanders empatado tecnicamente com Hillary Clinton

Cabe lembrar que o diretório nacional do Partido Democrata, o DNC (Democratic National Committee), vem apoiando descaradamente a candidatura de Hillary Clinton e boicotando de todas as maneiras possíveis a campanha de Bernie Sanders.

Se por um lado os pragmáticos do partido Democrata ainda ditam os rumos de sua legenda, os republicanos por outro perderam totalmente o controle do partido, a ponto de um lunático como Donald Trump despontar como favorito absoluto nas primárias.

O desespero é tanto, que dentro do Partido Republicano já se cogita até em anular as prévias e nomear Paul Ryan, o atual presidente da Câmara dos Representantes – nome que os americanos dão a sua Câmara de Deputados –, como candidato em 2016.

Uma jogada arriscada, afinal seria praticamente um golpe dos líderes republicanos não apenas contra Donald Trump, mas contra todos os filiados do partido que apoiam suas ideias e participaram das primárias acreditando nas regras do jogo.

No entanto, ainda acredito numa possível disputa entre Bernie Sanders e Donald Trump pela Casa Branca.

Sobretudo depois do escândalo dos e-mails de Hillary Clinton, flagrada usando uma conta pessoal para trocar informações de segurança nacional, algo que nos Estados Unidos é um crime federal. Nos próximos dias ela será interrogada pelo FBI, fato que pode impactar seriamente sua campanha.

clinton_fbi_cartoon1

“Parece que minha campanha está chamando muita atenção” (Charge: Gary Varvel / Creators Syndicate)

Se de fato isso ocorrer, quem poderia imaginar que cem anos depois, os Estados Unidos da América estariam diante do mesmo dilema de Rosa Luxemburgo sobre a Alemanha de seu tempo?

Ironias à parte, a atual política norte-americana apenas demonstra o quão correta estava a filósofa e economista, Rosa Luxemburgo, quando declarou que a sociedade moderna enfrenta duas opções: socialismo ou barbárie?

“Lancemos um olhar ao nosso redor neste momento e nós compreenderemos o que significa a recaída da sociedade burguesa na barbárie. A vitória do imperialismo leva ao aniquilamento da civilização – esporadicamente durante o curso da guerra moderna e definitivamente se o período de guerras mundiais que se inicia agora vier a prosseguir sem entraves até suas últimas consequências. É exatamente o que Friedrich Engels havia predito uma geração antes de nós, há quarenta anos. Nós estamos colocados hoje diante desta escolha: ou bem o triunfo do imperialismo e a decadência de toda a civilização tendo como consequências, como na Roma antiga, o despovoamento, a desolação, a degenerescência, um grande cemitério; ou bem vitória do socialismo, ou seja, da luta consciente do proletariado internacional contra o imperialismo e contra seu método de ação: a guerra” – Rosa Luxemburgo, 1916. (tradução livre)

Pois ‘barbárie’ seja talvez a única palavra possível para descrever um candidato como Donald Trump, que lidera as pesquisas de seu partido com uma campanha extremamente fascista, atacando imigrantes, negros, mulheres e qualquer outra minoria que cruze seu caminho.

Campanha esta que promete, por exemplo, proibir pessoas de um determinado grupo religioso a entrar nos Estados Unidos, ou deportar outros 11 milhões de imigrantes, em sua maioria latina, e ainda construir um muro gigantesco na fronteira dos Estados Unidos com o México.

No entanto, para quem acha Donald Trump apenas um doido varrido em busca de atenção, saiba que o mundo bárbaro proposto por ele já existe nos Estados Unidos, apenas em menor grau.

Algumas das propostas de Trump foram até implementadas pelo próprio governo Obama.

Muçulmanos e imigrantes de países subdesenvolvidos já sofrem discriminação e repressão em toda a sociedade norte-americana, através do sistema de vigilância policial, que marca estes indivíduos como criminosos em potencial.

Desde o atentado de Paris, os crimes de ódio contra mulçumanos triplicaram no país.

Em 2014, o blog do jornalista inglês Glenn Greenwald, radicado no Brasil, divulgou o escândalo da ‘Lista dos Sem Voo’ (ou No-Fly List, em inglês) – uma lista com milhares de árabes e descendentes de árabes pelo mundo afora que estavam proibidos de embarcar em um avião comercial, segundo recomendação do governo norte-americano.

Entre eles havia um empresário libanês-americano, residente nos Estados Unidos há 24 anos, sem passagem pela polícia, que desde setembro de 2012 estava proibido de embarcar em qualquer voo comercial, até mesmo para visitar a família no Líbano.

O governo Obama também deportou mais de 2,5 milhões de pessoas – mais do que qualquer outro presidente na história dos Estados Unidos.

Desde a aprovação do NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, ou North American Free Trade Agreement, em inglês) no Congresso Americano, a fronteira dos Estados Unidos com o México tornou-se numa das mais militarizadas do mundo.

O movimento espontâneo e voluntário de jovens a favor da campanha de Bernie Sanders sintetiza perfeitamente o desejo de uma parcela importante da sociedade, que repudia a barbárie e sonha com uma social-democracia nos moldes europeus praticados por Inglaterra, França, Alemanha e países escandinavos.

No alerta de Rosa Luxemburgo sobre ‘socialismo ou barbárie’, não há espaço para o meio-termo: tanto Donald Trump, quanto Hillary Clinton, já se revelaram representantes da barbárie.

young-women-with-bernie-sanders-signs

Jovem comemora vitória de Bernie Sanders nas primárias democratas de New Hampshire (Foto: Spencer Platt / Getty Images)

Para quem acha Trump o candidato mais tosco que já surgiu nos Estados Unidos, imagine só o que irá aparecer depois dele, caso Hillary Clinton seja eleita?

Certamente teremos mais quatro ou oito anos de ideologia neoliberal, austeridade econômica, redução dos direitos trabalhistas, aumento ainda maior da desigualdade social, destruição do meio ambiente e dezenas de outras guerras patrocinadas pelos Estados Unidos ao redor do mundo.

O que virá após isso?

Não tenho dúvidas: um candidato no estilo ‘Donald Trump’, talvez ainda mais radical e preconceituoso.

O conselho de Rosa Luxemburgo também vale para o Brasil

Assim como os norte-americanos, nós brasileiros também enfrentamos o mesmo dilema levantado por Rosa Luxemburgo.

A “Ponte Para o Futuro” proposta pelo vice-presidente Michel Temer, caso assuma o Palácio da Alvorada, é uma verdadeira “Ponte Para a Barbárie”.

Apesar de todos os erros cometidos pelo PT nestes últimos 13 anos, a maioria do povo elegeu a chapa Dilma-Temer em prol de um programa de governo que se diz trabalhista e social-democrata.

Os críticos acusam o PT de fazer tantas concessões em nome da governabilidade, que seria até blasfêmia chamá-los de social-democratas, em respeito aos partidos genuinamente social-democratas europeus.

Concordo com a crítica.

No entanto, ainda considero as gestões de Lula e Dilma o mais próximo que já tivemos de um governo social-democrata em toda nossa história. Um governo preocupado com os mais pobres, comprometido em acabar com a fome, aumentar a renda dos trabalhadores e reduzir as desigualdades sociais.

Rio de Janeiro - Manifestantes fazem ato no Largo da Carioca contra o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff e em apoio ao ex-presidente Lula (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Manifestante no Largo da Carioca, Rio de Janeiro, pede para que a direita raivosa desista do golpe e faça terapia. (Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil)

O que vemos agora é um grupo de políticos comprovadamente corruptos, aliados ao vice-presidente da República, querendo derrubar uma presidenta eleita democraticamente e contra a qual não pesa nenhum crime de responsabilidade, para por no lugar a mesma oposição que perdeu as últimas quatro eleições.

E pior.

Este grupo pretende impor goela abaixo da sociedade um programa de governo ultraliberal conservador, rejeitado pelo povo na última eleição.

Entre as medidas defendidas por esses canalhas estão:

  • Retomada das privatizações de setores estratégicos do Estado;
  • Corte nos programas sociais, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida;
  • Redução do número de impostos pagos pelos empresários, para aumentar os ganhos de capital;
  • Fim dos percentuais de despesas obrigatórias com saúde e educação;
  • Flexibilização das leis trabalhistas;
  • Fim do décimo terceiro salário;
  • Redução do tempo da licença-maternidade e término da licença paternidade;
  • Fim do FGTS;
  • E fim das indexações para salários e benefícios previdenciários.

Ou seja, a mais pura barbárie contra o povo brasileiro trabalhador!

Se Rosa Luxemburgo ainda estivesse viva, sem dúvida, estaria ao lado dos manifestantes contrários ao impeachment, lutando pela democracia e gritando em alto e bom som: “a saída da crise é pela esquerda!”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gustavo Horta

14/04/2016 - 17h04

NOSSAS POSSIBILIDADES DE VENCER SÃO PEQUENAS.
LUTAR SEMPRE.
VENCER, TALVEZ.
DESISTIR, JAMAIS.

GRANDES CHANCES DE SER ASSIM:

MAIS FASCISTAS – É ISTO QUE VOCÊS QUEREM PARA O BRASIL? BOM PROVEITO, ENTÃO.
>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/04/14/mais-fascistas-e-isto-que-voces-querem-para-o-brasil-bom-proveito-entao/

“SE OS POBRES DESTE PAÍS SOUBESSEM O QUE ESTÃO PREPARANDO PARA ELES, NÃO HAVERIA RUAS QUE COUBESSEM TANTA GENTE PARA PROTESTAR CONTRA O IMPEACHMENT.” – Leonardo Boff
OLHA SÓ, NÃO HAVERIA MAIS PAZ PARA OS ENDINHEIRADOS DESTE PAÍS!

ABRAM SEUS OLHOS!
AJUDEM A QUE OUTROS POSSAM ABRIR OS OLHOS!
JÁ PASSOU DA HORA DE DESPERTAR!

A C O R D E M !!
CHAMEM OS VIZINHOS!
É HORA DE ACORDAR!!

Jornalista de 64 anos é agredido por causa de suas opiniões políticas, em Santos
“Nunca imaginei isso! Fui agredido defronte ao prédio em que moro por um desses jagunços do golpe, um pitbull enlouquecido, tão jovem quanto covarde.
A acusação dele era a de que eu sou petista!
Veio do outro lado da rua, babava, porque respondi aos “fora Dilma, puta e ladra” que ele bradava pela rua – ouvi da outra calçada – com um “não vai ter golpe, babaca”.
Atravessou a rua e chegou a mim, o dobro, talvez o triplo, de meus pobres tamanho e corpo. Eu cheio de sacolas de compras.
Chegou com uma camisa laranja do Itaú, espumando.
Perguntava “você é petista, filho da puta, você é petista?”
Respondi que sim e que não precisaria perguntar pra saber que ele era um golpista safado. Perdi as estribeiras, como qualquer pessoa perderia.
Enfiou aquele ombro tão enorme quanto energúmeno no meu peito. Violência em estado puro.
Caí para tras, de costas, quebrando garrafas e outras coisas das sacolas.
Disse a ele: “ignorante, eu podia ser seu pai, coxinha de merda. Covarde”. Respondeu com insultos.”

“E ELES NÃO GOSTAM QUANDO IDENTIFICADOS AOS FASCISTAS, AOS NAZI-GESTAPO: PROPÕESM LINCHAR A SENADORA PETISTA E VÃO ÀS VIS DE FATO EM CURITIBA”
>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/04/08/e-eles-nao-gostam-quando-identificados-aos-fascistas-aos-nazi-gestapo-propoem-linchar-a-senadora-petista-e-vao-as-vias-de-fato-em-curitiba/

“MAIS UMA FASCISTA, APENAS MAIS UMA NA QUADRILHA QUE TENTA SE APODERAR DA NAÇÃO BRASILEIRA”
>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/04/03/mais-uma-fascista-apenas-mais-uma-na-quadrilha-que-tenta-de-apoderar-da-nacao-brasileira/

“ESTUDANTE INDÍGENA COTISTA DA UFRGS (RIO GRANDE DO SUL) É AGREDIDO – A ONDA FASCISTA INVADE CORAÇÕES E MENTES”
>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/26/estudante-indigena-cotista-da-ufrgs-e-agredidoa-onda-fascista-invade-coracoes-e-mentes/

“FASCISTAS ATACAM A CASA DE DEPUTADO DO PT NO RIO GRANDE DO SUL”
>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/18/fascistas-atacam-casa-de-deputado-do-pt-no-rs/

“PRISÃO DE ALTMAN – ESTADO PARALELO FASCISTA ATACA A LIBERDADE DE OPINIÃO E EXPRESSÃO”
>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/04/01/prisao-de-altman-estado-paralelo-fascista-ataca-liberdade-de-opiniao-e-expressao/

ENGANAR É …

FAZER DESAPARECER DOS NOTICIÁRIOS DE TODO O PAÍS QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE OS CRIMES DE EVASÃO DE DINHEIRO DO BRASIL PARA CONTAS SECRETAS NA SUÍÇA, CONFORME DENÚNCIA COMPROVADA DA JUSTIÇA DELES. ESTA FUGA DE DINHEIRO ENVOLVE GENTE MUUIIITO GRAÚDA DA MÍDIA E DOS ENDINHEIRADOS DO BRASIL, ACOSTUMADOS A LESAR A NAÇÃO E O POVO DESTE NOSSO PAÍS.

ISTO SIM É ENGANAR!
ISTO SIM É GOLPE.

ISTO É GOLPE SIM!

SÃO COXINHAS HIPÓCRITAS, SABOTADORES DA ECONOMIA DO PAÍS, TRAIDORES DA PÁTRIA.

Sérgio Silveira

14/04/2016 - 14h32

Lula/Dilma/PT estão e sempre estiveram muito à frente do seu tempo.
Não são eles que erram/erraram, ao contrário do que muitos apregoam, e sim o Brasil/mundo é que, de tão toscos e retrógrados não os admite
Venceremos e a história os reverenciará com orgulho pelos avanços conseguidos!
E sem provocar guerra civil. Já imaginaram se tivessem sido radicais?
Assim como ajudaram a escancarar o lado podre do Brasil que sempre existiu e se camuflava…

James Stewart

14/04/2016 - 12h54

“Os 1% mais ricos do mundo controlam 46% da riqueza mundial ”

E como ficam cada vez mais ricos?

Sonegando impostos, usando paraísos fiscais.

US corporations have $1.4tn hidden in tax havens, claims Oxfam report

Charity analysis of the 50 biggest US businesses claims Apple have $181bn held offshore, while General Electric has $119bn and Microsoft $108bn

Esmeraldo Cabreira

14/04/2016 - 11h27

AJUDE A LIMPAR O BRASIL. BOICOTE PRODUTOS DE ANUNCIANTES DA MÁFIA GLOBO-MOSSACK, ECONOMIZE ATÉ 35% AO MÊS E SEJA FELIZ! COMECE “DESCOMPRANDO” PRODUTOS UNILÉVER, NESTLÉ, SEARA, SADIA, COCA-COLA, AMBEV E FRIBOI… APRENDA A CONSUMIR COM RESPONSABILIDADE E HUMANISMO! A DEMOCRACIA E A CLASSE TRABALHADORA AGRADECEM!
TODOS NA LUTA CONTRA OS GOLPISTAS PIG.
Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

    James Stewart

    14/04/2016 - 12h58

    Evite o banco Itaú, aquele do VTNC!

Roberto Souza

14/04/2016 - 10h05

AVE CAESARES MORITURI VOBIS
SALUTANT

UM ALERTA AOS PODERES DA
REPÚBLICA

Alertamos aos Poderes Conjuntos que uma
fração do Poder através das malignas manipulações de Cunha, está claramente a
induzir e estimular uma batalha campal em todo o País, uma luta de gladiadores
no imenso Coliseu das nossas cidades.

Há pouco tempo para intervir e bloquear, passado o qual só restará aos Romanos
césares, aos ‘equites’, e à populaça, sobre os balcões com as insígnias romanas
SPQR – Senatus PopulusQue Romanus, bordadas a ouro sobre púrpura, virarem os
polegares para baixo para aniquilar os vencidos, ou para cima para poupá-los
para uma vida de mutilados.

Em 14 de abril de 2016

Roberto F. de A. Souza

y6rfs@yahoo.com.br

José X.

14/04/2016 - 09h09

a referência ao MPL é totalmente esdrúxula…o MPL nunca fez protestos contra Alckmin e Serra, e avançou feito cachorro louco em cima do Haddad, que praticamente não teve tempo de respirar assim que entrou na prefeitura…queiram eles ou não, o MPL em SP é linha auxiliar do PSDB

ps. depois de muito criticados, chegaram a fazer um protestinho meio pro-forma contra o Alckmin, entrando de bicão em uma manifestação de metroviários…

    Roberto Locatelli

    14/04/2016 - 12h01

    Exato, José X.! Acho que uma parte da esquerda ainda não se convenceu de que MBL, Coletivo do Eixo Quebrado, Black Blocs etc fazem parte dos movimentos “libertários” financiados e coordenados pelos EUA. Esses movimentos estão presentes no Oriente Médio, Europa e América Latina. Em nosso Continente, só aparecem em países com governos de centroesquerda. Não há sinal deles, por exemplo, na Colômbia ou no México. Mas no Brasil e Venezuela eles são vistos. É igual ao tal ISIS (Exército Islâmico): eles só atacam países considerados “inimigos” dos EUA. Que “coincidência”, né?

Roberto Locatelli

14/04/2016 - 08h05

O que?? Comparar o Black Lives Matter com as xornadas de xunho?? Não mesmo!! As xornadas de xunho foram feitas com patrocínio dos EUA. As xornadas de xunho deram o pontapé inicial para o processo que culminará neste domingo: o golpe.

    YorkshireTea

    14/04/2016 - 11h58

    Pois é, o autor forçou a barra. O MPL não tem absolutamente nada a ver com o BLM. A única coisa que o MPL fez foi criar as condições para dar início ao golpe.

    James Stewart

    14/04/2016 - 13h00

    o processo que culminará neste domingo: o golpe.?????

    Quem disse que vai haver golpe?

      Roberto Locatelli

      14/04/2016 - 18h33

      Tem razão, James, forcei a barra. A grande probabilidade é de o golpe ser derrotado, talvez até com folga de votos. Mas, nada de baixar a guarda!! Vamos pras ruas nesta sexta, sábado e domingo!


Leia mais

Recentes

Recentes